gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 23 de dezembro de 2018

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 13 – 2018 / 2019


Nova crónica dedicada ao Feminino, e aos jogos que estavam por disputar relativos à 11.º Jornada. 

É com agrado que constatamos a regularidade das transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de uma continuação do verificado até ao momento.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
11.ª Jornada
Madeira SAD 35 – 20 Maiastars (J/Comentado)
CS Madeira 26 – 17 CA Leça (J/Comentado
Dia 22-12-18
Colégio Gaia 24 - 24 Alavarium
JAC-Alcanena 27 - 32 Assomada
ARC Alpendorada 24 - 23 SIR 1.º Maio/CJB
Juventude Lis 20 - 18 Passos Manuel

Disputaram-se os jogos que completam a 11.ª e última jornada da 1.ª volta, desta Fase da prova, com alguns resultados surpreendentes, e onde tivemos infelizmente, dois encontros, com ocorrências disciplinares registadas. E que foram todos disputados com grande equilíbrio.

Colégio Gaia 24 – 24 Alavarium

No pavilhão do Colégio Gaia, onde dificilmente se sabe onde ficam as chamadas zonas técnicas, (onde começam e onde acabam), pois a grande maioria do tempo de jogo, os técnicos, passam a tempo todo, “dentro de campo”, e que terminou numa perfeita igualdade, (jogo com ocorrências disciplinares). Jogo disputadíssimo com grande equilíbrio, e alternâncias no marcador, onde se destacam as guarda-redes, Catarina Ferreira, e posteriormente Isabel Cardoso ambas do Colégio Gaia, que foram de extrema importância em determinados momentos do jogo, tal como do outro lado, tivemos Ana Ursu e Andreia Madail, com a mesma importância, pois todas foram decisivas, no resultado final que se verificou. Enquanto no primeiro tempo apesar da diferença física existente entre as duas equipas, com nítida vantagem para o Alavarium, o Colégio nunca virou a “cara” à luta e comandou, praticamente o jogo durante os primeiros 30 minutos, chegando a ter 4 golos de vantagem (11-7), para depois o Alavarium, ir recuperando no jogo e no marcador, para chegar ao intervalo após realizar um parcial de 3-0, e o mesmo chegar com uma igualdade a 13 golos, cabe aqui exprimirmos a nossa opinião, de que temos fortes duvidas sobre a validade do 13.º golo do Alavarium, pois parece-nos que a bola só entra na baliza adversária, após o apito da mesa, já se tendo entretanto verificado a desqualificação directa de Carolina Loureiro (cerca dos 23 minutos), com a desqualificação do técnico do Alavarium, seguido de cartão azul aos 25 minutos e 46 segundos. De destacar a excelente prestação de Neide Duarte (9 golos) e Patrícia Lima (5 golos) no Colégio Gaia, assim como as prestações de Ana Carolina Silva (9 golos), e Soraia Fernandes (6 golos) no Alavarium. No segundo tempo com o Alavarium em excelente momento, passa a comandar o marcador, mas nunca ultrapassando os dois golos de vantagem, sendo diversas as situações de igualdade, verificadas durante estes segundos 30 minutos, entrando nos últimos minutos com o Alavarium a vencer por 24-22, mas Joana Resende (6 golos) com dois golos seguidos fechou o marcador e o jogo. Alavarium, não poderemos terminar esta ligeira crónica sem descrever, o momento caricato do jogo, onde se verifica, que muita gente não sabe as regras de jogo, ou não quer saber, estavam decorridos cerca de 53 minutos de jogo, quando o Alavarium solicita um Time OUT de equipa, e toda a equipa se dirige para a bancada, para reunir com o técnico desqualificado (as regras proíbem o contacto com a equipa), e não fosse a pronta intervenção do delegado ao jogo, lá existia um motivo para mais um caso na modalidade. As duas equipas terminam a 1.ª volta da prova, sem conhecerem a derrota, com o Colégio Gaia na frente da classificação. Dirigiu, e bem a dupla internacional feminina do Porto, constituída por Vânia Sá e Marta Sá, com grande equilíbrio nas suas decisões.

