gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 20 de abril de 2023

APAOMA – 2023 - V

 
APAOMA – DECRETA GREVE CAMUFLADA

PARTE II

Depois do texto que publicámos, acerca deste tema, onde fomos acusados de saber pouco, vimos por alguns dos comentários que afinal tínhamos toda a razão, pois a informação da Federação para as Associações, versa todos os temas, quer Regulamentares quer Estatutários, que referimos, e conforme, em alguns comentários são publicados extratos desse oficio, que após esta informações, conseguimos ler e ter acesso ao mesmo.

Recebemos ainda diversas informações dos telefonemas que estavam a ser feitos, inclusive para Delegados, para não aceitarem nomeações ou presenças nos jogos, bem como para alguns quadros de arbitragem, situação a todos os títulos lamentável, e que reforça a nossa opinião de que tudo isto é uma “orquestração” bem montada.

Continuaremos a referir, que quando falam em quadros da elite, só nos Órgãos Sociais da Apaoma, estão elementos de 7 duplas, como existe ainda uma dupla que não está em funções, teremos que apenas precisam de pressionar as outras 8, onde está certamente algumas pouco pressionáveis, não se entendem como só pode falar em 32 quadros quando dois estão fora de “serviço”, com possível dispensa de longa duração.

A grande novidade é o Conselho de Arbitragem afirmar ser incapaz de fazer nomeações, não cumprindo as obrigações, quer Estatutárias, quer Legislativas, simplesmente lamentável, e a Direção da Federação, disso deu cabal conhecimento ás Associações, e no nosso entender, merece uma participação ao IPDJ, pois não só coloca em causa o Estatuto de Utilidade Pública da Federação (com evidentes prejuízos para a modalidade), para esta entidade proceder em conformidade, e proceder á sua destituição conforme procedimento similar para a Federação Portuguesa de Judo.

Vamos publicar um extrato de completa responsabilização do CA, que está escrito de uma forma bastante clara e incisiva.

Esta decisão têm por base a recusa em nomear árbitros e delegados, e ainda a forma “irresponsável”, em não recusar as dispensas, conforme o poderia e deveria ter feito, e desta vez temos uma decisão forte da Direção da Federação, que merece a nossa saudação. Que dá toda a razão ao escrevemos:

“Na nossa opinião se o CA, não proceder ás respetivas nomeações, está a incorrer num crime de desobediência pública, criando fortes problemas ao Andebol Nacional, aguardamos para ver qual a atitude da Direção da Federação e do seu Presidente, em especial em relação ao CA.”

Em relação á Apaoma, a Direção da Federação neste documento também toma uma posição clara acerca da sua conduta, que pode levar a ser suspensa como membro com assento na Assembleia Geral conforme preveem os Estatutos da modalidade. Transcrevemos uma parte do texto onde a Apaoma, é seriamente avisada, e responsabilizada.

Ficamos ainda a saber que existe uma nova tabela de subvensões para os quadros de arbitragem, em vigor desde Janeiro de 2023, e que o Conselho de Arbitragem, nem sequer divulgou na sua página, onde não existe qualquer informação, acerca deste tema e de outros.

O Analista

32 comentários:

Anónimo disse...

«Não fales aos ouvidos do insensato, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.»
‭‭PROVÉRBIOS‬ ‭23‬:‭9‬ ‭

O sábio

Anónimo disse...

Porque é que direção da federação não se quer sentar com a APAOMA? Será que não respeita os árbitros? Acham normal solicitar às Associações que assumam as competições Nacionais.
Respeitem os clubes e sentem-se com a associação dos árbitros

Anónimo disse...

Tenham vergonha do que dizem…todos os árbitros nacionais ou regionais merecem todo o respeito por parte da direção da FAP.
É uma vergonha o que se tem passado com a arbitragem nos últimos anos.
Os árbitros são completamente esquecidos por quem os devia defender, quer o conselho de arbitragem, quer a direção da FAP, nada têm feito para dignificar a classe.
Só importam as seleções e os estágios milionários em que participam.
Conseguimos mostrar a força que todos os árbitros têm e passamos a mensagem clara que se quisermos paramos o andebol nacional.

