gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Andebol de Praia 2019/2020 – Modelo Competitivo - II

MODELO COMPETITIVO – ÉPOCA 2019 / 2020

Tal como anteriormente dissemos, e continuamos a afirmar, a Federação Portuguesa de Andebol, através do CO N.º 69 e seu anexo de 04-03-20, criou autênticos Regulamentos para as provas nacionais, mais uma vez violando a Lei e os próprios estatutos, situação que nesta vertente é no mínimo recorrente.

Depois de termos abordado a nova prova, que estando ou não de acordo, e sem grandes comentários adicionais, demos a conhecer o chamado “Portugal Beach Handball Tour”, que poderá ser (na nossa opinião) o começo do acerto do passo com a Europa, em termos de Andebol de Praia. No entanto mais uma vez chamamos a atenção para o já dissemos, pois esta matéria deveria ter sido publicada até 31-07-19. Como de costume ninguém diz nada, e tudo fica bem, e acompanha-se isto tudo com a falta da descrição destas provas, no novo portal no local destinado à competição nomeadamente o Andebol de Praias.

No entanto e tal como na altura dissemos o CO N.º 69, inseria outras matérias que mereciam outra reflexão, pois alteram substancialmente, tudo o que existia.

Diz que são Campeonatos Regionais todas as competições regionais reconhecidas pala FAP (sem qualquer objecção, a não ser o enquadramento do texto).

Agora em vez de referir escalões, diz quadro de idades:

Seniores - Nascidos até 2001 (igual à época anterior)
Sub-18 – Nascidos entre 2002 a 2004 (igual à época anterior)
Sub-15 – Nascidos entre 2004 a 2006 (igual à época anterior) (*)
Sub-12 – Nascidos entre 2008 a 2010 (**) (novo)
Minis – Nascidos entre 2011 a 2012 (**) (novo)

(*) – O que na nossa leitura significa que esta época existirão provas Nacionais para o Escalão, e ainda bem, (que esta época são designadas por Fases Finais)(que não existe em termos de Regulamento publicado no Portal da FAP.

(**) – Face ao que se encontra explicito no CO referenciado, estas novas Categorias, não terão quaisquer provas a nível nacional,

Taxas de Inscrição – Felizmente são uma rara excepção e não sofrem alterações.

Infelizmente e até ao momento, não sabemos se os Campeonatos Nacionais continuam a ter um sponsor, pois não é feita qualquer referência a essa situação. E temos pena, pois era uma referência que não se deveria perder, mas a situação provavelmente voa obrigar a isso.

Entramos de seguida nos Campeonatos Nacionais Seniores Masculinos e Femininos (que se passaram a designar por Fases Finais Nacionais), apresentando um novo modelo (ilegal na nossa opinião pois deveria estar apresentado na data prevista na lei e nos estatutos da modalidade).

FASE FINAL NACIONAL

SENIORES FEMININOS E MASCULINOS

Não é definido qualquer modelo competitivo, mas terminaram com a expressão e bem de prova aberta.

Definiram e bem (na nossa opinião) que os vencedores nesta categorias, adquirem o direito de participação nas Champions CUP.

Data da Realização – 31 de Julho a 2 de Agosto de 2020 em Espinho
Nota- Infelizmente face a actual situação temos fortes dúvidas sobre estas datas, mas teríamos uma enorme satisfação de que as mesmas fossem cumpridas, o que era ao bom sinal, não só para a modalidade, mas para todos nós.

Nas provas de seniores, a que nos estamos a referir as mesmas segundo a FAP, nesta fase serão disputadas por 16 equipas masculinas, e 12 equipas femininas.

Passando directamente para esta quadro final os Campeões Regionais dos Circuitos Regulares) máximo de 10 equipas masculinas, e 8 femininas) do Portugal Beach Handball Tour.

Esta limitação entende-se apenas com forma de arranjar lugar para as equipas vindas de um chamado qualifying (até 4 masculinas, e 3 femininas)

Esta prova é destinada ás equipas não apuradas no Portugal Beach Handball Tour, e as não apuradas nos Circuitos Regionais regulares, deferindo esta informação para um CO que será publicado em devido tempo, assim esperamos.

Temos uma nota, que qualificamos de extrema importância, e que diz o seguinte, “Os jogadores que não podem representar a Selecção Nacional Portuguesa só podem participara na Fase Final, se jogarem 3 torneios do circuito Regional ou 3 Etapas do Portugal Beach Handball Tour.

Com a finalidade de efectuar textos demasiados longos, voltaremos ao tema logo que julgarmos conveniente. 

O Noticias

Sem comentários: