gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 13 de março de 2019

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 51 – 2018 / 2019 – I


Última crónica desta Fase da PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
26.ª Jornada
Dia 09-03-19
SC Horta 26 – 24 AA Avanca (J/Comentado)
AC Fafe 22 – 23 Madeira SAD (J/Comentado)
FC Porto 31 - 19 Ismai (J/Comentado)
Águas Santas 36 – 23 CCR Fermentões (J/Comentado)
Dia 13-03-19
Arsenal 19 – 33 Sporting
ABC 33 – 22 Boa Hora
Belenenses 24 – 24 Benfica

Equipas Já apuradas para o Grupo AFC Porto (37 Pontos), Sporting (37 pontos), Benfica (36 pontos), Águas Santas (30 pontos), Madeira SAD (30 pontos), e Belenenses (28 pontos).

Equipas Já apuradas para o Grupo B – ABC (28 pontos), AA Avanca (24 pontos), Boa Hora (23 pontos), SC Horta (20 pontos), Arsenal (8 pontos) (*), CCR Fermentões (18 pontos), AC Fafe (17 pontos), e Ismai (25 pontos)

(*) Pontuação atribuída pela FAP, que surge com 11 derrotas atribuídas ao Arsenal, desconhecendo-se o motivo das mesmas.

Nota – Equipas, apresentadas, sem nenhuma ordem específica, com a indicação dos pontos que transitam para a Fase Seguinte da Prova.

Realizamos esta crónica, sem nos referirmos à foram como foi disputada- pois entendemos que já dissemos o suficiente sobre a originalidade da mesma. No entanto teremos de afirmar, que estas não devem ser as vicissitudes do Andebol Nacional. Nos três jogos que disputaram neste dia, foram todos disputados sem ocorrências disciplinares, e em apenas um deles, talvez o mais importante da jornada (na nossa opinião), tivemos uma alteração em relação ao resultado ocorrido na 1.ª volta, referimo-nos certamente ao Belenenses / Benfica que ao terminar numa igualdade, permitiu o apuramento do Belenenses para o Grupo no desempate por pontos entre si e a equipa do ABC, com quem obteve uma vitória e uma igualdade.

Belenenses 24 – 24 Benfica

No Pavilhão Acácio Rosa, disputou-se o Belenenses / Benfica, onde se registou talvez a melhor assistência da época, neste recinto. Encontro decisivo, para a definição do 6.º classificado, e último lugar com acesso ao Grupo A da Fase Final, aquela onde é definido o Campeão Nacional, e os representantes Portugueses à maioria das Provas Europeias. Foi um encontro onde tivemos ausências de vulto, quer pelo lado do Belenenses, com Nuno Roque e Diogo Domingos, quer pelo lado do Benfica, com a ausência de Nuno Grilo e de Ricardo Pesqueira. Jogo disputado sempre sobre uma forte “tensão”, com alguns momentos de bom andebol, mas com faltas técnicas “a mais”, e onde o equilíbrio foi uma constante, com o Benfica a vencer por 5-2 à passagem dos 7 minutos, diferença de 3 golos (maior diferença registado por qualquer das equipas, durante os 60 minutos), para sofrer um parcial de 5-0, e o Belenenses, estar na frente do marcador por 7-5 aos 16 minutos como Benfica a marcar apenas aos 19 minutos, o que significa cerca de 12 minutos sem concretizar qualquer golos, neste período, foi fundamental a experiência de Bruno Moreira (5 golos, 83% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros) e Roney Franzini (20% de eficácia, final) na baliza do Belenenses, bem acompanhados por Fábio Semedo (7 golos, 70% de eficácia). Chegando ao intervalo a vencer por 11-9. O Benfica entra bem no segundo tempo, onde Cavalcanti (7 golos, 64% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros) e Paulo Moreno (4 golos, 100% de eficácia) além de Borko Ristovski (25% de eficácia) na baliza, foram os seus principais elementos, e a partir dos 38 minutos (igualdade a 14 golos), o equilíbrio no jogo e no marcador foram as dominantes, com a equipa do Belenenses a entrar nos últimos momentos do encontro na frente do marcador (24-23), para Paulo Moreno estabelecer a igualdade final, nos últimos instantes do encontro. Destaque-se ainda pela positiva a prestação de Miguel Moreira (38% de eficácia) na baliza do Belenenses, e pela negativa Stefan Terzic (1 golos, 30% de eficácia, 2 em 4 de 7 metros), ao não concretizar 2 livres de 7 metros. Com este empate a equipa do Belenenses, é a 6.ª classificada, conforme já referimos na introdução deste texto. Dirigiu o encontro e com acerto a dupla internacional de Leiria, constituída por Daniel Martins e Roberto Martins.

