gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Crónica de Fim-de-semana no Feminino – 02 – 2022 / 2023

 

Crónica de fim-de-semana sobre a incompleta 1.ª Jornada, e do jogo antecipado da 2.ª jornada.

PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Jornada

Dia 24-09-22

CS Madeira 27 – 22 Madeira SAD

Benfica 34 – 26 Gil Eanes

SIR 1.º Maio/CJB 20 – 23 Colégio Gaia

ARC Alpendorada 26 – 20 Alavarium

AD Academia 35 – 23 Maiastars

Dia 11-10-22

ABC – CA Leça (21H00)

2.ª Jornada

Dia 25-09-22

Benfica 26 – 23 AD Academia

Segundo informação da Federação, todos os jogos foram transmitidos pela Andebol TV, com alguns a serem em diferido, mas continua a não existir nas transmissões, a informação do tempo de jogo e do resultado, o que se lamenta, da mesma forma, que se estranha que na informação gráfica, encontra-se junto ao boletim de jogo a informação de relatório de estatística nunca existiu, o que e se lamenta.

SIR 1.º Maio/CJB 20 – 23 Colégio Gaia

Jogo realizado pavilhão Nery Capucho na Marinha Grande, e que terminou com a vitória da equipa do Colégio Gaia, que na prática comandou quase sempre o jogo e o marcador, apesar de aos 8 minutos de jogo se registar uma igualdade a 3 golos, com a equipa visitada, a nunca chegar a comandar o jogo e o marcador, quando a equipa local se encontrava com apenas 4 jogadoras de campo, situação bem aproveitada pela equipa visitante, que nos 5 minutos seguintes realiza um parcial de 4-0, colocando-se na frente do marcador por 7-3, situação que nunca mais deixou, e onde o seu sistema defensivo de 5:1, criou grandes dificuldade ao ataque do SIR 1.º Maio/CJB, com algumas jogadoras completamente fora de forma (Na nossa opinião) como Maria Pereira (3 golos) e Joana Espinha (2 golos), mas na realidade com Diana Roque a ainda a dizer que estava presente, por sua vez o Colégio Gaia apresentava-se com um ataque fluido, onde Bebiana Sabino (7 golos), Helena Soares (4 golos), e Carolina Monteiro (2 golos) realizavam prestações bem positivas, com Ana Ferreira na baliza a transmitir grande confiança à equipa, chegavam ao intervalo a vencer por 12-9. No segundo tempo apesar de alterações introduzidas e determinados períodos do jogo no sistema defensivo do SIR 1.º Maio/CJB, foi o Colégio Gaia a adiantar-se no marcador e aos 35 minutos chega aos 16-10 (maior diferença registada em todo o jogo), onde Nair Pinho (5 golos) teve grande eficácia, diferencial que se repetiu aos 41 minutos (19-13), para aos 50 minutos estar em 20-15, já e modo de gestão com Maria Sousa na baliza, sofre um parcial de 3-0, ficando a vencer por 20-18 aos 54 minutos de jogo, e com Isabel Cardoso na baliza do SIR 1.º Maio a realizar uma excelente exibição, evitando males maiores, sendo no entanto bem acompanhada dos Diana Ferreira (4 golos), e a esforçada Maria Nunes (5 golos), para até final do encontro nada de relevante se verificou, pois o Colégio Gaia controlou o jogo e o marcador. Jogo dirigido pela dupla de Viseu constituída por Alexandre Pedro, e Hélder Melo, árbitros da categoria Nacional (3.º Escalão da hierarquia), que realizaram uma arbitragem bem positiva.

No pavilhão do Funchal, disputou-se o tradicional jogo da 1.ª jornada, entre as equipas da Madeira, o Madeira SAD / CS Madeira, que terminou com a natural vitória do Madeira SAD, equipa que se apresenta com um plantel, reforçado, mas apesar de ter comandado o jogo durante os 60, minutos não teve facilidades, face à forte oposição da sempre briosa equipa do CS Madeira, apesar do 4-0 inicial favorável ao Madeira SAD, e de ter chegado aos 6 golos de desvantagem, quando perdia por (10-4), mas com uma boa reação o intervalo chega com o marcador e 14-11, a favor do Madeira SAD. No segundo tempo disputado com algum equilíbrio, e com o CS Madeira a colocar-se por algumas vez a apenas um golo da sua adversária, mas com um plantel mais fortes, levou a que jogo terminasse com a vitória do Madeira SAD, por 27-22. Joana Pires (8 golos), e Erica Tavares (5 golos) foram as melhores marcadoras do Madeira SAD, por sua vez Ana Correia (8 golos) foi a melhor marcadora do CS Madeira.

