gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 22 de janeiro de 2023

Campeonato do Mundo Masculino 2023 – XXXIII


 MUNDIAL SENIORES MASCULINOS

POLÓNIA E SUÉCIA

MAIN ROUND

PORTUGAL SOFRE DERROTA INGLÓRIA COM A SUÉCIA

TERMINOU O SONHO

Portugal, realizou hoje o seu 3.º e último jogo da Main Round, com a Suécia, que já se encontrava apurada para os 1/4 Final da prova e sofre derrota inglória.

Suécia 32 - 30 Portugal

Portugal apresentou-se para este encontro, com a esperança de poder vir a ser apurada para os 1/4 Final, com Diogo Silva e Capdeville, a não se estrearem na seleção, Portugal que entrou com Rui Silva a central, e que impôs um forte ritmo ofensivo, tornando o jogo de Portugal rápido e eficaz, não só a marcar como a assistir (6 golos, 86% de eficácia), sendo na nossa opinião o melhor jogador da equipa nacional, que contou ainda com António Areia a um nível irrepreensível (8 golos, 100% de eficácia, 5 em 5 de 7 metros), bem acompanhados por Iturriza (7 golos, 54% de eficácia), e do jovem Francisco Costa (4 golos, 67% de eficácia, e conseguiu equilibrar o jogo e o marcador, e aos 16 minutos de jogo o resultado era uma igualdade 8 golos, que se repetiu aos 23 minutos a 10 golos, com Portugal a passar para a frente do arcador e a chegar aos 12-10 aos 25 minutos, para chegar ao intervalo a vencer por 14-13, e estar a surpreender, pois esteve bem na defesa, onde Miguel Espinha apesar da sua eficácia ser de apenas 21% esteve bem, destacando-se na equipa da Suécia, Joahansson (7 golos, 78% de eficácia), e Daniel Pettersson (8 golos, 100% de eficácia) MVP do jogo, sempre bem comandados pelo experiente Gottfridsson (2 golos, 100% de eficácia), tudo isto embora tenha sofrido 5 exclusões. e sofrido 3 golos em inferioridade numérica, e mais um no segundo tempo. No segundo período a equipa nacional ainda conseguiu equilibrar até cerca dos 40 minutos quando se registava uma igualdade a 18 golos, mas uma série de ataques precipitados, e de algumas falhas técnicas, sofremos um parcial de 4-0, e aos 43 minutos estamos atrás no marcador por 22-18, quando Portugal usa um time out, e passa a atacar com 7 jogadores de campo, sofrendo dois golos, se guarda-redes e a Suécia chega á maior vantagem registada em todo o jogo aos 46 minutos (25-19), para de seguida e com Rui Silva no coando da equipa, realiza um parcial de 3-0 e coloca o marcador e 25-22, aos 49 minutos, ainda chegando á diferença mínima aos 54 minutos (27-26), mas voltamos a claudicar e especial nos 6 metros, e voltamos a ter 4 golos de desvantagem aos 58 minutos (31-27, conseguindo amenizar para terminarmos com apenas dois golos de desvantagem. Jogo e que apenas Portugal sofreu exclusões (6)? Arbitragem novamente a cargo da dupla feminina da França composta pelas irmãs Bonaventua, que má memória no célebre jogo com o Brasil. Na nossa opinião esta nomeação é nitidamente “provocatória”, e confirma a perseguição que têm sido feita á equipa portuguesa, esteve mais uma vez prepotente, com sem equidade da sanção progressiva,  e na lei da vantagem, e curiosamente só foram ver repetições contra Portugal, quando havia muito mais para ver.

Grupo MR II – Calendário e Resultados

Dia 18-01-23

Portugal 28 – 28 Brasil

Cabo Verde 30 – 40 Islândia

Suécia 37 – 28 Hungria

Dia 20-01-23

Cabo Verde 23 – 35 Portugal

Brasil 25 – 28 Hungria

Islândia 30 – 35 Suécia

Dia 22-01-23

Cabo Verde 30 – 42 Hungria

Brasil 37 – 41 Islândia

Suécia 32 – 30 Portugal

Portugal termina no 4.º Lugar do grupo, que foi vencido pela Suécia, com a Hungria a classificar-se para os 1/4 Fina.

Todos os jogos do Mundial são transmitidos pela RTP Play

Nos jogos que se disputaram para os Grupos MR III, e IV  a Sérvia venceu a Argentina, que ofereceu boa réplica (28-22), tal como o Bahrain diante o Egipto (26-22), tivemos  no encontro que poderia criar mais expectativa, a clara vitória da Alemanha sobre os Países Baixos 33-26, e da Dinamarca sobre os EUA 33-24, com a Alemanha e a Noruega, a serem as equipas apuradas para os 1/4 Final no grupo III, Egipto a estar já igualmente apurado no Grupo IV, e com a Dinamarca a perfilar-se como a segunda equipa apurada neste Grupo, hoje para o grupo MR I, a Eslovénia venceu o Montenegro 31-23, e para o Grupo II a Hungria venceu de fora clara Cabo Verde 42-30. Terminaram os Grupos I e II, com o apuramento no Grupo I da França e da Espanha a serem as equipas apuradas para os 1/4 Final, com a França a vencer a Espanha (28-26) num jogo de grande equilíbrio com a decisão a ser nos últimos momentos do jogo. Nos jogos para a President’s CUP Grupo I, temos a clara vitória da Coreia sobre a Arábia Saudita 34-23, para o Grupo II, a difícil vitória de Marrocos sobre a Argélia (28-27), e nova derrota da Macedónia do Norte, agora diante a Tunísia (33-28), com o Chile a vencer a Coreia por 33-26, e a vencer o Grupo I, indo disputar o 25/26 lugar, muito provavelmente com a Tunísia, enquanto a Coreia, vai disputar o 27/28 lugar, hoje a Arábia Saudita obteve a sua primeira vitória ao vencer o Uruguai,

Arbitragem

A dupla portuguesa, e o delegado português tiveram até ao momento as seguintes nomeações:

Duarte Santos / Ricardo Vieira

Dia 12-01-23

Chile – Irão (Grupo A) – Dupla de Reserva

Espanha – Montenegro (Grupo A) – Dupla de Reserva

Dia 14-01-23

Montenegro – Irão (Grupo A)

Dia 16-01-23

Polónia – Arábia Saudita (Grupo B)

Dia 19-01-23

Marrocos – Tunísia (President´s CUP Grupo II)

Dia 20-01-23

Arabia Saudita – Coreia (President´s CUP Grupo I)

António Goulão

Dia 13-01-22

Bahrain – Tunísia (Grupo H)

Dinamarca – Bélgica (Grupo H)

Dia 15-01-23

Bélgica – Tunísia (Grupo H)

Dia 18-01-23

Chile – Arabia Saudita (President’s CUP I)

Uruguai – Coreia (President’s CUP I)

Dia 19-01-23

Marrocos – Tunísia (President´s CUP Grupo II)

Dia 20-01-23

Arabia Saudita – Coreia (President´s CUP Grupo I)

Dia 21-01-23

Argélia – Marrocos (President´s CUP Grupo II)

Dia 22-01-23

Coreia – Chile (President´s CUP Grupo I)

O Banhadas Andebol

17 comentários:

Anónimo disse...

