gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 20 de março de 2016

Crónica de Fim-de-semana – 35 – 2015 / 2015 – I – Em Atualização

Esta crónica relativa à PO01 e dedicada apenas aos jogos do Grupo “A”, 1/2 Finais do Play OFF (1.º jogo) que se realizaram esta semana e na próxima devido á presença de equipas portuguesas nas Competições Europeias, e ainda a um dos jogos do 5/8 lugar, bem como aos jogo do Grupo “B”, que disputou a 3.ª Jornada este fim-de-semana.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Grupo A - Play OFF – 1/2 Final
1ª Jogo
Dia 16-03-16
FC Porto 31 – 32 Benfica (C/ Um Prolongamento)
Dia 23-03-16
ABC – Sporting (21H00) Bola TV / Andebol TV

Resultados até ao momento:
FC Porto 0 – Benfica 1
Sporting 0 – ABC 0

5/8 Lugar (á melhor de 3 jogos)
Dia 19-03-16
Passos Manuel 34 – 33 Águas Santas
Dia 26-03-16
AA Avanca – Madeira SAD (18H00)

Resultados até ao momento
Passos Manuel 1 – Águas Santas 0
AA Avanca 0 – Madeira SAD 0

Prova com a sua Fase Final Grupo “A” (discussão para o titulo e definição de participações nas diversas provas da EHF), disputada esta época em novos moldes (entenda-se no número de jogos e na forma sequencial), e que repetimos (na nossa opinião) são mais favoráveis a uma implementação da modalidade e a um acréscimo no entusiasmo, devido á sua forma competitiva. Mas que deverá merecer por parte do quem de direito, uma atenção redobrada nas nomeações das duplas de arbitragem para os diversos jogos. Teremos até de dizer, que somos normalmente geridos ou por defeito ou por excesso, indo como se costuma dizer do 8 ao 80 e vice-versa (devendo-se evitar acima de tudo a forma “perversa”, como foram efetuadas na última época). Tudo isto a propósito das nomeações para estes jogos terem sido divulgadas, em 1.ª mão através de notícia publicada no sitio da Federação e com destaque. Em relação a este primeiro jogo das semi finais, e na nossa opinião, segundo o que nos é dado a constatar, foram seguidos alguns critérios de segurança, esperemos que seja para continuar.

Não podia haver melhor prova, de que o entusiasmo que a forma de disputa desta prova no sistema de Play OFF, do que o jogo que se disputou no Dragão Caixa completamente cheio de um público entusiasta e nunca “regateou” o apoio á sua equipa, assistiu ao encontro entre o FC Porto e o Benfica no 1.º jogo das 1/2 Finais disputado á melhor 5 jogos. Encontro que terminou com a vitória do Benfica pela diferença mínima, e através de um livre de 7 metros, convertido por Javier Borragan, após falta cometida por Hugo Santos a cerca de 30 segundos do fim do 1.º Prolongamento (Achamos estranho a forma de preenchimento do boletim de jogo, pois apenas existiu um prolongamento e não dois, existiram foi duas partes de 5 minutos, no prolongamento conforme o previsto nas Regras de Jogo). Com esta derrota o FC Porto, sofre o seu primeiro desaire da época, enquanto o Benfica causa (na nossa opinião) a grande surpresa até ao momento deste Campeonato. O jogo foi de grande equilíbrio e de variadas alterações no marcador. Nos primeiros 30 minutos o Benfica comandou mais vezes o jogo, mas nunca teve margens superiores a 2 golos, tal como o FC Porto, as vezes que esteve no comando do marcador. O Intervalo chegou já com o surpreendente Benfica na frente do marcador por 17-15. O Péssimo inicio de jogo do Benfica no segundo período de jogo, em que sofre um parcial de 6-1 em cerca de 13 minutos, quando o FC Porto fica na frente do marcador por 21-18 (43 minutos), a maior margem que qualquer equipa teve ao longo do jogo, para uma boa reação do Benfica, após uma intervenção oportuna do seu técnico, e daqui até final do jogo, o equilíbrio foi constante, com o Benfica a igualar a 26 golos mais uma vez de 7 metros convertido por U. Silva nos segundos finais do tempo regulamentar, deve-se dizer que o FC Porto beneficiou de 7 livres de 7 metros e apenas converteu 5, contra os 3 de que beneficiou a equipa do Benfica, que converteu todos. Gilberto Duarte com 7 golos (47% de eficácia) e Alexis Borges (75% de eficácia) com 6 golos, foram os melhores marcadores uma equipa que teve 10 jogadores a marcarem golos. Javier Borragn (70% de eficácia) e Elledy Semedo (70% de eficácia) com 7 golos, cada um foram os melhores marcadores de uma equipa, que teve 11 atletas a converterem golos. No Benfica ainda uma nota para a boa prestação do seu guarda-redes Nikola Mitrevski com 30 % de eficácia contra os 27% de Hugo Laurentino. Estes elementos são a prova da gestão dos planteis que os dois técnicos fizeram.

Atualização

Na Quinta Marrocos, tivemos um Passos Manuel / Águas Santas, a jogar para a definição dos lugares situados entre o 5.º e o 8.º, foi um encontro com várias alterações, pois tivemos equilíbrio até cercados 11 minutos, quando o marcador assinalava uma igualdade a 11 golos, para a partir deste momento a Águas Santas assumir o comando do marcador e manter-se em vantagem tanto no jogo em si, como no marcador até cerca dos 57 minutos, depois de ao intervalo o resultado ser favorável ao Águas Santas por 18-12, o que poderia supor, que o Águas Santas, no segundo período iria jogar o segundo período de jogo em completa gestão, não só do plantel como do resultado, mas após ter a maior vantagem no marcador (7 golos) aos 34 minutos de jogo, a equipa maiata, foi perdendo discernimento, permitindo uma aproximação no marcador do Passos Manuel, que iguala aos 57 minutos a 32 golos, para se colocar na frente do marcador por 34-32, nos momentos finais do encontro, onde Pedro Cruz, o melhor marcador do encontro com 14 golos (64% de eficácia), marcar o derradeiro golos da sua equipa. Nas balizas (na nossa opinião) estiveram as grandes diferenças, enquanto no Passos Manuel Ricardo Correia com 31% de eficácia, esteve ao novel dos seus melhores dias, no Águas Santas por exemplo Telmo Correia (recentemente chamado á seleção nacional, não passou dos 7% de eficácia e o jovem João Moniz dos 20 %. No Passos Manuel Ricardo Barrão com 9 golos (82 % de eficácia) e Gonçalo Ribeiro com 8 golos (89% de eficácia), foram os seus melhores marcadores.

Grupo B
3.ª Jornada
Dia 19-03-16
AC Fafe 26 – 24 SC Horta
Ismai 27 – 23 Belenenses

Disputada mais uma jornada deste grupo, que na prática irá definir as descidas de divisão, Foi disputada sem ocorrências disciplinares, facto que merece sempre da nossa parte o merecido destaque. Mas ao mesmo tempo com pelo menos um resultado, mais surpreendente que foi a vitória do SC Horta no encontro AC Fafe / SC Horta, num jogo em que a equipa insular comandou praticamente o marcador durante a maior parte do tempo, chegando ao intervalo já a vencer por 15-10, depois de ainda nos primeiros 30 minutos chegar ater vantagens de 7 golos (por exemplo aos 24 minutos quando vencia por 14-7. No segundo período manteve a mesma toada de jogo, controlando sempre o marcador, terminando com uma inesperada vitória, pelos números que se verificaram. Os experientes, Nuno Pimenta com 7 golos (100% de eficácia) e Dario Andrade 6 golos (86% de eficácia), foram os melhores marcadores do AC Fafe, que teve desta feita em Bruno Dias com 28% de eficácia o seu melhor guarda-redes. No SC Horta o regressado Milos Padezanin com 10 golos (67% de eficácia), foi o seu melhor marcador, com Raifer Noa e os seus 8 golos (80% de eficácia), a ser um dos melhores marcadores da equipa. No outro jogo do grupo o Ismai / Belenenses, registou-se uma vitória da equipa maiata, num jogo de grande equilíbrio onde resultado ao intervalo se situava numa igualdade a 11 golos, depois de 30 minutos de alternâncias no marcador. No segundo tempo os maiatos assumiram o comando do jogo e do marcador, chegando a ter vantagens de 5 golos, como por exemplo 22-17 á passagem do minuto 42., controlando posteriormente sempre o jogo e o marcador de forma a evitar surpresas. O guarda-redes cubano do Ismai Reynel Nelson com 50% de eficácia, fez a diferença e foi a grande figura do jogo, com o seu compatriota Angel Zulueta com 9 golos (69% de eficácia), e Leandro Semedo 7 golos (70% de eficácia), a serem os seus melhores marcadores. No Belenenses, os seus melhores marcadores foram Pedro Pinto e João Pinto, ambos com 4 golos. Com esta vitoria a equipa do Ismai, reforça o comando do Grupo B, enquanto o AC Fafe com a sua derrota é cada vez mais último.

Classificação do Grupo “B”, após esta jornada: 1.º Ismai (25 pontos), 2.º Belenenses (22 pontos), 3.º SC Horta (21 pontos), 4.º AC Fafe (18 pontos).

O Banhadas Andebol

21 comentários:

Jorge Almeida disse...

Sem desprimor para o Benfica, mas quando uma equipa não defende durante o jogo todo (e não só durante a 1ª parte, como disse o seu treinador no final do jogo), está 10 minutos na 2ª parte sem marcar um golo, mantém em jogo muito tempo na 2ª parte um lateral direito que hoje não deu uma para a caixa, termina o jogo com um pivot inventado à ultima hora, e permite mais de 50% de eficácia à 1ª linha adversária nos remates de 9 metros, fez tudo para perder este jogo. Se não fosse Hugo Laurentino, o FC Porto nem ao prolongamento chegaria hoje. Enfim ...

Anónimo disse...

Vergonhosa arbitragem e mérito do Benfica. Começando pelo fim o Porto não mostrou soluções coletivas, basta ver nas superioridades numéricas. Depois os critérios dos árbitros foram decisivos. 19 mts resultado em 11-12 o arbitro dá AMA ao Borragan por empurrão em trajetória aérea do Gustavo. Depois a 2 exclusão ao Moreno é verdadeiramente inacreditável como é que uma agressão nítida é 2mts. Depois golos de recarga( Borragan ) em violação e para terminar o L7mts final que decide o jogo, é falta nos 9 mts o Tiago faz passos e consegue a 2ª falta para os 7 mts.
Como se previa o Porto não podia ser campeão este ano.
Agora vem uma das duplas do Benfica. Por isto é que preferem o Play-Off.

Anónimo disse...

Bom jogo, boa arbitragem, excelente moldura humana, em suma, excelente espectáculo. Venham muitos destes e que ganhe o melhor, de preferência o Porto!

Anónimo disse...

Pavilhão cheio a meio da semana é bom. Três grandes equipas. Estive no pavilhão e fui depois ver a gravação e fiquei satisfeito duplamente porque,qualquer equipa ganhar naquele pavilhão é difícil. Sou Benfiquista duma família aqui de Arouca e normalmente desloco-me ali e a Aguas Santas e ao do ISMAI. Parabéns ao Ortega que finalmente lança jovens da casa sem medo. A grande diferença é o guarda-redes do Porto, o melhor em campo. Quanto ao outro o Quintana é um fora de série e talvez não jogar ajude o Benfica. Gilberto esteve um pouco abaixo. Melhor no contra-ataque o Porto. Soberbo no jogo ao pivot e Borges é demolidor e tira muito sete metros. Ponta esquerda fraca e Hugo não pode fazer aquelas faltas. No Benfica estiveram bem Borragan e Semedo. Muita bola na madeira do Porto e o dobro das falhas tecnicas no Benfica.

Anónimo disse...

