gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 12 de julho de 2022

PO14 e PO15 – Encontros Nacionais de Sub-13 Femininos e Sub-14 Masculinos – 2021 / 2022 - III

(foto FAP)

Tal como já era previsto, a informação sobre esta competição foi quase nula, por exemplo, os limites de inscrição não foram atingidos, recordando o que dissemos anteriormente “existindo um limite de clubes participantes (60), nada que não estivéssemos à espera, sendo a data limite para as Inscrições e conclusão do respetivo processo de 15-05-22, não existe qualquer informação nem dos inscritos nem esta data foi cumprida

A mudança de designação destas provas para Encontros Nacionais, foi uma boa decisão.

A prova foi disputada por 28 equipas no Feminino, e 48 no Masculinos, ora este total de equipas foi de 76, o que permite várias interpretações dos limites estabelecidos, pela Federação. Nada a que já não tivéssemos habituados. Mas certamente ficamos aquém do desejado na nossa opinião, apesar dos números finais serem positivos.

Este ano as Provas foram disputadas em Andebol de 6, uma alteração que se poderá entender como uma forma de termos mais equipas, e que pedagogicamente poderá ser mais aceitável. No entanto a Federação no seu texto final sobre a prova informa, do nome das equipas participantes

Ambos os encontros fora realizados em Estarreja de 07 a 10-07-22

PO15 - Encontro Nacional Sub-14 Masculino

Prova que contou com 48 equipas, divididas em 8 Zonas de 6 equipas, o que permitiu realizar 15 jogos por zona, tendo um total 120 jogos.

PO14 - Encontro Nacional Sub-13 Femininos

Prova que contou com 28 equipas, distribuídas por 3 Zonas de 6 equipas, realizando 15 jogos por zona, e 2 zonas de 5 equipas, realizando 10 por zona, e foram ainda realizados 5 jogos complementares, tendo um total de 70 jogos.

Um facto a realçar foi a presença das equipas das Regiões Autónomas, nas duas provas

Todos os jogos foram realizados com o tempo de jogo, a ser de 2x20 minutos, registando-se enorme dificuldade na aplicação das normas pedagógicas, pois os jovens árbitros quando os havia, (nem boletins de jogo, existiram, o que se lamenta), foram largados se acompanhamento por parte dos responsáveis da arbitragem ou da FAP, e valia tudo o que é lamentável, sobre todos os aspetos. Sendo muitas das equipas prejudicadas com este comportamento, sabendo nós que a Federação primou pela ausência, e que não fosse a Associação de Andebol de Aveiro e o Pessoal da Câmara Municipal provavelmente muitos problemas surgidos não teriam sido resolvidos, desde a falta de oficiais de mesa, não nos esquecendo de jogos marcados para recintos de cimento, com as elevadas temperaturas que se fizeram sentir.

Uma referência para a não existência de classificações finais, o que na nossa opinião é um fator positivo, e para os aspetos lúdicos que correram bem e foram do agrado de todos. Sendo distribuída uma medalha a todos os participantes.

O Formador

Sem comentários: