gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 9 de junho de 2020

Noticia – FAP – Apoio aos Clubes


MEDIDAS DE APOIO AOS CLUBES APROVADAS PELA DIRECÇÃO DA FAP

A FAP emitiu hoje um documento de verdadeiro interesse para a modalidade onde são esplanadas as medidas decididas como forma de apoio aos clubes, face aos conturbados tempo que se vive no desporto em geral, e em especial no Andebol.

Transcrição do Documento:

Medidas de Apoio aos Clubes aprovadas pela direcção da FAP

A Federação de Andebol de Portugal (FAP), em face da pandemia da Covid-19 que afectou gravemente a actividade desportiva, deliberou atribuir aos Clubes na época 2020-2021, um conjunto significativo de apoios direitos e indirecto.
As medidas que se elencam de seguida, de forma direita ou indirecta, perfazem um total de cerca de 600.000€, no que é o maior esforço financeiro alguma vez realizado na modalidade. Os objectivos da FAP, através dos apoios aos Clubes, visam a sobrevivência de muitos projectos, a manutenção do número de praticantes, promovendo o regresso, o mais rapidamente possível, à dinâmica reconhecida do Andebol e interrompida de forma abrupta pela pandemia.

Os sublinhados são da nossa responsabilidade, e apenas dizemos que que na realidade, este reforço financeiro, que é significativo, mas na prática representa uma perda de receitas da FAP, e não será uma distribuição directa aos clubes, pois as verbas dizem respeito na parte a isenção de taxas, e acertos em conta corrente.

Assim, são atribuídos os seguintes apoios aos Clubes para a época 2020-2021:

  • Isenção das taxas de inscrição de todos os atletas nos escalões de formação, dos Bambis aos Juvenis.
Neste item chamamos a atenção, de que não estão incluídos os escalões de Juniores e Seniores.

  • Para além da manutenção dos apoios concedidos na presente época no nacional da 3.ª divisão masculina e 2.ª divisão feminina, foi decidida a atribuição de um subsídio aos Clubes para apoio na redução com custos de arbitragem, taxas de inscrição de atletas e do Clube nas diversas Provas.
Na realidade não existe a atribuição de nenhum subsídio, existe sim uma redução das taxas, que normalmente são publicadas no CO N.º 1 de cada época, verificando-se que não estão contemplados os outros agentes desportivos dos clubes, o que se estranha.

  • Alteração dos quadros competitivos das Provas – Campeonato Andebol 1, 2.ª divisão masculina e 1.ª divisão feminina, diminuindo o número total de jogos, com a consequente redução de custos de deslocações, organização e arbitragem.

Sobre este ponto que trás algumas novidades, já escrevemos sobre o Andebol 1, agora temos a novidade da 2.ª Divisão Nacional, mas nada é dito sobre o modelo competitivo, assim como na 1.ª Divisão Feminina, o que se estranha, falando em novos modelos competitivos, sem ter divulgados os mesmos, para poder ser avaliado o verdadeiro beneficio dos clubes.

  • Subsídio complementar aos Clubes, de valor igual ao das multas aplicadas por infrações leves na época 2019-2020, a distribuir por todos os clubes.

Serão verbas a distribuir (0) que duvidamos), ou serão verbas a ser canalizadas para contas correntes?

  • Realização de ações de Formação para técnicos, de forma gratuita ou com um custo simbólico. Foram já realizados sete ciclos de Formação, com créditos atribuídos pelo IPDJ.

Esta forma de apoio, que já deveria ter sido aplicada a muito mais tempo é sempre bem vinda,

  • Alteração ao modelo competitivo nos escalões de juvenis e juniores masculinos na época 2020-2021, sendo disputados numa primeira fase a nível regional, reduzindo significativamente as deslocações e respectivos custos das Provas.
Estamos em completo acordo com esta forma, mas será que todas as Associações, terão forma de disputar provas a nível regional, e os clubes que já têm direitos desportivos adquiridos em determinada divisão como serão distribuídos.

Entretanto:
  • Foram atribuídos créditos aos Clubes referentes: ao valor atribuído pela EHF relativamente à participação e cedência de atletas à Selecção Nacional; os valores de arbitragens pagas e não efectuadas na parte final da época 2019-2020 e serão processados os valores recebidos dos Jogos Sociais.
Mais ponto com toda a total concordância da nossa parte, mas mais uma vez, não existe distribuição de verbas, mas sim a atribuição de valores para as contas correntes. Aqui colocamos uma interrogação, e onde serão colocadas as verbas em divida aos quadros de arbitragem.

  • Foi criada a Unidade de Saúde e Rendimento, com o objectivo de dar apoio e suporte aos treinadores dos Clubes, tanto a nível de criação de documentos como de consultadoria, adaptados à realidade actual.
Sem discussão

  • Por último, importa referir que todas as competições se iniciam no próximo mês de Outubro, excepto a 1.ª divisão masculina e os play-offs de acesso, que terão lugar em Setembro.
Agravam-se as nossas previsões, em relação ao andebol 1, pois certamente muitos dos jogos, serão disputados em dia de semana.

O Noticias

6 comentários:

Anónimo disse...

Na PO01 e PO09 vai ser só uma fase. Mas alguém sabe como vai ser na PO.02? Vão ser 3 séries ou 4? E se eliminam fase final vão ser só os primeiros a jogar para subir?

Anónimo disse...

Solucionado! O Campeonato pode avançar que há equipas com remendo! Depois o Sporting paga em dinheiro vivo! Tradução= CASHBALL

Anónimo disse...

E É PARA PAGAR A 14 EQUIPAS?

Anónimo disse...

Lamento os erros ortográficos como o desprezo pelo H do verbo haver, ou o verbo trazer substituído pela palavra trás.

Anónimo disse...

Incentivos num país onde os pavilhões só enchem nos clássicos ef finais? Para quê mais de 10 equipas???Mais tabaco , meus srs.! Se n fosse o covid os jovens fugiam todos daqui!

Anónimo disse...

Menos jogos não chamam massas aos pavilhões, cada ano mais vazios! Aumentem o interesse pela modalidade, isso sim! Acham que este pequeno país pode ter mais que 10 a 12 equipas? Parem de zurrrrrar!