gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Crónica de fim-de-semana No Feminino – 05 – 2018 / 2019


Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, que acompanha como é hábito, o normal e regular desenvolvimento de uma das principais provas do calendário nacional (PO09- Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). 

Finalmente parece que iremos temos com regularidade transmissões pela Andebol TV, e ficamos com a esperança de ter pelo menos um jogo por jornada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
4.ª Jornada
Dia 30-10-18
CA Leça 26 – 31 ARC Alpendorada (J/Comentado)
Dia 03-11-18
SIR 1.º Maio/CJB 27 – 22 JAC-Alcanena
Passos Manuel 25 – 21 CS Madeira
Alavarium 24 – 23 Juventude Lis
Assomada 14 – 29 Madeira SAD
Dia 19-12-18
Colégio Gaia - Maiastars (21H00)
5.ª Jornada
Dia 04-11-18
SIR 1.º Maio/CJB 22 – 14 Juventude Lis
Assomada 22 – 24 CS Madeira
ARC Alpendorada 20 – 27 Maiastars
JAC-Alcanena 27 – 29 Alavarium
Passos Manuel 24 – 27 Madeira SAD
Dia 05-12-18
CA Leça - Colégio Gaia (21H30)

Numa semana em tivemos uma jornada dupla, com os jogos do Colégio Gaia adiados (pensamos que devido à participação de uma equipa feminina, na liga dos Campeões Europeus de Andebol de Praia). Felizmente em duas jornadas mesmo incompletas que foram realizadas, não se verificaram ocorrências disciplinares.

Assomada 22 – 24 CS Madeira

Encontro disputado no Pavilhão Carlos Queirós, com uma assistência quase nula, onde estas duas equipas, proporcionaram um encontro bastante agradável de seguir, e onde as suas guarda-redes, foram as principais figuras do encontro, quer Soraia Almeida pela Assomada, quer Nádia Nunes pelo CS Madeira, com prestações bem positivas, salienta-se ainda o número de Faltas técnicas cometidas, em especial pelo CS Madeira, com contra-ataques falhados, na maioria dos casos, após lançamentos rápidos pela guarda-redes Nádia Nunes, que com estas oportunidades perdidas, criou algumas dificuldades à sua própria equipa. O Assomada que se apresentou com uma defesa mais aberta e mais agressiva, contra o 6:0 do CS Madeira, comandou o jogo e o marcador durante os primeiros 30 minutos, chegando por diversas vezes a ter uma vantagem de 4 golos (9-5, aos 18 minutos, e 11-7 aos 22, como exemplo), para chegar ao intervalo a vencer pela diferença mínima (12-11). No segundo tempo começou melhor a equipa insulara e aos 36 minutos tínhamos uma igualdade a 14 golos, para o Assomada voltar a comandar o marcador aproveitando bem as superioridades numéricas, e aos 42 minutos vencia por 18-15, mas aos 50 minutos já o CS Madeira tinha dado a volta ao marcador e ao jogo, e passou a comandar o mesmo e o marcador pela 1.ª vez (20-19), sendo agora a sua vez de chegar aos 4 golos de diferença (23-19), aos 57 minutos, para num assomo de dignidade a equipa da Assomada ainda diminuir a diferença. Rute Fernandes com 7 golos, foi a melhor marcadora do Assomada, com Sara Sousa (7 golos), e Ana Franco (6 golos) a serem as melhores marcadoras do CS Madeira. Dirigiu o encontro a jovem dupla de Lisboa constituída por Miguel Carvalho e André Pereira, que apesar de ter demonstrado alguma inexperiência, não complicou, e realizou uma arbitragem bem positiva. O CS Madeira que na véspera tinha defrontado a equipa do Passos Manuel, que está a realizar um bom início de prova, perdeu num encontro com a equipa que subiu de divisão, num encontro de algum equilíbrio, conforme se constata pelo resultado ao intervalo que era de 14-13 a favor do Passos Manuel, que acabou por aumentar a diferença no segundo tempo. Joana Reis com 10 golos, e Mariana Faleiro com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel, por sua vez, Maria Kourdoulos e Ana Franco, ambos com 5 golos, cada foram as melhores marcadoras do CS Madeira.

O Madeira SAD, tal como as outras equipas, também realizou jornada dupla, tendo no seu primeiro encontro, defrontado a equipa da Assomada, no Pavilhão Carlos Queirós, num encontro onde a sua superioridade nunca esteve em causa dominando completamente o encontro, embora o resultado ao intervalo pudesse dar outra perspectiva do encontro, com o Madeira SAD a vencer por 12-8, mas um segundo tempo de maior afirmação levou a que fosse dilatando o resultado e terminasse por obter uma vitória por números folgados. Rute Fernandes com 6 golos, foi a melhor marcadora da Assomada, com o Madeira SAD a ter 10 jogadoras a marcarem golos, sendo Renata Tavares com 6 golos, e Diana Oliveira com 5, foram as principais marcadoras do Madeira SAD. No seu segundo jogo desta jornada dupla (na realidade 3 jogo seguido pois devemos lembra-nos do jogo da Taça de Portugal), o Madeira SAD defrontou o Passos Manuel, que ofereceu uma réplica provavelmente não esperada, proporcionando um bom jogo de andebol, e ao mesmo tempo equilibrado, de tal forma que o resultado ao intervalo era de 15-13 a favor do Madeira SAD, para a equipa do continente no segundo tempo ainda equilibrar mais o resultado, com uma excelente resposta aos problemas colocados pela equipa insular, mesmo assim a vitória da equipa madeirense, não se coloca em causa. Com esta vitória a equipa do Madeira SAD, é um dos comandantes da prova, sem derrotas. Mariana Faleiro com 9 golos, e Joana Reis com 6, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel, com Mónica Soares, e os seus 8 golos, juntamente com Sara Gonçalves com 6 golos, a serem as melhores marcadoras do Madeira SAD.

O SIR 1.º Maio/CJB, também realizou jornada dupla, tendo vencido ambos os encontros, que foram disputados na Marinha Grande, no primeiro encontro, defrontou o JAC-Alcanena, começando desde o inicio do jogo a dominar o mesmo de tal forma que chegou ao intervalo já na frente do marcador por 13-7, para permitir uma excelente reacção da equipa do JAC-Alcanena, que até venceu o segundo parcial do encontro, mas que de nada lhe serviu, pois o resultado estava feito. Carolina Gomes com 8 golos, e Adriana Lage com 5, foram as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB, por sua vez Neuza valente com 9 golos, e Carolina Justino com 8 golos, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena. No segundo jogo, que realizaram defrontaram a Juventude Lis, que apenas ofereceu alguma réplica nos primeiros 30 minutos, ao equilibrar o jogo e o mesmo a chegar ao intervalo com a equipa local a vencer por 12-10. No entanto o segundo período de jogo, foi de total domínio da equipa visitada, com a Juventude de Lis a apenas conseguir marcar 4 golos, contra os 10 da equipa adversária, assim o resultado final é uma clara vitória da equipa do SIR 1.ª Maio/CJB, que no entanto, as suas melhores marcadoras não passaram dos 4 golos (Carolina Gomes, Patrícia Fernandes, Barbara Ferreira, e Adriana Bastos), com Francisca Marques e os seus 7 golos a ser a melhor marcadora da Juventude Lis, sendo de destacar que foram as primeiras vitórias na prova da equipa da Marinha Grande.

O Alavarium, também realizou, tal como a maioria das equipas jornada dupla, disputando um encontro como visitada e outro como visitante, vencendo com maior ou menor dificuldade os dois, e continuando a par do Madeira SAD, a serem as equipas que comandam a tabela classificativa sem derrotas, convêm no entanto lembrar, que o Colégio Gaia, também ainda não sofreu qualquer derrota (têm dois jogos em atraso). No primeiro encontro, realizado com a Juventude Lis, que terminou com a vitória pela diferença mínima, assistiu-se a um encontro inesperadamente equilibrado, com a equipa do Alavarium a sentir dificuldades inesperadas, de tal forma que o resultado ao intervalo era apenas de 15-13 a favor da equipa da casa, para no segundo tempo a equipa leiriense aumentar a sua pressão no jogo, estando ainda melhor jogo, mas não foi o suficiente para dar a volta ao resultado. Ana Carolina Silva com 8 golos, foi a melhor marcadora do Alavarium, com Francisca Marques e os seus 7 golos, juntamente com Margarida Oliveira a marcar 5, as melhores marcadoras da Juventude Lis. No segundo encontro a equipa do Alavarium deslocou-se ao recinto do JAC-Alcanena, onde conseguiu nova vitória, o resultado final poderá dar-nos a ilusão de um jogo equilibrado, mas o certo é que a equipa do Alavarium construiu a sua vitória nos primeiros 30 minutos, ao chegar ao intervalo a vencer por 16-11, para então sim a equipa visitada responder com enorme “raça” e qualidade, provocando alguns estragos e recuperando no diferencial que se registava ao intervalo, mas cuja resposta foi insuficiente em termos de resultado final. E com esta derrota o JAC-Alcanena, continua a ser uma das equipas que apenas regista derrotas na prova até ao momento. Neuza valente com 9 golos, e Carolina Justino com 7, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena, as melhores marcadoras do Alavarium todas com seus golos cada, foram, Ana Carolina Silva, Mariana Azevedo, e Soraia Fernandes.

No único encontro em participaram duas equipas, que não realizaram jornada dupla o ARC Alpendorada, recebeu o Maiastars, e perdeu num jogo em que sofreu a sua segunda derrota, e por números algo expressivos, com a equipa maiata a chegar ao intervalo já na frente do marcador por 15-9, e a realizar uma boa prestação competitiva, no segundo tempo o encontro foi mais equilibrado, mas mesmo assim a equipa do Maiastars ainda aumentou o diferencial, em termos numéricos. No ARC Alpendorada, com 5 golos cada, as suas melhores marcadoras foram Ângela Pessoa, Sara Barbosa, e Tânia Braga, enquanto no Maiastars, Ana Silva com 10 golos, foi a sua melhor marcadora.

Classificação Actual – 1.º Madeira SAD, e Alavarium (14 pontos), 3.º Passos Manuel, e ARC Alpendorada (11 pontos), 5.º CA Leça (-1 jogo), e SIR 1.º Maio/CJB (10 pontos), 7.º Colégio Gaia (-2 jogos, 9 pontos), 8.º Maiastars (-1 jogo), e CS Madeira (8 pontos), 10.º Juventude Lis (7 pontos), 11.º JAC-Alcanena, e Assomada (5 pontos).

O Noticias

Sem comentários: