Tal como já era previsto, a indicação da estrutura da prova iria ser
indicada, à posterior, conforme a própria FAP o diz, temos uma mudança de
designação em relação ás épocas antecedentes, pois passamos de infantis para
provas Sub, sendo desta vez as inscrições feitas de forma livre e por ordem de
entrada na FAP (ver CO N.º 59 de 31-03-22), existindo um limite de clubes
participantes (60), nada que não estivéssemos à espera, sendo a data
limite para as Inscrições e conclusão do respetivo processo de 15-05-22.
Depois desta ligeira introdução vamos à matéria que mais interessa, continuamos, a pensar que a mudança de designação destas provas para Encontros Nacionais, foi uma boa decisão. No entanto não se entende que sendo uma prova não fixa, não tenha uma fase da responsabilidade das Associações (ver CO N.º 29 de 30-09-21, ponto 7), pois só agora através do CO N.º 59, ficamos a conhecer o que já deveria ter sido. A Federação agora através deste CO veio (devia) indicar as formas de inscrição e normas pedagógicas e não formas de apuramento e restante matéria relacionada com as mesmas, mas existem os constrangimentos já referidos.
Continuamos a discordar do estabelecimento de um número máximo de equipas por prova, além de que tratando-se de Encontros Nacionais, não existe justificação para tal facto, que na nossa opinião é limitativo e prejudicial ao desenvolvimento da modalidade. Com a indicação de que o número máximo de equipas é de 60, mas não indica limites para o género, o que quer dizer por exemplo que as 59 primeiras equipas a inscreverem-se forem masculinas, apenas haverá vaga para uma feminina, grave a não divulgação complementar acerca deste limite,
Este ano as Provas serão disputadas em Andebol de 6, uma alteração que se poderá entender como uma forma de termos mais equipas, e que pedagogicamente poderá ser mais aceitável.
Designação das provas
Encontro Nacional
Sub-14 Masculino (Nascidos em
2008 e 2009)
Encontro Nacional
Sub-13 Femininos (Nascidos em
2009 e 2010)
Ambos os encontros serão realizados em Estarreja de 07 a 10-07-22
Não faremos qualquer comentário sobre o modelo de competição e as normas divulgadas pois parecem-nos as adequadas as provas que se irão disputar.
No entanto as chamadas outras atividades, que foram um dos grandes êxitos nas últimas épocas, pois as mesmas, pelo que nos foi dado a perceber transformaram estes encontros em verdadeiras festas do Andebol, nada é divulgado.
O Formador
2 comentários:
Espectacular, EN em Estarreja para 60 equipas????? Quantas masculinas e femininas? Limitadas a 14 atletas??? Os clubes com 20 atletas deixam em casa 6? Paga-se para participar e temos de levar 1 árbitro. O Planeamento nacional dizia que o EN era em Junho e passou para Julho ,nem todos são funcionários públicos.
Banhadas em relação as outras actividades, pelas datas o encontro vai-se realizar nas datas do Garcicup
Enviar um comentário