gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 28 – 2018 / 2019 – I


Mais uma crónica intermédia de fim-de-Semana, sobre a PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
19.ª Jornada
Dia 11-12-18
FC Porto 53 – 26 Arsenal

Crónica totalmente dedicada, ao jogo antecipado da 19.ª Jornada, que se realizou hoje (11-12-18), entre um dos primeiros classificados (FC Porto) e o último da tabela classificativa (Arsenal). Encontro disputado sem ocorrências disciplinares.

FC Porto 53 – 26 Arsenal

No Dragão Caixa, com uma moldura humana, bastante fraca, já que o jogo não era certamente atraente para gosta da modalidade, pois este formato de Campeonato com 14 equipas, têm destas coisas, digamos assim, o FC Porto, venceu com grande facilidade, pois aos 5 minutos vencia por 7-0, e aos 12 minutos por 14-1, e foi sempre em crescendo, diante uma equipa do Arsenal que se apresentou com apenas 8 jogadores de campo, num total de apenas 10 inscritos, jogo que foi totalmente propicio aos pontas, que foram sempre bem lançados em contra-ataque pelo guarda-redes, do FC Porto, Thomas Bauer (65% de eficácia), e com António Areia (7 golos, 100% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), Diogo Branquinho (8 golos, 89% de eficácia), e mais os jovens Miguel Pinto (3 golos, 75% de eficácia) e Leonel Fernandes (5 golos, 83% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), a serem os mais preponderantes na equipa onde descansaram Alfredo Quintana, Alexis Borges, Salina, e Djibril Mbengue, já que Hugo Laurentino está lesionado, e chega ao intervalo com 21 golos de vantagem (28-7), caminhando para um record do campeonato, que se veio a verificar, devesse ainda não esquecer a dignidade que o Arsenal colocou em jogo, e que nos segundos 30 minutos face ao “relaxamento” do FC Porto, lhe permitiu que todos os seus jogadores de campo marcassem golos, mas não devemos esquecer que o FC Porto, na rotação que fez do seu plantel, colocou na baliza no segundo tempo o jovem Francisco Oliveira (21% de eficácia) e deu o tempo de jogo a Yoan Balasquez (8 golos, 80% de eficácia), de que provavelmente este esperaria. Uma referência ainda para o facto de 12 atletas do FC Porto, terem marcado golos, e ainda que os dois centrais da equipa quer Rui Silva, quer Miguel Martins, não terem concretizado qualquer golo. No Arsenal, onde já salientamos a sua dignidade em campo, devemos ainda não esquecer Hugo Oliveira com os 7 golos (88% de eficácia). Jogo dirigido pela dupla Internacional de Leiria, constituída por Daniel Martins e Roberto Martins, que realizou uma arbitragem tranquila, e bem positiva, sem motivos para contestação de qualquer das equipas.

Classificação actual – 1.º FC Porto (+1 jogo, 40 pontos), 2.º Sporting (37 pontos), 3.º Benfica (35 pontos), 4.º Águas Santas (31 pontos), 5.º ABC (30 pontos), 6.º Madeira SAD, e Belenenses (29 pontos), 8.º Boa Hora, e Ismai (24 pontos), 10.º AA Avanca (- 1 jogo, 20 pontos), 11.º CCR Fermentões (18 pontos), 12.º AC Fafe (17 pontos), 13.º SC Horta (-1 jogo, 16 pontos, 14.º Arsenal (+1 jogo, 14 pontos). 

O Banhadas Andebol

9 comentários:

Anónimo disse...

Nao digo que e uma vergonha este resultado porque os clubes nao podem ter o dinheiro que os 3 grandes tem , entao tem os jogadores que podem ter , vergonha e o conselho de arbitragem que manda para um jogo destes que toda a gente ja sabia que ha partida o resultado ia ser mais ou menos o que foi mandar uma dupla internacional e depois para jogos equilibrados manda duplas como o Tiago /Aranha ou o Gameiro /Renato ou o ventura /???'' etc etc etc .
E dar um jogo destes num canal tv mesmo que o canal seja do clube e uma vergonha sim para andebol nacional

Anónimo disse...

