gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Planeamento Desportivo – Época 2020/2021 – XXX

COMPETIÇÕES COMPLEMENTARES DE SENIORES MASCULINOS E FEMININOS - II

Conforme o já referido através do CO N.º 25 de 04-11-20, onde a Federação informou de que iria criar competições de Complementares de Seniores, Masculinos (Sub-20) e Femininos (Nascidos até 2001).

Dizia ainda que estas provas teriam inicio previsto para 12-12-20, caso se verifiquem condições face à Covid-19, agora através do CO N.º 34 de 03-12-20 (mas apenas publicado em 04-12-20), a embora entendo os mesmos pressupostos a data de início previsível será 10-01-21

A estrutura competitiva será nos moldes da que está projetada para os juniores, ou seja com uma primeira fase a nível regional, seguindo-se uma fase nacional. E no CO N.º 34 é assim que a mesma está prevista, embora com algumas lacunas

Dizia na altura o CO N.º 25, o seguinte “Diz ainda que estas competições permitirão que os jovens atletas seniores e outros com a qualificação regulamentar para competir no escalão sénior possam participar de forma ativa em competições com proximidades de idade, permitindo que os clubes possam inscrever duas equipas (A e B), obrigando a que os inscritos na equipa B, sejam obrigatoriamente os atletas mais jovens”.

Afirmou ainda, “que estas competições irão preencher um vazio existente para os atletas que não estão a competir na PO01, PO02, PO09, e PO10, informando ainda que só de pois de 18-11-20, e após as Associações Regionais, procederem à indicação para a Federação das equipas que pretendem participar nesta competição, será divulgada a estrutura da prova”. Finalmente a estrutura embora deficiente foi apenas divulgada em 03-12-20.

Dissemos na altura e mantemos o seguinte “Pela nossa parte, não temos duvidas, de a existência destas provas, não planeadas, nem regulamentadas, podem parecer como provas para os escalões inferiores, nomeadamente desde os Sub-16 aos Sub-19 (Femininos e Masculinos), encapotadas de provas seniores, pois a única diferença será de que terão de ter o Centro de Medicina Desportiva, com aptidão para Sénior. Utilizando este meio para ultrapassar as normas em vigor, acerca dos escalões de formação que em nossa opinião já deveriam estar em atividade, e aqui estamos de acordo, embora seja um expediente que as entidades responsáveis pelo desporto em Portugal obrigam...

Mas mentemos a questão por nós colocada em tempo, “Perguntasse ainda por que razão se fazem estas provas desta forma, se todas estas condições esplanadas no referido CO, permitiam que competissem com equipas B, nas provas que já foram enunciadas, qual a razão de não de se terem inscrito nas mesmas.”

Esta frase só têm o enquadramento necessário se já houver conhecimento de que os escalões de formação infelizmente não irão ter atividade esta época, por inércia das entidades responsáveis a nível governamental, e que na altura dissemos, “Perguntamos, quando se verificar a abertura para os escalões de formação, (Juniores e Juvenis), que são na prática os escalões agora abrangidos, como se procederá em relação às provas programadas, e planeadas?”

Para estas provas a sua estrutura agora divulgada é a seguinte:

Séniores Masculinos sub-20

Estrutura da prova

Zona 1AA Braga

Zonas 2 a 5AA Porto

Zona 6AA Viseu

Zona 7AA Aveiro

Zonas 8 e 9AA Lisboa / AA Leiria / AA Santarém

Zona 10Algarve

Séniores Femininos sub-20

Estrutura da prova

Zonas 1AA Porto / AA Braga

Zona 3 – AA Leiria / AA Santarém

Zona 4AA Lisboa / AA Setúbal / AA Algarve (*)

As associações a bold serão as responsáveis, por delegação de competências.

(*) – Previsivelmente esta zona, será disputada em sistema TXT a uma volta com recurso a uma tabela especial, com o objetivo de minimizar os custos. Em completo acordo.

Jogos preferencialmente ao domingo

Lamentavelmente quer num prova quer noutra temos as ausências de algumas Associações, que não é nada saudável, referimos por exemplo a Setúbal nos masculinos e a Aveiro e Viseu nos femininos.

Perguntasse e quantas equipas se encontram inscritas, para serem constituídas estas zonas, e quantas são B e C e aí por diante como era previsto?

Quanto ao modelo competitivo, divulgado na nossa opinião nada édito, pois dizer que no âmbito regional serão (3/6 equipas), e que os jogos serão disputados semanalmente ou quinzenalmente e será de 6 a 10 jogos, até Março, sendo na altura decidido se haverá 2.ª Fase, seno apuradas os dois primeiros de cada zona para uma segunda Fase, que será Nacional, e depois serão constituídas zonas, ou será zona única, haverá uma possível Fase Final ou não, são demasiadas questões que estão no vazio deste CO. Não falando na questão do real número de equipas e do real número de jogos a prever.

Proibir a existência de jogos nos dias em que joga a Seleção Nacional A Masculina, ou Feminina, e depois estabelecer horários para esses dias, é um contrassenso completo, ou é ou é proibido, ou existem horários a respeitar, agora proibir, não cabe na cabeça de ninguém.

Quanto aos outros escalões inferiores, que está em fase de preparação, segundo a Federação apenas recordamos, que hoje foi declarado o Estado de Emergência, e o desporto mais uma vez vai ser certamente e lamentavelmente a atividade mais sacrificada.

O Analista

Sem comentários: