gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Competições Nacionais Autorizadas – Andebol - LVI

 

COMPETIÇÕES NACIONAIS AUTORIZADAS / CANCELADAS ATÉ 16-02-21

Através do CO N.º 39 de 14-01-21, a Federação publica as normas para ajustamento dos calendários das competições.

Na Altura dissemos o seguinte:

“Estranho que desta vez as outras Federações que têm reunido com a FAP, não tenha havido conhecimento de que que tal reunião tenha existido, nem se conhece nenhum Comunicado conjunto.”

Mantemos o que dissemos pois a Federação emitiu novas diretrizes nomeadamente através dos seus CO’s, N.º 40 de 20-01-21, e 42 de 22-01-21.

Assim no seu CO N.º 40 indica que todos os jogos em atraso e que se encontravam agendados da PO02 (Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculinos), indicando os seus números, terão de ser reagendados até ao dia 29-01-21.

Mas não indica a data em que os mesmos estavam programados (dizem respeito a jogos programados para o mês de Janeiro), nem indica para que datas deverão ser reprogramados, uma falha grave.

Indica ainda que as jornadas 11 e 12 desta prova, serão realizadas em 2 e 3-04-21, o que indica que será realizada uma jornada dupla, mas nunca é referido essa situação, Porquê?

São criadas algumas exceções que são jogos que envolvem as equipas insulares.

É suspenso, como medida de exceção (não sabemos onde está a justificação regulamentar), a matéria prevista no Ponto 1 do Art.º 4 do Regulamento da Prova, e que diz respeito aos horários a serem respeitados, nas jornadas duplas, o que pode significar que em jornadas duplas poderemos ter encontros, sem o intervalo regulamentar previsto, como será?

No seu CO N.º 39 a Federação informou:

Provas que poderão continuar-se a disputara são:

PO01 – Campeonato Placard Andebol 1

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina

PO20 – Taça de Portugal Seniores Masculina

PO23 – Taça de Portugal Seniores Femininos

Provas que não se poderão disputar:

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos

PO03/PO10/Sub-20 – Provas com Delegação de Competências nas Associações Regionais”

Agora através do seu CO N.º 42

A Federação suspende as provas Femininas (PO09 e PO23), pelo menos até 16-02-21, informando que oportunamente serão divulgadas novas datas.

Porquê esta tomada de decisão? O que foi alterado na Lei que obriga a esta situação quando vemos as restantes modalidades, que estão autorizadas ou que são equiparadas às profissionais conforme o disposto no n.º 1 do artigo 34 do decreto identificado (3-B/2021 de 19-01-21)? Ou será que as diversas pressões realizadas, em especial vindas das equipas da Região Autónoma que participam na prova, e de outras que têm diversos jogos em atraso, levou a esta tomada de decisão? Ou será que a situação pandémica, só atinge os femininos? Muitas questões poderíamos levantar, sobre o conteúdo deste CO, mas como para nós a defesa da saúde é mais importante que todo o resto, ficaremos por aqui, pois verificamos que provavelmente existem demasiados interesses instalados,

O Noticia

2 comentários:

Anónimo disse...

Porquê esta suspensão no andebol quando se vê por exemplo o vólei continuar a ter jogos?
Eu concordo com a suspensão, devia ser era de todos os desportos...

Anónimo disse...

Jornada dupla na PO02 no fim de semana da Páscoa e com viagens aos Açores...risada total!