gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 02 – 2018 / 2019


Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, que irá acompanhar como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Felizmente que voltamos a ter uma transmissão pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
2.ª Jornada
Dia 20-10-18
CS Madeira 26 - 26 SIR 1.º Maio/CJB
JAC-Alcanena 23 - 31 Colégio Gaia
Maiastars 24 - 25 Passos Manuel
Madeira SAD 24 - 24 Alavarium
ARC Alpendorada 27 - 26 Juventude Lis
CA Leça 27 - 21 Assomada
3.ª Jornada
Dia 21-10-18
CS Madeira 21 - 29 Alavarium
Madeira SAD 28 - 15 SIR 1.º Maio/CJB

Começamos com a primeira jornada dupla, situação a que nos iremos habituar, cada vez que existirem deslocações de equipas do Continente à Madeira e vice-versa. Pensamos entanto que está na altura de quem de direito tratar o Andebol, como outras modalidades, e resolver de vez está situação que prejudica, toda a prova e a sua regularidade (na nossa opinião). Pois entendemos que os Clubes não têm que estar a pagar em termos desportivos a descontinuidade do território Nacional. Tivemos encontros equilibrados, e outros menos equilibrados, e até algumas surpresas, o que só trás beneficio à prova, e à modalidade, em especial na vertente feminina. Destaque ainda para as boas assistências em alguns dos principais encontros da jornada, que felizmente não teve jogos com ocorrências disciplinares registadas.

Iremos começar pelas equipas que realizaram jornada dupla, e assim tivemos o Madeira SAD / Alavarium, que foi um jogo bem disputado, mas com duas partes distintas, e com um número indesejado de faltas técnicas. Surpreendentemente o Alavarium, realizou os primeiros 30 minutos de total superioridade com a equipa do Madeira SAD a cometer muitos erros técnicos, apenas da sua guarda-redes Mónica Correia, ter tido um excelente desempenho, que se iria prolongar no segundo tempo, enquanto no Alavarium, Andreia Madail, defendia tudo e mais alguma coisa sendo uma das grandes responsáveis do excelente desempenho da sua equipas. Na equipa do Alavarium a jogar em transições rápidas onde Carolina Monteiro (10 golos), foi o expoente máximo no contra-ataque e Soraia Fernandes (3 golos), a criar problemas nos 6 metros do Madeira SAD, e com uma Mariana Azevedo (5 golos), sem medo na tomada de decisão em termos de remates, assumiu o comando do jogo e do marcador chegando ao intervalo a vencer por 16-9 (7 golos de diferença), No segundo tempo, tivemos um novo jogo, com a equipa do Madeira SAD, a jogar com uma defesa mais aberta e mais agressiva, foi criando fortes problemas ao ataque do Alavarium, que passou agora a ser a equipa que cometia mais flautas técnicas, e com a experiente Sara Gonçalves (5 golos) a ser uma seta apontada à baliza do Alavarium, e com a inevitável Mónica Sores (9 golos) a ser uma marcadora implacável de 1.ª linha, bem acompanhada na parte final do encontro por uma eficaz Anais Gouveia (4 golos), foi recuperando no marcador e aos 57 minutos iguala o marcador a 22 golos, para num momento decisivo (na nossa opinião), aos 58, 30 minutos num contra-ataque Carolina Monteiro acerta da barra, e o encontro termina numa perfeita igualdade. Dirigiu o encontro a jovem dupla feminina, constituída por, Flávia Santos e Sara Pinto que realizaram uma actuação bastante positiva. No segundo jogo a equipa do Madeira SAD, defrontou outra das equipas à partida considerada das mais fortes do campeonato o SIR 1.º Maio/CJB, e apresentou-se com outra disposição, não dando muitas hipóteses à equipa da Marinha Grande, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 12-8, para no segundo tempo, aproveitar bem a fadiga apresentada pela equipa continental, aumentando progressivamente a sua vantagem. Diana Oliveira com 8 golos, e Mónica Soares com 7 golos, foram as melhores marcadoras da equipa do Madeira SAD, no SIR 1.º Maio/CJB, a sua melhor marcadora não passou dos 4 golos e foi Adriana Bastos.