Quando se cai de pé como foi o caso, lamenta-se o resultado e festeja-se o empenho.
O treinador é responsável pelo empate frente ao Brasil, mas não é o único. Os atletas entraram em campo com o jogo ganho, facilitaram e quando deram por ela tiveram que correr atrás do prejuízo. Portanto, treinador e equipa unidos no mesmo infortúnio com culpas repartidas. Hoje foram grandes!
Apuramos para os jogos olímpicos por um golo, aqui perdemos o apuramento por um golo. É a vida!
Como balanço temos o histórico de ultimamente estarmos constantemente a pisar palcos de eleição, também muito por força do alargamento do numero de equipas. Como futuro precisamos de um novo passo.
Para dar esse passo é preciso renovar alguma coisa para sair deste registo. Esta renovação passa obrigatoriamente pelo treinador, porque não se pode substituir uma equipa.
O Paulo Pereira trouxe e bem a seleção até aqui, mas parece-me que o desgaste ao fim destes anos todos já é enorme, sabe-se que a relação com os atletas já não é a melhor e devia sair. Deve sair não pela incompetência, mas sim porque ao fim destes anos desgastou a imagem dentro do balneário e os atletas reclamam cara nova. Desgastou ele como desgastaria outro qualquer porque o ciclo de um treinador, se não tiver sucesso, tem habitualmente um período de quatro anos. Este ciclo pode ser contrariado com títulos o que não é o caso. O Paulo já ultrapassou esse prazo.
Saindo hoje, sai pela porta grande, merece o nosso aplauso, pelo muito que deu e vai ficar com o nome dele na historia do andebol. Se não sair,vai degradar ainda mais a relação no grupo, vai desgastar-se ainda mais e sair de uma forma injusta, pois quando esperamos que nos empurrem, saímos aos trambolhões.
Espero que a direção da FAP e Paulo Pereira tenham a lucidez de saber responder ao que a atualidade exige.

Anónimo disse...

Agora que terminou a participação de Portugal no Mundial temos de assumir que Portugal não conseguiu atingir os objetivos a que se propunha ao não se qualificar para os quartos de final.
Apesar de termos tudo (Brasil e Cabo Verde) para nos apurarmos, a verdade é que fracassamos com grande estrondo.
Ganhamos à Hungria e à Correia do Sul com Paulo Fidalgo como timoneiro. Todos os restantes jogos tiveram Paulo Pereira no comando (com a Islândia através de auricular) e apenas conseguimos ganhar a Cabo Verde.

Custa-me muito ver a seleção a perder jogos, mas custa-me muito mais a falta de liderança da Direção da FAP! Permitir que o nosso selecionador fizesse a chico espertice de contornar os regulamentos comunicando através de telemóvel com a equipa no jogo contra a Islândia é manchar o nome de Portugal e a imagem dos portugueses.
Depois ouvir a justificação do uso do auricular com uma dor de ouvidos é claramente ofender a inteligência dos outros, principalmente dos dirigentes da IHF, mas acima de tudo é algo que envergonha todos os portugueses e que não é digno de quem veste a camisola Portugal. Se aqueles que representam o país são batoteiros e mentirosos ….

Continuamos a ter um discurso de gente pequena e medíocre, começando pela Direção da FAP, treinadores e jogadores, imputando sistematicamente as responsabilidades das derrotas a terceiros (árbitros, delegados, organização, IHF, etc.) em vez de olhar para os nossos erros e melhorar as nossas prestações.
Ficamos satisfeitos com vitórias morais e orgulhosos por perdermos por poucos golos com a campeão da Europa. Afirmamos que o Brasil é uma grande equipa que conquistou o Campeonato Sul e Centro Americano 2022, que Cabo Verde é vice campeão africano, que a Correia é campeã asiática e que Hungria e Islândia são potencias do andebol, tudo serve para justificar o insucesso de uma equipa que tem excelentes jogadores e que tem lugar nas 8 melhores do mundo.

A nomeação das árbitras francesas para dois jogos decisivos é a evidencia de que não foi feito o lobby necessário para se ter sucesso neste tipo de competições. Lamentavelmente, os membros da Direção da FAP preferem a sua promoção pessoal e política em vez de olhar para os interesses do andebol.

Só espero que se saiba a Direção da FAP tire as ilações necessárias do que aconteceu e tome decisões acertadas para o bem do andebol português e de uma equipa que na realidade tem potencial para vencer uma grande competição mundial.

Anónimo disse...

Portugal 28 Brasil 28
ERRO TECNICO NA MARCAÇÃO DO LIVRE 9M POR PARTE DO BRASIL!
PORQUE PORTUGAL E SEU DEPARTAMENTO TÉCNICO DA FPA NÃO PROTESTOU ERRO TECNICO NO FINAL DO JOGO O MARCADOR DO LIVRE DE 9 METROS COLOCOU O PÉ EM CIMA DA LINHA DE 9 METROS E EXECUTOU!!!!!!

Anónimo disse...

