gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 22 de dezembro de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 33 – 2018 / 2019 – I


Regresso às normais crónicas de fim-de-Semana, sobre a PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
15.ª Jornada
Dia 19-12-18
Benfica - Madeira SAD (Adiado)
Dia 22-12-18
Belenenses 28 – 22 Ismai
FC Porto 44 – 17 CCR Fermentões
Águas Santas 26 – 22 AA Avanca
ABC 21 – 32 Sporting
AC Fafe 17 – 24 Boa Hora
Dia 13-02-19
SC Horta - Arsenal (21H00)

Dedicada aos jogos que se disputaram da 15.ª Jornada, deste 1.ª Fase desta prova, que teve dois jogos adiados, um que já era do conhecimento geral, o (SC Horta / Arsenal), e outro que já referimos na nossa crónica intermédia, o (Benfica / Madeira SAD), devido às condições atmosféricas adversas, para a data a definir posteriormente, foi uma jornada que nos jogos disputados se confirmaram todos os resultados ocorridos na 1.ª volta, e que foram disputados sem ocorrências disciplinares.

Belenenses 28 – 22 Ismai

Encontro disparado no Pavilhão Acácio Rosa, que se encontrava com pouco público, mas que nunca deixou de apoiar a equipa da casa, em especial, mas sem estatística em directo o que não se entende, e com uma transmissão na Andebol TV com demasiadas falhas. Jogo que terminou com a vitoriada equipa do Belenenses, que foi concretizada, nos últimos 15 minutos de jogo, pois ambas as equipas apresentaram-se com bons sistemas defensivos, onde os seus guarda-redes, Miguel Moreira pelo Belenenses, e Ricardo Castro pelo Ismai, estiveram sempre bem, e foram dos principais elementos das suas equipas, ainda no primeiro tempo, a partir de uma igualdade a 9 golos (20 minutos), o Ismai, passou para o comando do jogo e do marcador, chegando a ter 3 golos de vantagem, (13-10, 25 minutos), para chegar ao intervalo a vencer por 15-13, tendo em Délcio Pina o seu elemento mais eficaz, em especial em termos atacantes. No segundo tempo, o Belenenses, que melhorou substancialmente no sistema defensivo, sendo mais assertivo, e no ataque, ao mesmo tempo que não permitiu ao Ismai, a utilização das suas principais armas atacantes, onde Délcio Pina (6 golos), a “cair” no seu rendimento, mas na nossa opinião, mais por culpa da melhoria defensiva do Belenenses, que teve no ataque o seu melhor jogador em Nelson Pina (8 golos), e no experiente Bruno Moreira (7 golos, a maioria de livre de 7 metros) outro dos seus principais jogadores.Com esta vitória o Belenenses, confirma o resultado ocorrido na 1.ª volta. Dirigiu o encontro, a dupla de Aveiro, constituída por Ruben Maia e André Nunes, que esteve bem na nossa opinião até ao momento da desqualificação de Nuno Santos, a partir desse momento desuniu-se, marcava jogo passivo quase a pedido, e falhou em termos da falta do atacante.

ABC 21 – 31 Sporting

Na Pavilhão Flávio Sá Leite, realizou-se mais um clássico do Andebol Nacional, com a realizou deste encontro, finalmente com uma boa assistência, o que merece da nossa parte um especial relevo. O Encontro foi dividido em duas partes, nos primeiros 30 minutos, foi de grande equilíbrio, com o ABC, a aproveitar e bem as superioridades numéricas de que dispôs, com a equipa do Sporting a responder bem, e assim tivemos uma igualdade a 9 golos, aos 19 minutos, e nos 11 minutos finais do primeiro tempo, verificou-se alternâncias do marcador e diversas igualdades, para se chegar ao intervalo com o Sporting a vencer por 13-12, com os guarda-redes em dia não Humberto Gomes (19% de eficácia) e Cudic (8% de eficácia), de realçar a defesa aberta do ABC, que criou grandes dificuldades de organização ao ataque do Sporting. Nos segundos 30 minutos tudo se alterou, no Sporting, com a entrada para a baliza de Skok (47% de eficácia), que inicia com 4 defesas seguidas que são decisivas, para o alargamento da vantagem da sua equipa que aos 36 minutos vencia por 19-13, ao mesmo tempo o Sporting, começou a aproveitar a forma defesa do ABC, e a jogar muito bem entre linhas com Luís Frade (8 golos, 100% de eficácia) em grande plano, enquanto o ABC, que não possui um plantel que lhe permita uma rotação mais efectiva, começa a dar sintomas de cansaço, perdendo estabilidade em termos defensivos, e aos 48 minutos o resultado era de 25-17, a favor do Sporting, não pudemos nem devemos esquecer a forte contribuição de Fábio Chiuffa (8 golos, 73% de eficácia), nem a entrega de Carlos Carneiro na equipa do Sporting, (3 golos, 75% de eficácia), e o ABC, onde Hugo Rocha (5 golos, 3 em 3 de 7 metros), que era um dos seus principais jogadores, acaba desqualificado por sucessão de exclusões aos 57 minutos, já sem puder influenciar o resultado, o ABC tudo tentou, pois jogou durante bastante tempo, com 7 jogadores de campo, em especial a partir dos 37 minutos de jogo, dizer ainda que o jovem Cláudio Silva (29% de eficácia), substituiu e bem Humberto Gomes na baliza do ABC. Com este resultado a equipa do Sporting, mantêm-se no segundo lugar, embora com menos um jogo que o FC Porto, enquanto o ABC, continua na discussão por um dos lugares de acesso ao chamado Grupo A, na Fase decisiva do campeonato. Jogo dirigido pela dupla internacional da Madeira constituída por Duarte Santos, e Ricardo Vieira, que tiveram uma actuação bastante positiva, em especial em termos disciplinares.

