gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 24 de outubro de 2015

Competições Europeias 2015 / 2016 – XXVIII

O FC Porto, continuou a sua participação na Liga dos Campeões Europeus, integrando o Grupo “C”, na sua nova fórmula de disputa, com uma nova vitória no jogo da 6.ª jornada do seu grupo.

Liga dos Campeões Europeus
FC PORTO COM A 2.ª DERROTA
Na Bósnia, num pavilhão, completamente muito bem composto, assistiu-se a uma derrota de FC Porto, num jogo onde os seus jogadores de 2.ª linha (6 metros), raramente conseguiram, marcar, e onde a sua defesa não esteve á altura do que nos habitou, em especial os seus guarda-redes, Hugo Laurentino e Alfredo Quintana, com o técnico portista a tentar a troca dos mesmos por várias vezes. NO ataque planeado, contra uma equipa com uma excelente envergadura física, e com um bom andebol defensivo, raras foram as vezes que o FC Porto conseguiu estar bem. Ao contrário os bielorrussos, tiveram um ataque pleno eficácia, servido por jogadores de excelente técnica, com a curiosidade de a maior parte dos seus golos de 1.ª linha serem feitos em apoio, criando grandes dificuldades aos guarda-redes da equipa portuguesa, e tiveram ainda na baliza um guarda-redes de nome Vital Charapenka, que esteve em dia sim defendendo tudo o havia para defender. Nos Bielorrussos, de salientar mais uma vez a excelência de Stojkovic (6 golos e 86% de eficácia), e de Nikulenkau (6 golos e 86% de eficácia), no FC Porto, que raramente teve soluções no seu ataque, Cuni Morales foi um dos seus melhores elementos (7 golos 70% de eficácia), seguido por António Areia (6 golos e 75% de eficácia), o jovem Miguel Martins (1 golos 25% de eficácia) ainda tentou dar alguma velocidade de execução em termos atacantes, mas a sua acção por vezes foi completamente ineficaz. O FC porto começou mal este encontro e cerca dos 8 minutos de jogo perdia por 6-1, nunca mais se encontrando durante o encontro com a excepção do período entre os 12 minutos, quando perdia por 9-4, e os 14 minutos quando fez um parcial de 3-0 e reduziu a diferença para somente 2 golos (9-7), a partir daqui, foi o “canto de cisne”, e o intervalo chegou com a equipa bielorrussa jã na frente do marcador por 5 golos chegando ainda nos primeiros 30 minutos a ter uma vantagem de sete (7) aos 24 minutos (16-9), e nem o exagero na desqualificação directa de Jordan Pitre aos 23 minutos pode servir de desculpa. No segundo tempo pouco se alterou, e as vantagens dos bileorrusos chegaram a ser de nove golos (9) aos 50 minutos (30-21), para terminarem o encontro com sete (7) golos de vantagem. Com esta derrota a posição do FC Porto em termos de apuramento para a Fase seguinte da prova, fica cada vez mais difícil. Jogo dirigido pela dupla lituana constituída por Vaidas Mazeika  e Mindaugas Gatelis,  que na nossa opinião tiveram uma actuação bastante desequilibrada, em especial na aplicação da sanção progressiva, pois não usou critérios definidos para ambas as equipas, dando a sensação de que depois do resultado estar praticamente definido, então já se podia equilibrar nas exclusões. E esteve igualmente francamente mal no julgamento da falta do atacante.  

O FC Porto, que participa no Grupo “C” que é constituído por - Naturhouse La Rioja (Espanha), HC Meshkov Brest (Bielorrússia), Chekhovskie Medvedi (Rússia), Futebol Clube do Porto (Portugal), Vojvodina (Sérvia) e Tatran Presov (Eslováquia).

Resultados
1.ª Jornada
Chekhovskie Medvedi 27 – 26 Naturhouse La Rioja
FC Porto 33 – 23 Tatran Presov
HC Meshkov Brest 34 – 22 Vojvodina
2.ª Jornada
Naturhouse La Rioja 30 – 23 FC Porto
Tatran Presov 20 – 30 HC Meshkov Brest
Vojvodina 26 – 24 Chekhovskie Medvedi
3.ª Jornada
Vojvodina 23 – 27 FC Porto
Chekhovskie Medvedi 27 – 33 HC Meshkov Brest
Naturhouse La Rioja 37 – 29 Tatran Presov
4.ª Jornada
FC Porto 31 – 27 Chekhovskie Medvedi
Tatran Presov 19 – 27 Vojvodina
HC Meshkov Brest 31 33 Naturhouse La Rioja
5.ª Jornada
FC Porto 29 – 28 HC Meshkov Brest
Vojvodina 26 – 31 Naturhouse La Rioja
Tatran Presov 27 – 21 Chekhovskie Medvedi  
6.ª Jornada
Chekhovskie Medvedi 29 – 28 Tatran Presov
HC Meshkov Brest 34 – 27 FC Porto (18H00)
Naturhouse La Rioja - Vojvodina

Nesta Fase e neste Grupo, face os resultados até agora verificados, vemos o favoritismo do apuramento ser totalmente atribuído aos espanhóis do Naturhouse La Rioja, e muito provavelmente aos bielorrussos do HC Brester, no entanto tudo irá depender certamente dos próximos resultados, num grupo, e repetimos, que aparentemente é mais equilibrado do que se poderia supor, poderá ser decidido através da diferença de golos.

