gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 11 de novembro de 2018

Crónica de Fim-de-semana – 20 – 2018 / 2019 – I – Actualizada

Regresso às normais crónicas de fim-de-Semana, sobre a PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
9.ª Jornada
Dia 10-11-18
Boa Hora 19 – 18 AA Avanca
Madeira SAD 32 – 26 Arsenal
Benfica 32 – 26 ABC
FC Porto 39 – 25 Águas Santas
Belenenses 36 – 22 AC Fafe
Ismai 30 – 25 SC Horta
Dia 11-11-18
CCR Fermentões 22 - 36 Sporting

Disputada a 9.ª jornada desta prova nacional, que tinha na nossa opinião dois encontro de especial interesse o Benfica /ABC e FC Porto / Águas Santas. Encontros disputados sem ocorrências disciplinares.

Actualização


Em Fermentões no Pavilhão Fernando Távora, realizou-se o último encontro da jornada, o CCR Fermentões / Sporting, que foi o jogo de sentido único com o Sporting a comandar jogo, e o marcador durante os 60 minutos, de tal forma que aos 5 minutos, já vencia por 5-1, para ir progressivamente aumentando o diferencial, em especial a partir dos 16 minutos (10-7), para chegar ao intervalo a vencer por 19-11, maior diferencial (8 golos) registado nos primeiros 30 minutos. No segundo tempo, com o técnico do Sporting, a dar tempo de jogo aos atletas menos utilizados, incluindo nestes os juniores que acompanharam a equipa, e aos 42 minutos vencia por 27-14 (13 golos de diferença), continuando a dominar o jogo e o marcador, para aos 58 minutos registar a maior diferença que se verificou no jogo e foi de 14 golos (35-21), igual à diferença verificada no final do encontro. Na equipa do CCR Fermentões, Rui Rolo com 7 golos (64% de eficácia), juntamente com José Pinto (71% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros) que marcou 5, foram os melhores marcadores da equipa, No Sporting, que teve 12 jogadores a concretizarem golos, (Frankis Carol – 100% de eficácia, Carlos Carneiro – 63% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros, Neven Stjepanovic – 100% de eficácia, e Nuno Reis – 71% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros) todos com 5 golos, foram os seus principais marcadores. Uma das grandes diferenças neste encontro esteve também no rendimento dos guarda-redes, com Pedro Carvalho, o melhor dos 3 utilizados a chegar somente aos 18% de eficácia, com Asanin achegar aos 42% de eficácia. Com esta derrotar a equipa do CCR Fermentões, continua sem registar qualquer vitória até ao momento.

Benfica 32 – 26 ABC

Jogo disputado no Pavilhão da Luz, que se encontrava, com uma moldura humana, aquém do desejável para jogos desta natureza. A diferença de planteis, ficou desde cedo evidente, com o Benfica a entrar bem no jogo, e a comandar o mesmo e o marcador durante os 60 minutos, jogado em especial no primeiro tempo, com as suas rápidas transições defesa ataque, incluindo contra-ataques, enquanto o ABC, demonstrou ser mais lento e a ter uma deficiente recuperação defensiva. No Benfica onde a rotação do plantel poderia ser feita face à mais-valia do seu plantel, o ABC, encontrava-se mais limitado, e cometia erros técnicos atrás de erros técnicos, e raramente soube aproveitar as várias superioridades numéricas de que dispõe. Na Baliza do Benfica. Borko Ristovski (41% de eficácia), estabelecia toda a diferença, onde no ataque Pedro Marques (5 golos, 71% de eficácia), juntamente com Belone Moreira (3 golos, 75% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e Nuno Grilo (8 golos, 73% de eficácia), faziam uma a grande diferença em termos atacantes, pois o ABC, teve a sua 1.ª linha sempre limitada, em especial José Rolo e Hugo Rosário, e ainda no primeiro tempo o Benfica chega a ter 6 golos de vantagem quando vencia por 17-11 (28 minutos), para o intervalo chegar com o resultado em 17-13. No segundo tempo, novamente o Benfica com uma boa entrada em jogo, com Cavalcanti (6 golos, 86% de eficácia), em bom plano e fazer um parcial de 5-2 em 8 minutos de jogo, e aos 38 minutos vencia por 22-15, chegando a ter 8 golos de diferença, aos 45 minutos, quando vencia por (26-18), e aos 53 minutos voltava a repetir a diferença, (30-22), com Carlos Bandeira (4 golos, 100% de eficácia) a reduzir a diferença nos minutos finais, depois de aos 57 minutos termos o resultado em 32-24. Este foi um encontro onde até o experiente Humberto Gomes (18% de eficácia), não teve ajuda da sua equipa em termos defensivos, e apenas Nuno Silva, esteve ao seu nível com 7 golos (58% de eficácia).Encontro dirigido pela dupla Internacional de Leiria, composta por Eurico Nicolau e Ivan Caçador, que teve uma actuação positiva, mas não se pode tolerar numa dupla deste nível que aos 6 minutos de jogo, dê Cartão Amarelo a um atleta que já o possuía (Eurico Nicolau), tendo sido alertado e emendado a situação, num jogo internacional, seriam certamente fortemente penalizados.