No Pavilhão Flavio Sá Leite, realizasse à mesma hora, outro dos encontros que poderiam definir, o 5.º Classificado, o ABC / Boa Hora, perante a assistência mais fraca dos três jogos que se realizaram, hoje. O encontro apenas foi equilibrado até cerca dos 10 minutos de jogo, quando se registava uma igualdade a 5 golos, a partir desse instante o ABC, passou para a frente do marcador, e faz um parcial de 8-1, colocando o marcador em 13-6 a seu favor aos 25 minutos de jogo, para o intervalo chegar com a equipa bracarense a vencer por 16-10. No segundo tempo o Boa Hora ainda tentou dar alguma réplica, mas a equipas do ABC, foi sempre desequilibrando o marcador para terminar o jogo com o maior diferencial que se registou ao longo dos 60 minutos. Apesar desta vitória a equipa do ABC, estava sempre dependente do resultado do Benfica / Belenenses, e não alcançou os seus objectivos, sendo na nossa opinião, uma equipa que fica de fora face ao modelo competitivo, e ao excesso de equipas na PO01. Hugo Rocha com 8 golos (62% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), Miguel Batista (71% de eficácia), e Dario Andrade (56% de eficácia), ambos com 5 golos, foram os melhores marcadores do ABC, com Humberto Gomes na baliza a chegar aos 33% de eficácia). Francisco Tavares com 5 golos (63% de eficácia), foi o melhor marcador do Boa Hora, tendo em Diogo Valério com 30% de eficácia, o seu melhor elemento na baliza.

No Pavilhão de Maximinos, pois o Flávio Sá Leite estava ocupado à mesma hora, tivemos o Arsenal / Sporting, num jogo, em que o mais importante era a diferença final de golos, que foi de 14 golos, bem inferior à registada no encontro da 1.ª volta, tivemos aqui um encontro na prática de sentido único, onde na equipa do Sporting, se verificou que 12 jogadores marcaram golos, tendo especial relevo o facto de Cláudio Pedroso, ter jogado este encontro, e que permitiu ao seu técnico uma gestão do plantel, para os jogos que se aproximam. E assim não espantava ninguém o resultado que se verificava ao intervalo, com a equipa do Sporting a vencer por 18-10. No segundo tempo a equipa visitante continuou no mesmo ritmo e foi progressivamente aumentado a diferença final. Com esta nova derrota a equipa do Arsenal termina esta fase da prova, apenas com derrotas. Miguel Gomes com 7 golos (58% de eficácia), foi o melhor marcador do Arsenal, com Nuno Brito na baliza a ter apenas 18% de eficácia. Carlos Ruesga com 6 golos (86% de eficácia), 0 em 1 de 7 metros), juntamente com Luís Frade (6 golos, 100% de eficácia) foram os principais marcadores da equipa do Sporting, com Cudic (47% de eficácia), e Manuel Gaspar (44% de eficácia), a serem os seus homens de baliza.

Classificação actual – 1.º Sporting, e FC Porto (74 pontos), 3.º Benfica (71 pontos), 4.º Madeira SAD (60 pontos), 5.º Águas Santas (59 pontos), 6.º Belenenses, e ABC (56 pontos), 8.º Ismai (49 pontos), 9.º AA Avanca (48 pontos), 10.º Boa Hora (46 pontos), 11.º SC Horta (40 pontos), 12.º CCR Fermentões (35 pontos), 13.º AC Fafe (34 pontos), 14.º Arsenal (15 pontos). 

O Banhadas Andebol

12 comentários:

Anónimo disse...

Fora do normal ou não o que se passou no Belenenses Benfica. Tendo ligação ao abc , vi jogo via internet e e triste o que nós academistas esperávamos acontece. Exjogadoresd ABC no Benfica, a instituição Benfica a fazerem panelinha com uma das suas equipas satélites para passarem as 2. Muito se falou no meio andebol que um empate ou vitória era igual para o Benfica e empate servia ao seu amigo Belenenses...ora resultado final... EMPATE!!! Time out do Sr. Florêncio no fim com 30 segundos para jogar e depois festejar já no time out, porque não podia Benfica recuperar e marcar?! Porque não quis Belenenses rematar?! Triste a realidade do nosso andebol. Ah e sempre poupam uma viagem ao inferno do Flávio sa leite! Mas para o ano cá estaremos para ajustar contas! É A , ė B, é ABC....

Anónimo disse...

Bom dia.

Sou academista.
Espero que o ciclo fique encerrado antes que se encerre o ABC...
É muito triste ao estado a que se chegou.
Mas infelizmente o que agora se formalizou não nada surpreendente, mas algo que estava perfeitamente eminente.
Ninguém quis ver e o resultado aí está!
Agora o futuro está ainda mais difícil sem dúvida alguma.
Na hora da desgraça os primeiros e mais exuberantes a celebrar títulos vão ser os primeiros querer abrir a cova ou a acender a fogueira... é que a caça às bruxas deve estar para chegar.
Também poderão ficar identificados o que será sempre útil.
Que melhores tempos (dirigentes, treinadores, jogadores e formação) venham é tudo o que desejo. E já agora instalações para jogos e sobretudo para a formação... mas isto depende da CMB mais que do ABC...
Para que ABC sejamos realmente todos nós!

Anonimo disse...

Todos preocupados com os jogos de bastidores do ABC mas afinal eles vieram de outros lados

Anónimo disse...

O Belém nada tinha a perder. Ambas equipas sem central de raiz devido a lesões graves. O Belenenses tentou e o Benfica nãos se adaptou. Grande jogo do guardião Brasileiro do Sporting e de Cavalcanti que, vai para uma equipa top em França. Parabéns ao belenenses que, fez deste ano o da transição! Já não se houve falar em dívidas ou pagamentos tardios. Que o ABC recupere dos sarilhos em que está pois, é um adversário nosso sobretudo na formação mas, tal como nós é um clube de respeito e classe no Andebol. Dos três grandes não gosto em particular de nenhum mas, creio que o Sporting vai ser Campeão. Seria um enorme tsunami com aqueles jogadores não o ser. Se temos vencido o Àguas Santas em casa já tínhamos o carimbo para o gr A.

Anónimo disse...

lamentável que só na última semana, se saiba que o Arsenal foi castigado com um elevado número de derrotas, por utlização indevida de jogadores, porque esperar para o fim para tomar uma decisão destas.

Anónimo disse...

