gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Crónica de fim-de-semana No Feminino – 06 – 2018 / 2019


Crónica dedicada ao Feminino, que acompanha como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Finalmente parece que iremos temos com regularidade transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
4.ª Jornada
Dia 19-12-18
Colégio Gaia - Maiastars (21H00)
5.ª Jornada
Dia 05-12-18
CA Leça - Colégio Gaia (21H30)
6.ª Jornada
Dia 10-11-18
JAC-Alcanena 29 - 27 Maiastars
Alavarium 33 - 20 Assomada
Juventude Lis 30 - 25 CA Leça
Dia 18-11-18
SIR 1.º Maio/CJB - Passos Manuel (18H00)
CS Madeira - Colégio Gaia (12H00)
Madeira SAD - ARC Alpendorada (16H00)
7.ª Jornada
Dia 11-11-18
Alavarium 26 - 18 Passos Manuel

Numa semana em que apenas se disputaram 3 jogos da 6.ª Jornada, e ainda um encontro antecipado da 7.ª Jornada (Alavarium / Passos Manuel), em virtude da participação do Alavarium nas competições Europeias de Clubes. Infelizmente tivemos ocorrências disciplinares, num dos encontros.

Juventude Lis 30 – 25 CA Leça

Encontro disputado no Pavilhão da Juventude Lis (jogo com ocorrências disciplinares), que se apresentou com uma assistência razoável, para as condições atmosféricas que se faziam sentir, foi um encontro com algum equilíbrio, com um excelente começo da equipa do CA Leça, que chegou a estar a vencer por 2 golos de diferença, mas que permitiu a recuperação do Juventude Lis, que aos 11 minutos estabelecia a primeira igualdade, a 5 golos, para aos 13 minutos se verificar nova igualdade desta vez a 13 golos, para a equipa local, assumir então o comando do marcador, chegando ainda no primeiro tempo a estar a vencer por um diferencial de 5 golos, aos 21 minutos (12-7), para o CA Leça, que teve sempre uma boa postura competitiva, chegar ao intervalo com o resultado em 14-12, a favor da Juventude Lis, de destacar as duas guarda-redes, quer Luana Periquito, na Juventude Lis, quer Barbara Ferreira no CA Leça, que na nossa opinião foram das melhores jogadoras em campo. O CA Leça no segundo tempo, apresentou-se com uma defesa mais aberta na tentativa de recuperação, e quase ia resultando, pois por diversas vezes esteve com a penas o diferencial desfavorável por um golo, como por exemplo aos 22-21 (50 minutos de jogo), mas o número de faltas técnicas, a que se juntou a desqualificação de Vera Monteiro aos 55 minutos, levaram ao diferencial final, com a Juventude Lis a defender melhor, e o CA Leça, a ter um ataque mais planificado. Acaba por ser um encontro com alguma qualidade, e que entusiasmou o público presente e foi uma transmissão bem conseguida pela Andebol TV. Deve destacar-se na Juventude Lis, o poderio de Rita Campos (7 golos), e melhor marcadora da equipa, bem acompanhada por Margarida Sá Pessoa com 6 golos, já que Francisca Marques esteve longe do que pode e sabe render. No CA Leça, o maior destaque vai para Ana Sousa com 12 golos (6 de 7 metros), que foi na nossa opinião a jogadora mais, a jogar, a marcar e a fazer jogar, pena a desqualificação de Vera Monteiro (5 golos), quando estava a ser uma das melhores jogadoras da sua equipa. Dirigiu o encontro a dupla de Lisboa constituída por, João Reis e Raul Lucien, que realizaram uma arbitragem, sem critério e desequilibrada, pois são dupla e existiu um dos árbitros que apenas se soube defender, e a sua melhor atitude foi a desqualificação por agressão com o joelho seguido de cartão azul. Dupla que deve ponderar e muito os seus critérios, quer disciplinares, quer da falta do atacante quer até das faltas do atacante, já para não falarmos nos livres de 7 metros, em que se deve distinguir, a violação intencional, e a violação por o defesa ser levado por acção do atacante para dentro da área dos 6 metros.

