gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 9 de dezembro de 2018

Crónica intermédia de fim-de-semana no Feminino – 10 – 2018 / 2019


Crónica dedicada ao Feminino, que acompanha como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional, e desta vez dedicada aos encontros que faltavam disputar na 9.º Jornada. 

É com agrado que constatamos a regularidade das transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de uma continuação do verificado até ao momento.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
4.ª Jornada
Dia 19-12-18
Colégio Gaia - Maiastars (21H00)
9.ª Jornada
Dia 08-12-18
CA Leça 27 - 32 SIR 1.º Maio/CJB
Passos Manuel 23 - 17 ARC Alpendorada
Maiastars 24 - 32 Alavarium
Assomada 24 - 29 Colégio Gaia

Passos Manuel 23 – 17 ARC Alpendorada

No Pavilhão da Escola Quinta Marrocos, tivemos este encontro, que colocava frente a frente as duas equipas que subiram de divisão esta temporada, num jogo que teve uma assistência superior ao normal neste pavilhão, mas mesmo assim não se pode considerar, boa, foi um encontro de grande equilíbrio em especial nos primeiros 30 minutos, onde as equipas apresentaram esquemas tácticos diferentes, pois enquanto o Passos Manuel defendia, bem, em especial com a sua guarda-redes em bom plano todo o jogo (Mariana Agostinho) mas o seu ataque era mais ponderado e calmo, de construção. o ARC Alpendorada, defendia igualmente bem mas o seu ataque era de transição rápida ou contra ataque, muitas vezes iniciado pela sua guarda-redes (Cristiana Coelho), enquanto esteve em campo também deu boa conta do recado, mas foi um encontro onde o jogo interior das duas equipas, foi determinante, com Joana Gonçalves a pivô do Passos Manuel a marcar 7 golos, e a ser a melhor marcadora da equipa, e com Viviana Rebelo (3 golos) a fazer também um bom jogo, embora o número de faltas técnicas tenha sido elevado, para os dois lados, e com o encontro a desenvolver-se como já referimos equilibrado o intervalo chegou com uma igualdade a 9 golos, com o 9.º golos do ARC Alpendorada a ser marcado, através da conversão de um livre directo após o terminus dos 30 minutos iniciais. No Segundo tempo, o Passos Manuel continuou com uma boa intensidade atacante, e foi criando superioridades no marcador e aos 45 minutos vencia por 18-13, com o ARC Alpendorada a raramente saber aproveitar as superioridades numéricas de que dispôs, embora Sara Barbosa (4 golos) tudo tenha tentado, bem como o seu técnico, desde a marcação individual a Marta Faleiro (6 golos), até à marcação individual (cerca dos 53 minutos), tudo foi tentado, destacar ainda Joana Reis do Passos Manuel, que com esta vitória, sobe ao 5.º lugar da tabela classificativa em igualdade pontual com a sua adversária. Dirigiu o encontro a dupla de Lisboa constituída por Miguel Ventura e João Mendes, onde a primeira coisa que devemos dizer é que os jogos, sejam de que género forem e de que escalão forem devem ser sempre dirigidos da mesma forma, com consistência, e equilíbrio nas decisões, que foi aquilo que não se viu neste encontro.

No pavilhão Municipal da Maia, tivemos o Maiastars / Alavarium, que foi na prática um jogo de sentido único, como Alavarium ainda no primeiro tempo a chegar rapidamente aos 9-5, para ir progressivamente dilatando a sua vantagem, para chegar ao intervalo a vencer por 19-10, o na pratica, lhe dava uma margem confortável para gerir no segundo tempo, face a uma possível reacção do Maiastars, e foi precisamente isso que aconteceu, pois a equipa maiata, conseguiu disputar o 2.º tempo com maior equilíbrio e assertividade, embora nunca tenha chegado a colocar em causa a vitória do Alavarium, que com esta vitória assume o comando da classificação e continue sem derrotas, mas com mais um jogo realizado, que o Colégio Gaia. Destaque para Ana Silva que com 13 golos, foi a melhor marcadora do Maiastars, por sua vez Carolina Monteiro com 10 golos, e Ana Carolina Silva com 6, foram as melhores marcadoras do Alavarium.