Tivemos no Municipal de Fafe o AC Fafe / Boa Hora, um jogo que se esperava de maior equilíbrio. Mas acabou por ser um jogo de sentido único, com a equipa do Boa Hora a comandar jogo e o marcador durante os 60 minutos, perante o AC Fafe, incapaz de parar a equipa do Boa Hora, que aos 15 minutos de jogo já vencia por 6-2 para cerca dos 23 minutos estar a vencer pro 9-2, ao fazer um parcial de 4-0, para chegar ao intervalo a vencer por uns claros 12-4, sendo de destacar pela negativa o facto de a equipa local, apenas concretizar 4 golos, durante os primeiros 30 minutos. No segundo a equipa do Boa Hora mantêm o mesmo ritmo e chega aos 52 minutos com 11 golos de vantagem (21-10), para entrar em modo “gestão” e permitir que os locais reduzam progressivamente a vantagem então adquirida. Com esta vitória a equipa do Boa Hora ascende ao 7.º lugar da classificação mas com mais 3 jogos, que o 8.º, embora atinja uma pontuação que poderá por a equipa a salvo de algum imponderável. Na baliza do Boa Hora, Diogo Valério (57% de eficácia), foi o homem do jogo, pois os seus colegas de posto do AC Fafe, não passaram dos 26% (Nuno Silva). O Melhor marcador do AC Fafe, não passou dos 4 golos (Mário Pereira, 57% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), por sua vez André Alves com 6 golos (60% de eficácia, 5 em 6 de 7 metros), foi o seu melhor marcador.

No Dragão Caixa, com a maior assistência da jornada, tivemos o FC Porto / CCR Fermentões, que foi mais um encontro de sentido único, e com um resultado final, que prova o grande desequilíbrio existente entre as várias equipas que disputam a prova, e que a mesma no mínimo, têm um número excessivo de participantes. O Resultado começa a desequilibrar-se a partir dos 20 minutos, quando o FC Porto, faz um parcial de 7-0, e passa o resultado de 11-10, para 18-10, para chegar ao intervalo a vencer por 21-12. No segundo tempo e perante a riqueza de plantel que dispõe o FC Porto, foi progressivamente aumentando a diferença, para terminar, com um diferencial de 27 golos, que é completamente esclarecedor da diferença existente, e já por nós referida. No FC Porto 13 jogadores concretizaram golos, o que demonstra a rotação que foi realizada pelo seu técnico, com Miguel Alves com 7 golos (79% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), Angel Hernandez (71% de eficácia), e António Areia (100% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), ambos com 5 golos, cada, foram os seus principais marcadores. Já os seus guarda-redes, estiveram acima da média, com Alfredo Quintana (50% de eficácia), e Thomas Baeur (37% de eficácia). No CCR Fermentões, José Pinto com 6 golos (75% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), foi o seu melhor guarda-redes, na baliza todos os utilizados, tiveram 0% de eficácia. Com esta vitória o FC Porto, mantêm-se no comando da classificação, embora com mais um jogo, com o CCR Fermentões, a colocar-se nos quatro últimos lugares.

