gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 1 de dezembro de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 26 – 2018 / 2019 – I


Nova crónica de fim-de-Semana, sobre a PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
12.ª Jornada
Dia 28-11-18
Belenenses 30 - 31 Sporting (J/Comentado)
Dia 01-12-18
Arsenal 19 – 33 AA Avanca
SC Horta 27 – 32 Boa Hora
Águas Santas 28 – 21 Madeira SAD
AC Fafe 19 – 25 Ismai
FC Porto 28 – 24 Benfica
ABC 27 – 26 CCR Fermentões

Regresso ás normais crónicas desta prova, onde foram disputados os restantes encontros da 12.ª Jornada, com principal destaque para o clássico FC Porto / Benfica, Todos os encontros disputaram-se sem ocorrências disciplinares.

FC Porto 28 – 24 Benfica

Num verdadeiro clássico da modalidade, disputado com um pavilhão completamente cheio e que não deixou de apoiar a sua equipa durante os 60 minutos, assistiu-se um emocionante jogo de andebol, onde sobressai a qualidade e a exibição de Alfredo Quintana (38% de eficácia), que foi um dos principais esteios da sua equipa, com especial incidência nos primeiros 30 minutos, tivemos um jogo equilibrado até cerca dos 11 minutos quando se registava uma igualdade a 11 golos, num período em que Benfica, faz um parcial de 5-0, chegando aos 8-5 a seu favor, quando se regista um time OUT do FC Porto, que de imediato, faz um parcial de 7-0, e coloca o resultado a seu favor por 12-8, estando a equipa do Benfica sem marcar qualquer golo, dos 16 aos 26 minutos de jogo, para o intervalo chegar com o FC Porto a vencer por 13-9, diga-se desde já com a sua marca de atacar por diversas vezes com 7 jogadores, que começa a ser uma imagem demarca desta equipa. No Segundo tempo o Benfica melhora a sua forma de defender, pois os laterais do FC Porto, que esquerdos, André Gomes (5 golos, 71% de eficácia) ou Fábio Magalhães (3 golos, 100%de eficácia), quer os direitos Djibril (4 golos, 67% de eficácia), e Angel Hernadez (4 golos, 67% de eficácia), que estiveram com excelente eficácia, contra os mesmos homens de posição no Benfica, que praticamente não existiram, sendo Pedro Seabra Marques (6 golos, 55% de eficácia), o central, a jogar, fazer jogar e a marcar com Paulo Moreno (3 golos, 60% de eficácia) a dar uma excelente ajuda, e com Bosko Ristovski (30% de eficácia), a dar uma ajuda, pois o FC Porto distribuiu os seus golos por 11 atletas, enquanto o Benfica, apesar do equilíbrio que deu ao jogo no segundo tempo onde chegou por diversas vezes aos 2 golos de diferença, sendo a última aos 22-20, quando estavam decorrido cerca de 49 minutos de jogo, mas alguma faltas técnicas cometidas, e alguns erros cometidos, e com o FC Porto através de Miguel Alves (3 golos, 75% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), esteve presente em momento decisivo do encontro aos 57 minutos quando evita um golo do Benfica, estando o FC Porto sem guarda-redes, e o resultado estava em 27-24. Com esta vitória o FC Porto, igual em termos pontuais, o Sporting, no topo da classificação geral desta fase da prova. Jogo dirigido pela dupla internacional da Madeira constituída por Duarte Santos e Ricardo Vieira, que realizaram uma boa arbitragem embora lhe possamos indicar pelo menos dois erros de avaliação, um aos 12 minutos de jogo, quando Rui Silva impede Pedro Marques de colocar a bola em jogo, e outro no segundo tempo numa intercepção de Nuno Grilo a uma bola sem guarda-redes, não existe contacto com o solo aquando do toue na bola, mas esta avaliação em campo é difícil de avaliar.

Surpreendentemente, tivemos no Pavilhão Flávio Sá Leite, embora com um razoável numero de espectadores longe dos números desejáveis para um dérbi minhoto, um dos encontros cujo resultado foi um dos mais surpreendentes da jornada no ABC / CCR Fermentões, que termina com a vitória dos bracarenses pela margem mínima, depois de ter chegado ao intervalo a vencer por 16-13, para nos segundo 30 minutos a equipa do CCR Fermentões ter uma boa recuperação, e aos 51 minutos estar na frente do marcador por 24-23, sendo que o jogo daqui até final, foi sempre de alternâncias no marcador e com diversas igualdade a registarem, com o ABC a marcar o golos da vitória nos últimos momentos do encontro. Referira-se que Humberto Gomes (23% de eficácia), esteve bem acima do seu colega de posto do CCR Fermentões, Pedro Carvalho (16% de eficácia). André Rei (7 golos, 88% de eficácia), e Hugo Rosário (6 golos, 100% de eficácia), foram os melhores marcadores do ABC. José Pinto (6 golos, 75% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), foi o melhor marcador do CCR Fermentões. Com esta vitória o ABC, ultrapassa o Madeira SAD na classificação geral da tabela classificativa,

