gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 14 de abril de 2020

O Incrível Acontece - FAP - I


O INCRÍVEL

Em 23-07-2018, publicamos um texto, que replicámos em 07-01-20, e que dizia nomeadamente o seguinte:

Estranho, muito estranho mesmo que Vice-presidentes da Direcção da FAP, sejam apresentados como candidatos, em listas para os Órgãos Sociais de Clubes, com fotografias e tudo, antes de falarmos sobre a matéria Regulamentar e sobre as Leis, apenas questionamos onde está a ética desportiva, pois pergunta-se como é possível um dirigente da FAP (se ainda o é), apresentar-se desta forma, como irão reagir os outros clubes, como pode ser defendida a ética e a moral desportiva, e em especial os princípios da equidade, não está em causa, o ser ou não ser adepto ou sócio de qualquer clube, o que está em causa conforme diz o ditado popular, ”À mulher de César não lhe basta ser honesta, tem também que parecer honesta”.

Os estatutos da FAP, são bem claros sobre as incapacidades de exercício de funções, ou seja das incompatibilidades para o mesmo exercício.

Concretizando
Conforme alínea a) do Artigo 36.º - Quando diz os membros não afectados por qualquer incompatibilidade de exercício…

Ou Ainda com a meteria descrita no Artigo 38.º, sobre coptação )ver ainda o artigo 65.º, ponto 5 “ Em caso de vacatura do cargo de um dos membros da Direcção e inexistindo suplentes na lista eleita, a Direcção deve propor à Assembleia Geral um substituto, que é por esta eleito”, ora neste momento e em termos legais (na nossa opinião) apenas existe um suplente (José Manuel Rosa Correia).

Depois temos o Artigo 40.º (incompatibilidades), onde de imediato e sempre no nosso entender a alínea c) do ponto 1, tem imediata aplicação “ Relativamente aos órgãos da Federação ou da Liga Portuguesa de Andebol, o exercício no seu âmbito, de funções como dirigente de clube, sociedade desportiva, ou de associação …..” Ora, o ser apresentado como candidato por uma lista, implica pelo menos em termos éticos esta incompatibilidade.

Depois levantamos a questão, do enquadramento feito em termos do Artigo 41.º (Cessação), onde terá sido feito o respectivo enquadramento (se é que foi feito), pois as cessações previstas são (Termo do Mandato, Perda do Mandato, Renúncia, ou destituição), todas com consequências diferenciadas. Ou será que utilizou a Suspensão temporária do mandato prevista no artigo 47.º dos Estatutos, e qual será o motivo relevante para solicitar a sua aplicação (se foi este o expediente utilizado).

Toda esta matéria se encontra regulada pelo Dec. Lei 248B/2008, com as alterações introduzidas pelo Dec. Lei 93/2014, e pela lei 101/2017.

Achamos estranho que até ao momento, a FAP, nada tenha dito ou pronunciado sobre o assunto que não pode ser “tabu”, pois é uma matéria relevante para a mesma. Ficamos na expectativa de algum esclarecimento. Pois no mínimo os agentes da modalidade merecem um esclarecimento.”

Mantemos todo o texto publicado e todo o seu conteúdo pois até ao momento, a FAP, não emitiu, ou divulgou qualquer alteração na constituição dos seus Órgãos Estatutários, poder-se-á perguntar o porquê de se levantar mais uma vez esta questão, a sua razão é bem simples, o nome em questão desapareceu da constituição dos Órgãos Socias da FAP, o que consideramos correcto.

Verificando-se que no entanto continua a estar ligado à FAP, ver imagem,
e é completamente desconhecido se exerce as funções Por Bono, ou é constituído como mais uma assalariado da FAP, e apenas levantamos esta questão, neste momento, pois o elemento em questão levanta um problema com uma publicação não Facebook, ver imagem (retiramos a indicação de quem a publicou mas guardamos a imagem completa com a indicação do seu autor com foto e tudo)
Quando a FAP, realiza neste momento diversas acções de formação online que utiliza exactamente esta plataforma, ver imagem,
Questionamos como é possível uma publicação deste tipo, quando entidade onde presta serviço (remunerada ou não), está precisamente a utilizar a referida plataforma, pergunta-se será ético esta publicação, o que fez para a plataforma ser outra, ou existe outros motivos por detrás desta publicação que desconhecemos.

Muitas mais questões, se poderiam levantar, e algumas provavelmente bem pertinentes, mas por hoje ficamos por aqui, aproveitamos pata informar de que guardamos imagens comprovativas de do o que afirmamos, para memória futura, se necessário.

O Banhadas Andebol

9 comentários:

Jorge Almeida disse...