Não passarão!

Anónimo disse...

Há mais de uma semana que está marcada uma reunião para a próxima quarta-feira. Continuem a mentir que vão longe.

Anónimo disse...

Mas será que está tudo no seu perfeito juízo?
Que tal sentarem se todos a uma mesa e comunicarem uns com os outros mesmo que tenham pontos de vista de diferentes.
Respeitem-se e acima de tudo respeitem o Andebol.
A FAP tem e deve sempre ouvir as associações de classe. As regras de convivência numa instituição assim o obrigam, seja a classe de treinadores, árbitros, etc. É assim que funcionam as instituições democráticas.
Chega de parvoíces e de egos.

Anónimo disse...

Duarte faz as malas. Txau. Renovar arbitros e arbitragem. Urgente

Anónimo disse...

A verdade é que a arbitragem era respeitada antigamente. Muitos dos dirigentes eram respeitados, os árbitros tinham qualidade. Neste momento há pouca gente com qualidade, há muitos compadrios e empurrões. Muitas provas e poucos árbitros o que motiva jogos dirigidos sem um mínimo de competência. Por outro lado esta Associação Apaoma, deveria ser realmente representativa. Esteve anos sem apresentar contas, sem atividade visível e proveitosa. Depois a FAP que recebe elevadas verbas dos clubes e do Estado e paga mal e tardíssimo aos árbitros sem uma explicação coerente e lógica. Não é fácil motivar gente nova para a arbitragem.

Anónimo disse...

Será que 130 pessoas estão assim tão erradas ?
A direção da federação explanou em assembleia na Maia que não queria se quer conversar com os árbitros (apaoma) , são estes quem dá a cara em todos os jogos nacionais e representa a instituição FAP !!!!
Orquestrou se depois nas comunicações sociais apresentando emails remetidos á FAP para que no mesmo dia se lanca se um comunicado a vender falsas verdades .
Triste é saber que o nosso Zé Povinho fala e julga e critica sem saber ou melhor apenas a saberem a " verdade " que lhes foi vendida e não as realidades dos factos ou pelo menos os motivos de 130 pessoas estarem a lutar pelos seus direitos e reconhecimento!
Sr. Banhadas das duas uma ou continua na ignorância á verdade ou seja íntegro e verdadeiro e procure saber realmente o que se passa !
Não se percebe como é que e possível a federação ludibriar a opinião pública e serem também coniventes com tal situação .
Os árbitros os 130 são aqueles que abdicam da vida familiar e pessoal todos os fins de semana pelo desporto que amam !!! Trabalham em prol da modalidade meses anos horas e horas muitos deles com 200 para mais jogos por época .... Iriam as nossas dupla internacionais por se em causa sem motivo ? Iriam 130 pessoas por em causa as suas épocas desportivas bem como carreiras desportivas e o próprio andebol sem motivo ?

Peço a todos que pensem bem sobre isto

Anónimo disse...

