gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 9 de setembro de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 03 – 2018 / 2019 – I – Actualizada


Regressamos às nossas normais crónicas de fim-de-Semana, sobre a PO01, com os jogos relativos à 2.ª jornada.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
1.ª Jornada
Dia 26-09-18
AC Fafe - CCR Fermentões (21H00)
2.ª Jornada
Dia 08-09-18
Ismai 23 – 27 Belenenses
Madeira SAD 25 – 31 Benfica
AA Avanca 21 – 28 Águas Santas
Arsenal 22 – 33 SC Horta
Boa Hora 33 – 31 AC Fafe
Dia 09-09-18
Sporting 30 - 23 ABC
Dia 12-09-18
CCR Fermentões - FC Porto (21H30)

Mais uma jornada que fica incompleta (Um encontro adiado devido ás competições Europeias), e um clube que ainda não disputou qualquer encontro na prova (CCR Fermentões). Nos jogos disputados até ao momento, não se verificaram quaisquer surpresas, e foram todos disputados sem ocorrências disciplinares. No entanto pela negativa temos de registar a grande maioria dos mesmos foi realizada com assistências fraquíssimas para uma 1.ª Divisão Nacional.

Actualização

Sporting 30 – 23 ABC

Jogo disputado no pavilhão João Rocha, bem composto de público, foi um encontro, bem disputado até cerca dos 50 minutos de jogo, mas onde as sucessivas faltas técnicas de ambas as equipas, que atingiram um número inusitadas (28 no total), fez com o encontro piorasse de qualidade nos últimos 10 minutos do encontro. Jogo onde foram determinantes as prestações dos guarda-redes utilizados, Aljosa Cudic e Skok, ambos com 38% de eficácia), pelo sporting, e o experiente Humberto Gomes (29% de eficácia) pelo ABC. O encontro foi bastante equilibrado até cerca dos 20 minutos, quando se registava uma igualdade a 8 golos, com as equipas a apresentarem sistemas defensivos diferentes, o Sporting em 6:0, enquanto ABC, apostou num 5:1, mais agressivo, mas como a equipa minhota tem menos soluções, sentiu maiores dificuldades em manter a sua qualidade de jogo. O Sporting, que a partir dos 20 minutos assumiu o comando do jogo, situação que não mais deixou de ter até ao fim do tempo Regulamentar, esteve muito bem defensivamente e tal como o ABC, utilizou os ataques rápidos, e os lançamentos de saída rápidos que quase que não permitiam, a recuperação defensiva das equipas, com 12-10, a favor do Sporting aos 25 minutos, e realizando um parcial de 4-0, chegou ao intervalo a vencer por 16-10, com 30 minutos onde Carlos Ruesga (4 golos, 50% de eficácia), 0 em 1 de 7 metros) e Frankis Carol (6 golos, 86% de eficácia), foram decisivos, juntamente com Fábio Chiuffa (5 golos, 56% de eficácia), e com maior rotação dos jogadores. No segundo tempo o Sporting chegou a ter uma vantagem de 9 golos (22-13), cerca dos 39 minutos de jogo, para permiti uma ligeira recuperação do ABC (24-19), cerca dos 45 minutos, fruto de um ligeiro relaxamento da intensidade do seu jogo e a uma melhoria efectiva do ABC no seu sistema defensivo, onde Hugo Rocha (6 golos, 75% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e de André Rei apesar de apenas ter concretizado 4 golos (50 % de eficácia). Destacar que no Sporting 10 jogadores do Sporting, concretizaram golos. Jogo dirigido pela dupla de Lisboa constituída, por Tiago Correia e João Aranha, que na nossa opinião estiveram bem em termos de 7 metros, completamente desequilibrados em termos disciplinares, mas francamente mal, em termos de falta do atacante, e no jogo Passivo (em especial na contagem dos passes).