Louvo, muito honestamente, os esforços levados a cabo pelas equipas do fundo da tabela (as três de Braga essencialmente) mas já é hora da Federação compreender que não temos qualidade suficiente para garantir 14 equipas na primeira divisão. É óbvio que irão sempre existir equipas mais fracas e outras mais fortes, para isso é que existem as descidas e subidas de divisão, mas no panorama atual, é penoso tentar fazer-se pão quando não se tem farinha!
A modalidade precisa, e merece mais.
Se não pretendem retornar aos sistema de “play-off”, ao menos devem considerar a diminuição (do número de equipas), e o investimento no campeonato nacional de Juniores ou, em um campeonato de sub-23 acabando por exemplo, com a terceira divisão. Infelizmente só quem passa semanalmente pelos pavilhões é que percebe que a existência da PO03 não é benéfica para o andebol. Há muitos jogadores velhos e desgastados que não dão hipótese de evolução à causa.
Outra situação de análise é a própria dinâmica do escalão dos Juniores; por lá passei, e mesmo nos clubes com bilhete regular na primeira divisão os treinos raramente têm 14 atletas, por vezes bem menos. A situação que aconteceu com o Estarreja AC na PO04 não é de espantar, para quem segue de perto a formação.
Isto não é uma acusação à Federação, é um aviso, um pedido de ajuda. Novas diretrizes devem ser pensadas, e acima de tudo, concretizadas.

Anónimo disse...

Caro Anónimo 12 de dezembro de 2018 às 11:18

O Conselho de Arbitragem nomeia as duplas conforme o ranking das mesmas. Os irmãos Martins são Nível III enquanto as duplas que referiu são Nível IV. Portanto, há que respeitar os níveis e equacioná-los na nomeação das duplas para os respectivos jogos. Paciência, a meritocracia é assim mesmo.

Anónimo disse...

Agradecer à Associação de Andebol de Braga e não ao alargamento para 14 equipas da PO01, o crescimento sustentado e com bases sólidas do Arsenal da Devesa, que deu no que deu.

Anónimo disse...

Parece-me que o problema diferença de resultados entre as equipas da 1a nao esta na falta de qualidade dos jogadores formados mas sim na dificuldade que o andebol tem em manter atletas na modalidade ao mais alto nivel, existem muitos jogadores não profissionais e as equipas das periferias têm dificuldades de recrutamento pois não conseguem dar o mesmo tipo de condiçoes que as dos grandes centros urbanos. Basta ver como esta composta a area geografica abrangida pela Andebol1 e quem sao os cronicos candidatos a subida, sao sempre das mesmas areas. A meu ver um dos problemas esta nas equipas B nos escaloes de formaçao. Muita coisa tem mudado nos ultimos anos e tem dado alguns frutos mas ainda a muito trabalho a fazer...

Anónimo disse...

Tenho vergonha.Em Portugal não há interesse em progredir para um Andebol que, pode ser respeitado na Europa! Quantos jogadores vão saír para o ano?

Anónimo disse...

acabar com a po03, é o mesmo que eliminar jogadores da modalidade? acha correto sr Anonimo??? espero que um dia um filho seu queira muito jogar e nao tenha clube para o fazer!! cumprimentos

Anónimo disse...

em relação há terceira divisão, segundo me parece ainda temos uma equipa ( a unica) a dispotar 1/8 final da taça de portugal, teoricamente nao devia la estar porque nao tem qualidade, certo? entao e as equipas de segunda que esta equipa de terceira eliminou? tem qualidade? a terceira divisao faz todo o sentido existir, agora temos é de fazer com que o nivél competitivo aumente!!

Anónimo disse...

Oh grandessissimo filho... Isto é Portugal! Querem jogadores de elite com 2 m de altura,não HÁ! Nunca vai Haver!a 3a tem de existir inergume. Queres evoluir manda os miúdos para o estrangeiro. Juniores? Se não têm pedalada para jogar nos seniores com 16 anos, então nunca serão jogadores.. Mentalizem se disto. Jogadores velhos? Era o que mais faltava era isto ter prazo de validade!o Andebol é para Homens e Mulheres de valor, quer em campo quer em sociedade, nós temos que nos adaptar e federação tem que nos servir, não o contrário!