Vamos ser honestos: íamos fazer greve em janeiro porque não havia aumentos, por causa dos equipamentos e pelo pagamento tardio. A FAP resolveu isso tudo e começou o zum-zum que íamos fazer greve por causa do comunicado do Porto. Não fizemos. Agora passado tanto tempo depois do comunicado fazemos greve por falta de apoio. Cheira-me que se não fosse este o motivo íamos fazer greve por outra coisa qualquer, fosse lá o que fosse. E digo greve e não dispensa, porque todos sabemos que é greve porque esse foi o termo que usamos nas nossas conversas.
Eu meti dispensa porque um companheiro de Leiria me incentivou e ao fim de três telefonemas já não estava para o aturar e cedi. Não me desculpa mas foi assim.
Hoje o meu espanto é ver que o comunicado da FAP diz que aquando dos acontecimentos fez a defesa dos árbitros junto da EHF com documento escrito, que abriu um inquérito no conselho de justiça por causa das injurias e a APAOMA sonegou-nos essa informação. Estava à espera da reação da APAOMA a desmentir o comunicado da fAP, mas nada, ou seja, não pode desmentir o indesmentível. Soube hoje que a APAOMA tem uma reunião agendada com a FAP desde a semana passada e que depois da FAP agendar essa reunião a APOMA avançou com a dispensa coletiva. Também não nos informaram desta reunião. Queixamo-nos que não nos ouvem? Não podíamos esperar pela reunião? Soube hoje também que na assembleia da FAP não abriram a boca e ainda votaram a favor tudo o que a FAP colocou para votação. Nem uma abstenção só para deixar uma marca? Andamos zangados e votamos tudo a favor? Temos queixas e não aproveitamos uma assembleia da FAP para nos queixarmos ao movimento associativo? Gostava de entender isto.
Eu pensei que a comunicação a incentivar os árbitros de elite (até aqui é mentira porque foram incentivados todos os árbitros nacionais) a meter dispensa era uma comunicação interna e afinal a APAOMA transforma aquele documento em documento oficial ao enviar o mesmo à FAP tramando-nos a todos.
Gosto muito do Duarte, mas não dá! hoje disse sim à FAP e vou arbitrar jogos no fim-de-semana. Sou arbitro, gosto de ser arbitro, não gosto que me usem.
Pelo que percebi pelas diversas conversas cruzadas, somos muitos os que pensam como eu, porque este processo e a condução dele cheiram tão mal que o melhor é mesmo mudar de trilho.
Desculpa Duarte, mas tu estás a enterrar-te e eu não quero ir contigo porque o presidente do CA não é meu pai!
,

Unknown disse...

Provérbios diz: “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira” (15:1). Enquanto a pessoa nervosa agita as coisas, a pessoa paciente as acalma (v.18). Ao recebermos um comentário crítico de um colega, uma observação sarcástica de um familiar ou uma resposta desagradável de um desconhecido, temos a escolha: falar palavras rancorosas que alimentam as chamas ou palavras gentis que as apagam.

Anónimo disse...

Agora é a FAP que faz as nomeações? Já não somos obrigados a ser Marreiristas à força? Estamos a falar do 25 de Abril na arbitragem? já acabou a coação e a ameaça?
Que grande alegria! Viva o 25 de abril de 2023!

Anónimo disse...

Enquanto delegado da FAP na AG da FAP deixo aqui o esclarecimento factual:
1. Os pagamentos aos árbitros estão em dia (fevereiro de 2023). Jogos de março estão lançados e serão pagos. Nunca tal aconteceu em pelo menos 20 anos.
2. Árbitros aumentados em 2023, retroativos em janeiro de 2023.
3. Novo fornecedor de equipamentos da FAP incluirá todos os árbitros para equipamentos novos.
4. Nos momentos mais complicados do passado como o cashball há vários artigos na comunicação social com o presidente da FAP a defender a integridade dos árbitros. E no final todos foram ilibados e caso arquivados.
5. Injúrias a árbitros estão a ser tratadas, como sempre, em sede de CD
6. Nesta última AG, APAOMA e CA estiverem presentes e não levantaram nenhuma questão ou problema.
Face ao exposto (pode ser confirmado por qualquer colega presente) o que quer a APAOMA mais? O que lhe falta?
Nunca os árbitros portugueses tiveram tantas condições a nível nacional e internacional. Não deitem tudo a perder por guerras que pessoas estão a fazer e vos estão a arrastar para elas.

Anónimo disse...

