gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Planeamento Desportivo – Época 2020/2021 – XXVIII

COMPETIÇÕES COMPLEMENTARES DE SENIORES MASCULINOS E FEMININOS

Através do CO N.º 25 de 04-11-20, a Federação informa de que irá criar competições de Complementares de Seniores, Masculinos (Sub-20) e Femininos (Nascidos até 2001).

Diz ainda que estas provas têm inicio previsto para 12-12-20, caso se verifiquem condições face à Covid-19

A estrutura competitiva será nos moldes da que está projetada para os juniores, ou seja com uma primeira fase a nível regional, seguindo-se uma fase nacional.

Diz ainda que estas competições permitirão que os jovens atletas seniores e outros com a qualificação regulamentar para competir no escalão sénior possam participar de forma ativa em competições com proximidades de idade, permitindo que os clubes possam inscrever duas equipas (A e B), obrigando a que os inscritos na equipa B, sejam obrigatoriamente os atletas mais jovens.

Afirma que estas competições irão preencher um vazio existente para os atletas que não estão a competir na PO01, PO02, PO09, e PO10, informando ainda que só de pois de 18-11-20, e após as Associações Regionais, procederem à indicação para a Federação das equipas que pretendem participar nesta competição, será divulgada a estrutura da prova.

Pela nossa parte, não temos duvidas, de a existência destas provas, não planeadas, nem regulamentadas, podem parecer como provas para os escalões inferiores, nomeadamente desde os Sub-16 aos Sub-19 (Femininos e Masculinos), encapotadas de provas seniores, pois a única diferença será de que terão de ter o Centro de Medicina Desportiva, com aptidão para Sénior. Utilizando este meio para ultrapassar as normas em vigor, acerca dos escalões de formação que em nossa opinião já deveriam estar em atividade.

Perguntasse ainda por que razão se fazem estas provas desta forma, se todas estas condições esplanadas no referido CO, permitiam que competissem com equipas B, nas provas que já foram enunciadas, qual a razão de não de se terem inscrito nas mesmas.

Perguntamos, quando se verificar a abertura para os escalões de formação, (Juniores e Juvenis), que são na prática os escalões agora abrangidos, como se procederá em relação às provas programadas, e planeadas?

Quanto aos outros escalões inferiores, que está em fase de preparação, segundo a Federação apenas recordamos, que hoje foi declarado o Estado de Emergência, e o desporto mais uma vez vai ser certamente e lamentavelmente a atividade mais sacrificada.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo muito certo, mas vamos supor que uma equipa não tenha escalão de seniores e tenha até juvenis. Como não ha até ao momento competição, das duas uma:ou a equipa não compete ou todas as atletas terão que fazer dupla subida de escalão e respetivo exame para estarem aptas a competir. Quanto ficará essa despesa para um clube se tiver que fazer 16 subidas? É que estas competições ao fim ao cabo abrangem minis, infantis, iniciadas e juniores basicamente. e juniores cujo clube tenha seniores pois todas devem ter subida de escalão à partida.