No pavilhão de Alpendorada, tivemos na nossa opinião, a grande surpresa da jornada, com a equipa do ARC Alpendorada a derrotar o favorito Alavarium, e por uma margem confortável, num jogo que terminou com protesto, com a equipa visitada a chegar ao intervalo já a vencer por 11-7, para consolidar a mesma no segundo tempo, num jogo onde se registaram 14 exclusões, Rebeca Freitas (8 golos), e Ana Silva (7 golos), foram as principais marcadoras do ARC Alpendorada, com Sara Rodrigues (9 golos), e Diana Oliveira (6 golos), a serem as melhores marcadoras do Alavarium.

No pavilhão da Luz, realizou-se o Benfica / Gil Eanes, um encontro entre as vencedoras dos Campeonatos Nacionais da 1.ª e da 2.ª Divisão. Encontro que face à diferença entre os planteis, se previa desequilibrado, conforme se veio a verifica, com o Benfica a comandar o jogo e o arcador adurente os 60 minutos, chegando no primeiro tempo aos 10-3, para no intervalo vencer por 19-9, para no segundo tempo jogar e modo gestão com equipa do Gil Eanes a dar excelente réplica de tal forma que o resultado do parcial foi de 18-17. Na equipa do Benfica com 11 jogadoras a marcarem golos, destaca-se Borshchenko (10 golos), como a principal marcadora da equipa, por sua vez no Gil Eanes, Carmem Figueiredo (8 golos), Miriam Martins, e Maria Pico, com 5 golos cada, foram as melhores marcadoras do Gil Eanes.

Em São Pedro do Sul, disputou-se o AD Academia SPS / Maiastars, que terminou com uma confortável vitória da equipa anfitriã, que comandou o jogo e o marcador durante os 60 minutos, mas em especial durante o primeiro tempo a equipa maiata, procurou sempre responder de tal forma que ao intervalo o resultado era de 15-14, a favor da equipa visitada. No segundo tempo, as contas foram outras, e a equipa da AD Academia SPS, começou a dilatar o arcador terminando o encontro com uma vantagem, não esperada. A equipa da AD Academia SPS, terminou com 10 jogadoras a marcarem golos, sendo Alexandra Shunu, e Francisca João, ambas com 6 golos, as suas principais marcadoras, por sua no Maiastars, Mariana Silva (5 golos) foi a sua melhor marcadora.

Realizou-se ainda no pavilhão da Luz, o jogo por antecipação da 2.ª Jornada, Benfica / AD Academia SPS, devido às participações europeias das duas equipas, e que surpreendentemente, em especial nos primeiros 30 minutos a equipa da AD Academia SPS, causou alguns amargos de boca na equipa do Benfica, pois apesar do Benfica chegar aos 5-1 aos 9 minutos, uma forte reação da equipa visitante, leva a uma igualdade a 6 golos, aos 15 minutos, para chegar ao intervalo com a equipa de São Pedro do Sul na frente do marcador por 15-10. No segundo tempo com uma forte reação do Benfica, que aos 45 minutos iguala a 19 golos, realizando um parcial de 9-4, para o AD Academia ainda fazer o 20-19, mas o Benfica, respondeu de imediato, chegando aos 23-21, e terminando com 3 golos de vantagem. Borshchenko (11 golos), foi mais uma vez determinante na vitória do Benfica, sendo a melhor marcadora do jogo, bem acompanhada por Maria Unjanque (6 golos), com Mónica Soares, e Francisca João, 6 golos cada, a serem as melhores marcadoras do AD Academia SPS.

Não publicamos a classificação por ainda não se justificar.

O Banhadas Andebol

32 comentários:

Anónimo disse...

Pena que no jogo da Luz de Domingo não trem opinado sobre a arbitragem. Já agora em Alpendurada surpresa era se o Alavarium vencesse.




Anónimo disse...