Recordamos - Que, esta nova Fase de Grupos (A, B, C e D com 28 equipas), teve início em 16 -09-15 e terminará para os grupos A e B em 02/06-03-16, e para os grupos C e D em 02/06-12-15, com os jogos chamados de “KO” a serem disputados entre o 1.º do Grupo D com o 2.º do Grupo C, e entre 1.º do Grupo C com o 2.º do Grupo D, entre 24/28-02-16 e 02/06-03-16. Os vencedores destes jogos, serão apurados para os 1/8 Final (12 equipas), que se juntarão aos classificados do 2.º ao 6.º lugar dos Grupos A e B, os vencedores dos Grupos A e B, passam directamente aos 1/4 Final (8 equipas).

Próxima Jornada
7.ª Jornada
Dia 11-11-15
Tatran Presov – FC Porto (20H00)
 
Horas Locais

O Banhadas Andebol

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro treinador Ricardo Costa,

você vai ser campeão nacional porque tem os melhores jogadores, melhor equipa, equipa com princípios bem definidos e bem estruturados de há 7 anos, está no melhor clube em termos andebolísticos de seniores e os adversários estão a léguas de distância...

No entanto, seja humilde para reconhecer que ainda deve melhorar muito como treinador. Não sei se tem as capacidades para atingir como treinador o nível que atingiu como jogador, se as tiver ainda bem, pois necessitamos delas.

Agora pedir um desconto de tempo a 30 segundos do fim, a perder por 8 e estar constantemente a protestar e fazer troça dos árbitros não lhe fica bem.
Antes de levar o cartão amarelo, o seu sorriso sarcástico parecia de um menino "betinho" e "filho do papá e da mamã". A EHFtv captou a sua ironia...

Talvez se tivesse mais concentrado nas suas funções, poderia arranjar ou ajudar os seus jogadores a dificultar e ultrapassar o central adversário ou guarda redes.

O jogo da semana passada já foi ganho com a estrelinha da sorte e em termos de estratégia, nada mudou. Continuou a apostar num 6:0 que o central adversário fez gato sapato; colocar o seu LE de 2 metros a fazer marcação individual a um adversário de 1,80m foi caricato; Rui Silva entra nos primeiros dez minutos e depois a 3 minutos do fim; guarda redes trocaram constantemente, até demais. Se o jogo fosse do nível do campeonato nacional, a sua equipa ganhava mesmo a jogar mal...

Desejo que ganhe na rússia e em casa aos espanhóis, pois será um orgulho ver uma equipa de andebol a passar a fase seguinte na liga dos campeões.

Anónimo disse...

Grandes prestações do FCP.

Mas muito que aprender com estas equipas europeias, algumas verdadeiras selecções.

Uma boa lição de andebol para os responsáveis das maiores equipas nacionais: aprenderem a cultura e rigor destas equipas de leste, excelentes colectivamente, muito bons jogadores.

Anónimo disse...

25 de outubro de 2015 às 11:58
anónimo

O Ricardo Costa não precisa de ter inimigos ou familiares destes !
É pena não se identificar e claro que se trata de um andebolista, próximo e rancoroso!
Tenha juízo...
Para já um excelente trabalho feito pelos resultados do novo Tr. do Porto.

Anónimo disse...

È pena que o Ricardo Costa Jogador muito bom e, que valorizou o andebol deste pobre país, tenha sido apanhado por uma situação menos boa. Saber estar e dirigir não é pra todos e uma linguagem grosseira pode deixar marcas negativas. No entanto no meio desportivo apela-se aos jogadores, desta maneira por vezes pra os espevitar. Pena não haver muita mão esquerda como ele e, Ferraz que está agora lá por fora era diferente. Técnica apurada mas sem sal. Costa foi melhor.

Anónimo disse...

A equipa do Porto está bem embora na Europa dos gigantes, se tope á primeira uma ou outra fraqueza. Há que ver que, também chama a atenção a parte boa, como os dois guarda-redes. Em algumas equipas mesmo a este nível nota-se grande diferença, entre os dois. No caso do Quintana, ficamos a pensar que, naquele posto os melhores já possuem mais uns anitos de experiência. Portanto, vamos esperar e ou me engano ou, ele sairá de Portugal bem depressa! Alguns erros do trinador devem-se a ainda estar cru e, provavelmente enervar-se e perder-se. Os termos não são os melhores e num jogo televisionado, devia ter cuidado! A parte do meio da equipa está bem e, muito variada. Os pivot Salina e Borges, atacam e defendem bem, e revelam boa sincronia. De centrais fico a pensar qual vai ser o melhor este ano! Cada qual ao seu estilo, vão fazendo as coisas funcionarem. Gilberto Duarte é o melhor e mais desiquilibrador em Portugal e, por essa Europa vai causando espanto, não tardando a sua saída. Só Pitre e Nuno não aparecem mas, do lado oposto Areia vai aparecendo cada vez mais e Rodrigues começa a despontar e fazer esquecer Ferraz! O segredo está em não mudar muito de ano para ano!