Madeira SAD 25 – 31 Benfica

O Madeira SAD, recebeu no pavilhão do Funchal que se apresentava com uma excelente moldura humana, e que presenciou um jogo, que teve bons momentos de andebol, com duas partes completamente distintas. Na primeira parte o Madeira SAD a defender bem e com um ataque assertivo, rapidamente e para surpresa de muita gente, chegou aos 5-1, quando estavam decorridos cerca de 7 minutos de jogo, dando origem ao primeiro time OUT do jogo, solicitado pelo Benfica, que de imediato melhor em termos defensivos e coloca o Madeira SAD, 8 minutos sem concretizar qualquer ocasião de golo, e cercados 18 minutos de jogo, o marcador assinalar uma igualdade a 9 golos, mantendo-se esta toada de equilíbrio até ao intervalo que chegou com uma igualdade a 13 golos. Mas no segundo tempo o jogo foi completamente diferente, com a entrada de Borko Ristovski (35% de eficácia) para a baliza do Benfica, (homem do jogo na nossa opinião), com a equipa continental a melhor fortemente o seu sistema defensivo, criando fortes dificuldades ao Madeira SAD, e com dois homens que estiveram irrepreensíveis no ataque, Alexandre Cavalcanti (11 golos, 58% de eficácia), e Nuno Grilo (8 golos, 67% de eficácia), a partir da igualdade a 15 golos cerca dos 34 minutos de jogo, o Benfica passa a comandar o jogo e o marcador, chegando aos 8 golos de vantagem aos 51 minutos de jogo (27-19), e a equipa insular com um plantel com menos opções, pouco mais podia fazer, e ao fazer diversas falhas técnicas, permitiu que o seu adversário nunca mais perdesse o comando do jogo e do marcador, destacando-se ainda a estreia do jovem Lourenço Silva, que marcou 2 golos de livres de 7 metros, nos momentos finais do encontro. No Madeira SAD, destaque para o seu guarda-redes Luís Carvalho (26% de eficácia), que teve de jogar a maior parte do tempo por uma lesão de Capdeville, no segundo tempo, e para o facto de ter tido 10 jogadores a marcarem golos, sendo o seu melhor marcador Elias António com apenas 4 golos (50% de eficácia). Jogo dirigido pela dupla de Aveiro, constituída por Mário Coutinho e Ramiro Silva, sem qualquer problema, realizando uma arbitragem bastante positiva.

No Flávio Sá Leite, diante uma diminuta assistência, disputou-se o Arsenal / SC Horta, encontro que colocava frente a frente duas equipas que tinham sofrido pesadas derrotas na 1.ª jornada, com os insulares a fazerem a sua primeira deslocação ao continente na prova. Jogo que apenas registou equilíbrio no primeiro tempo até cerca dos 26 minutos, quando se registava uma igualdade a 14 golos, para o intervalo chegar com os insulares já na frente do marcador por 15-14. No 2.º tempo, a equipa do SC Horta, fez valer as sua mais-valias, e começou a distanciar-se no marcador e cerca dos 45 minutos de jogo, já vencia por 25-19, dizer que nos últimos 15 minutos de jogo o Arsenal apenas marcou 3 golos, o que permitiu á equipa insular consolidar a sua vantagem e terminar confortavelmente a vencer por 11 golos de diferença. De registar os 44% de eficácia de Bruno Silva na balizado Arsenal, mas que esteve pouco tempo em jogo, contra os 26% de Miguel Marinho, que esteve a maioria do tempo em jogo, que teve os seus melhores marcadores com 5 golos, cada (João Cunha, mas só 38% de eficácia, e Tiago Oliveira com 63% de eficácia). No SC Horta, total destaque para os 51% de eficácia de Rui Pereira na Baliza, e para José Silva (6 golos, 75% de eficácia), e João Pimentel (6 golos, 55% de eficácia).

No Pavilhão Fernando Tavares, perante uma assistência que consideramos completamente desajustada para um jogo da 1.ª Divisão, realizou-se o Boa Hora / AC Fafe, que tal como se previa foi um encontro de forte equilíbrio, e até algumas alternâncias no marcador, mas com a equipa do Boa Hora a comandar o marcador durante mais tempo, chegando ao intervalo já a vencer por 17-14. No segundo tempo manteve-se a toada de equilíbrio com o guarda-redes do AC Fafe, Nelson Reyneil (36% de eficácia), a ser um dos principais elementos da sua equipa. Com esta vitória a equipa do Boa Hora conquista os seus primeiros pontos e diante um adversário em princípio do seu campeonato. Francisco Tavares (6 golos, 75% de eficácia), e Pedro Pinto (6 golos, 67% de eficácia) foram os melhores marcadores do Boa Hora, no AC Fafe que não apresentou o seu reforço Luís Nunes, teve como melhor marcador, Admilson Furtado com 6 golos (100% de eficácia 1 em 1 de 7 metros. 

