gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 24 de setembro de 2022

Crónica de Fim-de-semana – 04 – 2022 / 2023 – I

Crónica da 2.ª Jornada PO01, desta vez completa, como se quer numa prova onde a regularidade é importante.

PO01 – Campeonato Nacional Placard 1 Seniores Masculinos.

1.ª Jornada

Dia 01-11-22

Académico Viseu – GC Santo Tirso (17H00)

2.ª Jornada

Dia 24-09-22

GC Santo Tirso 25 – 35 Benfica

Póvoa AC 37 – 25 Académico Viseu

ABC 32 – 25 AA Avanca

Belenenses 27 – 29 Águas Santas

Sporting 36 – 24 Marítimo Madeira SAD

ADA Maia 23 – 31 Vitória FC

FC Porto 43 – 26 FC Gaia

Jornada que se disputou, na sua totalidade, o que se saúda. Mas como o que se verificou na jornada anterior e como prevíamos, as estatísticas, até este momento passado uma semana, ainda não estão disponíveis no Portal da FAP, algo está errado, e as da 2.ª jornada vão pelo mesmo caminho, situação pouco dignificante para uma modalidade que se quer de topo, e não se cumprem os Regulamentos, e quanto às transmissões mais uma vez referimos, que apesar de saudarmos a iniciativa, temos de dizer que tudo o denunciamos da informação sobre os resultados e o tempo de jogo continuam sem existir, e relativamente aos jogos que são transmitidos em diferido não existe informação sobre o horário disponível das mesmas, pergunta-se para quando a resolução deste problema? Será que estamos à espera que acabe o Congresso da EHF?

Belenenses 27 – 29 Águas Santas

Jogo como se esperava de grande equilíbrio, com o Belenenses a estar superior nos primeiros 30 minutos, onde o jogo teve apenas um sentido, e aos 6 minutos vencia por 6-1, o que deu origem a um time out da equipa maiata, sendo de destacar Gonçalo Nogueira (5 golos) e Miguel Moreira, enquanto do lado do Águas Santas, o destaque meso assim neste período de jogo vai para Miguel Pinto (9 golos), jogo com algumas falhas técnicas, e com as duas equipas a jogarem em 6:0 quando defendiam, mas neste período a equipa maiata, esteve pouco eficaz no ataque, e um pouco “mole”, em termos defensivos, com Tiago Ferro (6 golos) e Edvaldo (4 golos) igualmente em bom plano, assim como Diogo Ribeiro entrado para a baliza do Águas Santas, a entrar em oportunidade, mas mesmo assim o Belenenses, chega aos 25 minutos de jogo a vencer por 17-9 (maior diferença registada no jogo), para chegar ao intervalo a vencer por 18-13. Nos segundos 30 minutos, tudo mudou, com Diogo Ribeiro em grande plano na baliza maiata, e com o decréscimo de rendimento de Miguel Moreira na baliza do Belenenses, tendo sido substituído por Tiago Silva aos 50 minutos, quando o resultado já assinalava 25-24 a favor do Águas Santas, que realiza um parcial de 4-0, passando de 24-22, a favor do Belenenses para 26-24 a favor do Águas Santas, momento em que o Belenenses, usa um time-out, que não resultou, apesar de manter a equipa dentro do jogo, apesar dos erros cometidos no ataque, e dos livres de 7 metros não convertidos (3), e com o aumento dos erros técnicos, e com a equipa maiata, a aproveitar e bem as superioridades numéricas, ao contrário da equipa visitada, com João Furtado (6 golos), assim como Afonso Lima (5 golos) a dinamizar o seu ataque, em bom plano, chegam aos 28 minutos a vencer por 28-25, maior diferença que tivera durante os 60 minutos. A equipa do Belenenses termina com 10 jogadores a marcarem golos. Dirigiu este jogo a dupla Internacional da Madeira, composta por Duarte Santos e Ricardo Vieira, que realizaram uma arbitragem positiva.