Banhadas, para reforçar as vossas questões relativamente à plataforma ZOOM:

https://www.publico.pt/2020/04/08/tecnologia/noticia/zoom-processada-esconder-falhas-privacidade-1911621

https://pplware.sapo.pt/informacao/zoom-atencao-apareceram-500-000-contas-de-alunos-e-profissionais-a-venda-na-internet/

Anónimo disse...

Quando não há mais nada que fazer, procura-se vasculhar no fundo para tentar levantar qualquer poeira.
Claro é que essa poeira é altamente seletiva pois dentro de tantos pobres e compadrios existentes dentro da Federação, associações e alguns clubes, mais uma vez o Banhadas apresenta-se que nem cão de fila para atacar apenas um elemento da Federação (remunerado ou não) / (vice-presidente ou não) / etc.

Anónimo disse...

Uma vergonha o golpe que FAP se prepara para dar para ganhar votos para as eleições:

A FAP vai alargar para 16 clubes, incluindo Povoa e Sanjoanense! Isto é um escândalo! Percebe-se que não pode haver descidas por ainda nem ter começado o grupo B. Mas porque se vai dar a subida à Sanjoanense e Póvoa quando ainda agora tinha começado a fase final? A Sanjoanense já tinha perdido com o Xico nesta fase final e só estava à frente do Xico porque na primeira fase jogou com clubes mais fracos. Qual é a justiça disto quando era óbvio que o Xico ia passar a Sanjoanense?

A FAP vai fazer mais um daqueles cambalachos de que já não nos lembrávamos. E eu que até gostava do presidente Laranjeiro que me parecia um homem sério, vai perder todo o meu respeito. Escandalo!

Anónimo disse...

Ricardo Andorinho tem gozado de um estatuto difícil de entender, Saiu da FAP? quando foi candidato ao Sporting,apareceu outra vez devagarinho, é estranho muito estranho,ainda por cima dizem as más línguas que do ponto de vista financeiro é um dos mais caros dirigentes de todos os tempos.Enfim...

Anónimo disse...

O banhadas no seu melhor, a colocar os pontos nos iii, boa queremos mais

Anónimo disse...

Caros amigos, se quiserem algum esclarecimento sobre a minha actual contribuição no seio do andebol e da FAP estou disponível para esclarecer. Parece-me mal que opiniões pessoais estejam a ser utilizadas aqui, neste blog, quando a área da Formação da Federação tem total independência para escolher entre tantas e tantas aplicações mundialmente utilizadas. Se pudessem também publicar o nome das pessoas que estão a escrever neste blog também seria importante a bem do andebol nacional, pois para quem não conhece a realidade, é fácil atirar pedras a tanta e tanta gente e outras tantas contradições até normais, quando a informação está dispersa e não é controlada por um grande número de pessoas. Podem contar comigo para esclarecer o que quer seja, sendo que a minha participação na Federação, não só está devidamente legalizada, como aquando do processo eleitoral no Sporting renunciei ao cargo de vice-presidente, um cargo unipessoal que neste momento impede que seja eleito em qualquer direcção por um período de 2 ciclos olímpicos. Ficarei sempre disponível para informar a comunidade do andebol acerca de qualquer coisa, mas não confundam as minhas opiniões com as decisões da direcção, da formação, do desportivo, da andebol.tv, dos sistemas actualmente em utilização na rede andebol ou qualquer outro assunto no qual tenha responsabilidade directa ou indirecta. Obrigado pela atenção... Ricardo Andorinho. As pessoas que aqui escrevem até devem ter o meu contacto telefónico...

Anónimo disse...

o bolg disse alguma mentira...

Anónimo disse...

Andorinho larga o tacho iaiaou
Andorinho larga o tacho iaiaou

Afinal não pode ser, os vários 0 fazem falta no final mês...

É por estas e por outras que o andebol e a FAP estão como estão. A promiscuidade reina

Anónimo disse...

Esta época é (foi) completamente atípica. Mas será tanta injustiça a descida (dos já condenados) Boavista e Setúbal como a não subida da Sanjoanense e do Póvoa. O campeonato é uma prova de regularidade e com regras pré definidas. Ninguém pode equacionar cenários perante este surto. Qualquer decisão que irá ser tomada nunca será consensual. Há decisões já tomadas por esta Europa fora. Consultem e tirem as vossas próprias ilações. Quase todas no mesmo sentido. Será que essa malta também são tipos dos cambalachos? Então há um escândalo generalizado... Mas ao que parece com esta pandemia ainda vai haver clubes que também não irão resistir... Assim pode ser que alguns calimeros se safem...