Tal como já referimos temos de lamentar que esta é mais uma prova onde se verifica a presença de 12 equipas que disputarão a prova numa Fase Única, número inferior ao verificado na época anterior e que na nossa opinião é uma decisão acertada. Com o 9.º e 10.º classificado a disputarem uma prova de apuramento com o 2.º classificado da Fase Final da PO10, pelo que podemos analisar embora sem grande profundidade, é criada a 2.ª Divisão de Honra em 2023 / 2024, onde estarão os 11.º e o 12.º classificados na PO09, juntamente com as equipas participantes na Prova de apuramento, pelo se subentende que a PO09 em 2023 / 2024, será disputada por apenas 10 equipas.
Como normalmente registou-se uma intervenção do Presidente da FAP, referindo-se em especial à época transata, e com um forte agradecimento aos clubes, pela forma como contribuíram mas que a mesma terminasse.
Ninguém da Direção da FAP esteve presente, sendo o Sorteio coordenado por o Presidente do Conselho de Disciplina, que fez um discurso de circunstância, ficamos a saber que as equipas classificadas nos 3 primeiros lugares na época anterior não podem jogar entre si antes da 7.ª Jornada, sendo ainda sorteada as tabelas a serem usadas, que definem se as equipas da Madeira na última jornada jogam em casa ou fora, tendo sido aplicada a tabela em que as mesmas jogaram e casa.
PO09 – Campeonato Nacional Seniores Femininos 1.º Divisão - Sorteio
Esta foi uma das provas que em termos de formato competitivo, não teve alterações significativas, a não ser a já descritas, continuando-se a desvalorização da Taça de Portugal (será para acabar), pois todos os representantes nas competições Europeias continuam a sair da PO09.
A manutenção do texto referido sobre as condições de participação nas competições Europeias, confere em nossa opinião poder discricionário à Direção da FAP, na indicação dos Clubes às provas Europeias com o direito desportivo adquirido, texto a ter em atenção.
Continuando a haver jornadas duplas com os Cubes da Região Autónoma da Madeira), e segundo o Regulamento da Prova, e as que forem calendarizadas no Planeamento de época.
Mantêm a norma de os seis
primeiros classificados da 1.ª Fase da época anterior, serão cabeças de série,
não se defrontando entre si nos 1/16 da Taça de Portugal. Mas é omisso quanto
ao futuro.
A grande novidade é a existência de Estatísticas, obrigatoriamente, só não se entende o que pretende a FAP, dizer, “que ficará público em Plataforma a anunciar pela Federação.
Resultados
do Sorteio – (Realizado com as condicionantes já descritas)
1.ª Jornada – Presumivelmente a 24-09-22
Início de prova, programada para 24-09-22 e terminará em 20-05-23, como de costume teremos logo na 1.ª jornada, o inevitável encontro entre as equipas da Madeira, e na nossa opinião prevemos algum equilíbrio nos seguintes encontros, SIR 1.º Maio/CJB / Colégio Gaia, e ARC Alpendorada / Alavarium, com a curiosidade de os Campeões Nacionais das duas principais divisões e 2021/2022, se encontrarem logo na 1.ª Jornada. Mas eventualmente poderemos ter algumas surpresas o que seria agradável, e bom para a competição.
O Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário