Critério e Firmeza ( Ser Firme )
Estas qualidades são focadas em conjunto, porque a interligação das mesmas conduz à AUTORIDADE NA APLICAÇÃO DAS REGRAS; porque, se o árbitro não tem autoridade na concordância da regra através das suas decisões, não faz sugerir a sua aplicação consequente e é incapaz de assumir a direcção de um jogo, estando a ser um travão para o seu desenrolar e desenvolvimento.
A firmeza é a maior virtude que um árbitro pode possuir. Pode ter uma interpretação desviada de uma regra de jogo; pode usar técnicas contrárias ás que o grupo está habituado; o seu critério nalgumas situações de jogo podem ser diferentes do estabelecido pelos padrões normalmente aceites, mas apesar de tudo isto, se o seu critério for sempre o mesmo e firme em qualquer circunstância, os jogadores podem rapidamente ajustar a sua forma de jogar de maneira a ir ao encontro do estabelecido pelo árbitro. Os jogadores podem ficar por momentos surpreendidos e confusos, mas logo que descobrem que o árbitro se mantém firme na sua maneira de proceder, podem, de acordo com esta atitude reorganizar o seu jogo e continuá-lo com confiança.
Ao serem estabelecidos princípios básicos que serão guia para determinar a legalidade do jogo e a responsabilidade pelos actos cometidos, o alicerce sobre o qual se devem desenvolver os critérios fica assim lançado. Se forem verdadeiramente compreendidos estes princípios básicos, então fica estabelecido um critério sólido para dirigir competições.
O Formador
Sem comentários:
Enviar um comentário