No Pavilhão Carlos Queirós, realizou-se o Assomada / Colégio Gaia, que terminou com a vitória da equipa do Colégio Gaia, num encontro em que mais uma vez o Colégio, apesar das dificuldades que lhe foram criadas pela Assomada comandou quase sempre o jogo e o marcador, tendo ainda na 1.ª parte chegado aos 14-10, para chegar ao intervalo a vencer por 16-13, No segundo tempo a Assomada, reagiu bem e conseguiu chegar à igualdade a 17 golos, para o Colégio Gaia, a reagir imediatamente e rapidamente chegou aos 21-18, para mais tarde chegar aos 27-23, e terminar com um diferencial de cinco golos. Com esta vitória o Colégio Gaia, continua a ser a única equipa que apenas contabiliza vitórias em todos os jogos, enquanto a Assomada continua em último lugar da classificação com apenas uma vitória. Edna Oliveira com 8 golos, Marta Coelho e Rute Fernandes, ambas com 5 golos, cada. Foram as melhores marcadoras da Assomada, Joana Resende com 7 golos, e Helena Soares com 6 golos, Neide Duarte, e Patrícia Lima, ambas com 5 golos, cada, a serem as melhores marcadoras do Colégio Gaia.

Em Leça da Palmeira, disputou-se o CA Leça / SIR 1.º Maio/CJB, que foi o único encontro com ocorrências disciplinares registadas, jogo realizado com uma razoável assistência, tivemos um encontro onde a equipa do Ca Leça dominou e comandou o jogo e o marcador durante toda a primeira parte, chegando aos 11-5, aos 16-11, aos 19-14, por exemplo para chegar ao intervalo na frente do marcador por 19-15. No segundo tempo, apesar da forte e esperada reacção do SIR 1.º Maio/CJB, a equipa visitada, ainda se manteve na frente do marcador, durante algum tempo, e apenas após a igualdade a 23 golos, permitiu que a equipa visitante passasse pela primeira vez para o comando do marcador (24-23), e daqui até final do encontro não mais largou o comando do jogo e do marcador, mas apenas dilatando a sua vantagem nos finais do encontro, depois de ter estado a vencer por 30-27. No CA Leça com 10 atletas a marcarem golos, Catarina Oliveira, e Mariana Gomes, ambas com 5 golos, cada, foram as suas principais marcadoras, Patrícia Fernandes com 8 golos, Adriana Lage, e Adriana Bastos, ambas com 6 golos, cada, foram as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB. Com esta vitória a equipa da Marinha Grande continua isolada no 4.º lugar da tabela classificativa.

Classificação Actual – 1.º Alavarium (26 pontos), 2.º Colégio Gaia (-1 jogo), e Madeira SAD (24 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (20 pontos), 5.º Passos Manuel, e ARC Alpendorada (17 pontos), 7.º Juventude Lis, JAC-Alcanena, e CA Leça (15 pontos), 10.º Maiastars (-1 jogo), e CS Madeira (14 pontos), 12.º Assomada (11 pontos).

O Noticias

5 comentários:

Anónimo disse...

A dupla de Lisboa que veio a 12o a hora de Setubal para em hora e meia satisfazer um capricho do nomeador já sabe para a outra vez faça uma exposição ao CA porque o sr Marreiros quando era arbitro não papava destes embrulhos. O crime não compença

Anónimo disse...

Upss Alpendurada, treinador fraquinho, mas baratinho.
As vezes o barato sai caro.

Anónimo disse...

A Andebol TV deveria rever alguns conceitos: tipos de jogos - este por exemplo foi um atentando à modalidade e ao andebol feminino: fraquinho, fraquinho. Com duas equipas muito fracas, sem ponta por onde pegar. Os comentadores, fraquinhos... sem conhecimento sequer dos nomes das atletas e do jogo. Gabavam o que era impossível de gabar. Deviam ser honestos e criticar, pois este jogo, foi tudo menos um jogo bom. Equilibrado? Sim, mas pela mediocridade. A rever com urgência...

Anónimo disse...

Anónimo das 14h00
Sua excelência deve ser um grande expert andebolistico....deve estar a mais no andebol português, não desista...

Anónimo disse...

Concordo com a critica à andebol tv... Não é preciso ser um expert andebolístico, mas ter olhos na cara, para perceber que ultimamente tem havido um claro desinvestimento na andebol tv. O problema não são só os jogos escolhidos (aí não é um problema fácil, pois ninguém advinha se o jogo vai ser bom ou mau; este por exemplo do Passos com a Arca tinha tudo para ser um bom jogo: 5º e 6º classificados do campeonato - ninguém ia advinhar que ía ser tão mal jogado de parte a parte). Agora em relação aos comentadores, parecem ser escolhidos assim à sorte e à pressa. depois dá no que se tem ouvido ultimamente: poucos conhecimentos das equipas, das equipas de arbitragem, das jogadoras (concordo que às vezes nem sabem os nomes e trocam) e até do jogo em si.