No Pavilhão do Bartolomeu Perestrelo, o CS Madeira começou a sua jornada dupla por defrontar o SIR 1.º Maio/CJB, e começou o encontro da melhor maneira, chegando rapidamente aos 4-2, para chegar aos 6 golos de vantagem (14-8, ou 17-11, como exemplo), atingindo o intervalo a vencer por 18-13, mas o SIR 1.º Maio/CJB, nunca se deu por vencido, e no segundo tempo progressivamente diminuindo a diferença no marcador, chega a ter apenas uma desvantagem mínima (23-22, ou 25-24, por exemplo), para permitir a igualdade no marcador no final do tempo regulamentar. Ana Andrade e Ana Franco, com 7 golos, cada, foram as melhores marcadoras do CS Madeira, Adriana Lage com, e Barbara Ferreira com 6 golos cada, foram as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB. No segundo jogo a equipa madeirense defrontou o Alavarium, que se mostrou uma equipa superior, pelo menos neste confronto, e ao intervalo já vencia por 15-9 (6 golos de vantagem). O CS Madeira inicia o segundo tempo da melhor maneira tendo reagindo, e diminui o diferencial 4/5 golos, mas esta reacção durou algum tempo, pois a equipa do Alavarium regressa ao seu bom momento e coloca o marcador em 26-19, e em 27-20, para terminar com o maior diferencial que se registou em todo o encontro. Ana Andrade, e Jessica Gouveia com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras do CS Madeira, por sua vez no Alavarium onde 10 jogadoras concretizaram golos, Mariana Azevedo com 6 golos e Soraia Fernandes com 5 golos, foram as suas principais marcadoras.

Temos o resultado, mais surpreendente da jornada, que ocorreu no Maiastars / Passos Manuel, encontro, que termina com a vitória da equipa que subiu de divisão (Passos Manuel), e onde se regista a segunda derrota caseira do Maiastars, que não começa como desejava certamente esta Fase da Prova. Foi um jogo de forte equilíbrio, com a equipa visitada a comandar durante mais tempo o jogo e o marcador, atingindo o intervalo a vencer por 11-8, maior diferencial registado nos primeiros 30 minutos. No segundo tempo apesar da reacção das maiatas, nunca deixaram o comando, e a poucos minutos do final do tempo regulamentar venciam, por 24-21, sofrendo de seguida um parcial de 3-1, terminando como vencedoras pela diferença mínima. A equipa do Passos Manuel, parece-nos que está a somar importantes pontos que lhe podem permitir a inclusão nos 8 primeiros lugares, nesta Fase da Prova. Ana Silva com 12 golos, e Maria Cerqueira com 5, foram as melhores marcadoras do Maiastars, Joana Reis, com 9 golos, Joana Pereira e Mariana Faleiro, ambas com 6 golos, cada, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel.

Em Leça da Palmeira, disputou-se o CA Leça / Assomada, encontro que a equipa visitante começou bem chegando a comandar o marcador até aos 8-7, para depois permitir uma boa reacção do CA Leça, que passou para comando marcador e do jogo, chegando ao intervalo a vencer por 11-8, no segundo tempo a equipa da assomada ainda reagiu chegando por algumas vezes à diferença mínima de são exemplo os 15-14, ou os 16-15, para de seguida a equipa local, passar para os 25-21, e terminar a vencer por uma margem folgada. Com este resultado a equipa do CA Leça soma a sua segunda vitória na prova, enquanto a equipa da Assomada, que foi considerada a revelação da prova na última época, regista a sua segunda derrota na prova. Ana Sousa, e Filipa Ventura, ambas com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras do CA Leça, Edna Oliveira com 6 golos foi a melhor marcadora da Assomada. 

Em Alcanena, realizou-se o JAC-Alcanena / Colégio Gaia, encontro onde o favoritismo pendia para totalmente para o Colégio Gaia, e foi confirmado, apesar da animosa réplica da equipa do JAC-Alcanena, nomeadamente nos primeiros 30 minutos, quando chegou ao intervalo a perder por 15-12, para o segundo tempo o Colégio Gaia, fazer valera sua incontestável superioridade e terminar como vencedora por uma confortável margem. No JAC-Alcanena, Carolina Justino com 7 golos, Neuza Valente, e Raquel Anacleto, ambas com 6 golos, cada foram as marcadoras de serviço, no Colégio Gaia, Joana Resende, e Helena Soares, com 7 golos cada, foram as suas melhores marcadoras.

