gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 16 de dezembro de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 31 – 2018 / 2019 – I – Em Actualizada


Regresso às normais crónicas de fim-de-Semana, sobre a PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
14.ª Jornada
Dia 13-12-18
Sporting 30 - 25 SC Horta (J/Comentado)
Dia 15-12-18
Ismai 29 – 30 Benfica
Madeira SAD 20 – 31 FC Porto
CCR Fermentões 20 – 19 AC Fafe
AA Avanca 19 – 29 ABC
Arsenal 22 – 39 Belenenses
Boa Hora 25 – 25 Águas Santas
Dia 16-12-18
23.ª Jornada
Boa Hora 24 – 38 Sporting 

CCrónica totalmente dedicada, aos jogos que completam a 14.ª Jornada, que abriu a 2.ª volta, e ainda ao jogo antecipado da 23.ª Jornada (Boa Hora / Sporting), disputado no pavilhão João Rocha. Nos jogos disputados e relativos à 14.ª Jornada, apenas 2 resultados foram modificados em relação ao ocorrido na 1.ª Volta, e o encontro antecipado, teve igualmente a confirmação do resultado ocorrido na 10.ª Jornada, e tivemos um encontro com ocorrências disciplinares registadas. Infelizmente temos a registar o mau funcionamento, ou não funcionamento das estatísticas em alguns encontros (Madeira SAD / Benfica, e AA Avanca / ABC), por exemplo.

Actualização

Boa Hora 24 – 38 Sporting

Jogo disputado no pavilhão João Rocha, por inversão da ordem dos jogos, que teve uma boa assistência, mas foi um encontro plenamente demonstrativo das diferenças existentes entre as diversas equipas nesta prova. Felizmente neste encontro assistimos à presença em campo de diversos jovens, tanto numa como noutra equipa, que nos dá pelo menos mais animo, em relação ao futuro da modalidade. O encontro apenas teve um sentido, pois o Sporting, comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos, o que lhe permitiu gerir os tempos de jogo dos seus atletas inscritos no boletim de jogo, com tempo de jogo para todos, utilizou uma defesa assertiva, e um ataque de transição rápidas e contra ataque, baseado em especial na actuação dos seus homens de baliza, Skok (43% de eficácia) e Cudic (56% de eficácia), encarando o encontro de forma séria e respeitando o adversário, aproveitando bem as trocas defensivas do Boa Hora que se realizam de forma lenta, situação que corrigiu no 2.º tempo mas não foram a forma mais efectiva de encarar este Sporting, que nos minutos finais em especial nos últimos 10 minutos lançou em campo diversos juniores. O resultado ao intervalo que já era de 19-11, a favor do Sporting, destaca-se o ponta do Sporting, Fábio Chiuffa (6 golos, 67% de eficácia), e o ponta do Boa Hora, Francisco Tavares (4 golos, 50% de eficácia), neste seu regresso ao pavilhão João Rocha, sendo um dos melhores marcadores da sua equipa, acompanhado por outro jovem André Alves (4 golos, 57% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros). No segundo tempo o Sporting, apesar das diversas substituições nunca abrandou o ritmo de jogo, e chegou aos 15 golos de diferença finais, uma palavra ainda para o bom jogo de Rui Barreto (3 golos, 50% de eficácia), no Boa Hora que teve 10 atletas seus a marcarem golos, e utilizou os seus três guarda-redes inscritos, com o experiente António Ribeiro (29% de eficácia) a ser o mais produtivo. Na equipa do Sporting, com 12 atletas a marcarem golos, fruto da gestão do plantel já por nós referida, de referir Edmilson Araújo (5 golos, 71% de eficácia), e os jovens Luis Frade (4 golos, 100% de eficácia), e Gonçalo Grácio (4 golos, 67% de eficácia). Dirigiu o Encontro a dupla de Lisboa constituída por Miguel Ventura e João Mendes, que estiveram bem em termos disciplinares e nos 7 metros, mas francamente mal na falta do atacante, na lei da vantagem, e no jogo passivo.