FC Porto 39 – 25 Águas Santas

Jogo disputado no Dragão Caixa, que se encontra, com uma excelente moldura humana, o jogo que começou bem para a equipa maiata, esta entrada apenas durou, cerca de 4 minutos, pois o FC Porto, com uma excelente postura defensiva, e com um ataque rápido e bem delineado, tomou conta do jogo e do marcado até final do tempo regulamentar, tendo como o homem do jogo, mais uma vez Alfredo Quintana (50% de eficácia) na sua baliza, onde esteve imperial, no Águas Santas, António Campos também esteve bem, embora a sua eficácia tenha sido apenas de 18%, mas não foi suficiente, e com André Gomes (7 golos, 88% de eficácia), e António Areia (9 golos, 100% de eficácia, 7 em 7 de metros), em grande plano no ataque, fizeram toda a diferença, perante a inoperância do Águas Santas, quer defensivamente quer no ataque, onde a defesa do FC Porto, fez toda a diferença, apesar da boa prestação de Belmiro Alves (5 golos, 50% de eficácia), e João Barbosa (6 golos, 67% de eficácia), ao intervalo o resultado era de 15-9, a favor do FC Porto, que nos segundos 30 minutos, perante a nítida quebra maiata, o resultado foi-se dilatando e aos 47 minutos de jogo o resultado era de 27-17, resultado que era inequívoco, acerca da superioridade da equipa do FC Porto, e do bom jogo que vinha fazendo, chegando aos 17 golos de vantagem (situação que muito boa gente não esperava), aos 57 minutos de jogo, quando vencia por 37-20, limitando-se a controlar o jogo a até final. Uma palavra para Iturriza (5 golos, 83% de eficácia) do FC Porto, onde foi igualmente um dos grandes quer a marcar quer a defender, numa equipa onde 13 jogadores concretizaram golos. Dirigido pela dupla internacional de Braga, composta por Daniel Freitas e Cesar Carvalho, que realizaram uma arbitragem bastante positiva.

No Pavilhão Acácio Rosa, disputou-se o Belenenses / AC Fafe, que se apresentava quase sem público, e onde surpreendentemente o AC Fafe começou melhor o encontro e aos 10 minutos de jogo, vencia por 4-1, para sofrer imediatamente um parcial de 5-0, com o Belenenses a chegar aos 6-4, aos 15 minutos de jogo, a partir deste momento, o Belenenses, não mais largou o comando do jogo e do marcador e foi paulatinamente aumentando o diferencial a seu favor, para chegar ao intervalo a vencer por 16-10. No segundo tempo, verificaram-se momentos, de recuperação, por parte do AC Fafe, que aos 37 minutos perdia por apenas 2 golos de diferença (18-16), para de imediato o Belenenses, fazer um novo parcial de 5-0, e aos 41 minutos a equipa da casa vencia por 23-16, para continuar a aumentar progressivamente a sua vantagem, para entre os 49 minutos e os 55 minutos realizar um parcial de 7-0, para chegar a ter 15 golos de vantagem nos minutos finais (36-21). Nas balizas, e escrevendo apenas sobre aqueles que ocuparam a mesma durante mais tempo, Roney Franzini, teve 32% de eficácia, na baliza do Belenenses, enquanto Nelson Reyniel, na baliza do AC Fafe, apenas teve 22 % de eficácia. No Belenenses com 10 jogadores a marcarem golos, Tiago Ferro com 8 golos (89% de eficácia) e Nuno Santos com 6 (60% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), foram os seus principais marcadores. No AC Fafe, João Ferreira com 5 golos (83% de eficácia), foi o seu melhor marcador. 

