gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 17 de dezembro de 2022

Crónica de Fim-de-semana – 30 – 2022 / 2023 – I

Crónica de fim-de-semana, dos jogos relativos á 13.ª Jornada PO01, que assinalou o fim da 1.ª Volta da prova, com o seu reinício previsto para 11-02-23.

Nota – O 11.º e o 12.º classificado vão disputar uma prova de apuramento com o 2.º da PO02, fincado apenas 1 equipa apurada para a PO01 em 2023/2024, o 13.º e o 14.º classificado, a descerem diretamente para a nova Divisão de Honra em 2023/2024.

PO01 – Campeonato Nacional Placard 1 Seniores Masculinos.

13.ª Jornada

Dia 16-11-22

FC Porto 35 - 26 Marítimo Madeira SAD (Já realizado)

Dia 17-12-22

Belenenses 31 – 26 Vitória FC

Póvoa AC 28 – 27 FC Gaia

GC Santo Tirso 21 – 28 AA Avanca

Académico Viseu 23 – 25 Benfica

ABC 26 – 25 Águas Santas

Dia 05-12-23

Sporting – ADA Maia (15H00)

Mantemos a nossa opinião acerca dos temas do costume, a falta de informação dos horários dos jogos transmitidos em deferido. Verificou-se uma melhoria no aspeto das estatísticas, que são apresentadas, com um novo modelo, mas infelizmente voltam a ser divulgadas tarde e más horas. E relação às transmissões, mantêm-se as anomalias anteriormente registadas, a sinalização do tempo de jogo apresenta diversas falhas pois inúmeras vezes falha na apresentação do tempo de jogo, recomeçando as contagens, e posteriormente volta o tempo de jogo correto.

Belenenses 31 – 26 Vitória FC

O Belenenses acaba por vencer no seu pavilhão (Acácio Rosa), o Vitória FC, num jogo onde se esperava um maior equilíbrio durante os 60 minutos, mas a realidade é que tivemos dois períodos distintos durante o jogo, com o Belenenses nos 30 minutos inicias a defender menos bem deixando Miguel Moreira (28% de eficácia), muitas vezes desamparado e no ataque era precipitado, de tal forma que a equipa visitante com Artur Pereira (4 golos, 100% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Rafael Paulo (4 golos, 80% de eficácia), levaram a equipa do Vitória a comandar durante todo o período, e aos 11 minutos já venciam por 7-3, para o Belenenses se aproximar aos 19 minutos (8-7) com Duarte Seixas (7 golos, 88% de eficácia), e Edvaldo (4 golos, 67% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), a serem os principais elementos dessa aproximação mas sem nunca conseguirem passar para a frente do marcador, chegando ao intervalo a perder por 13-11. No segundo tempo com uma excelente entrada em jogo a equipa do Belenenses, que realiza um parcial de 7-3 em cerca de 10 minutos, coloca o marcador em 18-16 a seu favor, num “filme” já visto esta época por diversas vezes com o Vitória FC a realizar bons primeiros tempo e a sucumbirem totalmente no segundo período, onde se registaram momentos de verdadeira aflição por parte da equipa visitante, e desta forma o Belenenses passou a comandar o jogo, chegando aos 45 minutos a vencer por 23-19, e aos 50 minutos, o marcador era favorável á equipa visitada por 26-20, com Claúdio Pedroso (2 golos, 40% de eficácia), perdido e Nuno Roque (3 golos, 38% de eficácia) a acompanha-lo pela negativa, enquanto a 1.ª linha do Belenenses ia funcionando, e aos  57 minutos vencia por 30-23, perante um Vitória FC, que cometeu na nossa opinião demasiadas falhas técnicas, e desta vez os seus guarda-redes, João Moniz (21% de eficácia), e Tonicher (18% de eficácia) entrado aos 43 minutos, não renderam o esperado. Dirigiram este jogo e com uma arbitragem positiva, a dupla de Aveiro, constituída por Rui Almeida, e António Oliveira.