Havia tanto para dizer, mas aqui está provado que continuamos a ser muito mas muito peqeninos comparativamente com outras seleções (ou federações).
Não cabe na cabeça de ninguém a nomeação da dupla das irmãs francesas para o jogo de ontem.
Erros atrás de erros.
Nem sei que hei-de escrever só que fomos muito prejudicados por elas.
Prejudicados no sentido de apenas marcarem determinadas faltas e tomarem determinadas decisões para o lado de Portugal.
Enfim... acho que nunca iamos ganhar este jogo.

Anónimo disse...

Enquanto houver quem ande a cair e fazer cenas tristes como os meninos Kiko e Martins... nem vale a pena! Desta feita tivemos arbitragem a a judar mas... fomos Burrrrroos! Muita tv de futebol dá nisto...
Pereira inventa e desestabiliza mas nem é o maior culpado...

Anónimo disse...

Em total concordância com o 'anónimo' de 23 de Janeiro às 01:03.
Dou destaque a este pormenor que reputo de muito importante, e cito:

«A nomeação das árbitras francesas para dois jogos decisivos é a evidencia de que não foi feito o lobby necessário para se ter sucesso neste tipo de competições. Lamentavelmente, os membros da Direção da FAP preferem a sua promoção pessoal e política em vez de olhar para os interesses do andebol.»

E para fazer lobby não é necessária corrupção nem batota de bastidores.

Terá a equipa técnica e a Federação capacidade/vontade para dar a volta ao assunto? Duvido. Só tal consegue quem sabe, quem quer.

Anónimo disse...

Há sete claramente acima: Dinamarca, França, Espanha, Alemanha e Suécia.

Somos da classe média europeia, com a Islândia, a Hungria, a Eslovénia, a Croácia e agora a Holanda, tanto podemos ganhar como perder com estes.

Enquanto andarmos aqui andamos ao nosso nível.

Anónimo disse...

Tudo a sair da toca, assim é que é bonito.
A sorte do nosso andebol é que nem a direção nem a equipa técnica com melhores resultados da história da nossa modalidade ligam ao que os recadeiros escrevem.

Anónimo disse...

Adorei ISL-NOOR e ALE-NOOR que fooram a veloocidade supersonioca! POR tem que mudar mentalidades! Há muito protesto e queixa e teatrinho de meninos! Treinem e corram deixandoo de tentar e até conseguir enganar simulando! Que amadorismo a fap ao deixar o selec descalço aquando dos 3 jogos de castigo!Portugal tem de ter mais regularidade para além de Rui e Espinha!
Era melhor termos num selecionador em vez de um catavento...
Aquela da troca de Areia por Portela nem ao diabo lembraria!...
Koreia e o pior Brasil dos ultimos anos...
Islandia depois daqela jogatana no dia anterior...
Suécia a gerir... e prejudicada em Liv 7 mtr...

Anónimo disse...

Se o Tó Maria lá estivesse de certeza que nada disto tinha acontecido, arranjava logo uma forma de pagar umas jantaradas as Bonaparte e a coisa ficava resolvida.
Um roubo de Igreja de duas "meninas" sem escrúpulos, para ver coisas assim só recuando aos anos 70/80 em que se pagava meio boi ou para estar no topo.

Anónimo disse...

Infelizmente o anonimo das 18:35 do dia 23 de janeiro de 2023 tem razão quando afirma que “nem a direção nem a equipa técnica com melhores resultados da história da nossa modalidade ligam ao que os recadeiros escrevem”.

Mas isso não é uma sorte mas antes um grande problema, verificar que a Direção da FAP não dá ouvidos aos agentes desportivos e amantes do andebol!

É inegável que esta equipa técnica obteve os melhores resultados da história, mas não é menos verdade que nunca tivemos um grupo de jogadores com tanta qualidade individual e com experiência nos melhores clubes, campeonatos e competições europeias. Temos jogadores que participam nas finais das competições europeias e até um campeão europeu (Frade)!

No entanto, a nossa seleção é a imagem da Direção, não evoluiu estagnou! Preocupa-se com o acessório e esquece o principal e essencial!

Anónimo disse...

