Crónica de fim-de-semana relativa aos jogos das provas femininas, que se disputaram este fim-de-semana, em especial a Final Quatro da Taça FAP, e um jogo da PO09.
Nota relativa á PO09 - As duas últimas classificadas, descem automaticamente de divisão, mas as equipas classificadas nos 9.º e 10.º Classificados com o 2.º Classificado da Fase Final da PO10, disputam uma prova de apuramento (Não Regulamentada) o segundo apuramento para a PO09, o que significa, que apenas existirá uma subida automática. Na próxima época, as não apuradas irão disputar a 2.ª Divisão de Honra (Prova nova, Não Regulamentada), as duas últimas classificadas, participam na próxima época na 2.ª Divisão de Honra.
13.ª Jornada
Dia 26-04-23
Madeira SAD – ABC (19H30)
14.ª Jornada
Dia 25-04-23
SIR 1.º Maio/CJB –
ARC Alpendorada (16H00)
Dia 27-04-23
CS Madeira – ABC (19H30)
18.ª Jornada
Dia 15-04-23
ABC 24 – 33 SIR 1.º Maio/CJB
No único jogo que
se realizou, o SIR 1.º Maio/CJB, foi ao Flávio Sá Leite vencer de forma clara o
ABC, realizando um bom jogo, que se traduziu no resultado final depois de
chegar ao intervalo a vencer por 17-14, depois de 15 minutos de algum
equilibrio, para no segundo tempo, a sua superioridade ser grande e com o ABC
sem capacidade de resposta, e aos 40 minutos já venciam por 21-15, para
terminar com uma clara vantagem. Sem surpresas, Nádia Gonçalves (7 golos),
Naide Gonçalves e Inês Laranjeira, ambas com 5 golos cada a serem as melhores
marcadoras do ABC, enquanto no SIR 1.º Maio/CJB, que terminou com 11 jogadoras a marcarem
golos, teve em Ana Gante com 9 golos, não não só a melhor marcadora do jogo,
como a principal marcadora da equipa.
Taça FPA – Seniores Femininos
MADEIRA SAD VENCE A TAÇA FAP
Com os jogos das 1/2 Final, a serem disputados com pouco publico, e com os vencedores a não serem surpresa nenhuma, pois a equipa na 2.ª 1/2 Final, a equipa do Benfica apenas teve réplica até aos 11 minutos quando perdia por 6-5, para de imediato fazer um parcial de 5-0 e aos 17 minutos já estar a vencer por 10-7, e entre os 19 e os 23, realiza um parcial de 4-0, colocando o resultado em 14-7, e arrumando em definitivo a questão do apuramento para a Final, chegando ao intervalo a vencer pro 17-11, para no segundo tempo ainda dilatar a vantagem, que aos 38 minutos se situava em 10 golos (24-14) contando com Isabela Ferrarin em grande plano, aumentando progressivamente a vantagem, terminado com 14 golos de diferença. Maria Unjanque com 6 golos, foi a principal marcadora do Benfica, com Diana Oliveira (10 golos), a ser a melhor marcadora não só do Alavarium como do jogo.
Na 1.ª 1/2 Final, onde o Madeira SAD defrontou o AD Academia SPS, e tivemos praticamente um jogo de sentido único, embora com 30 minutos de algum equilibrio, com o resultado ao intervalo a ser já favorável ao Madeira SAD por 12-9, para no segundo tempo ir dilatando a vantagem, iniciando o período com um parcial de 5-0, e aos 14 minutos vencia por 17-9, com a equipa de São Pedro do Sul a reagir e realizar um parcial de 3-0, para aos 37 minutos colocar o resultado em 17-12, mas com o Madeira SAD com uma boa resposta, coloca o marcador aos 54 minutos em 27-17, terminado precisamente com a mesma vantagem. Na equipa da AD Academia SPS, sem surpresa Mónica Soares com 7 golos, e Alexandra Shunu com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras, com Erica Tavares (6 golos), Marilene Sousa e Joana Pires, ambas com 5 golos cada, a serem as melhores marcadoras do Madeira SAD.