Sporting 36 – 24 Marítimo Madeira SAD

Jogo disputado no Pavilhão João Rocha, com público aquém das espectativas, que terminou com a vitória do Sporting, num jogo disputado com apenas um sentido, pois a equipa continental comando o marcador durante os 60 minutos, num jogo em que se esperava mais da equipa da Madeira, que teve em Diogo Valério na baliza um dos melhores elementos, tal como Leonel Maciel, na baliza do Sporting, esteve muito bem e assertivo, a colocar a bola para transições rápidas, e aos 12 minutos o marcador assinalava 6-4 a favor do Sporting, apesar da defesa profunda que a equipa insular apresentava, como é hábito do seu técnico, mas o Sporting aos 15 minutos de jogo chegava aos 5 golos de vantagem (9-4), com bons momentos de Martim Costa (9 golos), e de Francisco Costa (8 golos), com Délcio Pina (8 golos) do Marítimo Madeira SAD, a ser um dos jogadores mais em destaque, assim como o jovem Tomás Abreu (3 golos), chegando o intervalo com o Sporting, na frente do marcador por 18-13. Nos segundos 30 minutos o Marítimo Madeira SAD, entrou a jogar com 7 jogadores de campo no ataque, situação que proporcionou ao Sporting, vários golos de contra-ataque, e rápidas transições assim como vários golos, sem guarda-redes na baliza, depois de já ter estado no primeiro tempo a utilizar esta tática, o Sporting com uma boa entrada, 3 golos de seguida coloca o marcador em 20-14 aos 34 minutos, com Folques (4 golos) em destaque e Francisco Tavares (3 golos) a responder da outra ponta, de tal forma, que aos 39 minutos, o resultado era de 24-16, com o Sporting a realizar uma completa gestão do Plantel, e aos 52 minutos, vencia por 31-21, para chegar aos 13 golos de vantagem aos 57 minutos (36-23), e terminar o jogo com o resultado em 36-24, e já com Manuel na baliza entrado aos 50 minutos, a tempo de ainda defender um livre de 7 metros. Dirigiu este encontro a dupla de Aveiro constituída por Rui Almeida e António Oliveira, que teriam realizado uma boa arbitragem, senão tivessem falhado na lei da vantagem pelo que apenas a consideramos positiva.

No pavilhão Municipal da Maia, realizou-se o ADA Maia / Vitória FC, jogo que se esperava equilibrado, mas que na realidade foi totalmente comandado pelo Vitória FC, que ao intervalo já a vencer por 15-11, para no segundo tempo chegar aos 29-22, e posteriormente aos 31-23, que foi o resultado final, com um diferencial que demonstra a superioridade da equipa do Vitória FC, neste encontro, sendo uma equipa que provavelmente irá criara grandes problemas às principais equipas do Andebol Placard 1. O melhor marcador do ADA Maia foi João Carvalho (7 golos), enquanto no Vitória FC, tivemos Cláudio Pedroso (9 golos), bem como Vitor Talmazan e Artur Pereira ambos com 4 golos.

No Municipal da Póvoa do Varzim, disputou-se o Póvoa AC / Académico de Viseu, jogo que assinalava a estreia na principal prova Nacional da equipa de Viseu, que apenas equilibrou o encontro até uma igualdade a 3 golos, mas a partir desse momento a equipa local passou a comandar o jogo e o marcador, chegando aos 16-10, e posteriormente atingir o intervalo a vencer por 18-13, para nosso segundo tempo consolidar o seu jogo, e chegar por exemplo aos 29-19, terminando a vencer por 37-25. Sibo (8 golos), Gonçalo Meireles (7 golos), Marcos Ribeiro, e António Ventura, ambos com 6 golos, foram os principais marcadores da equipa do Póvoa AC, por sua vez no Académico de Viseu, tivemos Aldrin Andrade (6 golos), e Diogo Liberato (5 golos) como melhores marcadores.

No Municipal de Santo Tirso, realizou-se o GC Santo Tirso / Benfica, jogo que assinalava a estreia da equipa local no Placard Andebol 1, que inicialmente criou alguns problemas ao Benfica, igualando a 4 golos, e não deixando o Benfica no primeiro tempo, distanciar-se em demasia no marcador, chegando ao intervalo a perder por 15-12. No segundo tempo tudo foi diferente com o Benfica fazer valer a valia do seu plantel, e começo a dilatar o arcador chegando 34-22, em total gestão do seu plantel. Diogo Carneiro (6 golos) foi o melhor marcador do GC Santo Tirso, a equipa do Benfica que terminou com 14 jogadores a marcarem golos, teve e Petar (6 golos) e em Luciano da Silva (5 golos) os seus principais marcadores.