A única coisa positiva que retiro deste Campeonato do Mundo foi ver o António Costa sentado ao lado do Miguel Laranjeiro, num claro sinal de terem feito as pazes. Os adeptos do andebol agradeciam ao nosso Primeiro Ministro se arranjar um “tachinho” para o amigo Laranjeiro que o faça desaparecer de vez do andebol.

Anónimo disse...

O Tó Maria está muito ativo nos comentários deste post! reconheço três que são assinatura dele. Porquê? Porque se dizes na rua o que mais tarde aparece escrito de forma anónima...
Ai tachinho, tachinho que já foi metade ao ar e não falta muito vai o resto!

Anónimo disse...

Por onde andou o Presidente do CA esteve na Polônia ou na Suécia ou será que não esteve em lado nenhum terá perdido o Cartão FAP. Como lhe fecharam a torneia € não pode contratar segurança pessoal ficou por cá. Não conseguiu ir
fazer Loby.
O Correia é que o topa bem um triste que é desconsiderado por toda gente que continua agarrado ao tronco como um naufrago em risco de afogamento a fazer tristes figuras por esses Pavilhões fora.
Dario foge enquanto e tempo tu não mereces lidar com esta gente.

Anónimo disse...

Muitas coisas que não correspondem leio eu aqui.
Todos aqueles que dependem da solidariedade mensal da federação vêm para aqui defender o indefensável para justificar e continuar a gozar de tal solidariedade. Defendendo o dono a mando do próprio. Dizer que esta solidariedade custa aos clubes muitos milhares que poderiam ser investidos no Andebol e na formação de jovens atletas, mas o importante é garantir o tachito.
Meus amigos, recomenda-se ao Srº Presidente da federação que leia o seu próprio artigo após o sucesso do campeonato da Europa em que surpreendemos o mundo andebolístico.
Quando vejo aqui tantos ataques ao presidente do CA, pergunto quem é que conseguiu melhores resultados que o homem? quem é que deu melhores condições de trabalho aos árbitros? Quem é que nós vemos nos pavilhões quando um arbitro precisa?
Deixem lá a arbitragem em paz que nada tem a ver com o insucesso da campanha que fizemos no campeonato do mundo.

Anónimo disse...

"Quando vejo aqui tantos ataques ao presidente do CA, pergunto quem é que conseguiu melhores resultados que o homem? quem é que deu melhores condições de trabalho aos árbitros? Quem é que nós vemos nos pavilhões quando um arbitro precisa?"
Antes de si que nem é grande coisa, existiram grandes árbitros em Portugal e um deles não foi o seu padrinho. Esses grandes árbitros conseguiram chegar a palcos que vocês jamais chegarão, muito menos agora que a "cosa nostra" está desfeita.
Quanto às melhores condições de trabalho aos árbitros nem estou a entender: a melhor dupla nacional anda a "apitar" femininos, por isso se chama a isso condições estou em completo desacordo.
Eu penso que quem vocês vêm no pavilhão quando precisam é a policia, não é?
Às vezes é tão mauzinho, tão mauzinho que só mesmo a policia!
Cumprimentos para a Madeira!

Anónimo disse...

Bem agora até se sentem no direito de tecer comentários homofóbicos e machista, não bastava acharem que estão acima da entidade que os representa que agora até se sentem no direito de minimizar o andebol feminino. Muito bem a cada dia que passa mais vão revelando a vossa personalidade.

O anónimo de 25 de janeiro às 17:23, que todos sabemos quem representa, têm o " grandeza de caráter e uma humildade que todos notamos à distancia", de se acharem a os melhores.
Quem mais vezes representou Portugal nas diversas competições internacionais não foram os senhores.
O senhor está a julgar uma parte por um todo, mas uma parte não é um todo.
O cumprimento dos regulamentos e das regras são para todos.

Apesar de já por diversas vezes terem sido confrontados com a realidade de que os árbitros estão com o seu presidente, continuam insistentemente a tentar dizer o contrário. Haja pachorra.

Até mesmo os senhores que se auto intitulam os melhores, um dia tiveram que ter alguém que acreditou no vosso valor e bem, isto para vos dizer que todos têm o seu mérito.

No passado calhava-vos a vós agora são outros o que é normal.

Respeitem os vossos colegas