O Belenenses a três minutos do fim estava na frente do marcador com 2 golos de vantagem, mesmo com vários jogadores importantes ausentes. Fez um tremendo jogo e merecia a vitória.
No final, quando pediram o time-out a 18 segundos do fim, com um resultado que garantia o apuramento para o Grupo A, claro que as indicações foram no sentido de fazer posse de bola segura e de não entregarem a bola ao adversário. Um remate falhado, uma falta atacante, uma falha técnica e o Benfica teria alguns segundos para contra-atacar e vencer a partida. Qualquer equipa faria o mesmo nessa situação.
Um ambiente fantástico nas bancadas, com muito público a vibrar com a equipa e com o apuramento para a final.
Quanto ao ABC, o sentimento será o mesmo que o Belenenses sentiu na época passada quando não foi apurado para o Grupo A na última jornada face à derrota do ABC na Madeira. São equipas com tradição na modalidade e que fazem falta ao mais alto nível.

Anónimo disse...

O Arsenal foi castigado com elevado número de derrotas nos jogos em que já tinha sido derrotado em campo?
Boa!
Digno do programa do Ricardo Araújo Pereira!

Anónimo disse...

O Arsenal é castigado! Então e os "campeões" Sporting? Esperemos que se saiba antes da decisão de mais um campeonato! Depois de tanto notarmos que, apesar da grande super-equipa, haver algo anormal como exclusões em momentos chave etc... eis que o CD\CA\ FAP nada dizem!
ESTÃO Á ESPERA QUE PRESCREVA? É QUE O FUNCIONÁRIO DO SPORTING QUE DEPOIS DOS ÊXITOS, ESTEVE EM PRISÃO NO DOMICILIO, JÁ ESTÁ A TRABALHAR PELO ALGARVE! POR ACASO NUMA FILIAL N. 1 DO SPORTING!

Anónimo disse...

Meus senhores de braga estao indignados pq? entao a epoca passada que fizeram na madeira nao foi vergonhoso,há so quando toca a gente é que doi , o Madeira a epoca passada so foi apurada para 6 primeiros pq os senhores do ABC quando sairam de braga ja sabiam que iam perder o jogo para madeira ser apurado, tenho vergonha na cara , ou julgam que as pessoas se esquecem o que fazem nas fases finais de jovens , desta vez tocou a voçes temos pena azarito.

Anónimo disse...

O Feitiço virou contra o Feiticeiro!
Lembro-me bem da combinação do ano Passado no "grande jogo" Madeira SAD - ABC lembram-se? eu Lembro e mais uma vez o Belenenses morreu na Praia.
Este ano foi ao contrário, quanto ao ABC equipa mais fraca dos ultimos tempos TEMOS PENA! Não tivessem perdido jogos com quem nao deviam culpem-se a voces proprios!
Quanto ao Belenenses um justo prémio a todo o grupo de trabalho.

Anónimo disse...

É giro ver como se fala dum resultado combinado num empate... Como se um empate fosse uma coisa fácil de controlar...

Porque não falar do ano passado na Madeira onde o Rosário foi expulso propositadamente? Ou onde "calhou" o Nuno Silva fazer o pior jogo da carreira? Ou deste ano quando com o jogo equilibrado a 7/8 minutos do fim o Fidalgo tira os melhores jogadores?

Falam de resultados combinado porque sabem do que falam, tão habituados a fazê-lo...

Relativamente ao primeiro comentário, só pode ter sido escrito por uma criança de 5 anos, porque diabo havia o Belenenses de rematar? Para perder a bola? Relativamente aos festejos no time out não os vi, devia ser do melão de Braga que tava à frente.

Cumprimentos ao Faria e às suas crónicas "à lá" Zandinga.

Anónimo disse...

Suspeitas atrás de suspeitas e suspeições. A verdade é que já querem fazer o funeral ao ABC mas, nada se sabe da corrupção provada na arbitragem que, logo havia de estar relacionada com o Sporting campeão! Original! Isto foi provado mas...cheira a esturro e muito mais haverá!!
Há ainda o caso Gomes desviado do nosso ABC para o Porto... e nada se sabe? Então se o Areia teve de pagar ao Benfica por igualmente ir para o Porto... é só fotocopiar! Mas convém que o ABC não tenha dinheirinho, não é? Bruxooo!