Madeira SAD 20 – 31 FC Porto

No Pavilhão do Funchal, com boa assistência, tivemos um jogo de andebol que reflecte na perfeição a diferença existente entre as equipas participantes na PO01 (designadamente, o número participantes), encontro onde o Madeira SAD, que já têm um plantel curto, e apresentou desfalcado de Hugo Lima e Elias António, mas estreando o jovem Francisco Pereira, cedido pelo Benfica. O FC Porto, apresentou-se iniciando o encontro com uma forte intensidade defensiva, onde Alfredo Quintana, fazia a grande diferença, mas bem coadjuvado pela restante equipa em campo, com António Areia e André Gomes, a consolidarem a excelente prestação ofensiva, nos primeiros 30 minutos, e desta forma não admira que a equipa do Continente, aos 8 minutos, vencia por 7-1, chegando aos 9 golos de vantagem aos 22 minutos (13-4), para voltarem a ter a mesma diferença aos 29 minutos (17-8) e terminarem o primeiro tempo a vencerem por 17-9, com os madeirenses a não concretizarem neste período de jogo 3 livres de 7 metros, tendo cometidos diversas faltas técnicas, mas a terem um jogador em bom plano, Elledy Semedo. No segundo tempo ambas as equipas fizeram rodar os seus conjuntos, mas com o FC Porto a entrar, melhor, e a estabelecer uma diferença, de 12 golos, aos 35 minutos (22-10), para posteriormente gerir o resultado, até final do encontro mantendo sempre uma diferença que nunca baixou dos 10 golos, com Thomas Bauer na baliza, onde esteve igualmente bem assim como, Gustavo Capdeville, na baliza do Madeira SAD, rodou os seus três guarda-redes, na forma como geriu o seu plantel, com a lesão de Bruno Landim, que esperamos não seja grave, o FC Porto, acaba o jogo com 13 dos seus atletas a marcarem golos, até deu para voltar a testar os 7 jogadores de campo, pena a forma como o encontro terminou, com dois cartões vermelhos, que deram origem a que o encontro tenha ocorrências disciplinares, jogo que com este resultado foi confirmado resultado ocorrido na 1.ª volta. Jogo dirigido pela dupla internacional de Leiria, constituída por Eurico Nicolau e Ivan Caçador, que na nossa opinião estiveram com actuação positiva, embora não isenta de pequenas falhas, nomeadamente na lei da vantagem.

AA Avanca 19 – 29 ABC

Num jogo disputado no Pavilhão Adelino Costa, o ABC, comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos de um encontro que teve momentos menos bons de andebol, e com uma assistência razoável, e termina confirmando o resultado verificado na jornada homóloga na 1.ª volta. De dizer desde já que o piso do recinto se encontrava demasiado escorregadio, e poderia ter provocado algumas lesões que felizmente não se verificaram. Informar ainda que este encontro apesar de apresentar algumas estatísticas as mesmas não correspondem ao que se passou em campo, pois apenas estão feita até ao 12-6 a favor do ABC. O ABC que se apresentou com uma defesa bem aberta e mãos agressiva, criou grande problemas ao ataque da AA Avanca, que por vezes foi demasiado passivo e pouco assertivo, enquanto no ABC, os seus pontas iam resolvendo o encontro, André Rei (9 golos), e Dario Andrade (4 golos), apesar da boa exibição de Luís Silva na baliza da AA Avanca, com Humberto Gomes do outro lado a estar em grande forma e a ser um dos grandes obstáculos do ataque da equipa da casa, que aos 14 minutos de jogo, já perdia por 8-3, para cerca dos 18 minutos o diferencial se manter com o ABC a vencer por 10-5, e a chegar ao intervalo com um confortável diferencial de 6 golos (15-9). Nos segundos 30 minutos a AA Avanca procurou equilibrar o encontro, mas o ABC, geriu bem o jogo e o resultado, e aos 46 minutos de jogo vencia por 21-15, para a AA Avanca começar a demonstrar, uma enorme “crise de confiança”, e aos 55 minutos a diferencial era de 9 golos (26-17), para nos últimos 5 minutos a equipa bracarense terminar por vencer com um diferencial de 10 golos, na equipa da AA Avanca, o jovem Miguel Neves (4 golos) e Rafael Andrade (4 golos) foram os elementos mais na nossa opinião com Diogo Silva (1 golo), muito abaixo das expectativas. Dirigiu o encontro a dupla de Santarém composta por Fábio Gonçalves, e João Vinagre, que estiveram bem em termos da sanção progressiva e dos livre de 7 metros, mas com algumas falhas, na lei da vantagem e na falta do atacante, mas sem qualquer influência no resultado, o que já por si é positivo.