Madeira SAD 29 – 27 Benfica
Jogo disputado com algum público, pelas duas melhores equipas nacionais de momento (na nossa opinião), foi um jogo disputado com grande equilibrio, sucessivas alternâncias, e diversas igualdades, com destaque para as duas guarda-redes Isabel Góis no Madeira SAD, e Ana Ursu no Benfica, que estiveram num grande plano, pela positiva, o Madeira SAD teve alguns momentos em que foi lento a recuperar defensivamente, e sofreu alguns golos, em transições rápidas, e igualmente após algumas falhas técnicas, em especial ao nível do passe, e esteve algo precipitada no remate, algo em que foi bem acompanhada pelo Benfica, em especial no segundo tempo, e o equilibrio refletia-se no marcador que aos 14 minutos registava uma igualdade a 6 golos, sendo aos 18 minutos uma igualdade a 8 golos, para o Benfica, realizar um parcial de 3-0, e aos 21 minutos vencia por 11-8, máxima diferença registada nos primeiros 30 minutos, de destacar neste 1.º tempo a prestação de Mihaela Minciuma (7 golos) a jogar, e a fazer jogar, bem acompanhada por Maria Unjanque (6 golos), sendo pelo lado do Madeira SAD, o maior destaque para Greyce Santos (6 golos), e para Rissia Oliveira (4 golos), e desta forma o Benfica chega ao intervalo a vencer por 15-13, para no segundo tempo, com um bom reinicio de jogo, chegar aos 17-13 (máxima diferença, em todo o jogo), mas uma boa reação do Madeira SAD, com Patrícia Rodrigues (5 golos), e Francisca João (5 golos), a realizar um parcial de 4-0 entre o minutos 43, e o 46, colocasse na frente do marcador por 20-19, situação que já não se verificava desde o minuto 17 (8-7), e partir deste momento foi um total equilibrio, com o Benfica a estar an frente aos 53 minutos (23-21), mas com o Madeira SAD, onde o reaparecimento de Maria Duarte (3 golos), foi preponderante, volta ao comando do marcador aos 55 minutos por 24-23, e até final do encontro apenas permitiu algumas igualdades, para terminar como vencedora com inteira justiça, e desta forma terminar com a invencibilidade do Benfica esta época, onde ainda temos de referir por ser de inteira justiça Ana Bolzan (5 golos). Jogo dirigido pela dupla feminina contruída por Nádia Lemos e Ana Barbosa, que realizaram uma boa arbitragem, não se deixando influências pela grande pressão que foi exercida pelos dois técnicos.
1/2 Final
Dia 15-04-23
Jogo 1 - AD
Academia SPS 19 – 29 Madeira SAD
Jogo 2 - Benfica 37 – 23 Alavarium
Final
Dia 16-04-23
Madeira SAD 29 – 27 Benfica
O Banhadas Andebol
15 comentários:
Aí Benfica. Super equipa para um campeonato como o nosso, mas com um treinador sem mãos pra esta máquina. É uma vergonha, fala, fala mas muito fraquinho.
Aquele anormal, que compra tudo o que mexe, perdeu com o Madeira SAD? Depois da derrota europeia, onde devia estar a disputar a final, porque tão fracas eram as equipas,voltou a perder uma final?
Que vergonha este nosso clube gerido por incompetentes no masculino e feminino!
Entao o alavario nao ia lutar pelo jogo ate ao final?lutou ate aos 10minutos e sabe deus.anedota.
Ao benfica pena nao jogar sempre com o alavario. Apareceu o madeira bom de mais.
Quanto ao madeira,o treinador é muito bom.o melhor do campeonato de caras.
O pouco público nas meias finais foi bem, em número, superior ao do jogo da PO01 Univ Maia - Viseu. Crónica sem ver as coisas ....
Banhadas viu o jogo boa arbitragem? Erros grosseiros para ambos os lados, arbitras de fraca qualidade, proputentes e mal educacdas sempre incompatibilizadas com as atletas etc...
Mais uma dupla leva-da ao colo por alguem da FAP
Comenta-se que o próximo treinador do alavarium é o brouce.