No pavilhão Adelino Costa, igualmente com pouco público, tivemos o AA Avanca / Águas Santas, duas das equipas que sofreram algumas alterações nos seus planteis, e que normalmente irão disputar um lugar entre os 6 primeiros classificados. Foi um encontro com alguns bons momentos de andebol, e até de algum equilíbrio, com uma igualdade no marcador a 9 golos, cerca dos 17 minutos de jogo, com a equipa da casa a passar a comandar o marcador, apar cerca dos 26 minutos de jogo, termos nova igualdade agora a 11 golos, para desta vez a equipa maiata para a frente do marcador e chegar ao intervalo a vencer por 12-10. No segundo período de jogo o Águas Santas, nunca mais largou o comando do jogo e do marcador e foi progressivamente dilatando o diferencial no marcador, chegando aos 8 golos de vantagem cerca dos 54 minutos de jogo, quando vencia por 27-19, para terminar com um diferencial seguro, e que esclarece a diferença existente entre as duas equipas neste momento. Na equipa maiata, tivemos mais uma vez o experiente António Campos na baliza a chegar aos 40% de eficácia, e Pedro Cruz com 9 golos (56% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), juntamente com Mário Lourenço (67% de eficácia) e Francisco Fontes (60% de eficácia), com 6 golos cada, como melhores marcadores, por sua vez a AA Avanca teve em Emanuel Ribeiro na baliza com 32% de eficácia, um dos seus principais elementos, e em Ruben Ribeiro com 5 golos (71% de eficácia), o seu melhor marcador.

No Pavilhão Municipal da Maia, disputou-se o Ismai / Belenenses, onde se registou tal como em outros encontros, uma assistência que do nosso ponto de vista é completamente desajustada para uma 1.ª Divisão Nacional. Jogo disputado quase sempre com grande equilíbrio, e diversas alternâncias no marcador, com a equipa do Belenenses a chegar no entanto ao intervalo na frente do marcador por 13-12, depois de cercados 23 minutos ter registado uma das maiores diferenças a seu favor neste período do jogo (11-8). No segundo tempo disputado mais uma vez com equilíbrio, cerca dos 38 minutos tínhamos nova igualdade, agora a 17 golos, sendo a partir deste momento que a equipa visitante assume em definitivo o comando do jogo e do marcador, chegando a ter 6 golos de vantagem (26-20, aos 55 minutos, por exemplo). No Belenenses, mais uma vez Miguel Moreira na baliza com 40% de eficácia, foi determinante, assim Pedro Sequeira com 10 golos (67% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros), foi o seu melhor marcador. No Ismai tivemos na baliza Ricardo Castro com 38% de eficácia, e Hugo Santos com 6 golos (86% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), como melhor marcador.

Não publicamos a classificação por entendermos que de momento tal não se justifica.

O Banhadas Andebol

11 comentários:

Anónimo disse...

J. Rito anda á muitos anos no Andebol. O ABC com o habitual desinteresse das forças vivas da região a que pertence, vai fazendo milagres! Se olharmos para o que custa a equipa do Sporting, até nos dá um ataque de coração! Mas no entanto nada de outro mundo se lhes viu,e ainda tiveram umas ajuditas de arbitragem... È triste ver o Ruesga a fabricar e tentar arrancar livres de 7 m. O jogador mais caro deste campeonato tem muito talento mas... algo se passa! Vai fazendo o fim de carreira e com anos de rodagem quando cai, está sempre a sorrir para o duo do apito! Já cansa este ambiente onde a federação vai sendo controlada por quem tem mais! Dizem que controlamos a Associação etc... etc... etc... mas, até agora nada sabemos do famoso Cashball, enraizado pelo "gestor" Bruno!

Anónimo disse...

