gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Covid-19 e o Andebol - X


MEDIDAS APROVADAS HOJE
PELO
GOVERNO

Conforme era previsível, o Governo aprovou hoje uma serie de medidas relacionadas com a área desportiva, devido ao momento por que estamos a passar, em termos de saúde pública. Embora no portal da nossa Federação nada tenha sido publicado ou dito, outra houve que divulgaram os pormenores do decidido e que aqui transcrevemos. Pois as mesmas foram enviadas a todas as Federações.

Eis em síntese, o importante do documento enviado às Federações

A prorrogação do estatuto de utilidade pública das federações desportivas até 31 de Dezembro de 2021 é uma das medidas aprovadas, que permite assegurar a titularidade do estatuto até ao ano da realização dos Jogos Olímpicos, ano em pode ser pedida a respectiva renovação.

Esta é uma medida que salvaguarda as Federações de novo pedido nos termos do Regime Jurídico da Federações, que tenham realizar a sua revalidação.

O Governo aprovou, também, a prorrogação dos mandatos dos titulares dos órgãos das federações desportivas, ligas profissionais ou associações territoriais de clubes até 2021, de modo a garantir a estabilidade organizativa das federações desportivas e a continuidade na condução, quando for o caso, dos respectivos projectos olímpicos.

Em termos de Andebol, isto significa, que a FAP, já é obrigada a realizar eleições até 05-05-20, pois poderá adiar as mesmas até 2021, no entanto o documento não esclarece, se o próximo mandata será de 3 anos, ou de 4 anos, face ao referido no Regime Jurídico das Federação em termos do período Olímpico.

Conselho de Ministros aprovou, ainda, alterações a regulamentos de federações desportivas, permitindo, desta forma, que produzam efeitos nas épocas desportivas em curso, por forma a que as federações possam adoptar medidas de resposta à emergência de saúde pública ocasionada pela doença Covid-19.

Esta é uma medida que permite que cada Federação decida da forma que melhor entender para a modalidade (na sua opinião), a forma como as mesmas, podem ou não ser concluídas.

Atendendo à dificuldade na previsão dos efeitos da pandemia na definição dos programas de atividades das federações desportivas no curto e médio prazo, o Governo considera importante manter a continuidade do apoio público durante o ano de 2020, através do regime duodecimal, razão pela qual prorrogou o regime duodecimal dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo.
Medida económica, que pode permitir um determinado alívio financeiro a estas entidades, mas que nos leva a perguntar por exemplo em termos de andebol, como esta o processo relativo às deslocações às Regiões Insulares.

A equiparação da formação à distância à formação presencial  (treinadores de desporto, directores técnicos e técnicos de exercício físico) foi aprovada, garantindo uma equiparação entre as horas de formação necessárias à obtenção de unidades de crédito de formação contínua, para fazer face às dificuldades de realização de acções de formação presenciais.

Medida de grande oportunidade para os técnicos das diversas modalidades, que merece da nossa parte inteiro acordo.

Foi ainda aprovado, a suspensão da renovação da inscrição no registo dos agentes desportivos de alto rendimento  (praticantes desportivos, treinadores e árbitros), de forma a assegurar a continuidade do apoio a estes agentes enquanto se verificar a inexistência de competições internacionais que lhes permitam a obtenção de resultados desportivos que justifiquem a referida renovação.

Medida igualmente positiva, e que visa em especial, os diversos agentes desportivos de alto rendimento, verem prolongado o seu período face ao momento actual.

Também a suspensão da renovação dos exames médico-desportivos  (praticantes desportivos, treinadores e árbitros), atendendo às restrições decorrentes da Covid-19, foi aprovada na reunião de hoje do Conselho de Ministros.

Pensamos que esta decisão apenas terá validade naquelas modalidade em que as provas ainda forem disputadas e concluídas, pois em todas as modalidades em que se verifique um novo início de época, esta norma não terá aplicação.

Agora ficaremos aguardando pelas explicações e interpretações da FAP, acerca destes temas. 

O Administrador

2 comentários:

Jorge Almeida disse...

Outras notícias sobre o efeito do Covid-19:

Houve novidades, e grandes, resultado da reunião de hoje do Comité Executivo da EHF.

Senão, cliquem e leiam o conteúdo da página que surge com o link http://www.eurohandball.com/article/34423

É daquelas reuniões que fazem uma série de cabeçalhos no handball-planet e noutros sítios de Internet dedicados ao Andebol.

A FAP tem destacado o facto, já por si significativo, de Portugal ter-se apurado para o próximo Mundial, em virtude da anulação dos play-off's que estavam previstos.

Também fala nas decisões que a afectam mais directamente, tais como:

- o sorteio para o pré-olímpico ser no próximo 16/6/2020;
- foram canceladas as jornadas que restavam da Qualificação para o Europeu Feminino de 2020, o que, no Grupo de Portugal, qualifica Suécia e República Checa para esse certame (afastando, assim, a nossa equipa, assim como as Macedónias - mesmo assim, que continue em actividade o tal grupo de WhatsApp anunciado no sítio da FAP na net, o "Stop Quarentena");
- Cancelamentos e reagendamentos de Europeus de Camadas Jovens;
- Cancelamento da qualificação para o Europeu de Andebol de Praia de 2021;
- Adiamento de Europeus de Andebol de Praia de camadas jovens

Ver https://portal.fpa.pt/2020/04/campeonato-do-mundo-voltara-a-ver-as-cores-de-portugal/

Mas as decisões que saíram desta reunião não foram só estas, algumas das decisões que a FAP não menciona afectam directamente Clubes Portugueses. Senão, vejamos:

- A Final Four da Liga dos Campeões Masculina vai ser disputada pelos 2 primeiros dos Grupos A e B, a saber Barcelona, PSG, Kiel, Veszprém.
Nem deram hipótese ao FC Porto de tentar lá chegar ...
Mantém-se as datas e o local: 28 e 29 de Dezembro, em Colónia;

- Na Liga dos Campeões Feminina, com a Final Four marcada para 5 e 6 de Setembro, em Budapeste, ainda estão a ver se podem jogar os Quartos de Final no dia 3 de Setembro no mesmo local, transformando o certame numa efectiva Final 8.
Se não puder ser, vão tentar jogar a Final Four em Outubro, também em Budapeste, com os 2 primeiros de cada grupo do Main Round. A saber: Metz, Team Esbjerg, Györ, Brest

- Os jogos que estavam por disputar das restantes competições europeias, Masculinas e Femininas (o que inclui a Taça EHF Masculina, onde o SL Benfica ainda estava presente) foram cancelados.

Jorge Almeida disse...

Em continuação à minha mensagem anterior, face às decisões tomadas hoje pelo Comité Executivo da EHF, e ajudando-vos na vossa tarefa, penso que, infelizmente (dado o Covid-19) naquela secção "Na Hora" que vocês mantêm no lado direito da página, já podem retirar, oficialmente, as referências aos seguintes jogos:

"Euro 2020 Feminino
Grupo 5
3.ª Jornada
Dia 26-03-20
Portugal - Macedónia do Norte (20H00)
4.ª Jornada
Dia 29-03-20
Macedónia do Norte - Portugal (17H00)

Horas Continentais

Liga dos Campeões Masculina
1/8 Final
1.ª Mão
Dia 21-03-20
FC Porto - Aalborg (15H00)
2.ª Mão
Dia 29-03-20
Aalborg - FC Porto (15H50)

Horas Continentais

Euro CUP Masculina
Grupo A
5.ª Jornada
Dia 21-03-20
Bnfica - Bjrringbro-Silkeborg (17H00)"