No Pavilhão Cidade de Viseu, tivemos o Académico Viseu / Benfica, que terminou com a difícil vitória da equipa do Benfica, num encontro onde a equipa vencedora encontrou mais dificuldades que as esperadas, de tal forma que ao intervalo apenas vencia por um golo de vantagem (14-13), para no segundo tempo e de forma surpreendente a equipa do Académico Viseu chegar a comandar o jogo e o marcador (20-18), com o Benfica a passar para o comando sempre pela diferença mínima, acabando por vencer por apenas dois golos de vantagem. Os guarda-redes do Benfica fizeram a grande diferença, com Sergey (52% de eficácia), e Capdeville (41% de eficácia), enquanto António Silva da equipa visitada chegou aos 21% de eficácia, Eduardo Almeida (8 golos, 89% de eficácia), foi o seu melhor marcador, por sua vez no Benfica, os seus melhores marcadores, não passaram dos 4 golos (Belone Moreira – 57% de eficácia, e Leandro Semedo – 67% de eficácia).

Em Braga, no Flávio Sá Leite realizou-se um dos encontros, onde era espectável, um grande equilíbrio, que se veio a verificar,   foram várias as alternâncias no marcador e no jogo, com a equipa do Águas Santas a chegar a comandar nos primeiros 30 minutos, como por exemplo quando o marcador registava 8-6, e 11-8 a seu favor, mas com o ABC sempre a responder, e a chegar ao intervalo a vencer por 15-14, no segundo tempo, voltamos a ter um grande equilíbrio, e diversas igualdades, como a 17 e a 25 golos, por exemplo, com a equipa do ABC, a marcar o golo da vitória nos últimos momentos do encontro. Neste encontro assinale-se o regresso de Claúdio Silva, ás balizas do ABC, que teve em Humberto Gomes (31% de eficácia, e 2 golos), um dos seus principais elementos, juntamente com Leonardo Silveira (8 golos, 73% de eficácia, 5 em 6 de 7 metros, e 4 assistências), que foi o seu melhor marcador, no Águas Santas, Alexandre Magalhães foi o mais eficaz dos seus guarda-redes com 45% de eficácia, com Fábio Teixeira (6 golos, 67% de eficácia), e Miguel Pinto (5 golos, 71% de eficácia) a serem os seus principais marcadores.

No Municipal da Póvoa do Varzim, disputou-se o Póvoa AC / FC Gaia, que foi praticamente um encontro de sentido único em termos de marcador, pois a equipa do Póvoa AC, comandou quase sempre o marcador, chegando ainda no primeiro tempo aos 5-3, e depois aos 6-5, para se atingir o intervalo com a equipa visitada a vencer por 15-11, nos segundos 30 minutos, manteve-se a mesma toada com o Póvoa AC a chegar aos 20-14, mas após uma forte reação do FC Gaia, acaba por vencer pela diferença mínima. No Póvoa AC, grande destaque para a prestação do experiente guarda-redes António Campos (41% de eficácia), em contraponto com Manuel Borges do FC Gaia, o melhor dos utilizados, com 29% de eficácia, Sibo (12 golos, 80% de eficácia) e Gonçalo Meireles (6 golos, 100% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), foram os melhores marcadores do Póvoa AC, com Vasco Costa (7 golos, não corresponde ao número indicado no relatório da estatística), a ser o principal marcador do FC Gaia.

Santo Tirso no seu pavilhão Municipal realizou-se o GC Santo Tirso / AA Avanca, que terminou com a esperada vitória da equipa da AA Avanca, que em especial nos primeiros 30 minutos, teve grandes dificuldades, embora chegasse a comandar o jogo, pois esteve na frente do marcador por 9-6, e 11-10, por exemplo para no entanto após excelente reação da equipa do GC Santo Tirso, que chega ao intervalo na frente do marcador por 15-13, para no segundo tempo após a igualdade a 17 golos, a equipa da AA Avanca chegar aos 22-19, e aos 27-21, e terminar com uma vantagem de 7 golos. Um dos homens do jogo foi na nossa opinião Luís Silva (67% de eficácia), na baliza da AA Avanca, enquanto o melhor homem de baliza do GC Santo Tirso, foi Rafael Azevedo (25% de eficácia), os melhores marcadores do GC Santo Tirso, não ultrapassaram os 4 golos (Ruben Marques – 67% de eficácia, e António Aparício – 57% de eficácia, 4 e 6 de 7 metros), por sua vez na AA Avanca, Daniel Vieira (7 golos, 88% de eficácia), e Fábio Silva (5 golos, 83% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), foram os seus melhores marcadores.