Este fim de semana vi dois jogos um no Boa-horatv jogo fraco com dupla de arbitragem muito má,Boa-hora e fafe equipas iguais fracas acredito se Luis Nunes tem jogado que a vitoria tinha sorrido ao Fafe, talvez agora com novo reforco do Boa-hora Gomes ex madeira sad principalmente na defesa venha a melhorar na zona central.
o outro jogo que vi foi na tvi24 sporting- abc duas boas equipas com o sporting a ser superior e a ganhar o jogo como obrigacao que tem triste ver uma equipa so com um jogador da sua formaçao (PIPO), DUPLA DE ARBITROS fraca mas acredito que pode vir a ser uma dupla a evoluir principalmente se um dos arbitros for mais humilde e deixar de querer emitar o ex arbitro Tiago Monteiro.

Anónimo disse...

Uma das coisas que nao entendo e como o Benfica empresta jogadores ao Boa hora para rodarem e estes jogam ao banco para jogarem jogadores emprestados pelo rival Sporting, sera que o Sporting tem compartidas e o benfica nao?

Anónimo disse...

Coitado do Arsenal ainda não começou e já está com pé e meio na Segunda rsssss

Anónimo disse...

Típica pergunta do veneno...
Interessam os minutos de jogo ou se é titular? Pode esclarecer?

Anónimo disse...

Ha ha ha! Palavra de honra que acho piada á tirada do PIPO, ser da formação do Sporting! Juro!
Isso é o que dizem os comentadores (digamos assim...) da Sporting Tv, porque o Pipo aprendeu a jogar andebol numa associação chamada Assomada que, ao que sei é em Oeiras! As Tv de clubes são incríveis! Temos de ter compreensão. Agora o que se não compreende, é o ambiente reinante no desporto. Houve um tempo que o Porto\Pinto da crosta fez o que quiz e lhe apeteceu. Depois foi o Benfica a tentar copiar com o dirigente que foi d Boa... vista. Agora estamos na era dos nobres do Lumiar que depositam dinheiro na conta de arbitragens ou que, são apanhados a alugar arbitragens no Andebol. O que me admira tanto estrangeiro e, ainda haver tanto dinheiro para os alugueres. Ou me engano ou o novo presidente dos nobres, apesar de médico e ter aguentado o tresloucado, a partir de agora vai apanhar um esgotamento! Obrigado á TVI 24 por transmitir Andebol E não se esqueçam duma verdade. O ABC continua a ser a casa mais pura de Andebol totalmente ou quase Português! Contra factos.... não há argumentos
Calculem se ganhasse o banqueiro com nome de bebida de luxo... outro nobre! È que na lista havia tanto notável e alguns eram juízes! Perdemos por alguma aselhice e porque gastamos o que podemos sem espírito Santo ou C Geral de depósitos, a juros suaves...
Tenham cuidado... com oque vos dizem!

Anónimo disse...

Era preciso o Sporting ir buscar um ponta direita tão caro para fazer banco? Era capaz de haver uma alternativa mais em conta digo eu...

Anónimo disse...

Começa os venenos como emprestamos mandamos nisto tudo.
Deixem os miudos sossegados

Anónimo disse...

O Pipo nasceu no ASSOMADA, tal como o Rony Semedo agora no Madeira And SAD. Esclarecidos?

Anónimo disse...

MUDEM O ESTILO E A FORMA OU O ANDEBOL MORRERÁ EM PORTUGAL!!! FACILIDADES A PROMOTORES E CAMPEONATO COM MENOS EQUIPAS! NÃO VÊEM?!

Anónimo disse...

O que interessa é vencer. Provou-se e ainda está vivo no nosso pensamento. Por muito que hajam espectáculos televisivos onde, sobressaem dois canais e, onde há "comentadores" que vão de srs. ex-ministros a simples futebolista ou ex. Há uma conclusão que é que, há que vencer e todos concordam. Se o perturbado Bruno de Carvalho tem feito, conseguido, o Sporting campeão no futebol, certamente que ainda era líder! Haja vergonha! Quando não resulta há sempre casos, quando resulta aparecem os bajuladores! Notável alguns comentadores que, em 48 horas mudaram radicalmente de opinião! Num dos casos não admira pois, rezam os rumores o"comentador" em tempos consumiu muito pó e, ao que parece foi a mamãezinha que lhe valeu! Será que não adianta ter equipa e é preciso ter bastidores? E os pavilhões apesar da ajuda da TVI, vão estando vazios! quem nos acode?