No Pavilhão do Águas Santas, com pouco público face à importância do jogo, tivemos o Águas Santas / Madeira SAD, duas das equipas que lutam por um lugar nos seis primeiros nesta fase de forma disputarem o Grupo A. Foi um encontro que apesar de os maiatos terem chegado ao intervalo a vencer por 13-10, o equilíbrio foi a maior constante neste período, com diversas igualdades e até com os madeirenses na frente do marcador por 10-9, cerca dos 26 minutos, com o Águas Santas a aproveitar e bem uma superioridade numérica, para ao intervalo estar na frente do marcador. No segundo tempo o Águas Santas arranca no jogo e no marcador, e chega aos 9 golos de vantagem cerca dos 49 minutos (25-16), Para posteriormente fazer uma gestão do jogo e do plantel. António Campos com 23% de eficácia, não esteve nos seus melhores dias, já que Gustavo Capdeville com 36% de eficácia, foi um dos grandes responsáveis pelo equilíbrio que o Madeira SAD em alguns momentos proporcionou. Pedro Cruz com 13 golos (76% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Mário Lourenço com 6 golos (75% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), foram os melhores marcadores do Águas Santas, sendo Pedro Peneda com 5 golos (83% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), o melhor marcador do Madeira SAD. Com esta vitória a equipa maiata assume o 4.º lugar da tabela classificativa em igualdade pontual com o Belenenses.

No Pavilhão Municipal de Fafe. Disputou-se o AC Fafe / Ismai, que terminou com a vitória da equipa maiata que estado a fazer uma boa prova, num encontro onde na prática, tivemos um encontro equilibrado durante 30 minutos, onde se registaram diversos momentos em que se verificaram diversas igualdades, mas que apenas durou até aos 24 minutos, com o marcador a registar a última igualdade, a 8 golos, momento em que o Ismai passou em definitivo para a frente do marcador, chegando já ao intervalo a vencer por 14-9. No segundo tempo a equipa maiata, controlou o encontro e o marcador, e apenas no último minuto estabeleceu a diferença final. Manuel Borges na baliza do Ismai, foi o homem do jogo, com 46% de eficácia, contra os 26% de Nuno Silva na baliza do AC Fafe. No AC Fafe apesar de ter 10 jogadores a marcarem golos, o seu melhor marcador, não passou dos 4 golos (Luís Pereira, 100% de eficácia), Délcio Pina com 7 golos (64% de eficácia), e Ricardo Mourão com 5 (100% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), foram os melhores marcadores do Ismai. Com esta vitória a equipa maiata, poderá ter entrado na discussão por um dos 6 primeiros lugares.

No Flávio Sá Leite tivemos, mais um encontro o Arsenal / AA Avanca, um encontro que tinha anunciado no Portal da FAP, a sua transmissão, que à última da hora desapareceu, e não se realizou. No entanto terminou com nova derrota da equipa bracarense, num encontro de total sentido único, pois os homens da equipa visitante, iniciaram o jogo, com um parcial de 3-0 aos 4 minutos de jogo, e apesar de cerca dos 9 minutos de jogo, se registar uma igualdade a 4 golos, os bracarenses sofrem um parcial de 5-0 e aos 15 minutos de jogo, já perdiam por 9-4, para ao intervalo o resultado ser de 14-11, a favor a AA Avanca. No segundo 30 minutos a AA Avanca, inicia o encontro com um parcial de 11-0, e aos 37 minutos de jogo, está na frente do marcador por 22-11, que diz tudo sob a forma como decorreu o resto do encontro, com o resultado a ter uma diferença de 15 golos, aos 51 minutos (30-15), diferencial completamente esclarecedor, da superioridade da equipa visitante, que a partir deste momento se limitou a gerir plantel e a controlar o resultado. Nas balizas existiram enormes diferenças, enquanto na AA Avanca Emanuel Ribeiro tinha 39% de eficácia, no Arsenal, quer, Bruno Silva, quer João Costa, não passaram dos 11% de eficácia, Pedro Dantas com 6 golos (75% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), foi o melhor marcador do Arsenal, na equipa da AA Avanca com 12 jogadores a marcarem golos, Ruben Ribeiro com 5 golos (63% de eficácia), foi o seu principal marcador. Com esta derrota, o Arsenal, continua a ser a única equipa que apenas contabiliza derrotas, até ao momento.