Ora então, o caldinho que começou a ser cozinhado ha uns bons meses atrás, entre o Clube Jovem Almeida Garet e a federação, tem finalmente o desfecho esperado por todos, e o Sr. Luis Santos é anunciado como treinador da equipa senior feminina para a época 23/24, como se fosse novidade para alguém, que esteja ligado ao andebol, quando este senhor, ainda selecionador nacional dava treinos "privados" às atletas deste clube, onde este senhor, e a senhora Cristina Fernandes, nomeada secretária técnica, sem pudores, aliciaram atletas para o clube argumentando que ali seriam com muito mais facilidade chamadas a integrar os trabalhos das seleções, tudo isto com a conivência da nossa federação, que a única coisa que fez foi convidar a Sr.ª Cristina Fernandes a abdicar do cargo de secretária técnica, e todas as queixas efectuadas contra esta senhora por esse aliciamento, muitas delas menores, a estas atletas, até atletas da Madeira conseguiram trazer para cá e suportar os custos de toda a logistica inerente!! já o sr luis santos, continua a ser premiado pela federação como responsável de várias formações e cursos de treinadores.
Podemos com facilidade enumerar algumas dessas atletas que conseguiram ir buscar:
- BARBARA CORREIA MENDES Ex-Maiastars
- FRANCISCA MONTENEGRO COELHO MACHADO Ex-ARCA
- MARIA BEATRIZ CORREIA MENDES Ex-Maiastars
- SOFIA GONCALVES OLIVEIRA Ex-CALE
- LEONOR CARNEIRO FREITAS Ex-CALE
- SOFIA MARIA SILVA FERREIRA Ex-Madeira SAD
- LUISA SANTOS NORONHA FREITAS Ex-CALE
- LEONOR RAMOS ANTUNES Ex-São felix da marinha
- MARIANA FERREIRA SILVA Ex-madeira SAD
- JULIA MARIA PESTANA FIGUEIRA Ex- Madeira SAD
Entre tantas outras de outros clubes que foram esvaziados pela ganância destas pessoas sem escrupulos e sem vergonha que se intitulam como grandes senhores/as do andebol.
O que o anónimo das 17:50 disse não é verdade e diria até que é passivel de um processo em tribunal. Vou fazer chegar essas afirmações aos visados para eles decidirem em conformidade.
Ei.... Tanta coisa.... Caro anónimo concentre-se no seu projeto!
Este comentario sobre o Almeida Garrett vem a propósito de quê?
Será que estão com medo da disputa da fase final da 2ª divisão?
Nao tem qualquer cabimento virem com este cometario, tenham vergonha.
Anonimo 18 de abril de 2023 às 00:24
A verdade é que sim algumas das atletas mencionadas, foram sim aliciados para "Vens para o Garrett e continuas na seleção, caso contrário...". Palavras ditas por alguns pais das próprias atletas
É estar atento ao percurso da Cristina Fernandes e ver o que ela faz durante o dia e a quem se está a encostar atualmente
O treinador do madeira é o melhor de longe??? Deixem-me rir, falem com quem realmente trabalha com ele e vejam os jgoos para perceber. A sorte é que o fanfarrao do benfica nao é melhor. Os melhores clubes estao "muito bem" entregues
Meus caros , as seleções nacionais continuam a viver de compadrios ,interesses, etc. Há atletas que só vão â seleção quando mudam para um dos grandes, mesmo quando só há pouco tempo o que revela bem como funcionam os lobbies. Quanto ao Luís Santos ,tudo passa por ele, é verdade. Porém foi corrido pelo ZéTó e agora está em tudo que é formaçao. É trabalhador
Anónimo das 22:54
As atletas do CALE que sairam para o Almeida Garrett foram convidadas pela treinadora a acompanhá-la que também estava no CALE. Disso sei eu.
A verdade é que o Almeida Garrett está a construir um projecto muito forte alicerçado na Cristina Fernandes, na Ana Marcelino e agora no Luis Santos depois de terem descido de divisão logo após terem subido.
Enviar um comentário