Aleluia! Até que enfim que se viu um grande espetáculo de andebol. Mais equipa o Porto e com muita bola nos paus. Excelente arbitragem da melhor dupla de Portugal. Pavilhão cheio como nalguns jogos internacionais. E que não pode ir espreitou o jogo na Tv. Que se repita! Aguardemos agora o ABC-Sporting. Apesar da tristeza do meu Belenenses á beira da queda, fico contente com a modalidade a atrair juventude.

Anónimo disse...

Não por serem marcados 7 livres de sete metros mas, fica mal protestar de principio a fim com os árbitros. O poderio e intimidação constante fez do Porto o atual campeão. claro que há ali uma grande equipa e que joga de olhos fechados mas há quem se atire e, nunca haja falta atacante. Há quem mal chega ao chão tenha sempre os braços abertos a resmungar etc...
O Benfica não deve saber que, os jogos ganham-se começando a defender bem...
Agora parece é que Salino useiro e veseiro em atitudes violentas nunca é sancionado como diz a regra! pequenos pormenores que, não acredito que os senhores de apito não conheçam. Passam a vida dizer que, estudam as equipas e não conhecem os "malandros"? Em Portugal há exagero em simular faltas. o miúdo Hugo santos faz constantemente o número de encostar em quem defende e, fazer ar indignado. Foi ridículo o lance em que se pendura num jogador já em suspensão e protestou! È esse lance que permite ao Benfica ganhar o jogo nos últimos segundos. Quem ganhar o próximo jogo vai ganhar por um? Oxalá!
.

Anónimo disse...

Dizer mal da equipa e arbitragem justificando a derrota do Porto é apenas mau perder. Cometeram erros mas na apreciação global foram honestos e erraram pouco, por isso parabéns para eles.Eu sou dos que nao gosta de ganhar a qualquer preço! Estamos mal habituados. Digo estamos, porque sou Portista. Nao estamos habituados a ser derrotados no Dragao e desta vez fomos, ponto final! Qualquer das equipas podia ter ganho e ganhou quem não queríamos, mas paciência! Salvou-se o espectáculo, a emoção e a certeza que vamos ganhar à luz. Para isso basta que o nosso treinador tenha uma boa noite de sono, porque desta vez não teve de certeza absoluta. Nao foi o Benfica que ganhou, fomos nós que perdemos!
Jogo lindo! Valeu a pena! Vamos ser campeões e viva o Porto!

Anónimo disse...

Porto sem intensidade, má sorte e um Benfica a crescer com as circunstâncias do jogo do seu lado.

Anónimo disse...

Benfica acaba por ter a felicidade do jogo depois do Porto mandar muitas bolas aos ferros e ter jogadores em baixo de forma, mas mérito ao Benfica por não ter desistido.
Claro é que com outra dupla do apito, este jogo nunca teria ido até prolongamento. A toda a miudagem que anda a ser promovida e lançada à força, se quiserem ser alguma coisa séria no andebol, ponham os olhos nos irmãos Martins e nesta arbitragem. Cometeram erros? Claro que sim, mas ao menos foram coerentes e não tiveram dois pesos e duas medidas, algo que é muito habitual cá no burgo.
Quem não gostou certamente, foi o Tio Marreiros que teve a infelicidade de ver uma boa arbitragem a partir do seu lugar cativo na tribuna ao lado daquele senhor de Resende.
Viva o Andebol!

Anónimo disse...

Porque será? A dupla de arbitragem embora seja talvez, a melhor ou pelo menos uma das melhores esteve com critérios um pouco largos. Salina devia sair mais cedo e é todos os dias mais do mesmo. O boneco animado Hugo Santinho igualmente faz sempre aquelas cenas tristes e, sempre a lamuriar-se mas... depois marca os sete metros e festeja! E não coxeia... Diga-se que, é um bom marcador deles.

Anónimo disse...