No pavilhão desportivo da Horta, realizou-se o SC Horta / Boa Hora, encontro, que se previa de grande equilíbrio, mas que começou com os locais a entrarem bem no jogo, e aos 4 minutos de jogo, estavam na frente do marcador por 3-1, mas o Boa Hora com excelente reacção, passa a comandar o marcador aos 14 minutos (7-6), para o encontro continuar a ser de total equilíbrio, com igualdades e alternâncias no marcador, até os locais a voltarem ao comando do marcador (15-12), aos 28 minutos, para chegar ao intervalo a vencer por 17-12, após um parcial de 4-0. O Segundo tempo iniciasse, co o Boa Hora a realiza um parcial de 4-0, e a colocar o marcador em 17-16, para cerca dos 37 minutos voltar a registar-se nova igualdade, agora a 18 golos, para aos 44 minutos, o Boa Hora a estar no comando por 24-20, para aos 51 minutos a equipa do continente estar na frente do marcador por 28-22 (maior diferença registada no jogo, e a desequilibrar o jogo, passando a comandar o marcador até final, voltando a ter um diferencial similar nos momentos finais 32-26. Tal como dissemos para o Ismai, com esta vitória a equipa do Boa Hora, poderá ter entrado na discussão por um dos 6 primeiros lugares. Diogo Valério na baliza do Boa Hora com 33% de eficácia, fez diferença contra os 24% de eficácia de Rui Pereira na baliza do SC Horta. Pavel Hernandez com 7 golos (64% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Pedro Silva com 5 golos (71% de eficácia), foram os melhores marcadores do SC Horta, Pedro Pinto com 7 golos (58% de eficácia), João Raquel (6 golos, e 75% de eficácia), e Francisco Tavares (6 golos, 67% de eficácia), foram os melhores marcadores do Boa Hora.

Classificação actual – 1.º Sporting, e FC Porto (34 pontos), 3.º Benfica (32 pontos), 4.º Águas Santas, e Belenenses (28 pontos), 6.º ABC (27 pontos), 7.º Madeira SAD (28 pontos), 8.º Boa Hora, e Ismai (23 pontos), 10.º AA Avanca (20 pontos), 11.º CCR Fermentões (17 pontos), 12.º SC Horta, e AC Fafe (16 pontos), 14.º Arsenal (12 pontos). 

O Banhadas Andebol

6 comentários:

Anónimo disse...

ANDEBOL
Porto 28 Benfica 24.
Excelente jogo das 3 equipas. arbitragem muito bem na Lei da Vantagem e na comunicação gestual com eficácia para com os jogadores. Os treinadores muito bem no Sete inicial opções tácticas e estratégicas nível máximo de acção/reacção.
Vários jogadores(4+2) praticam e gostam do jogo "karaté com bola" nos duelos 1x1 e 2x2 no limite das regras da Dupla, eu gosto do jogo Puro e Duro!. Melhores jogadores FCP Quintana hernandez Miguel Martins SLB belone e Pedro Seabra.
Bela tarde de andebol

Anónimo disse...

Sporting da Horta para SEGUNDA DIVISÃO QUE É O LUGAR DELES, ESPERO QUE OS CLUBES DO CONTINENTE SE JUNTEM MAIS UMA VEZ PARA OS METER NO LUGARES DELES

Anónimo disse...

3 de dezembro de 2018 às 10:10
ANÓNIMO COMO CONVEM!!!
Comentário estupido, anti-andebol e disfarçado!
AS nossas Ilhas Madeira e Açores deveriam ter 2 lugares(hyde car) na P01 e P09 para a manutenção do universo de Portugal.

Anónimo disse...

Para o post das 10h10 E depois o campeonato era a dois "quintais" O quintal de BRAGA mais o Guimarães do Presidente (para distrair) e o Quintal do PORTO porque não o podem ignorar. Santa arrogância

Anónimo disse...

O Porto no Andebol pode ser Campeão Nacional mas, deve ser realista. O que aconteceu com o gigante Alemão Madburgo, foi um acaso! Há que continuar a procurar o equilíbrio! Com o Benfica não houve a mesma inspiração embora se vencesse! Na lateral direita em tempos a melhor do campeonato há pouca qualidade e regularidade, assim como na ponta esquerda! O Porto é claramente mais forte nos pivot, com três de boa qualidade e, talvez a melhor dupla de Guarda redes! Esta prova é talvez onde Portugal se pode evidenciar! Notoriamente o Benfica tem o melhor central Nacional mas, só tem um! Pena neste jogo a dupla de árbitros não ser a melhor! De resto, é bom ver o pavilhão cheio! óptimo!

Anónimo disse...

Acho piada á comparação Açores\Madeira!
Incomparável!!! Então a Madeira não é a região onde mais se gastou? Os Açores são os esquecidos...
Por amor de Deus!...
De Lisboa para baixo não há Andebol, apenas vestígios! No caso do Alentejo é um drama! Igualmente no distrito de Trás-os-montes, Leiria e Santarém etc... ! E não é só no Andebol...
È bom não esquecer que, mesmo em Lisboa e Setúbal faliram dois clubes (Ginásio do sul e Setúbal)!
Verdade igualmente que, de maneira geral o Andebol não entra nas escolas! Querem depois ter a nível de Andebol 1? A nível de selecção? Certo, certo é que, vamos vendo jogadores saír para a estranga!!!
Moro em Leiria e vejo bastante Andebol. Há clubes e paixão mas, não há Andebol 1 por aqui no distrito! Factos realistas para meditarmos e pensarmos!...