No Pavilhão do Águas Santas, disputou-se o Águas Santas / AA Avanca, que acabou por ser o encontro mais equilibrado da jornada, apesar da equipa maiata comandar o marcador praticamente durante os 50 minutos, chegando já ao intervalo a vencer por 16-11, o maior diferencial, ocorrido durante o primeiro tempo, apesar da boa réplica da equipa da AA Avanca. No segundo tempo a AA Avanca, apesar de ter equilibrado o jogo, nunca conseguiu diminuir a diferença, para menos de 2 golos (24-22, aos 54 minutos por exemplo), terminando por sofrer 2 golos, nos últimos 6 minutos. A AA Avanca teve na sua baliza dois dos seus melhores elementos, pois quer Luís Silva com 32% de eficácia, quer Emanuel Ribeiro com 46% de eficácia, estiveram bem, enquanto na equipa maiata, o experiente António Campos teve 35% de eficácia, com Henrique Carlota abaixo do seu normal e com apenas 21% de eficácia. Como é normal Pedro Cruz com 12 golos (67% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), foi o seu melhor marcador, na AA Avanca, Francisco Santos com 6 golos (86% de eficácia), e Ruben Ribeiro com 5 golos (63% de eficácia) foram os seus melhores marcadores. Com esta vitória a equipa maiata ultrapassa o ABC, e coloca-se em 4.º lugar da classificação.

Classificação actual – 1.º FC Porto (+2 jogos, 49 pontos), 2.º Sporting (+1 jogo, 46 pontos), 3.º Benfica (- 1 jogo, 38 pontos), 4.º Águas Santas (36 pontos), 5.º Belenenses (35 pontos), 6.º ABC (34 pontos), 7.º Boa Hora (+2 jogo, 31 pontos), 8.º Madeira SAD (30 pontos), 9.º Ismai (26 pontos), 10.º AA Avanca (25 pontos), 11.º CCR Fermentões (22 pontos), 12.º AC Fafe (19 pontos), 13.º SC Horta (-1 jogo, 18 pontos), 14.º Arsenal (15 pontos). 

O Banhadas Andebol

5 comentários:

Anónimo disse...

CAMPEONATO NACIONAL P001
Formado por 3 grupos
Com realidades financeiras bem diferentes e tendo impacto na formação dos Planteis e resultados desnivelados!.
Os CLUBES DE FUTEBOL INVESTEM DE FORMA SIGNIFICATIVA NO ANDEBOL E NOUTRAS MODALIDADES DE PAVILHÃO:
SPORTING,PORTO,BENFICA,BELENENSES

Grupo "A"
Candidatos ao titulo:
Sporting, Porto e Benfica

Grupo "B"
grupo da morte para apurar 3 para a Fase seguinte .
Msdeira, ABC, Aguas Santas, Ismai, Belenenses

Grupo "C"
Amigos do Andebol e apoio estratégicos por parte de várias instituições politicas e partidárias!
Fafe,Sp.horta,Fermentões,Boa Hora,Ismai,Fafe.

Clubes por Associações:
Braga-4
Lisboa-4
Porto-4
Horta-1
Madeira 1
Termos Geográficos:
Madeira 1(Madeira) Porto Santo-0
Açores-1(horta) 8 ilhas sem presentação nos Campeonatos Nacionais 9002 e 9003
Continente:14
Norte:8
Centro-0
Sul-4
Alentejo e Algarve -0
A maioria das equipas(14)= vivem e tem as suas instalações desportivas na Costa do Atlântico.
Território Português:
Só existe andebol na costa marítima e de Bragança ao Algarve não existe Andebol sustentado a não ser desporto escolar, universitário(bolsas)

COMO INVERTER ESTA REALIDADE SOCIAL POLITICA E DESPORTIVA!
J.ferreira


Anónimo disse...

Nem sei o que dizer. A verdade é que em Portugal NÃO EXISTE um campeonato! Quando um ABC perde por números destes... nada feito! Tem de haver uma revolução cultural-desportiva mas, igualmente uma intervenção, no sentido de se proibir verbas incríveis para o pontapé na bola! Apesar de todo o ambiente de oeste selvagem, suspeitas e até bastantes provas, os estádios continuam cheios no país campeão da Europa! Pergunto é que futuro para os actuais promessas do Andebol? Quantos vão continuar a saír?

Anónimo disse...

Se o Campeonato já está moribundo, o que dizer do futuro da Taça de Portugal? È que há um Porto-Sporting e portanto um não irá á fase-final!!!

Anónimo disse...

Nota-se que nem sempre o money ás carradas traz público...
O Sporting continuou a loucura do investimento nas modalidades de pavilhão mas, onde anda o público? È que ainda há uma grande diferença para o Porto que, mesmo só andando pela EHF Cup, consegue mais e mais fiel! Não admira pois, os que dirigem os clubes, têm muita diferençade experiências e sabedoria de Andebol! A inveja mata e é ver.agora o clube dos croquetes e rissol de camarão, a chorar vendo o Gomes na selecção e, Edmilson de saída! Deve ser do selecionador ser do Porto! Hi Hi hi hi!

Anónimo disse...

Algo me diz que para o ano o Porto fica mais forte, isto se este ano não limpar o campeonato-And1! Se for verdade o que se diz nos bastidores vai haver surpresas...