No Pavilhão Fernando Tavares, num jogo com assistência “ridícula” para uma PO01, tivemos um dos jogos, onde o resultado foi diferente do ocorrido na 1.ª volta, e foi na nossa opinião uma das da jornada, o Boa Hora / Águas Santas, que terminou com uma igualdade. Foi um encontro disputado sempre com grande equilíbrio, registando-se diversa alternâncias no marcador e no comando do jogo, assim como diversas situações de igualdade durante os 60 minutos, com maior vantagem que qualquer das equipas consegui, se ter registado cerca dos 28 minutos, quando o Boa Hora vencia por 13-10, resultado com que chegou ao intervalo, no segundo tempo, uma entrada em força do Águas Santas com um parcial de 4-0, coloca o resultado em 14-13 a seu favor, passando a partir deste momento a verificarem-se sucessivas igualdades, chegando aos 59 minutos de jogo com o Boa Hora a vencer por 25-24, com o Águas Santas a igualar o encontro nos momentos finais do encontro através de um livre de 7 metros. Com esta igualdade a equipa maiata, fica em igualdade pontual com o ABC, com a equipa do Boa Hora a afastar-se em termos pontuais, dos lugares “chamados de perigo”. Encontro que encerra a curiosidade de os dois guarda-redes, terem terminado com a mesma eficácia, Diogo Valério do Boa Hora, e António Campo elo Águas Santos com 29% de eficácia. André Alves com 8 golos (67% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e Francisco Tavares com 7 (100% de eficácia), foram os melhores marcadores do Boa Hora, Pedro Cruz, com 7 golos (78% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), e Mário Lourenço com 5 (83% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), foram os melhores marcadores do Águas Santas.

Em Fermentões, tivemos um dérbi minhoto com a disputa do CCR Fermentões / AC Fafe, em mais um jogo de grande equilíbrio, embora a equipa do CCR Fermentões, tenha comandado mais vezes o marcador e jogo, mas apenas concretizou a sua vitória nos últimos minutos do encontro, pois aos 55 minutos tínhamos uma igualdade a 18 golos, o que é plenamente demonstrativo da superioridade das defesas em relação aos ataques, mas no último minuto vencia por 20-18, permitindo que o AC Fafe, diminui-se a diferença nos últimos segundos do jogo, no entanto a equipa local chegou ao intervalo a perder por 11-10. Com esta derrota o AC Fafe, mantêm-se nos últimos lugares da classificação, por sua vez o CCR Fermentões que regista a sua terceira vitória na prova, embora mantendo o mesmo lugar na tabela classificativa, afastou-se do SC Horta. Como seria natural grande evidência para os guarda-redes, Pedro Carvalho pelo CCR Fermentões com 50% de eficácia, e Nelson Reyniel do AC Fafe com 47% de eficácia, João Barbosa com 7 golos (88% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), foi o melhor marcador do CCR Fermentões, por sua vez os melhores marcadores do AC Fafe, não passaram dos 4 golos (Rui Rolo, apenas 36% de eficácia, e Luís Pereira, com 80% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros).

No Pavilhão Municipal do Formigueiro, realizou-se o Ismai / Benfica, onde se verificou um resultado que muitos provavelmente não esperariam, mas depois da equipa maiata ter derrotado o Sporting, todos os jogos disputas com o Ismai, em especial na condição de visitado, não são fáceis, e o Benfica que terminou vencendo pela diferença mínima que o diga, pois venceu com grande dificuldade, confirmando resultado verificado na jornada homóloga, da 1.ª volta. O Ismai com uma excelente entrada no jogo, esteve quase sempre na frente do marcador, nos primeiros 30 minutos, chegando a ter quatro (4) golos de vantagem, cerca dos 23 minutos (14-10), para sofrer um parcial de 5-0 e o Benfica ficar a vencer por 15-14 cerca dos 28 minutos, o intervalo chegou numa perfeita igualdade a 16 golos. No Segundo tempo o equilíbrio manteve-se com alternâncias no marcador, e diversas igualdades, até cerca dos 55 minutos, quando se registava uma igualdade a 27 golos, com o Benfica a comandar o marcador a partir desse momento, e a cerca de um minutos fim vencia por 30-28, com o Ismai a reduzir nos momentos finais do jogo. O Benfica com esta vitória mantêm-se, na mesma posição na tabela classificativa, e o Ismai, atrasou-se em relação por exemplo ao Boa Hora. Nas Balizas, tivemos pelo Ismai um Manuel Borges em bom plano com 27% de eficácia, enquanto no Benfica Tanto Hugo Figueira, como Miguel Espinha terminaram com 24%. O Ismai terminou com 11 jogadores a marcarem golos, teve em Délcio Pina com 11 golos (69% de eficácia) o seu principal marcador. No Benfica onde 10 jogadores marcaram golos, Nyokas com 8 golos (80% de eficácia), e Pedro Seabra Marques com 6 (86% de eficácia), foram os seus principais marcadores.

