gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Covid-19 e o Andebol - X


EFEITOS DO COVID-19 NO ANDEBOL
(HOJE FOI TOMADA UMA DECISÃO SOBRE A ÉPOCA)
CANCELADAS TODAS AS PROVAS

Finalmente (29-04-20), tivemos uma decisão que embora tenha sido tomada em conjunto com outras Federações, não comentaremos a matéria correspondente às outras modalidades.

E tal como já tínhamos dito, que possuíamos a “sensação” (nada poderemos provar), de que as decisões estão tomadas, mas que não são divulgadas mais por interesse politico (entenda-se o momento apropriado para alguns), pois apesar do anuncio das sucessivas reuniões anunciadas.

Finalmente e depois das decisões da EHF, tomadas em 24-04-09, as decisões da FAP enquadram-se surpreendentemente, na sua maioria nas nossas próprias conjecturas, e que poderão não ser do agrado de todos (o que é natural e saudável).

A FAP decisão dar por concluídos todos os quadros competitivos na época 2019 / 2020, sem atribuição de qualquer título Nacional, em qualquer das categorias da modalidade. Decisão que enquadra na opinião publicada e que dizia nomeadamente “… portanto nunca estaremos de acordo com qualquer tentativa de recomeço de provas sem publico (esta é a nossa opinião).

E dizíamos ainda Entendemos, que em relação às diversas provas Nacionais do Escalão de Seniores, e como não existiu a possibilidade de concluir qualquer prova, e os títulos estavam todos em discussão, inclusive as possíveis descidas de divisão não estavam definidas, somos da opinião como já se verificou em alguns países da Europa, que esta época, não existia a atribuição de título de campeão em qualquer prova de seniores, tanto em masculinos como em femininos. Assim não existiriam descidas nem subidas de divisão. Desta forma não haveria benefícios para qualquer equipa. (com esta opinião iremos certamente provocar alguma polémica, mas desde que a mesma seja saudável, não nos importaremos, pois é uma opinião tomada sem regionalismos e sem interferências de terceiros)”

Assim, concordamos com as não descidas de divisão mas também discordávamos da existência de subidas, embora venham a ser decididas através de competições de apuramento, (no mínimo é um método mais desportivo), embora continuemos a discordar do aumento do número de participantes, nas diversas provas nacionais, Estas provas realizar-se-ão, no início da época 2020 / 2021), em moldes ainda por decidir.

A decisão permite (que nos Seniores) existia aumento do número de equipa por exemplo na PO01, que na nossa opinião Já têm equipas “a mais”, apenas prejudica a modalidade.

Na decisão sobre a indicação às Competições Europeias, decidiram uma das hipóteses por nós colocadas, “…. em última analise, seriam indicadas, segundo os resultados obtidos na 1.ª Fase da PO01, tendo em conta que não existiu a taça de Portugal, pois faria parte das provas de seniores canceladas.

Quanto aos escalões de formação, é um tema onde a FAP ainda não referiu nada, mas ainda temos tempo para uma tomada de decisão, pois recordamos, que esta época sofreram uma forte alteração na suas idades, mas com a paralisação da modalidade, e a mais que possível términus da época, e o cancelamento de todas as provas de qualquer escalão, não se deveriam verificarem decidas nem subidas de divisão, sendo ainda de inteira justiça, que a FAP, face ao momento por que estamos a passar, e com a finalidade de defender a modalidade e os seus jovens praticantes, e considerando que esta época se verificou uma alteração nas idades dos diversos escalões, que dá origem a que os atletas tenham menos um ano no seu escalão de formação, deve no nosso entender (e não só, pois existe uma petição publica a correr), manter na próxima época os mesmos anos de nascimento definidos para a corrente época.

Uma decisão de extrema importância, foi tomada, e que vêm na sequência de uma decisão igualmente tomada pela EHF, e de que daremos conhecimento em oportunidade. A decisão de os agentes desportivos. Atletas, Treinadores ou outros – que participarão nas competições criadas para subida de divisão, serão os que se encontrarem inscritos para a época 2020 / 2021.


Voltaremos certamente a falar sobre este tema oportunamente. 

O Administrador

3 comentários:

Anónimo disse...

Este cancelamento de todas as provas inclui o Andebol de Praia?

Anónimo disse...

não concordo com opinião sobre idades na formação. finalmente acertamos os idades e agora retrocesso ...não faz sentido

Anónimo disse...

Se a Federação alterar as idades comete um crime desportivo. Dou este exemplo: o meu filho foi infantil de 1º ano, com a alteração passou para iniciado de 1º ano e agora se alterarem continuaria com iniciado de 1º ano.
Todos os atletas que como o meu filho foram atletas de 1º ano e com poucas oportunidades de jogar porque os mais velhos tapam os lugares passariam a estar três anos na sombra dos mais velhos. Isto sim, seria um crime desportivo para centenas de jovens.