No Pavilhão Funchal, disputou-se o Madeira SAD / Arsenal, onde a equipa insulara, defrontava a equipa que se encontrava, em último lugar na tabela classificativa, mas surpreendentemente a equipa do Madeira SAD, que aos 6 minutos de jogo, vencia por 6-1, permitiu uma excelente reacção da equipa bracarense, e aos 15 minutos o resultado era uma igualdade a 7 golos, para aos 18 minutos o Madeira SAD vencer pela diferença mínima (9-8), e aos 22 minutos nova igualdade agora a 11 golos, com o Arsenal a chegar a comandar o jogo por 12-11 logo de seguida., e aos 28 minutos, mais uma igualdade agora a 14 golos., resultado que surpreendentemente se verificava ao intervalo. O Madeira SAD inicia bem este período de jogo com um parcial de 4-0, e assume o comando do jogo, até final do tempo regulamentar, mas sempre co animosa resposta e inesperada da equipa do Arsenal. Nas balizas, registaram-se as grandes diferenças, pois no Madeira SAD, quer Luís Carvalho com 29% de eficácia, quer Gustavo Capdeville com 56% de eficácia, estivaram muito acima dos 10% de João Costa no Arsenal. No Madeira SAD com 11 jogadores a marcarem golos, Landim com 7 golo (64% de eficácia),Hugo Lima (75% de eficácia), e Pedro Peneda (100% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros, ambos com 6 golos, cada, foram os principais marcadores do Madeira SAD, por sua vez Horácio Silva (7 golos, 64% de eficácia) e José Silva (6 golos, mas apenas 46% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), foram os melhores marcadores do Arsenal. Com esta nova derrota o Arsenal continua a não registar qualquer vitória nesta Fase da Prova.

No Pavilhão Fernando Tavares, disputou-se o Boa Hora / AA Avanca, em mais um encontro com pouca assistência, e onde a equipa do Boa Hora venceu pela diferença mínima, um encontro onde existiram largos períodos de jogo, sem golos, fruto da forma como as equipas defenderam, e do comportamento dos seus homens na baliza, quer Luís Silva na AA Avanca, com 40% de eficácia, quer Manuel Gaspar no Boa Hora com 38% de eficácia, a equipa do Boa Hora comandou o jogo e o marcador durante os primeiros 30 minutos, chegando ao intervalo a vencer por 9-7. No segundo tempo a AA Avanca, recomeça bem o jogo e aos 37 minutos tínhamos uma igualdade a 11 golos, e partir deste momento, tivemos várias igualdades, e várias alternâncias no marcador, chegando aos minutos finais como Boa Hora a vencer por 19-17, para a AA Avanca ainda diminuir o resultado nos momentos finais do encontro. Apesar do escasso número de golos, ocorrido durante este encontro, o Boa Hora teve 11 jogadores a marcarem golos, com os seus principais marcadores a marcarem apenas 3 golos (André Alves, 75% de eficácia, mas 3 em 3 de 7 metros, e Pedro Pinto, 60% de eficácia), já na AA Avanca Diogo Silva com 6 golos (50% de eficácia), foi o seu melhor marcador.