No Pavilhão de Alpendorada realizou-se o ARC Alpendorada / Juventude Lis, que terminou com a vitória da equipa que subiu de Divisão pela diferença mínima, num encontro sempre disputado com grande equilíbrio e alternâncias no marcador, apesar da equipa local, ter tido um excelente inicio de jogo, quando chegou rapidamente aos 4-1 a seu favor, para permitir uma igualdade a 10 golos, e chegar ao intervalo a perder por 14-13. No segundo tempo a equilíbrio continuou a ser visível, com novas igualdades como por exemplo a 14 golos, mas com a equipa visitada a colocar-se na frente do marcador por exemplo aos 18-17, e a chegar a dois golos de vantagem quando vencia por 21-19, para terminar, a vencer pela diferença mínima, registando assim a sua primeira vitória na Divisão. Sara Barbosa com 10 golos, Ângela Pessoa com 7, e Tânia Braga com 6 foram as melhores marcadoras do ARC-Alpendorada. Francisca Marques com 10 golos, e Margarida Oliveira com 9 golos, foram as melhores marcadoras da Juventude Lis.

O Noticias

8 comentários:

Anónimo disse...

Fim de semana sem surpresas. Saliento no entanto dois factos que me parecem relevantes. O primeiro foi a grande recuperação do Madeira Sad, frente ao Alavarium, a mostrar que está aí para as curvas. O segundo é o mau arranque da equipa do "Coreia do Norte Stars", que se adivinhava, depois dos "testes nucleares de longo alcance" realizados pela disnatia KIM com a ajuda da Srª Côr-de-Rosa no final da época passada.
O que surpreende, é o facto dos "Coreanos da Maia", gente boa, grandes defensores da sua terra e com uma garra como poucos, vão tolerando e assistindo a tudo isto impavidos e serenos.
Até quando?

Anónimo disse...

Como é possível dizerem "Dirigiu o encontro a jovem dupla feminina, constituída por, Flávia Santos e Sara Pinto que realizaram uma actuação bastante positiva" onde esta dupla em 3 jogos que apitaram no fim de semana, fizeram asneiras atrás de asneiras e conseguiram ser as protagonistas dos 3 jogos ao provocarem risotas nos pavilhões de chegarem a terem erros que nem os mais fracos conseguiam apitar. A começarem por permitirem jogadores de campo tirarem bolas dentro da área com estas estão paradas, transformar sanções em atacantes, 7 metros em atacantes, agressões em quase atacantes. Mas isto até nem foi grave de tanta asneira feita. E depois quando quiseram compensar as inúmeras asneiras, era pior a emenda com o soneto. Muito mas mesmo muito fracas, a demonstrarem que não sabem e quando querem fazer crer que sabem é a desgraça que se vê. Por isso dizerem que realizaram uma actuação bastante positiva chega a ser anedótico ou alguém quer fazer parecer que elas valem um chavo.

Anónimo disse...

Vai masé fazer sandes e cuidado com os banhos tchecos...

Anónimo disse...

Este ano começou mais cedo as eternas desculpas para a incompetência que vai no Sports Madeira. Um plantel jovens, mas que a ver bem só jogam as com o prazo de validade expirado.... e a culpa é dos arbitros!!!!

Anónimo disse...

Saliento como uma equipa de milhões tem duas prestações miseráveis em dois sabados na madeira

como possivel o madeira sad estar a perder por 6 e 8 com o sports e alavarum? isso´é que é saliento. vergonha

Anónimo disse...

Ao anónimo de 22 de Outubro às 23:50, a tua "santa" febre ao Sports Madeira é tão cega que as árbitras apitaram 5 equipas e única repetente foi o Alavarium. Se calhar o jogo Sports Madeira foi o que menos asneiras teve por parte destas apitadeiras. Mesmo fizeram asneira da grossa na mesma! A qualidade não se alega, mostra-se e esse predicado é algo que é completamente alheio a essas duas personagens que por meterem um apito na boca já pensam que são e valem alguma coisa. Humildade e vontade de aprender é meio caminho andado para evoluir agora prepotência e arrogância são qualidades da ausência de competência e inteligência.

Anónimo disse...

A ASS Assomada com o Florêncio filho ao comando é candidata a descer.
Ainda vão a tempo de arranjar um treinador com mais qualificações.

anonymous disse...

quem se acha a ultima bolacha do pacote é assim... cérebro é o que falta aquelas duas