No Pavilhão Flávio Sá Leite, realizou-se o Arsenal / Belenenses, onde como seria de esperar a equipa do Belenenses, entrou a todo o gás, e perante a equipa mais fraca da prova (na nossa opinião), que se apresentou com apenas 11 jogadores inscritos no Boletim de jogo, e dois eram guarda-redes, aos 7 minutos de jogo já vencia por 5-1, para aos 13 minutos, chegar aos 7 golos de diferença quando vencia por 11-4, para o Belenenses, ter um abrandamento, nos seus processos tanto ofensivos como defensivos, e o Arsenal com muita dignidade diminui a diferença para 6 golos aos 18 minutos de jogo (15-9), obrigando o técnico do Belenenses a solicitar um time OUT, para se chegar ao intervalo, com a maior diferença então registada, 9 golos (20-11). No segundo tempo, pouco o nada se alterou continuando a verificar-se a natural superioridade da equipa do Belenenses, que aos 50 minutos de jogo, vencia por 16 golos de diferença (33-17). Para terminar com 17 golos de diferença (39-22). Com esta nova derrota o Arsenal continua sem vencer até ao momento, nesta fase da prova, por sua vez o Belenenses continua classificado nos 6 primeiros lugares que dão acesso ao Grupo A, da Fase Final da Prova. Pedro Pando com 6 golos (86% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), foi o melhor marcador do Arsenal, por sua vez, no Belenenses onde 10 jogadores marcaram golos, Nuno Santos com 12 golos (80% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), e Nuno Roque com 6 golos (60% de eficácia), foram os seus principais marcadores. Uma referência, ainda para Bruno Silva na baliza do Arsenal com 27% de eficácia, e para Roney Franzini na baliza do Belenenses com 46% de eficácia.

Classificação actual – 1.º Sporting (+1 jogo), e FC Porto (+1 jogo), 43 pontos), 3.º Benfica (38 pontos), 4.º ABC, e Águas Santas (33 pontos), 6.º Belenenses (32 pontos), 7.º Madeira SAD (30 pontos), 8.º Boa Hora (+ 1 jogo, 27 pontos, 9.º Ismai (25 pontos), 10.º AA Avanca (24 pontos), 11.º CCR Fermentões (21 pontos), 12.º SC Horta, e AC Fafe (18 pontos), 15.º Arsenal (15 pontos). 

O Banhadas Andebol

15 comentários:

Jorge Almeida disse...

Boa tarde.

Já não comentava aqui à muito tempo.

Só para verem como é que os comentadores da TV2 dinamarquesa estão a acompanhar o atual europeu feminino em França. Vejam só:

https://twitter.com/EHFEURO/status/1073514052679286785?s=19

Uma peça mais desenvolvida,em Inglês, mas sem o impressionante video (pelo menos, para mim), encontra-se no link abaixo:

https://fra2018.ehf-euro.com/newsdetail/tv2-bring-augmented-reality-to-handball-for-the-first-time/

Estes meios, cá em Portugal, nem no Futebol masculino.

Realmente, estamos em diferentes planetas ��

Anónimo disse...

Pois o que tenho a dizer sobre este fim de semana é que o Sporting nao respeitou a equipa do BOA-HORA , depois da equipa de alcantra fazer o favor de jogar no domingo depois do jogo dificil e conseguido com Aguas Santas o Sporting nao respeitou ninguem ao apresentar uma equipa secundaria e nao venham com o descurso de sempre que o sporting esta a lancar jovens pq esses jovens que jogaram ontem sao todos futuros jogadores do boa-Hora do belenenses do Alto moinho etc etc ve se o que fizeram esta epoca com francisco tavares e o Manuel Gaspar.
Quanto ao jogo de sabado Boa-Hora-Aguas Santas dou o parabens aos arbitros ate que em fim que vejo uma dupla correr do banco o profº José Antonio, mas so posso dar os parabens por isso pq a dupla da madeira com arrugancia que sempre demonstra teve muito mal a dirigir o jogo.

Anónimo disse...