No Pavilhão do Formigueiro, realizou-se o Ismai / SC Horta, onde se verificou um jogo de sentido único, durante os 60 minutos com o Ismai a comandar o jogo e o marcador. Chegando ao intervalo já a vencer por 21-11, que é completamente esclarecedor do que se passou durante os 30 minutos iniciais. Nos segundos 30 minutos, após o abrandamento da equipa do Ismai o SC Horta, cresceu em termos de jogo jogado e foi diminuído a diferença existente, e aos 54 minutos o resultado era de 27-22 a favor do Ismai, o que obrigou a equipa visitada a solicitar um dos seus Time OUT de equipa, para meter ordem na casa, com o SC Horta a colocar o seu aos 55 minutos, não se registando entre os dois qualquer alteração no marcador, diferença que se manteve até final do encontro. Na equipa do Ismai, que teve 10 jogadores a marcarem golos, Foi Délcio Pina com 10 golos (59% de eficácia), o seu principal marcador, com o seu melhor homem na baliza a ser Ricardo Castro com 26% de eficácia, no SC Horta, Pavel Hernandez (9 golos, 53% de eficácia, 2 em 4 de 7 metros), e André Lima com 6 golos (67% de eficácia), foram os seus melhores marcadores.

Classificação actual – 1.º FC Porto (+1 jogo), e Benfica (+1 jogo, 28 pontos), 3.º Sporting (25 pontos), 4.º Belenenses (23 pontos), 5.º Águas Santas, e Madeira SAD (21 pontos), 7.º ABC (19 pontos), 8.º Ismai (17 pontos), 9.º Boa Hora (16 pontos), 10.º AA Avanca (15 pontos), 11.º AC Fafe (+2 jogos) (15 pontos), 12.º SC Horta (13 pontos), 13.º CCR Fermentões (10 pontos), 14.º Arsenal (9 pontos). 

O Banhadas Andebol

9 comentários:

Anónimo disse...

agora é que caso para dizer que grande banhada do porto ao águas santas.

Anónimo disse...

Jogo Boa-hora -avanca com uma dupla de arbitragem de lisboa muito ma, nao sei como andam na primeira divisao , nao sabem mesmo o que andam la a fazer , o treinador adjunto do Avanca uma vergonha fez o que quis disse o que quis e nao passou do amarelo . Mais uma dupla protegida pela fap e viu se a bancada cheia de dirigentes da arbitragem tenham e vergonha pois os clubes pagam e nao e pouco por este serviço que se chama arbitragem tenham vergonha meus senheros

Anónimo disse...

Porto 39 Aguas Santas 25
# equipas a mais fraca a dupla de árbitros que já tem suficiente experiência nacional e internacional para não cometer erros de analises e inverter a tendência do jogo sem problemas disciplinares, mas criando-os por exemplo com 2" ao Quintana por falar!
Tecnicamente tem duvidas e nos detalhes das regras são audazes!
Jogo mais fácil do que se imaginava o Porto fez um bom treino e o Aguas Santas um mau jogo!
O modelo de campeonato é urgente ser modificado para melhorar o entusiasmo e dedicação dos atletas e treinadores e mais investimentos dos Sponsors.
Soares Dias

Anónimo disse...

REFLEXÃO:
O FUTURO DO ABC!

BENFICA 32 ABC 26

Jogo normal entre 2 das melhores equipas do campeonato e ambas ja varias vezes Campeãs!.
Para a História:
No inicio do jogo 7x7 e Tr/Tr!=16 elementos
No inicio do jogo estavam a jogar 2 treinadores Jorge Rito/Carlos Resende com formação no ABC e ambos campeões nacionais pelo ABC!.
e treinadores da Escola do ABC e em 14 jogadores em campo 12 tiveram a sua formação e origem nas "ESCOLA DE ANDEBOL DO ABC", 5 pelo BENFICA e 7 pelo ABC! total 5+7+2Tr=14 efetivos em jogo simultaneamente e com um largo CVD em todos eles!.
Os Atuais Dirigentes sob orientação do Pres. Rui Silva e antigos recentes Dirigentes não acham preocupante tal situação e os reflexos nos objetivos Desportivos a alcançar num Clube Mono-Disciplinar que vive de Títulos, Taças, super Taças e participações internacionais nas Ligas Europeias onde o ABC tem um Historial de relevo Finalista da Liga dos Campeões com o Teka de Santander,e Vencedor da Challenge-CUP, finalista vencido e várias participações nas competições europeias e Torneios TOP na Europa!.Dezenas e dezenas de Atletas que conseguiram jogar ao mais "alto nível" no Clube e Seleção Nacionais nos vários Escalões! e terem sucesso na sua percurso acadêmico com Licenciaturas, mestrados e alguns deles ainda jogando na atualidade, já concluíram cursos em Medicina, Gestão e Economia para além de Empresários de Sucesso!Todo este percurso de Revolução do ABC foi a partir dos anos 80!