Em Alcanena, realizou-se o JAC-Alcanena / Maiastars, encontrou onde se registou a primeira vitória da equipa do JAC-Alcanena, num encontro de grande equilíbrio, e com o resultado ao intervalo a ser já favorável à equipa da casa pela diferença mínima (15-14), golo marcado nos últimos momentos do primeiro tempo, o destaca o forte equilíbrio, verificado, e não se alterou nos segundos 30 minutos, terminando, o encontro com um diferencial que justifica o enorme equilíbrio ocorrido. Carolina Justino com 8 golos, Sara Pinho e Neuza Valente, ambas com 7 golos, cada, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena, Ana Silva com 8 golos, Carolina Saldanha e Souad Feraoune, ambas com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras do Maiastars,

O Alavarium, que na prática realizou jornada dupla, disputou no seu primeiro encontro do fim-de-semana em Aveiro a equipa da Assomada, e venceu, continuando a equipa sensação da época transacta, a contabilizar apenas derrotas, nos jogos disputados até ao momento. Apesar do aparente equilíbrio nos primeiros 30 minutos a equipa visitada, já vencia ao intervalo por 16-11, para no segundo tempo o Alavarium consolidar a sua total superioridade, diante uma equipa que se encontra bastante enfraquecida, com as saídas de atletas que se verificaram. Na equipa do Alavarium com 11 atletas a marcarem golos, Tivemos as suas melhores marcadoras, a marcarem 6 golos, cada (Mariana Azevedo, Ana Sampaio, e Carolina Monteiro), por sua vez, a equipa da Assomada, contínua a apresentar apenas um Oficial no Banco, teve em Rute Fernandes com 7 golos, a sua melhor marcadora. No segundo encontro do fim-se-semana, a equipa do Alavarium, jogo com o Passos Manuel, mas mais uma vez com inversão de pavilhão, pois o encontro apesar de ser Alavarium / Passos Manuel, foi disputado no pavilhão utilizado pelo Passos Manuel, o encontro apenas registou algum equilíbrio durante o primeiro tempo com a equipa do Alavarium a vencer por 10-8, face à excelente réplica do Passos Manuel, para chegar ao intervalo a vencer já por 13-9. No segundo tempo a forte reacção da equipa do Passos Manuel, ainda levou o resultado a uma igualdade a 13 golos, mas foi o “canto do cisne”, pois a partir daqui, o Alavarium volta a tomar conta do jogo, e termina a vencer por uma confortável margem. Com estas duas vitórias a equipa do Alavarium assume o comando da prova nesta sua primeira fase, mesmo que provisoriamente com mais um jogo disputado. Mariana Azevedo com 8 golos, e Ana Carolina Silva com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Alavarium, com Mariana Faleiro e os seus 7 golos, a ser a melhor marcadora do Passos Manuel.

Classificação Actual – 1.º Alavarium (+1 jogo, 14 pontos), 2.º Madeira SAD (-1 jogo, 14 pontos), 3.º Passos Manuel (12 pontos), 4.º ARC Alpendorada (-1 jogo), e CA Leça (-1 jogo) (11 pontos), 6.º SIR 1.º Maio/CJB (-1 jogo), e Juventude Lis (10 pontos), 7.º Colégio Gaia (-3 jogos), e Maiastars (-1 jogo) (9 pontos),10.º CS Madeira (-1 jogo, 8 pontos), 11.º JAC-Alcanena (8 pontos), 12.º Assomada (6 pontos).

O Noticias

4 comentários:

Anónimo disse...

Os comentários do Kim Jon Ribas no facebook da Associação de Braga são no mínimo para rir. Na Maia, riscam-se carros aos árbitros, ameaçam-se árbitros, ameaçam as atletas e intervenientes dos visitantes e os adeptos de fora que nem pensem em abrir o bico senão levam na boca. Em Alcanena queriam fazer o mesmo na bancada, mas uma coisa é falar dos árbitros e reclamar com as decisões, outra coisa é mandar calar os adeptos da casa. Se querem ser bem recebidos em Alcanena ou noutro lado qualquer, têm que saber estar e saber receber também, até porque só vocês se queixam. Não vi ninguém a insultar as atletas como já vi na Maia, nem ninguém lhes faltou ao respeito. Se as atletas também provocam em vez de estarem focadas no jogo, é provável que de vez em quando sofram pressão. Sem falta de respeito.

Anónimo disse...

No jogo Juve - Cale muito mal jogado por sinal. Imensas faltas técnicas, boa atuação das GR,também por ineficácia dos ataques. Concordo que Francisca está uma sombra e sem qualidade para ser convocada para a seleção. Hilariante os comentários ao jogo na Andebol Tv acho que devem ter mais cuidado no futuro.

Anónimo disse...

Lamentável o percurso da Assomada nesta época. Depois de na época passada terem feito um campeonato brilhante as gentes do modesto clube de Oeiras mereciam estar melhor orientadas. Por este caminho regressam à segunda divisão. Aqui não se aplica o ditado tal pai tal filho, pois o filho transpira incompetência!

Anónimo disse...

Os comentários hilariantes sobre a transmissão da Andebol TV cheira a esturro... aqui no Banhadas há gato escondido com rabo de fora!