Os valores praticados nas arbitragens são públicos e todos sabemos quanto tem de ser pago e quanto é que está estipulado para cada dupla, delegados, etc.
É também sabido o problema referente aos prazos de pagamento e que naturalmente cria uma asfixia entre clubes, federação/associações e por último, árbitros.

Não vale a pena atirar areia aos olhos das pessoas pois a verdade é que toda esta guerra está a ser camuflada numa pseudo defesa pelos árbitros e arbitragem, quando na verdade é apenas mais uma disputa por DINHEIRO. O CA e a APAOMA querem dominar os valores EXCESSIVOS cobrados aos clubes e escusado será falar nas mordomias principescas que a suposta liderança do CA usufrui em restaurantes, hotéis etc e a Federação quer ficar com essa parte para si.
Querem falar em justiça? Obviamente que não é fácil ser árbitro e estes merecem condições, mas não chulem também os clubes com a qualidade da arbitragem que apresentam na generalidade, montada num esquema de influências e hierarquias de favores e interesses, ensinando os jovens a armar-se em árbitros em vez de os ensinar a arbitrar, para depois o filet mignon sobrar para poucos, sobretudo amigos e afilhados de quem nós sabemos
Também não é fácil formar novos árbitros quando a generalidade de observadores e formadores nem para eles sabem quanto mais para motivar os jovens que querem apitar.


Anónimo disse...

Á FAP apenas interessa a PO01 e a PO09, resto é verbo de encher.

Será que agora percebem o comportamento desta direção?

Anónimo disse...

Podem explicar-me como é que se vão realizar os jogos sem árbitros?
Vem a Madeira SAD jogar ao SLB em femininos para o jogo do título e vai ser apitado por 2 "espectadores" encomendados pela equipa da casa?
Lá vão elas que ter que pagar a viagem a um árbitro da Madeira para ver se o jogo fica mais equilibrado...

Anónimo disse...

Guerra aberta entre a Federação e a APAOMA ou uma encenação (quase) perfeita?
O CA está de saída?
Li o artigo que o Rui Guimarães (Jornal O Jogo) escreveu hoje e fiquei perplexo.
Afinal, onde para a verdade?
Que vadis, andebol?

Anónimo disse...

Depois de todas as atrocidades feitas pelo CA, algumas pela APAOMA, admitidas pela Federação, vêm agora as virgens ofendidas pedir paz?
Com que direito?
Provocaram o caos e esperam que das cinzas dos fogos por eles provocadas, renasça uma nova vida para eles próprios?
Assumam as consequências dos vossos actos?
Nunca tentaram dar nada de novo ao Andebol, mas sim promoverem-se a vós próprios.
Admitam os vossos erros pois é nobre fazê-lo.
Ergam-se com dignidade e honra.


Anónimo disse...

senhores dirigentes da apaoma, e não só não vale a pena estarem a fazer comentários para denegrir a imagem da federação, pois a vossa está cada vez pior, e depois desta fase passar expliquem como se vão apresentar nos jogos será que irão ter a tarefa mais fácil, e já agora será que a dupla do Duarte Santos se vai manter, ou já existe graves problemas entre eles, aguardamos pelos próximos episódios

Anónimo disse...

Os árbitros de andebol entenderam dizer "basta" aos insultos, ameaças e agressões de que são alvo com frequência.

O direito à crítica e ao pedido de responsabilidades quando cometem erros grosseiros (que é totalmente legítimo) não pode nunca extravasar para a esfera das suas vida privadas, com ações que até colocam em risco as famílias.

Calma, porque não vale tudo.

A "greve" deve ser sempre a bomba atómica, o último recurso. Mas se o diálogo não funciona, se as vias negociais são esgotadas sem que existam compromissos ou medidas, a paragem é a única forma de marcar posição e forçar mudanças.

Tenho a certeza que foi o que aconteceu aqui.

A minha total solidariedade para com eles... e parabéns pela coragem.

Não é para todos.

Anónimo disse...

Bons jogos. Que honrem as promessas feitas.

Anónimo disse...

