gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 11 – 2018 / 2019


Crónica dedicada ao Feminino, que acompanha como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional, e desta vez dedicada aos encontros da 10.ª Jornada e dos dois encontros da 11.ª Jornada. 

É com agrado que constatamos a regularidade das transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de uma continuação do verificado até ao momento.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
4.ª Jornada
Dia 19-12-18
Colégio Gaia - Maiastars (21H00)
10.ª Jornada
Dia 15-12-18
Colégio Gaia 29 - 25 SIR 1.º Maio/CJB
CS Madeira 32 - 29 Maiastars
Passos Manuel 23 - 26 JAC-Alcanena
ARC Alpendorada 25 - 26 Alavarium
Madeira SAD 37 - 13 CA Leça
Assomada 29 - 27 Juventude Lis
11.ª Jornada
Dia 16-12-18
Madeira SAD 35 – 20 Maiastars
CS Madeira 26 – 17 CA Leça

Num fim-de-semana, em que algumas equipas disputaram jornada dupla como é normal, não se realizou nenhuma transmissão pela Andebol TV. E onde todos os encontros que se disputaram, primaram pela disciplina, não se registando qualquer ocorrência disciplinar.

O Madeira SAD, realizou jornada dupla, defrontando em jogo da 10.ª Jornada o CA Leça, encontro que comandou durante os 60 minutos, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 16-8, para consolidar no segundo tempo a sua vantagem, não permitindo que o CA Leça concretizasse, mais do que cinco (5) golos, neste período, tendo gerindo o seu plantel, com 12 atletas a marcarem golos, Sara Gonçalves e os seus 7 golos, e Mihalea Minciuma com 6 golos, a serem as suas principais marcadoras, no CA Leça a sua melhor marcadora não passou dos 4 golos (Ana Sousa). No dia seguinte defrontou o Maiastars, e voltou a vencer com grande facilidade, construindo logo no primeiro tempo um resultado (18-10) que lhe assegurava, uma segunda parte de algum descanso, mas continuou, aumentando a sua vantagem, terminando com um resultado bastante confortável, e com 10 jogadoras a marcarem golos, sendo Diana Oliveira com 8 golos, e Mónica Soares com 6, as suas principais marcadores, enquanto no Maiastars, Ana Silva com 7 golos, e Susana Silva com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras. Com estas duas vitórias, assume ainda que à condição o comando desta fase da prova.

A outra equipa da Madeira, o CS Madeira, também venceu os seus dois encontros da jornada dupla, embora tenha vencido o primeiro dos encontros, onde defrontou o Maiastars, com alguma dificuldade, face à oposição que as maiatas lhe criaram, chegando ao intervalo a vencerem por 18-16, no segundo período continuou-se a assistir a um encontro de grande equilíbrio. No CS Madeira, Ana Franco e Jessica Gouveia, ambas com 8 golos, cada foram as suas melhores marcadoras, com Susana Silva com 8 golos, e Ana Silva com 7 golos, a serem as melhores marcadoras do Maiastars. No segundo encontro desta jornada dupla a equipa madeirense defrontou o CA Leça, que apenas deu réplica nos primeiros 30 minutos de jogo, ao chegar ao intervalo a perder somente por 11-9, mas no segundo tempo, a diferença acentuou-se terminando com uma vantagem dilatada, mais uma vez Ana Franco com 8 golos, e Jessica Gouveia, com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras, enquanto no CA Leça, Ana Sousa com 8 golos, foi a sua melhor marcadora. Com estas duas vitórias o CS Madeira, sobe para o 5.º lugar à condição, pois tem mais um encontro disputado, que tal como o Madeira SAD, correspondem à última Jornada da 1.ª volta.

Em Gaia, realizou-se na nossa opinião o jogo mais importante da jornada o Colégio Gaia / SIR 1.º Maio/CJB, que foi disputado com grande equilíbrio, e com a equipa da Marinha Grande, no primeiro tempo a comandar o jogo e o marcador, chegando a ter 4 golos de vantagem, como por exemplo 9-5, e 14-10, para chegar ao intervalo a vencer por 14-13. No segundo tempo tivemos um Colégio Gaia, a melhor na forma de jogar, e então a fazer a diferença, terminando por vencer o jogo, e mantendo-se como a única equipa que até ao momento, apenas regista vitórias, nesta fase da prova. Joana Resende com 9 golos, e Patrícia Lima com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Colégio Gaia, por sua vez Patrícia Fernandes, e Adriana Lage, ambas com 6 golos, cada, foram as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB, apesar da derrota a equipa da Marinha Grande, mantêm o seu 4.º Lugar na classificação desta Fase.

No Pavilhão de Alpendorada, tivemos o ARC Alpendorada / Alavarium, que foi um dos encontros onde a grande surpresa. Não se verificou por muito pouco, quando se esperava uma vitória mais ou menos fácil do Alavarium, tivemos um ARC Alpendorada, a comandar o jogo e o marcador, grande parte do tempo, chegado ao intervalo a vencer por 14-12, para ainda durante o segundo tempo chegar aos 24-23, para o Alavarium com um parcial de 3-0, colocar o marcador a seu favor por 26-24, e aí sim conseguiu resolver o encontro a seu favor. Com esta vitória a equipa do Alavarium mantêm-se como sendo uma das equipas, que ainda não regista qualquer derrota., enquanto o ARC Alpendorada, voltou a igualar o Passos Manuel na tabela classificativa. Sara Barbosa com 9 golos, e Tânia Braga com 5, foram sem surpresa as melhores marcadoras do ARC Alpendorada. Mariana Azevedo, e Soraia Fernandes, ambas com 6 golos cada, foram as melhores marcadoras do Alavarium.

Realizou-se ainda nesta jornada o Passos Manuel / JAC Alcanena, onde na nossa opinião, tivemos uma das surpresas da jornada, com a equipa do visitante a vencer no difícil reduto do Passos Manuel, num encontro de grande equilíbrio com a equipa do Passos Manuel, a terminar os primeiros 30 minutos a vencer por 16-14, e a equipa do JAC-Alcanena, a dar a volta ao resultado nos segundos 30 minutos. Sem grandes surpresas, as melhores marcadoras do Passos Manuel, ambas com 6 golos cada, foram Mariana Faleiro, e Joana Reis. Da mesma forma e sem nenhuma surpresa Neuza Valente com 12 golos, foi a melhor marcadora da equipa visitante. Com esta vitória ficamos três equipas em igualdade pontual, Passos Manuel, ARC Alpendorada, e JAC-Alcanena.

Finalmente, na nossa opinião a surpresa da jornada, ocorreu no Assomada / Juventude Lis, onde a equipa da Assomada conseguiu obter a sua segunda vitória na prova, até ao momento, embora mantenha, último lugar da classificação nesta Fase. Foi um jogo, sempre disputadíssimo, de tal forma que ao intervalo o resultado era uma igualdade a 13 golos, e apenas no segundo tempo a equipa da Assomada conseguiu materializar a sua vitória e por escassa margem. Edna Oliveira com 8 golos, Rute Fernandes com 7 golos, e Odete Tavares com 6 golos, foram as melhores marcadoras da equipa visitada, por sua vez, e como é normal Francisca Marques com 9 golos, bem acompanhada por Rita Campos com 5 golos, foram as melhores marcadoras da Juventude Lis, 

Classificação Actual – 1.º Madeira SAD (+1 jogo, 30 pontos), 2.º Alavarium (29 pontos), 3.º Colégio Gaia (-1 jogo, 27 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (21 pontos), 5.º CS Madeira (+1 jogo, 20 pontos), 6.º Passos Manuel, ARC Alpendorada, e JAC-Alcanena (18 pontos), 9.º CA Leça (+ 1 jogo, 17 pontos), 10.º Maiastars, e Juventude Lis (16 pontos), 12.º Assomada (14 pontos).

O Noticias

2 comentários:

Anónimo disse...

So queria sugerir a quem faz as crónicas, que fizesse uma revisão no fim de as escrever pois os textos por vezes são confusos.

Anónimo disse...

Palpite que vai haver mudanças para os lados da Maia,a ver vamos se estou enganada.
Muitos conversas,não há fumo sem fogo