Classificação atual – 1.º FC Porto (36 pontos), 2.º Benfica (36 pontos), 3.º Sporting – 1 jogo (34 pontos), 4.º Águas Santas (31 pontos), 5.º ABC (29 pontos), 6.º Marítimo Andebol SAD (26 pontos), 7.º Belenenses (25 pontos), 8.º Vitória FC, e Póvoa AC (24 pontos), 10.º AA Avanca, e FC Gaia (23 pontos), 12.º ADA Maia – 1 jogo (19 pontos), 13.º Académico Viseu (17 pontos), 14.º GC Santo Tirso (13 pontos).

O Banhadas Andebol

19 comentários:

Anónimo disse...

Em Braga uma arbitragem e um delegado com atuação vergonhosa ao permitir que o banco e o guarda redes Humberto do ABC, durante todo o jogo, pressionassem a dupla de arbitragem.

Anónimo disse...

Tanto falam por vezes nos comportamentos antidesportivos que acontecem nos jogos e esqueceram-se do comportamento do último minuto de jogo e após jogo dos treinadores do ABC...

Anónimo disse...

O que se passou no Fávio Sá Leite é motivo para reflexão sobre o que se passa na arbitragem nacional. Uma dupla sem qualidade que as equipas ,principalmente o ABC tirou vantagem de uma constante pressão que ia resultando. Os "bancos" incorretos, pressionantes. O Delegado nada! Há uma bola que sai, sim saiu da linha lateral e o treinador do ABC vai ao local dizer ao árbitro onde saiu, aos gritos, aos saltos. Entretanto dentro do campo, todos discutiam as decisões dos árbitros, sem problemas. Para terminar em beleza o Zé Vieira agride o Moreira depois deste he ter dito algo ao ouvido. Enfim é um dos jogos que não é recomendável mandar os miúdos ver e a FAP se tivesse coragem servir-se-ia deste jogo para dizer aos árbitros que isto não pode acontecer. Se calhar vão dar ao Zé Vieira 15 ou 30 dias.

Anónimo disse...

Só pode afirmar que a dupla que esteve no Acácio Rosa teve uma actuação positiva, quem não esteve lá.
Lamentável a actuação de alguns adeptos vitorianos ao protagonizar cenas ordinárias e provocatórias que em nada dignificam um emblema com o passado e história do Vitória bem como o comportamento de todo o grupo de atletas e staff que vieram de Setúbal.

Anónimo disse...

O sr.Monteiro que além de treinador pretende ser um moralista, deveria condenar publicamente ,para ser exemplo, as coisas extra andebol que se passam nas atuações da sua equipa.

Anónimo disse...

Vergonhosa a encomenda do anónimo das 18:05.
Veja o jogo sem encomenda que vai mudar de discurso.

Anónimo disse...

Em Braga a maioria da culpa foi do delegado, permitir que os treinadores do ABC acabem o jogo, mostra a subserviência deste senhor ao ABC, tal como faz no Dragão...

Anónimo disse...

E entretanto os de Leiria (os melhores; não os que estiveram na supertaça ibérica) arbitraram feminino em casa...
Enfim, a arbitragem portuguesa está tão bem servida que podemos dispensar esta dupla....

Anónimo disse...

Comentários cheios de más intenções.
O ABC tentou pressionar a arbitragem é verdade, o GR do ABC deveria ter mais respeito por ele próprio e não se prestar aquelas situações, tem uma história bonita, as atitudes ficam para quem as pratica.
Se os árbitros sancionassem estas situações de tentativa de pressão diziam que incendiaram aquilo tudo.
Anónimo das 18:05 a bola não sai vá lá ver o filme do jogo, que falta de honestidade.
Segundo o que leio aqui os árbitros deixaram-se intimidar, então e no ultimo minuto assinalam uma falta atacante contra o abc e colocam o abc a jogar com um jogador a menos com o Águas a poder passar para a frente, imagina se não tivessem intimidados. Não digam baboseiras.
Alguém está interessado em utilizar o banhadas para atacar a arbitragem.
Mas quem será... mas quem será...
Eu imagino....

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19 de dezembro de 2022 às 08:19...eles realmente são, neste momento, os melhores....em mentir, na demonstração da falta de honestidade intelectual, na apresentação da falta de caráter.... Não os misture ...