Em Alcanena, realizou-se o JAC-Alcanena / Assomada, (jogo com ocorrências disciplinares), onde a equipa da Assomada, foi uma das surpresas da jornada, ao ir vencer a equipa do JAC-Alcanena, no seu recinto, e com esta vitória aparecer igualada nos últimos lugares da classificação juntamente com o Maiastars, e o CA Leça, mas com uma pontuação que lhe permite pensar numa segunda volta, com outro comportamento em termos de resultados desportivos. Neste encontro começou melhor a equipa visitada que chegou por exemplo aos 5-2, para no entanto ao intervalo já estar a perder por 14-13, o que é demonstrativo da vontade e do querer, No segundo tempo voltamos a ter um jogo equilibrado, com o JAC-Alcanena, a chegar a estar novamente a frente do marcador e do jogo, com a Assomada, a “correr” atras do marcador, e a conseguir dar a volta, e a terminar com uma razoável margem. Neuza valente com 10 golos, e Sara Pinho com 6 golos, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena, Edna Oliveira com 7 golos, Nádia Fernandes com 6, e Rute Fernandes com 5, foram as melhores marcadoras da Assomada.

Em Alpendorada, disputou-se o ARC Alpendorada / SIR 1.º Maio/CJB, jogo onde se verificou a maior surpresa da jornada, com a vitória da equipa do ARC Alpendorada, sobre a favorita SIR 1.º Maio/CJB, num jogo disputado, com grande equilíbrio, e alternâncias no marcador, no primeiro tempo o ARC Alpendorada, chegou a comandar o marcador (8-6, por exemplo), mas chegou ao intervalo a perder por 14-12, após uma reacção da equipa da Marinha Grande. Nos segundos 30 minutos, o SIR 1.º Maio/CJB, manteve-se, no comando marcador durante mais algum tempo, até que a equipa visitada iguala a 18 golos, com a equipa da casa a garantir a vitória nos momentos finais do encontro. A melhor marcadora do ARC Alpendorada, foi Tânia Ferreira com 7 golos, e Tânia Braga), no SIR 1.º Maio/CJB, foram Barbara Ferreira com 6 golos, e Carolina Gomes com 5, as suas melhores marcadoras. Com esta vitória a equipa do ARC Alpendorada, isola-se no 5.º lugar, da classificação.

Em Leiria, realizou-se o Juventude Lis / Passos Manuel, que terminou com a difícil vitória da equipa de Leiria, que desta forma igual em termos pontuais, a equipa do Passos Manuel na classificação desta fase. Foi um jogo de grande equilíbrio e com algumas alternâncias no marcador, e com as defesas a superiorizarem-se aos ataques, mesmo assim o Passos Manuel chegou ao intervalo na frente do marcador por 10-9, com a equipa da Juventude Lis a correr e bem atrás do marcador, recuperando e passando para a frente do marcador. Rita Campos com 6 golos, foi a melhor marcadora da Juventude Lis, com Mariana Faleiro, e Joana Reis, com 6 golos, cada, a serem as melhores marcadoras do Passos Manuel.

Classificação Actual – 1.º Colégio Gaia (32 pontos), 2.º Alavarium (31 pontos), 3.º Madeira SAD (30 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (22 pontos), 5.º ARC Alpendorada (21 pontos), 6.º CS Madeira (20 pontos), 7.º Juventude Lis, JAC-Alcanena, e Passos Manuel (19 pontos), 10.º CA Leça, Maiastars, e Assomada (17 pontos).

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Gaia-Alavarium

Desporto Amador básico e ainda protegido pelos regulamentos!
Refiro-me uma equipa a jogar sem Treinador excluído do jogo!!!!!
Porque não manter o treinador e punido financeiramente como noutras modalidades no mundo do Desporto Organizado!
Noutro dia vi uma cena louca no Gaia-Póvoa que terminou aos 43' por falta de jogadores em campo após amostragem de 3 cartões vermelhos! após erro grosseiro do arbitro ao validar um golo que a bola não entrou!
Por favor não ha jogo se árbitros, treinadores e jogadores!
Atento,