O Sporting faltou ao respeito ao apresentar uma equipa secundaria e o boa hora leva um saco de 14bolas para casa... mostre e' respeito por todos os atletas que podem constituir um plantel senior, se la estao e' porque tem qualidade para tal.

Anónimo disse...

o zé antonio portou se mal? não acredito. todos os jogos é um poe maos na cabeça constante

Anónimo disse...

SER TREINADOR!
Há quem gosto de ser treinador e quem goste de dirigir a equipa nos jogos com ponderação, assertivo com conduta normal para quem quer ter os atletas disciplinados e ganhadores!
Depois temos umA serie de treinadores ambiciosos que vivem no banco em panico, mãos na cabeça e berrando com os mais jovens do banco e gestionando com as Estrella há distancia e acham que tem condição para serem treinadores!!
Mas não têm!

Anónimo disse...

O momento do Avanca
Clube emergente com boas possibilidades em manter-se no TOP5 do nosso Andebol mas houve varios erros de gestão(desde a saída do Carlos Maringo e ser substituido por treinador sem CVD e rescindindo face aos maus resultados e logo a seguir, novo erro promover um treinador sem cedula de treinador e colocando a Selecionadora Nacional junto por causa dos regulamentos! presidencial Engtº José Antonio e deram maus resultados!
Corrigir.. rápido!

Anónimo disse...

Falem e da escandaleira da arbitragem do Ismai Benfica assim o Benfica vai ser campeão

Anónimo disse...

José António Silva , o coça cabeça e bufa :D

Anónimo disse...

Oh Artur Magalhães (ACF) dedica-te à policia municipal porque de andebol percebes tanto como eu de criquete.
Todos os anos é a mesma miséria!

Anónimo disse...

Ismai X Slb...
Não sou de nenhum..mas ou vi outro jogo...ou outra arbitragem. Prejuízo claro do slb...o que não o desculpa de um mau jogo e atitude negligente dos seus jogadores, com exceçaõ do Nyokas, e do Seabra, um senhor jogador que, com grande infelicidade, ao que se soube hoje, se lesionou muito gravemente. O campeonato vai ficar mais pobre sem
a sua presença nos pavilhões...
rápidas melhoras nesta tua outra batalha...És um vencedor. vais ganhar esta recuperação...

Anónimo disse...

Prejuízo do Benfica!!!!!!!
Rebobine o jogo e veja os últimos 3 minutos do jogo uma vergonha ,falta sobre o pivot do Ismai 7 metros em qualquer planeta mas pior é a ultima jogada marcarem falta atacante ao Ismai com 2 vermelhos acampados dentro da área
Paciência tem limites ficamos a saber que o clube do regime tem de ser campeão

Anónimo disse...

Percebi...
Avalia a arbitragem e um jogo por 3 minutos em 60????
Ainda que até concordando consigo nesse lance do 7 metros, não no outro, olhe então para o resto do jogo...a>té lhe poupo trabalho...olhe para a 1ª Parte...
e francamente, como adpto do andebol, esperava de si ao menos um endosso de melhoras ao jogador lesionado...
Bom Natal.

Anónimo disse...

Meu caro amigo logo no dia seguinte falei pessoalmente com o atleta Lol Bom Natal

Anónimo disse...

Começa anotar-se que não é aquele Porto variado como o do quinto campeonato mas, dá para ser campeão. O Sporting joga a duas velocidades ou três mas sem intensidade com Ruesga. Com Carneiro é a duas e, as pseudo-estrelas não gostam de levar com contra-ataques! Mandam o novato Edmilson correr atrás! O Benfica não tem como render P. Seabra! È um facto! Resende implementou uma nova mentalidade mas falta ali algum conteúdo! Quando se disputar a decisão com jogos seguidos, o Porto vai certamente ganhar na intensidade! Falta só um mais experiente ponta á esquerda. Lateral direito houve em tempos a melhor dupla e, com dois bem diferentes que se complementavam. Pena. O Sporting apenas no trio de guarda redes fica a ganhar. Facto de registo o povão já não aparece tanto no João Rocha em comparação com o Dragão! Sintomático? Para além de Ruesga ter marcado com os dois pés fora do solo na Champions... por cá nada se sabe do Cashball! Não convém!!!

Anónimo disse...

Ò Jorge Almeida nem pensar em comparar mentalidades tacanhas com Andebol de alto nível! Huuui! Em Portogal pese a melhor equipa de Andebol até penso ser o porto, o futebola é que dá audiências com a Liga VAR Portoaocolo! Competitividades só no Hóquei em matéria de três grandes...