gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Campeonato do Mundo Masculino 2021 – XXIX

 
27.º MUNDIAL DE SENIORES MASCULINOS – EGIPTO – 2021

PORTUGAL VENCE ARGÉLIA (3.ª JORNADA, FASE PRELIMINAR – GRUPO F)

PORTUGAL CLASSIFICA-SE EM 1.º NO GRUPO “F” E ESTÁ NA MAIN ROUND


O Mundial Masculino de 2021, que está a ser disputado no Egipto (27.ª Edição que é o primeiro Mundial a ser disputado por 32 equipas, e que será realizado até 31 de Janeiros de 2021.   

Portugal que se encontra integrado no Grupo F, juntamente com a Islândia, Marrocos, e Argélia. Depois dos resultados que assinalamos na nossa anterior crónica, teremos a destacar, a excelente vitória da Federação de Andebol Russa sobre a Eslovénia (31-25) no Grupo H, e a nova vitória dos anfitriões da prova, sobre uma Macedónia do Norte (38-19), por números claros, pois todo o restante no dia 16 decorreu com total normalidade. A 3.ª e última jornada desta Fase Preliminar, começou com a vitória do Qatar sobre o Japão (31-29), qualificando a equipa do Qatar para a Main Round, a Argentina ao vencer o Bahrain (24-21) (Grupo D), também já se qualifica para a Main Round, enquanto o Brasil ao ceder nova igualdade agora diante a Tunísia, instala a confusão no Grupo B, após a difícil vitória da Espanha sobre a Polónia (27-26). Nos jogos da 3.ª Jornada realizados até ao momento, devemos salientar a difícil vitória da França diante a Suíça (25-24), no Grupo E, e a vitória da Suécia igualmente pela diferença mínima sobre os anfitriões (o Egipto para o Grupo G), e a vitória da Eslovénia sobre a Bielorrússia (29.25) no Grupo H.

Após este texto, realizaremos um texto final desta fase em informaremos dos apurados para a Main Round, e respetivos Grupos, bem dos apurados para os grupos da President’s CUP. No entanto informamos de que Portugal será integrado no Grupo III da Main Round, onde já se encontra neste momento a França, cujos jogos se iniciam no dia 20, e terão continuidade a 22 e a 24.

De Lamentar o que já tínhamos previsto, em relação a Cabo Verde, e que tínhamos noticiado no nosso último texto, pois sofreu uma falta de comparência no jogo com a Alemanha, pelos motivos já indicados, e que levou a equipa de Cabo Verde a abandonar o Mundial, situação que foi compreendida pela IHF, sem qualquer problema adicional.

Nesta 3.ª Jornada do Grupo, Portugal a defronta a equipa da Argélia, que venceu Marrocos e perdeu com a Islândia por números assinaláveis. Ficaram de fora da convocatória para este encontro, Gustavo Capdeville, Diogo Silva, Luís Frade, e Salina. Portugal, desta vez entrou mais concentrado em termos defensivos, apesar de os argelinos iniciarem o jogo na frente do marcador (2-0, aos 2 minutos), mas Portugal a jogar para o resultado e com grande concentração aos 8 minutos passou para a frente do marcador (4-3), situação que não mais largou, e com Belone Moreira (3 golos, 100% eficácia) em excelente forma no ataque, juntamente com Pedro Portela (4 golos, 100% de eficácia), e com o regressado Alexandre Cavalcanti (3 golos, 43% de eficácia), igualmente a jogar bem, apesar dos argelinos terem em Berkous (7 golos, 58% de eficácia) um jogador que fazia a diferença na equipa, com o seu guarda-redes Zemouchi (22% de eficácia) em bom plano tal como Alfredo Quintana (29% de efic+acia), e Portugal foi melhorando seu jogo, de tal forma que aos 22 minutos Portugal já vencia por 10-7, para colocar pela 1.ª vez o diferencial em 5 golos aos 28 minutos (13-8), para chegarmos ao intervalo a vencer de forma clara por 14-9. No segundo tempo, Portugal, não esteve tão bem, complicando por vezes o que era fácil, e com João Ferraz em dia não, chega aos 6 golos de diferença aos 40 minutos (20-14), para estar desde os 47 minutos (21-17), até aos 55 minutos sem marcar ou sofrer qualquer golo (22-17), embora neste período tenha “acertado” 3 vezes na barra, com a equipa argelina a não aproveitar as superioridades numéricas, Portugal, que apenas estava a jogar para o resultado que lhe interessava, e que era a vitória, ainda aumentou o diferencial nos momentos finais do encontro com dois contra-ataques, convertidos por Diogo Branquinho (2 golos, 67% de eficácia), colocando Portugal a vencer por 25-18, aos 58 minutos já com Humberto Borges (67% de eficácia) na baliza, e em bom plano mais uma vez. Portugal que já se encontra apurada para a Main Round, termina a Main Round com o máximo de pontos possíveis, e passa para a Fase seguinte igualmente com o número máximo de pontos, realizando uma Fase Preliminar perfeita. Jogo dirigido pela dupla de Montenegro, constituída por Ivan Pavicevic / Milos Raznatovic, que realizaram uma arbitragem bem positiva, com um critério largo em termos disciplinares, embora não isenta de alguns pequenos erros.

Resultados de Portugal 

Todos os jogos nesta Fase foram disputados no New Capital Sports Hall, no Cairo, sem público.

Dia 14-01-21

Argélia 24 – 23 Marrocos

Portugal 25 – 23 Islândia

Dia 16-01-20

Marrocos 20 – 33 Portugal

Argélia 24 – 39 Islândia

Dia 18-01-20

Portugal 26 – 19 Argélia

Islândia – Marrocos (19H30)

Arbitragem

A arbitragem portuguesa representada pela dupla Internacional da Madeira, Duarte Santos e Ricardo Vieira, que já foi nomeada para os seguintes encontros:

1.ª Jornada – Dia 14-01-21 - suplente do encontro Eslovénia / Coreia (Grupo H).

1.ª Jornada – Dia 15-01-21 - Qatar / Angola (Grupo C) (*)

(*) Não concluíram o jogo por lesão de Ricardo Vieira. E infelizmente podemos informar que a dupla teve de abandonar o Mundial, pois a lesão sofrida por Ricardo Vieira, segundo as informações disponíveis, levará entre 4 a 6 semanas a curar, desejamos assim à dupla portuguesa as rápidas melhoras, lamentando-se esta situação.

Modelo Competitivo, conforme já tínhamos divulgado

As 3 primeiras equipas de cada Grupo da Fase Preliminar, irão disputar a Main Round, onde serão constituídos 4 grupos, de 6 equipas, e disputar-se-á de 20 a 25 de Janeiro. As não apuradas disputarão a President’s CUP.

As duas primeiras classificadas, de cada Grupo da Main Round, para a disputa dos 1/4 final que se realizarão em 27 de Janeiro, com as 1/2 Final em 29 de Janeiro, e a Final em 31 de janeiro, juntamento com o jogo para a atribuição do 3/4 Lugar.

O Banhadas Andebol

Sem comentários: