PARTILLE CUP
PORTUGAL APURADO PARA A MAIN
ROUND
Após alguns anos de ausência, conforme já
referimos, Portugal voltou a estar presente no Europeu Open Feminino Sub-16, que
está a decorrer em paralelo com o torneio, Partille CUP, o maior Torneio
Mundial de Andebol, que anualmente
é organizado na Suécia.
O Open voltou a realizar-se para equipas femininas de 16 anos, de 4 a 8 de Julho de 2022, em Gotemburgo na Suécia
Normalmente este Open, alterna o Masculino, com o Feminino, com a sua participação a continuar a ser aberta a todas as Federações Nacionais desde que sejam membros da EHF.
Este ano a participação de 17 países que constituem os 4 grupos, realizando-se em dois dias para a realização da chamada fase preliminar, onde estarão presente as 3 melhores equipas de cada grupo, que formaram a Main Round, que será disputada em dois grupos de 6 equipas, com os primeiros classificados de cada grupo a disputar a final (08-07-22) as restantes 5 equipas disputarão a chamada Fase Intermédia. Em 08-07-22, realizam-se igualmente os jogos de qualificação.
Constituição dos Grupos Fase Preliminar
Grupo A – Roménia, França, Eslovénia, Estónia e Letónia.
Grupo B – Montenegro, Suécia, Países Baixos, e Ilhas do Faroé.
Grupo C –
Noruega, Portugal, Islândia e Polónia.
Grupo D – Suíça, República Checa, Espanha e Finlândia.
Portugal iniciou a prova, com uma equipa que necessita de ganhar experiência, e que o seu técnico Artur Rodrigues a falar sobre esta tema, com a partida para a Suécia realizada no dia 3 de Julho, com jogos a disputar no dia 4, e são logo 2 jogos. Na nossa opinião pensamos que a viagem conforme se realizou não teve em consideração o descanso necessário e suficiente para as atletas de se iniciar a competição.
Portugal estrou-se na competição logo com dois jogos no mesmo dia, e logo no primeiro jogo, defrontou a Polónia, sofrendo uma derrota por 19-15, com a equipa portuguesa a sentir dificuldades praticamente durante o tempo de jogo, chegando ao intervalo a perder por um diferencial de 5 golos (9-4), tendo realizado um segundo mais positivo, de tal forma que conseguiu terminar o encontro com apenas 4 golos de diferença, sendo Miriam Martins com 7 golos, a melhor marcadora não só da equipa portuguesa como do jogo. No segundo jogo do dia e com a equipa já mais ambientada, vencemos a Islândia por 19-16, num jogo de maior equilíbrio, com o resultado a ser uma incerteza até perto do final do mesmo, chegando ao intervalo a vencer por 10-9, para conseguir alargar o diferencial no segundo tempo, chegando ao diferencial final. De referir que o técnico Nacional, procurou dar tempo de jogo a todas as atletas, o deve ser sempre realçado. No terceiro jogo que disputou, agora diante a Noruega, cujos escalões jovens, onde a sua qualidade nunca é posta em causa, e demonstram a forma como a modalidade é tratada naquele País, Portugal sofreu a sua segunda derrota e por números esclarecedores (24-18), no encontro mais complicado dos três que disputou, de tal forma que ao intervalo, Portugal já perdia por 13-6, números esclarecedores, sendo neste encontro a Inês Sousa com 4 golos a sua melhor marcadora.
Resultados da Fase Preliminar
Dia 04-07-22
Islândia 16 – 19 Portugal
Portugal 15 – 19 Polónia
Dia 05-07-22
Noruega 24 – 18 Portugal
Após estes resultados, e dos outros que se realizaram no Grupo, Portugal classificou-se em 3.º lugar, atrás da Noruega e da Polónia, sendo deste modo apurada para a Main Round, passando com 0 pontos, tal como a Suíça, juntamente com as equipas já referidas, a que se juntam as equipas do Grupo D, apuradas e que fora a Espanha, a Chéquia, e a Suíça. Que irão constituir o Grupo II, com os jogos a realizarem-se em 06-07-22 (2), e em 07-07-22 (1), onde defrontaremos as equipas apuradas do Grupo D.
Grupo II – Main Round
Dia 06-07-22
Portugal – Espanha (09H30)
Portugal – Chéquia (19H00)
Dia 07-07-22
Portugal Suíça (10H00)
Como nota dizer que todos os encontros são realizados e 2 partes de 25 minutos.
O Banhadas Andebol
Sem comentários:
Enviar um comentário