gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Planeamento Desportivo – Época 2017/2018 – XXII

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2017/2018

Continuamos no seguimento de anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, na analisar das Provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 16 da Época 2017/2018, onde foi feita uma divulgação provisória da estrutura das 1.ªs Fases. Hoje na presença dos CO N.º 23 e 24 da presente época, essa abordagem pode ser bem mais completa, pois, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Continuamos a afirmar, de que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior. Embora para a prova que hoje vamos analisar não seja o caso, embora se continue a verificar que ainda existem Associações que não criaram as provas, no sítio da Federação o que torna tudo muito mais difícil (na prova hoje analisada são infelizmente 5 Zonas).

Hoje iremos analisar ainda que sumariamente a PO08

PO08 – Campeonato Nacional de Iniciados Masculinos

Na análise anterior, constata-se a total manutenção do número de zonas (9), e com o mesmo número de Associações a participar (15) na presente época, o que em nosso entender pode significar estagnação. Verificando-se no entanto o desaparecimento da AA Viana Castelo, e a continuidade da AA Castelo Branco. Mantendo-se a previsão de uma zona única abrangendo a AA Algarve agora apenas com a AA Beja, e a AA Évora, passa a estar incluída numa zona com AA Setúbal.

Em relação ao número de participante, apenas poderemos dizer que em 13/14, tivemos 110 equipas, passando-se para 99 na época 2014/2015, para 98 em 2015/2016 (entre quais se encontram 7 equipas B), e em 2016/2017 verificou-se uma alteração desta tendência com 109 inscritos o que significa um aumento de 11,2%, o que na nossa opinião foi significativo, até ao momento em que já estão completamente definidas 4 zonas, e temos já 66 participantes inscritos, faltando infelizmente cinco Associação criar a prova, o que nos faz crer que está época teremos um feliz aumento do número de equipas inscritas, assim esperamos, mas poderá haver surpresas indesejáveis.

O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 24 da presente época, é um modelo que sofreu fortes alterações em ralação modelo aplicado na época passada, incluindo uma a alteração das equipas apuradas para a2.ª fase, que depois de em 15/16, terem passado de 24 para 32, esta época o seu número é mais uma vez ajustado e bem para 36 equipas. Terminou-se e bem com uma Fase Final, disputada em dois grupos e depois com a disputa de jogos classificativos, disputando-se uma fase de apuramento, onde entram os Açores e a Madeira, apurando os 2 primeiros de cada zona para uma Fase Final, esperamos que este modelo seja bem mais adequado ao escalão.

Os clubes apurados na 1.ª Fase serão agrupados na 2.ª Fase em seis (eram 4) zonas, que serão disputadas no sistema de TXT a 2 voltas. O 1.º classificado, fica apurado para a Fase de Apuramento, com os representantes Insulares (Açores e Madeira), onde serão constituídos dois grupos de 4 (eram 3) equipas, que disputarão em regime de concertação e no sistema de TxT a 1 volta, o apuramento para Fase Final (Apuram-se os dois primeiros classificados de cada Grupo).

A Fase Final, será disputada por 4 (eram 6) equipas, no sistema de TxT a 1 volta em regime de concentração.
Quanto às equipas Insulares como não existe subidas nem descidas de divisão este processo é na nossa opinião o mais válido.

Distribuição das Associações por Zona, conforme CO N.º 23

Zona 1 (13 equipas) – Braga, e Vila Real – Apura previsivelmente 4 equipas  ok
Zona 2 (24 equipas) – Porto - Apura previsivelmente 7 equipas ok
Zona 3 (14 equipas) – Viseu e Guarda - Apura previsivelmente 4 equipas ok
Zona 4 (15 equipas) – Aveiro - Apura previsivelmente 4 equipas ok
Zona 5 (??? equipas) – Leiria e Castelo BrancoApura previsivelmente 3 equipas
Zona 6 (??? equipas) – Santarém e Portalegre - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 7 (??? equipas) – Lisboa - Apura previsivelmente 5 equipas
Zona 8 (??? equipas) - Setúbal e Évora - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 9 (??? equipas) – Algarve, e Beja - Apura previsivelmente 3 equipas

O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos (mas não é indicada uma data limite), apenas informa que os ajustamentos “poderão” sair em CO, não existe qualquer garantia, e é pena, este texto é comum a todas as provas nacionais não fixas.

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e a aguardar pelo cumprimento das datas limite, para uma análise mais concreta.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom texto sobre andebol