gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 16 de janeiro de 2021

Campeonato do Mundo Masculino 2021 – XXVIII

27.º MUNDIAL DE SENIORES MASCULINOS – EGIPTO – 2021

PORTUGAL VENCE MARROCOS (2.ª JORNADA, FASE PRELIMINAR – GRUPO F)


O Mundial Masculino de 2021, que está a ser disputado no Egipto (27.ª Edição que é o primeiro Mundial a ser disputado por 32 equipas, e que será realizado até 31 de Janeiros de 2021.   

Portugal que se encontra representado, ao fim de 18 anos, está integrado no Grupo F, juntamente com a Islândia, Marrocos, e Argélia. Com alguns resultados que poderão ser surpresa logo na 1.ª Jornada, como as igualdades verificadas no Espanha / Brasil a 29 golos, no Grupo B, e a verificada no Croácia / Japão igualmente a 29 golos, no Grupo C, e na nossa opinião o resultado ocorrido no Grupo H, entre a Eslovénia e a Coreia, que não se coaduna com uma prova desta natureza, e que terminou com a vitória da Eslovénia por 51-29, e sem ser surpresa a excelente vitória da França sobre a Noruega (28-24), no Grupo E, e vitória da Hungria sobre a depauperada equipa de Cabo Verde (apenas apresentou 11 jogadores inscritos no Boletim de jogo) por 34-27, que acaba por ser uma derrota que não é significativa, para uma primeira presença em provas desta natureza (ver nota no final deste texto).

Nesta 2.ª Jornada do Grupo, Portugal a defronta a equipa de Marrocos, que perdeu pela diferença mínima na 1.ª Jornada diante a equipa da Argélia. Ficaram de fora da convocatória para este encontro, Gustavo Capdeville, João Ferraz, Alexis Borges, e Alexandre Cavalcanti. Portugal, entrou mais uma vez completamente desconcentrado, e mais uma vez a sua forma de jogar quase sempre durante os primeiros 30 minutos com 7 jogadores quando atacava, tendo ataques demasiado curtos e precipitados, tendo pela frente um guarda-redes em dia sim o marroquino Idrissi (32% de eficácia), e um pivô que fez a vida negra a Portugal, Slassi (4 golos, 57% de eficácia), nunca esquecendo o Bentaleb (4 golos, mas apenas 36% de eficácia), de tal forma que aos 13 minutos Portugal perdia por 7-2, aos 20 minutos por 9-5, e só então começamos a recuperar em especial animicamente, e em especial através de Miguel Martins (5 golos, 71% de eficácia), e com Humberto Gomes (47% de eficácia) na baliza a estar também bem, com 2 livres de 7 metros não concretizados (no 1.º tempo, no 2.º tempo, não concretizamos outros 2), e com muitas falhas técnicas, tendo também em Pedro Portela (9 golos, 82% de eficácia) um dos jogadores mais positivos da equipa Nacional, e conseguimos recuperar e chegar ao intervalo numa igualdade a 12 golos. Nos segundos 30 minutos, tivemos uma nova equipa, quer a defender quer a tacara onde os jogadores foram uma verdadeira equipa, e por exemplo o pivô da equipa marroquina, não concretizou nenhum golo, com Portugal a usar todas as suas armas, marcando de ponta, de 1.ª Linha, de contra ataque, e de 2.ª linha onde Iturriza (5 golos, 100% de eficácia) esteve bem, de tal forma que aos 42 minutos Portugal tinha realizado um parcial de 11-1, colocando o resultado em 23-13, para aos 56 minutos estar a vencer por 32-18, maior diferença registada em todo o encontro, onde Diogo Branquinho (5 golos, 71% de eficácia) também merece o nosso destaque. Com esta vitória, Portugal já se encontra apurada para a Main Round, que para ser uma Fase Preliminar perfeita apenas nos falta a vitória sobre a Argélia. Jogo dirigido pela dupla da Eslovénia, constituída por Bojan Lah / David Sok, que realizaram uma arbitragem bem positiva, apenas anotamos uma anomalia num livre de 7 metros.

Resultados de Portugal

Todos os jogos nesta Fase foram disputados no New Capital Sports Hall, no Cairo, sem público.

Dia 14-01-21

Argélia 24 – 23 Marrocos

Portugal 25 – 23 Islândia

Dia 16-01-20

Marrocos 20 – 33 Portugal

Argélia – Islândia (19H30)

Dia 18-01-20

Portugal – Argélia (17H00) RTP2

Islândia – Marrocos (19H30)

Arbitragem

A arbitragem portuguesa representada pela dupla Internacional da Madeira, Duarte Santos e Ricardo Vieira, que já foi nomeada para os seguintes encontros:

1.ª Jornada – Dia 14-01-21 - suplente do encontro Eslovénia / Coreia (Grupo H).

1.ª Jornada – Dia 15-01-21 - Qatar / Angola (Grupo C) (*)

(*) Não concluíram o jogo por lesão de Ricardo Vieira.

Modelo Competitivo, conforme já tínhamos divulgado

As 3 primeiras equipas de cada Grupo da Fase Preliminar, irão disputar a Main Round, onde serão constituídos 4 grupos, de 6 equipas, e disputar-se-á de 20 a 25 de Janeiro. As não apuradas disputarão a President’s CUP.

As duas primeiras classificadas, de cada Grupo da Main Round, para a disputa dos 1/4 final que se realizarão em 27 de Janeiro, com as 1/2 Final em 29 de Janeiro, e a Final em 31 de janeiro, juntamento com o jogo para a atribuição do 3/4 Lugar.

Uma especial referência para a situação que Cabo Verde esta a viver, pois face a dois novos casos de Covid-19, segundo informação da IHF de hoje (16-01-21), como é obrigatório ter pelo menos 10 jogadores inscritos no Boletim de Jogo, sendo um deles guarda-redes, e como neste momento apenas tinha 11 jogadores disponíveis, senão utilizar a possibilidade de substituição de atletas, arrisca-se a ser anulado o encontro com a Alemanha (17-01-21), por falta de jogadores, pois fica com apenas 9 jogadores disponíveis, com a consequente perda de pontos, informando a IHF, que ao fim de 3 faltas de comparência a equipa será eliminada. Esperamos que a equipa Lusófona, consiga em tempo resolver as situações, e que possa continuar em prova, esses são os nossos sinceros desejos.

O Banhadas Andebol 

4 comentários:

Anónimo disse...

Se alguém se interroga sobre o mistério de o andebol não se desenvolver no Oriente, pode rever o Qatar - Japão que os donos do Super Globe acabam de ganhar por 2 golos.
Se calhar é por isso que a Coreia do Sul enviou a este Mundial a seleção de Sub 23, facto que ainda não vi escrito nem dito por nenhum dos especialistas que abundam nos jornais e RTP. Apesar de se terem fartado de referir a goleada que os coreanos levaram da Eslovénia.

Anónimo disse...

Um apontamento especial para esse grande especialista do comentário da RTP chamado Jorge Tormenta, que tal como o seu nome indicia, é uma tormenta no tratamento do nome dos jogadores. Esta falta de cuidado em dizer o melhor possível o nome dos jogadores é de um amadorismo parolo. A cereja no topo do bolo é o central croata Domagoj Dubvniak, a quem já lhe ouvi nestes anos todos chamar uma dezena de nomes diferentes, que só existem na sua cabeça. Pergunto-me se fosse um comentador de futebol que não soubesse dizes Schweinsteiger, Ibrahimovic ou outros do género (embora alguns também deixem muito a desejar nesse campo).
Ouço os comentários em inglês da EHFTV e pronunciam com bastante precisão os nomes dos jogadores, como deve ser. Isso mostra profissionalismo, brio e respeito pelos jogadores.

Anónimo disse...

A CULPA NÃO É DO TRISTE TORMENTA MAS SIM DE QUEM O ESCOLHE... E SOMOS TODOS PARVOA A PAGAR AO PSEUDO-ILUMINADO! BACORADAS E MAIS BACORADAS MAS... CONTINUA NO POLEIRO!...

Jorge Almeida disse...

Boa sorte para Portugal no jogo de hoje. Há que ganhar para entrarmos na 2ª fase com 2 vitórias e 4 pontos. Não vai ser fácil, equipas magrebinas com grande influência da Liga Francesa, são equipas muito complicadas, difíceis de bater. Ainda por cima, se eles nos ganharem (Deus me livre), entram com 2 pontos para a Fase Seguinte, em empate connosco e com a Islândia...