gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 25 – 2018 / 2019 – I


Nova crónica intermédia de fim-de-Semana, sobre a PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
11.ª Jornada
Dia 28-11-18
Madeira SAD 20 – 24 ABC
12.ª Jornada
Dia 28-11-18
Belenenses 30 – 31 Sporting

Hoje (28-11-18) disputaram-se dois encontros da PO01, um relativo à 11.ª Jornada, que a completa, e um da 12.ª Jornada, por antecipação, todos devido à participação dos clubes portugueses nas Provas Europeias de Clubes, encontros que se disputaram sem ocorrências disciplinares.

Madeira SAD 20 – 24 ABC

Jogo disputado no Funchal num pavilhão que apresentou uma boa moldura humana, apesar da hora a que o encontro se disputou. As duas equipas, que se apresentaram com sistemas defensivos distintos, pois o Madeira SAD como de costume apresentou-se com uma defesa mais aberta, enquanto o ABC, se apresentou em 5:1, tivemos um encontro de grande equilíbrio, com o intervalo a chegar com o ABC na frente do marcador por 11-10, o ABC, por diversas vezes contrariou a defesa mais aberta do Madeira SAD, atacando com 7 jogadores de campo, obrigando os madeirenses a recuarem na sua forma de defender, e com os time OUT’s a serem sempre solicitados no momento oportuno. No segundo tempo o ABC iniciou melhor o jogo e faz um parcial de 4-0, colocando o marcador em 15-10 (maior diferença, que embora se repetindo foi a maior registada em todo o encontro), mas a excelente organização defensiva do Madeira SAD, leva o que o resultado aos 42 minutos esteja apenas por 2 golos de diferença (16-14), com o ABC a ter novamente que forçara sua forma de defender e atacar com mais critério, e chega mais uma vez aos cinco (5) golos de diferença aos 47 minutos (20-15), constatando-se que o Madeira SAD, face à consistência defensiva, e ao ataque organizado do ABC, dificilmente anularia a diferença, sofrendo ainda com a lesão de Hugo Lima, que não voltou ao jogo, cerca dos 53 minutos, quando o resultado se encontrava em 21-18 a favor do ABC, até final do encontro, nada mais de relevante se passou. Gustavo Capdeville com 32% de eficácia, e Humberto Gomes com 31% de eficácia, foram dos principais responsáveis pela escassez do marcador. No Madeira SAD, destacamos ainda Elledy Semedo (5 golos, mas apenas 42% de eficácia, e 0 em 1 de 7 metros), além de Elias António que esteve com uma razoável eficácia (4 golos, 67%), no ABC, André Rei na ponta, com 7 golos (88% de eficácia), (cabe aqui uma referencia ao comentador, é que este atleta não é da formação do ABC, transferiu-se este época do Ismai Rectificação do Águas Santas, para o ABC), foi um dos seus atletas mais produtivos, juntamente do o experiente Dario Andrade (5 golos, 71% de eficácia), Jogo dirigido pela dupla aveirense, constituída por Nuno Marques e João Correia, que realizou uma arbitragem com critério e positiva, no entanto chamamos a atenção de que não devem conversar tanto com os jogadores, em especial quando eles está a discordar das decisões.

Belenenses 30 – 31 Sporting

No Pavilhão Acácio Rosa, que se apresentou com uma das melhores assistências da época, embora ainda longe dos seus melhores tempos, disputou-se um dos chamados clássicos da modalidade, e que fez jus `a designação, defrontaram-se duas equipas com objectivos finais diferentes, uma luta para o titulo (ou devia), e outra o Belenenses que luta pela melhor posição possível, ou seja ficar classificada no chamado Grupo A, mas o que se verificou em campo, foram situações completamente distintas, uma equipa (no verdadeiro sentido da palavra (o Belenenses), sempre a lutar pelo melhor resultado e a ser um verdadeiro obstáculo, ao outro conjunto de jogadores (o Sporting), que se apresentou, sobranceiro, sem chama, com excesso de confiança, lento nas suas decisões e até por vezes trapalhão, contra uma equipa que soube sempre reagir, e nunca perdeu o “norte” do jogo, nem o seu principal objectivo a vitória, tendo no seu guarda-redes, o brasileiro Roney Franzini, um autêntico obstáculo ao ataque do Sporting, em especial ao seu compatriota Fábio Chiuffa (6 golos, 55% de eficácia), a quem ganhou por diversas vezes o duelo. O Encontro foi de tal maneira equilibrado que o intervalo chegou com o Sporting na frente marcador por 18-15, mas aos 25 minutos de jogo, registava-se uma igualdade a 14 golos, no segundo período, e quando se pensava, que o Sporting, tinha garantido a vitória pois aos 37 minutos já vencia por 22-17 (maior diferença em todo o encontro), a equipa do Sporting, voltou a entrar no facilitismo, enquanto a equipa do Belenenses, aumentou a sua sagacidade, tendo nos experiente Nuno Roque (6 golos, 60% de eficácia) e Bruno Moreira (9 golos, 100% de eficácia), os seus principais “actores”, foi progressivamente diminuído a diferença e aos 52 minutos igualava mais uma vez o marcador agora a 27 golos, para depois até chegar a estar na frente do marcador quando vencia por 30-29 aos 55 minutos de jogo, e nessa altura parece que a equipa do Sporting acordou e com dois golos, de Carlos Carneiro (4 golos, 80% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e por Ivan Nikcevik (3 golos, 60% de eficácia), constrói o resultado final. Na equipa do Sporting Asanin, (21% de eficácia) não esteve nos seus dias, ao contrário de Frankis Carol (8 golos, 57% de eficácia), e do jovem Luís Frade (5 golos, 83% de eficácia), dizer ainda que a rotação do plantel no Sporting, praticamente não existiu. Terminamos dizendo que se assistiu a um jogo no mínimo emotivo. Dirigiu o encontro a dupla internacional de Leiria, composta por Ivan Caçador e Eurico Nicolau, que tiveram uma actuação positiva, sem qualquer interferência no resultado.

Classificação actual – 1.º Sporting (+1 jogo, 34 pontos), 2.º FC Porto, e Benfica (31 pontos), 4.º Belenenses (+1 jogo, 28 pontos), 5.º Águas Santas, e Madeira SAD (25 pontos), 7.º ABC (24 pontos), 8.º Boa Hora, e Ismai (20 pontos), 10.º AA Avanca (17 pontos), 11.º CCR Fermentões (16 pontos), 12.º SC Horta, e AC Fafe (15 pontos), 14.º Arsenal (11 pontos). 

O Banhadas Andebol

5 comentários:

Anónimo disse...

Os comentários do Madeira ABC eram reais? Vergonhoso

Anónimo disse...

O André Rei transferiu-se do Aguas Santas e não do ISMAI....

Anónimo disse...

André Rei não se transferiu do ISMAI mas sim do AGUAS SANTAS onde esteve duas épocas.A sua formação começou no GAIA e seguiu no PORTO.

O Banhadas Andebol disse...

Têm toda a razão foi do Águas Santas e não do Ismai, que o André Rei, saiu para o ABC, já foi rectificado, obrigado pela correcção.

Anónimo disse...

Porque este Sporting de vez em quando não produz o suficiente?
O maior investimento de sempre também tem fracos? È que a equipa não gosta de velocidades grandes... e no banco há anarquia e falta de habilidade e experiência!