No Flávio Sá Leite, tivemos o ABC / AA Avanca, onde a equipa minhota confirmou o seu bom momento comandando praticamente durante os 60 minutos, o jogo e o marcador, mas chegando ao intervalo a vencer somente por dois golos (15-12) para no segundo dilatar rapidamente o marcador e chegar aos 25-19, mas com a equipa da AA Avanca a responder bem e a colocar o diferencial e apenas 3 golos (26-23), obrigando o ABC a acelerar o jogo para acabar a vencer por 32-25. No ABC, fora os seus principais marcadores João Peixoto (6 golos), e Leonardo Silveira (5 golos), por sua vez da AA Avanca, o seu melhore marcador foi Bruno Castro (7 golos).

No Dragão Arena, disputou-se o FC Porto / FC Gaia, com a equipa do FC Porto, a vencer quebrando desta forma o inico de época sem vitórias, mas deve-se dizer que FC Gaia assustou até aos 11 minutos quando vencia por 8-6, para após um time-out utilizado em oportunidade pelo FC Porto, que aos 27 minutos vencia por 17-9, apenas permitindo um golo ao FC Gaia, 16 minutos, para ao intervalo estar na frente do marcador por 21-12. No segundo tempo, foi um jogo sem história, tal a superioridade da equipa visitada, que terminou e gestão do plantel e com 11 jogadores a marcarem golos, tendo em Thurin (8 golos), e em Pedro Cruz (7 golos), os seus principais marcadores, por sua vez no FC Gaia onde 10 jogadores concretizaram golos, foram Luís Carvalho (7 golos), e Diogo Ferreira (5 golos) os seus melhores marcadores.

O Banhadas Andebol

8 comentários:

Anónimo disse...

Equipa do Águas Santas continua em alta, foi só ver começou mal claramente muito mal, depois veio o toca a reunir foi o que se viu um banho de humildade de crença e acreditar.
Nota-se que toda a equipa está junta e se apoia mutuamente, excelente grupo de trabalho que foi constituído pelo Ricardo, com o apoio da atual Direção do clube que ninguém dá por ela mas está sempre lá ou seja na retaguarda sem flores, tentativa de protorganismos nem vaidades.
Já agora ao contrário a Sra. Dª que acha que é o centro do mundo do outro clube da Maia, vai levar o clube direitinho para a 2ª, nem vale a pena comentar, lá diz o velho ditado cada um têm o que merece.

Anónimo disse...

Vergonha na 1ª divisão Nacional, como é que um clube Histórico um clube que sempre cresci a sombra da sua humildade mas integridade agora se "vende" a um grande ???
O Gaia quase que nem tinha jogadores para jogar, esse é o futuro? É assim que vão apostar na formação? pf pensem reflitam que ainda podem a ir a tempo para o futuro.
Temos imensos miúdos, somos dos clubes com mais jogadores na formação não temos de nos sujeitar a ser "barrigas de aluguer" de um dos grandes, está na hora de nós os que sentimos os Gaia nos indignar-mos com estas politicas de tentativa de alguns que lá estão só quererem fazer singrar os filhos. Basta mudem de politica.
Gaia sempre

Anónimo disse...

Camp para Alvalade... bate e caio eu a seguir embate cais tu! Ninguém defende a partir duns quinze m! Quem se lastima? Cabeças pintadas (3)... Há que fugir e deixar passar!... Desde que FCP seja seg?

Anónimo disse...

É verdade 6 jogadores emprestados é uma vergonha,.
O equipamento alternativo deveria ser azul e branco. Aos miúdos da formatação resta esperarem pela segunda volta para jogarem mais 10 minutinhos.

Anónimo disse...

Não se entende a passividade da Federação neste esquema, que desvirtua a realidade desportiva de uma prova

Anónimo disse...

Gaia= P0BRES D0 P0RT0... CAPITAL!...

Anónimo disse...

Quando andou o boa hora com emprestados de benfica e sporting não havia problema... Ou mesmo o belenenses. Telhados de vidro...

Anónimo disse...

Até dá vontade de rir. Então não é que os adeptos dos clubes do Sul estão com aquela doença do senhor alemão. Andam Há muitos anos a emprestar jogadores a tudo quanto mexe,chegam a ter quase equipas completas noutros clubes de Lisboa e agora até na Nazaré já colocam e vem falar do Porto /Gaia. Os médicos vao ter que alterar a medicaçao