Como habitualmente na masmorra das Antas e, com a segurança da SPDE, a tal segurança privada onde uns musculosos intimidam até, um oficial superior de Policia, os árbitros intimidam-se. Eles são os melhores mas teem de deixar andar. A maneira de apitar ali naquele pavilhão sofre modificações! Há quem não note... e ainda se venha queixar, para logo preparar os próximos jogos. Há quem seja roubado e não se queixe por medo. Há quem igualmente não se queixe porque, tem uns jogadores emprestados, todos sabemos. este ano foram batidos recordes porque se «deixou andar». O Porto está mais fraco? Está! Quando não jogam as duas principais estrelas isso acontece! Passo a explicar... Alfredo Quintana está de baixa e ele é, seguramente o melhor jogador do clube. A acrescentar há Gilberto uns furos abaixo o que, se reflete muito no total poderio da equipa! Quando como Pitre nada se rende ali passa despercebido. Noutros clubes há logo fantochada e o dito cujo é queimado! È quase impossível atirar uma bola no meio do bloco do Porto, tal o á vontade com que agressivamente fazem as faltas! Quanto ao livre a segundos do fim, vejam as imagens do projeto de televisão Canal Porto! Vejam em replay e, notem que até davam dois minutos ao pequeno Huguito que passa a vida a fazer de limpa-chão! Qualquer equipa se arrisca a perder jogos com o Porto. Teem uma grande equipa mas, quando não rendem há fatotes que aparecem! Ninguém se esquece do que, fizeram a época passada ás osgas do Lumiar e, como se sagraram campeões nacionais! Aquele prolongamento do último jogo, foi uma obra de arte, de com roubar á luz do dia! O investimento feito tem de dar retorno, não é? Oh! Oh! È que não basta ter a melhor equipa! È preciso ter sorte e jogar melhor e, ainda marcar mais e sofrer menos golos!!! O problema é que neste país, há uma equipa e não é só no andebol que, tem sempre a sorte a sorrir! Confesso que até me fez confusão o projeto de treinador Costa, não falar em arbitragem! Grande jogador sem dúvida e que, mão esquerda que, muito valorizou o andebol Português em Espanha! Não somos é cegos!!!

Anónimo disse...

Conheci muito bom jogador que, com o tempo é queimado no Benfica. Conheci Jorge Rito considerado o melhor que, no Benfica queimado desapareceu de circulação. A pressão mata neste clube. O andebol tornou-se por força de pouco ou nada ganhar, na modalidade ovelha negra. Creiam-me não é fácil. Apoio o M. Ortega porque debaixo destes fogos, vai construindo uma equipa. Nas contratações por si aconselhadas acertou em cheio! E pasme-se! Pegou em miúdos que, andavam a treinar andebol e querem ser jogadores de top. Nenhum parece destinado? Vão ser eles a construir o seu destino! Moreno era um lateral mediano. Pais era um suplente para encher banco. Aranda era um brincalhão não levado a sério. Davide era tido como emocionalmente fraco. Ferro? Ainda nem se sabe o que vai dar. Ainda por cima os diretivos não
ajudam e, deixam sair Areia que, parecia perdido e começa a despontar! Chega a ser criticado por adaptar ou adotar Belloni de ponta a central. Faz com que Hugo Lima se afirme aos poucos. Por entre castigos e lesões e com o pavilhão ás moscas, trabalha e luta. Quando perde é sempre porque foi burro. Para cúmulo do azar nas outras modalidades vai havendo até vitórias constantes. Será que a direção vai deixar trabalhar mais este treinador? Logo virão os que, dizem que, não se pode investir mais, porque o andebol está embruxado! Como se não bastasse noutros tempos investiu-se e, a meio da época ou momentos de decisão, ía tudo por água abaixo! Apareciam jogos de nervos e equipas super-motivadas... Ele tem tudo contra! Mas vai ganhando pontos! Será para continuar?
Sócio com quota modalidades.

Anónimo disse...

Ainda me vou rir com o Porto\FAP a ser eliminado e o Sporting\Pavilhão por construir também... Às tantas! Que gozo me dava. Se formos eliminados pelo ABC não faz mal eu até nasci bem perto de Braga, embora não seja do clube amarelo. Eu não gosto é dos outros dois. Juro que, já nem queria ter jogos Europeus como este fim de semana.