Anónimo disse...

Quando na 2ª parte se leva um baile como o Vitória levou é de pessoas com pouca lucidez falar de arbitragem. Sobre a educação de algumas pessoas ela é a que é. Não podemos querer educar pessoas adultas que agem da mesma forma desde o dia que começaram a rondar o clube à espera da oportunidade. Temos apenas que lamentar que os sócios os tenham posto onde puseram.

As pessoas que fizeram o plantel do Vitória são as responsáveis pelos resultados como o de Sábado. Mandaram embora um pivot muito interessante para o nível que o clube pode aspirar e em troca vieram 3 jogadores sem a qualidade necessária para quem falava em melhorar ano passado. Um não defende e não ataca outro finge que ataca e que defende e o outro estava enfim, o Vitória caiu do céu. O GR chega a ser engraçado, conseguiram que saísse o que no ano passado fez uma época excelente para o que esperavam dele. Foram buscar um Gr que como um amigo meu diz: é a eterna promessa.
No ano passado tivemos 2 jogadores, um veio lesionado ou lesionou -se e desapareceu sem deixar rasto. Outro foi comprar tabaco e não voltou até hoje. Este ano alguns dos que foram buscar para não dizer todos podiam fazer o mesmo. Se pensarem nisso levem o central também. Podia ser que o jogo fosse mais rápido. Vamos para o ataque a passo, só falta pedirem as bengalas. Vejam o jogo em Braga e digam-me alguma coisa. Quanto ao treinador que diziam que era o Mourinho do andebol, está cada dia mais parecido.
Bom Natal para todos.

Anónimo disse...

Penso que Portugal vive um dos melhores momentos de sempre na arbitragem. Árbitros bons, com qualidade acima da merdia senão vejam o caso deste fim-de-semana: é verdade que foi um circo de Viseu ao Minho, mas por culpa das equipas que os árbitros eram bons. Tão bons, tão bons, que com duas duplas internacionais em Espanha, ainda nos demos ao luxo de ter uma dupla internacional em reciclagem no feminino!
Poucos são os países que se podem dar a este luxo!

Anónimo disse...

Não sabia que o Gaia tem um Papagaio na Bancada a filmar o jogo ...

Anónimo disse...

São os árbitros, são os Delegados. É um espetáculo. No final da época dá para vermos cenas hardcore em jogos da PO1 e PO9,fará nos jogos das outras divisões e regionais.

Anónimo disse...

Vergonhosa a encomenda do anónimo das 18:05...
Não é nenhuma encomenda meu caro. O que se passou em Braga é de Terceiro Mundo. Um GR por quem nutrimos admiração e respeito pela longevidade e carreira, teve uma atuação a roçar a vergonha a aproveitando-se de uma dupla de árbitros, não sei se podemos chamar assim e de um Delegado que só o foi de nome. Os treinadores do ABC ,particularmente Vieira não pode estar no banco daquela forma. Mandou-me ver o jogo, pois vão cortar a parte da agressão???? Presidente do ABC no recinto de jogo. Desde quando é que as pessoas não inscritas no Boletim de Jogo podem estar no recinto? Podia contar muito mais, corredores, etc
Espero que tenha aprendido algo!

Anónimo disse...

A arbitragem em Braga não é de admirar. O Remigío com o seu gingar e o Gonçalves todo encolhido ... é sempre para a equipa da casa para não haver chatices. E então quando apitam no seu território, é um vê se te avias sempre a inclinar o campo para o lado dos amigos. Qual é o papel dos observadores? Para que servem os relatórios dos jogos que observam?

Anónimo disse...

O MONTEIRO É PROFESSOR?! ASSIM FICAMOS A PENSAR... E NEM É DO SETUBAL! NASCEU LÁ! ANDA OBSECADO POR UM DIA TREINAR O SEU SPORTING!!! LAMENTÁVEL ATÉ JÁ TER TREINADO O BELENENSES... CLUBE EM TEMPOS CAMPEÃO NACIONAL E VENCEDOR DE TAÇAS DE PORTUGAL!

Anónimo disse...

Enfim...... tantas encomendas vindas de além Tejo.

Anónimo disse...

Tanto que houve em Braga e como resultado apenas a aplicação de uma simples Repreensão aos envolvidos....