O Senhor Nazareno anda a ligar para os mais jovens a coagi-los a não ir arbitrar os jogos do fim de semana, isso é crime !
Gagetas o CA já foi e tu vais lamber as botas ao teu padrinho a seguir.
As donzelas andam ofendidas mas qual foi a árbitro que foi agredido, e que apresentou queixa ao MP, sem bem que alguns pela sua arrogância bem mereciam levar umas massagens. Tenho vergonham de vir para aqui fazer-se de vitimas.
Sr. Duarte quando reencaminha emails têm que ter cuidado com a proteção de dados pois não estou a ver o dirigentes do Sporting ficarem muito contentes ao ver o seus e-mails pessoais na praça publica.
ALI BÁBA Das Fontainhas

Anónimo disse...

Pensem bem é quantos dos 130 não vão apitar no próximo fim de semana…

Anónimo disse...

Estou maravilhado, pois já existem delegados nomeados em todos os jogos, e esses não tiveram medo das ameaças, nem de serem coagidos, como têm andado a fazer com diversos telefonemas, e provavelmente até de alguns elementos com responsabilidades, parece que o caos pretendido lhes vai cair em cima, pois segundo consta nos meandros, alguém se prepara para comunicar a EHF, que estes senhores estão indisponíveis, será verdade

Anónimo disse...

Foi uma grande pena, o atual presidente da APAOMA, não se ter preocupado com "as condições necessárias para o bom desempenho da atividade", no dia 23 de Maio de 2015. Teria sido um excelente serviço ao andebol nacional.
Saudações desportivas

Anónimo disse...

Acabou a Ditadura CA (BUDA) VIVA O 25 DE ABRIL..
Obrigado APAOMA por tudo o que fizeste em prol da Arbitragem e da Modalidade finalmente vimos-nos livres de um ditador.
Ou será que não ?
Será que somos todos burros, formações onde o medo imperava.
viva a liberdade
viva o 25 Abril
Viva a apaoma obrigado Duarte és um querido.

Anónimo disse...

Hoje fiquei de boca aberta ao saber quem vai arbitrar os jogos amanha!
Quem te comeu de cebolada Duarte? Tem cuidado que por este andar os irmãos Martins ainda vão renunciar à dispensa e pedir para serem nomeados!
Ouvi dizer que o Marreiros anda a dizer à boca cheia que não tem nada a ver com isto! "Até tu Brutus"?

Anónimo disse...

Pelo que percebi andaram a engordar o porquinho, com paciência e requinte e agora mandaram-no para o matadouro, certo?

Anónimo disse...

Subscrevo.

Anónimo disse...

Tanta dor de cotovelo. Vai mas é á luz que já não isso á muito.

Anónimo disse...

Isto que a direção da FAP está fazer não se faz: o Marreiros vai sair pela porta pequena, mas vai sair e ele não merecia sair por porta nenhuma, merecia ser encurralado! Mau serviço da FAP ao andebol português!
Dou os parabéns à APOAMA que de forma muito inteligente (penso eu!!!) cooperou com a direção da FAP e criou condições para correr com o CA. Nunca me enganaste Duarte, sempre vi em ti um grande estratega. Prestaste um grande serviço à direção da FAP, prestaste um grande serviço ao andebol nacional e mereces recompensa por isso!

Anónimo disse...

O Marreiros não vai sair, já saiu na quarta-feira passada depois da reunião relâmpago com o Laranjeiro. Vamos é ver quem é que a Direção da FPA vai escolher para pegar na pasta até às eleições do próximo ano e o que é que vai fazer aos cabecilhas da palhaçada deste fim de semana (Duarte, Roberto, irmãs Sá, Remegio, …). Cheira-me que não vai ser só a cabeça do Marreiros que vai ficar em exposição à porta da Calçada da Ajuda.

Anónimo disse...

Coitados dos rapazes… Ser pouco experiente não explica tudo.