Sugiro aos atuais Dirigentes DO Clube, responsaveis da Autarquia/Desporto e responsaveis pela Universidade do Minho com quem o ABC tem protocolos de excelência e resultados refiro-me CMB/UM, uma reflexão para dentro com antigos recentes dirigentes do clube que ainda vivem o seu ABC!!!!e desenhar algumas estratégias renovadas para perseguir o sucesso desportivo no ACADÊMICO DE BRAGA!.
ADC

Anónimo disse...

13 de novembro de 2018 às 12:22
ADC

Excelente reflexão sobre o ABC do passado e do presente. Mãos á obra caros amigos de Braga. Sou da Capital mas atento ao historial do ABC nos últimos 20 anos.
Boa sorte!
FT

Anónimo disse...

Parabéns ao Boa-Hora.
Vai ficando a dever aos que saem, enganando alguns que la andam, mas a verdade é que vai ganhando jogos, e isso é que é importante na cabeça de quem lá manda.

Anónimo disse...

Parabéns ao Ismai ao seu Treinador e aos seus jovens jogadores

Anónimo disse...

TEMA AVANCA.

Classificação actual – 1.º FC Porto (+1 jogo), e Benfica (+1 jogo, 28 pontos), 3.º Sporting (25 pontos), 4.º Belenenses (23 pontos), 5.º Águas Santas, e Madeira SAD (21 pontos), 7.º ABC (19 pontos), 8.º Ismai (17 pontos), 9.º Boa Hora (16 pontos), 10.º AA Avanca (15 pontos), 11.º AC Fafe (+2 jogos) (15 pontos), 12.º SC Horta (13 pontos), 13.º CCR Fermentões (10 pontos), 14.º Arsenal (9 pontos).

O AVANCA QUE NA EPOCA PASSADA FOI EXCELENTE COM A PARTICIPAÇÃO NA FASE fINAL GRUPO "A" E PARTICIPOU NA FINAL FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL.
tEM UM GRUPO DE JOVENS ATELTAS INTERNACIONAIS QUE PODEM VIR A SER PROFISSIONASI E JOGAR NA EUROPA MAS NESTE TEMPO MUITO IMPORTANTE TER O MELHOR TREINADOR POSSIVEL!

Este ano a Direção resolveu vender jogadores para a Europa, investir pouco ou nada na contratação do Novo treinador em substituição do Carlos Martingo ! que nunca deveria ter saído(ato leviano e básico e depois saiu da Seleção e demitiu-se e passou para os treinadores da Seleção formação tanta burrice! ) e neste momento faz de companhia ao Diretor do Porto José Magalhães no banco!!! o Sueco quer poucas opiniões do seu adjunto!

Mas Amigos do Avanca vale apena ter um optimo treinador e ter contrato com o Clube e não tudo ser emprestado!
Gostava de ver o L.Obradovic a dirigir a equipa no resto da época!
Sr. Presidente do Avanca o senhor merece todo o sucesso possível, mas não é com erros de escolhas de treinadores e jogadores que consegue lá chegar!
Artur da Silva

Anónimo disse...

Era bom que todos os jogos fossem como o Benfica-ABC. Sendo adepto dos dois clubes dentro do Andebol Nacional, sei que um tem futebol e outro é um clássico do Andebol e baluarte da formação.Indo em família levei uma esposa sem filiação e um filho Belenenses e Benfica, assim como um Sportinguista. Ensinem os filhos a gostar de desporto! Nesta época triste em acontecimentos violentos, ensinem! Hoje á noite verei o Belenenses-Porto. Nada me impede, sou livre! Não á muito estive no pavilhão do Sporting porque, não poderia perder um jogo da Liga de Campeões! Quando vou a Barcelos passar férias normalmente vou ao FSLeite ver o ABC!Sou imensamente feliz! Por acaso também via futebol mas deixei á uns anos! Não gosto de ser sócio de clube nem estar preso a nada!