gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 7 de março de 2023

Qualidades do Árbitro - 1

Começamos por esclarecer que estas publicações visam alertar para aquilo que o CA deveria ter feito (é a nossa opinião), e para o necessário acompanhamento que os árbitros deveriam ter, mas que parece que é apenas no papel que o mesmo existe, está nossa introdução, que poderá não ter nada a ver com o que se segue, é apenas um esclarecimento que se impunha.

Iremos iniciar uma série de artigos , que visa essencialmente a tentativa de enquadramento das qualidades mínimas exigidas, para se desempenhar a difícil função que é ser árbitro na nossa modalidade.

A principal tarefa de um árbitro é provocar o normal desenrolar um jogo com o mínimo de interferências da sua parte. “ARBITRAR É UMA ARTE”. O individuo que consiga desenvolver esta arte através das suas potencialidades pode vir a ser um árbitro com êxito. A arte de arbitrar depende largamente das mutações de cada individuo, consoante o grau de combinação que o mesmo der a estas mutações e a inteligente compreensão e aplicação das regras, ele pode ser um bom ou mau árbitro.

Deste modo iremos descrever embora de forma não exaustiva, algumas das qualidades consideráveis imprescindíveis para se poder ser considerado um bom árbitro, nunca se devendo esquecer que é um critério seletivo, exigente e pormenorizado, da parte de quem assume tal responsabilidade e que terá de ser feito para uma garantia mínima de qualidade.

Assim , sem nenhuma rigidez de ordenação , consideramos que as principais qualidades de um árbitro devem ser :

  • Justo e Verdadeiro
  • Firme
  • Com Relações Humanas
  • Sensibilidade Psicológica
  • Condição Física e Capacidade de Reação
  • Cooperação
  • Saber Aceitar as Criticas
  • Humildade e Aperfeiçoamento
  • Honestidade

Nos próximos artigos iremos focar cada uma destas qualidades.

O Formador

11 comentários:

Anónimo disse...

E evidente que os bons árbitros tem que ter as qualidades aqui descritas…
Mais, devem ser avaliados no campo e na sua condição técnica ( testes) e física ( prova física) e naturalmente só podem estar aptos para atuar se atingirem os objetivos mínimos estipulados regulamentarmente…
Ora não foi o que aconteceu nas últimas provas realizadas no Luso… pelo menos uma árbitra não atingiu os objetivos mínimos na prova física…
Estranhamente ( ou não, atendendo a quem é) o CA considerou-a apta e está a atuar…
Vergonhoso… os regulamentos só se aplicam a alguns….

Anónimo disse...

A Joana sempre passou assim, muitas vezes até sem fazer os testes não percebo qual é o espanto.

Anónimo disse...

Diclofnac sabe o que é? Assumo que saiba dada a sua posição... Trata as mais inúmeras dores.
Se não sabe a razão para a referida arbitra ser impedida de fazer os testes já deveria saber. É público. Em vez de destilar veneno procure informar-se primeiro é depois falar com conhecimento de causa. Se está apta a arbitrar? Em perfeitas condições! Quando não se sabe o que se faz e diz... Enfim

Anónimo disse...

Não me digam que é a dita cuja?

Anónimo disse...

Se nem consegue fazer os testes não pode estar apta a arbitrar!!
Dantes arrastava-se a fazê-los agora nem os faz

Anónimo disse...

Quantos árbitros já foram impedidos de arbitrar por diversos motivos, inclusivé, por terem testado positivo ao COVID 19 na data dos testes. Isso não seria justificação??? Dois pesos, duas medidas!!! EU sou árbitro e já fui impedido por um motivo mais que válido, e mesmo assim não aceitaram a minha justificação.

Anónimo disse...

Isto só demonstra o que está montado neste CA o Compadrio e a falta de ética. Como é possível esta gente ainda se manter no cargo que falta de vergonha apregoavam aos sete vento transparência e rigor então e agora.
A FAP devia estender o canal de denuncia á arbitragem.
Nunca visto o que diz a APAOMA a isto ou não diz.

Anónimo disse...

O mais bonito é ver árbitros denigrir outros árbitros. É dignificante para a arbitragem.
🤔🤔🤔

Anónimo disse...

Um delegado foi nomeado pra 2 jogos antes de ter frequentado a ação de Formação deste fim de semana, que grande certeza que o senhor ia passar na formação no Luso.
Por coincidência foi aquele Ex. presidente de AG da APAOMA o tal da facada na Costas.
Vai lindo isto vai..

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Quantos árbitros já foram impedidos de arbitrar por diversos motivos, inclusivé, por terem testado positivo ao COVID 19 na data dos testes. Isso não seria justificação??? Dois pesos, duas medidas!!! EU sou árbitro e já fui impedido por um motivo mais que válido, e mesmo assim não aceitaram a minha justificação.

9 de março de 2023 às 20:18


*Lamento informar que uma anónimo que vem aqui escrever este texto não se pode intitular de árbitro, pois não reúne as condições elementares para o ser.
Tenha vergonha e respeite-se pelo menos e respeita a classe de arbitragem que não o merece.

Anónimo disse...

Por dizer a pessoa dizer a verdade, não é árbitro? Pois eu também foi árbitro de andebol, e tanto eu como a pessoa que fazia dupla comigo, fomos impedidos de subir para os quadros nacionais, por duas vezes, por não passar num dos testes. E pelo que vejo agora, desculpem lá o termo, mas qualquer "porcaria" passa bem aos quadros nacionais por ter "bons padrinhos". Pois secalhar foi isso que faltam a nós, por não abrirmos as pernas para ter "boas cunhas" na arbitragem