Anónimo disse...

REFLEXÃO:
Não basta querer ser treinador e ter cursos e não ser capaz de organizar planificar a equipa para o sucesso. Não adianta tentar forçar desejar e passa de um clube para outro e os resultados são parecidos ou seja "frustrantes face as expectativas"
Não é treinador quem quer ou tenta influenciar amigos e Familiares.É treinador que do pouco faz algo de satisfatório os atletas acreditam e os resultados surgem!
Alguns destes hipotéticos treinadores! já vão nas tentativas de o SER há épocas e nada mas ainda há quem acredite!


Anónimo disse...

Porque é que colocam como ordem dos jogos -FCP (1)- Benfica (4) e Sporting (3)- ABC (2)?


Será que se esqueceram que o ABC é que ficou em segundo, ou é só clubismo?

Anónimo disse...

Algo me diz que se o ABC não andasse agora pela Europa-Challenge, podia-se pensar no campeonato nacional! Afinal o Benfica vai crescendo, o Porto gere e o Sporting é uma caixa de surpresas que, não se sabe o que sai! Eles é que são todos grandes. Nós somos equipa!

Anónimo disse...

Anónimo de 20 março as 7;36.....está a falar do "mestre" António Silva?! O destruidor de projectos mas excelente falante.....mais um projecto que este senhor vai destruir.....o que vale é que em terra de cegos quem tem olho é rei....o presidente do fafe e seus adeptos são tão labregos e tão cegos que ele com sua eloquente fala nem se dão conta da catástrofe que advém....
Mas atenção que a culpa é única e exclusivamente dos atletas e da má preparação do campeonato por parte da direção!!!
O Adepto atento!!!!

Anónimo disse...

Exatamente , em Fafe a culpa é apenas e só dos atletas. Atletas que aturam o que estes aturam com o "mestre Silva " têm lugar no panteão nacional. Bastar ir ver um jogo do Fafe e em 5 minutos vê-se um treinador completamente perdido aos chutos ás garrafas e afins. Pelo que se consta ele destruiu o balneário. Nem se fala no investimento do sérvio salvador da pátria , aquele presidente não tem ligação com andebol , percebe absolutamente zero, e vai na cantiga do "mestre"

Anónimo disse...

21 de março de 2016 às 22:04
21 de março de 2016 às 16:37

Estou de acordo com os 2 últimos coemntarios e pena é que mesmo não percebendo muito da matéria e do valor dos atletas e treinadores mereciam melhor sorte nos investimentos feitos!
Tenho pena que o FAFE não seja o que podia ser e tem orçamento para ser e outras forças vivas no conselho que gostava de apoiar, mas para isso tudo começa no treinador e sua competência!
Boa sorte os treinadores vão e a Clube e duas tradições se mantém!

Anónimo disse...

Não seria lógico que não houvesse jogos particulares da Selecção Nacional quando ses está a disputar o PLAY-OFF e FINAL FOUR da Taça de Portugal!
Como classificar a irresponsabilidade destes jogos quando os Treinadores dos clubes em disputado Titulo Nacional não têm os atletas para treinar!
A vaidade e a ignorância na Programação das nossas Selecções Nacionais chega a ser caricato e infantil!

Anónimo disse...

Comentário 18 de Março de 2016 16:17

Interessante análise do presente e do futuro do andebol Benfica; de quem acompanha.

Espera-se mais do Benfica, com melhorias evidentes. A questão de fundo é uma formação com resultados em 2013/2014, mas aparentemente sem grande continuidade, excepto o que o Senhor Prof Carlos Cruz previa e pretendeu. A referência a um atleta que era brincalhão, de facto o adjectivo é mínimo e simpático.

O Benfica continua a investir em atletas, até quando não se sabe, talvez até a Administração perceber que há outros caminhos e que o problemas e soluções estão para além dos atletas, bem na tradição e forma de estar do Andebol nacional e dos habituais.