Vergonhoso o comportamento do "treinador" do SLB no jogo de Domingo. Não orienta a equipa e passa a partida a coagir a equipa de arbitragem. Para espanto de todos, consegue acabar o jogo impune.

Anónimo disse...

No Alavarium ainda vamos ver o Brouce a treinar a equipa para aparecer.que miseria.ao que chegaram.nem ao alpendorada de rastos ganham.a segunda é já ali

Anónimo disse...

Qual o motivo do protesto no jogo do alpendurada?

Anónimo disse...

Senhores dirigentes da arbitragem nacional, sou treinador de andebol e quando assisto a um jogo procuro concentrar-me nas questões técnicas e táticas dos intervenientes e também naturalmente na qualidade de quem tem por missão fazer cumprir as regras do jogo. Os árbitros são preponderantes para a qualidade do jogo. Assisti ao jogo do S.L.Benfica vs Academia S.Pedro do Sul e aquilo que vos quero dizer de forma clara é que fiquei envergonhado com o que vi. Não estão em causa os clubes, está em causa o que aconteceu e que deveria fazer corar de vergonha o treinador do SLB sr.João Florencio, bem como outros elementos do banco(uma senhora que andava permanentemente em pé). A pressão vergonhosa que exerceu sobre uma dupla jovem ,claramente incapacitada de gerir o jogo com tranquilidade e que permitiu tudo, mas mesmo tudo, ao dito senhor e depois ainda mais grave, pergunta-se o que estava a fazer o Delegado da FAP no jogo? Vergonha é pouco para classificar o que se passou na Luz. O clube forasteiro saiu prejudicado, sem grandes manifestações do prejuízo, mas meus senhores, assim não há qualquer verdade desportiva que resista, nem vale a pena os clubes investirem. Estes senhores Delegados ,com este tipo de atuação descredibilizam a função. Eu por qualquer gesto que faça no banco já estou a ser admoestado e depois multado, Ali????? Vejam o vídeo por favor!

Anónimo disse...

Ahhhh entao é por isso que o jogo mesmo sendo diferido, nao aparece nas transmissoes da andebol tv ou melhor aparecem os 15 minutos de intervalo, n convem mostrar! xD Coitado do João Florencio!

Anónimo disse...

Uma vergonha o vídeo disponibilizado na Andebol TV, sobre este jogo, isto é o que as transmissões em deferido, podem ser completamente manipulados, sr.s da Federação era conveniente tomarem uma posição forte, sobre este tema.

Anónimo disse...

Ai afinal ja vi, mas tenho a dizer que é triste ser do Benfica e ter um treinador como este.

Anónimo disse...

Que tal todos os jogos em direto e não beneficiar o SLB que só dá o que quer... Mas os senhores da federação têm medo do Benfica, Porto, Sporting ... Regras diferentes para clubes da mesma prova

Anónimo disse...

Como é possível o Gil Eanes estar em campo sem um treinador Master Coach?
Mais regras diferentes para a Sra diretora nacional da federação. uns gastam rios de dinheiro para tirar o curso e esta fisioterapeuta (é assim que a Osório está inscrita) consegue ser treinadora na 1ª divisão sem ter o grau obrigatório.
Na federação deviam ter vergonha de permitir que no Gil Eanes se possa fazer tudo, mas pelos vistos quem manda na fap é a vera lopes: pelo menos continua a fazer tudo o que quer. Já o fazia no ano passado com as convocatórias das atletas para as seleções e com as alterações dos jogos.

Anónimo disse...

Alguém pode explicar o que se passa com a dupla de Coimbra - Miguel Mendes/Marco Sousa

Anónimo disse...

Anónima(o) das 00h40:
Parece que não consegue dormir ou trabalha à noite :-) dispara em todos os posts que metam feminino e as pessoas que lhe tiram o sono.... Descanse em paz! Este blog não serve para treinar para escritor(a).

Anónimo disse...

Anónimo das 00:40

Porque razão uma treinadora de qualidade sobejamente conhecida nao pode treinar no escalão principal por não ter determinado grau de treinadora?

Se calhar muitos têm esse grau e nem têm metade da qualidade.

O Gil Eanes tem um plantel com uma média de idades de 18 anos. Isto é fazer muito pelo andebol português. No futuro é também a selecção principal que vai recolher os frutos.

Anónimo disse...

Ao anónimo 28 de setembro de 2022 às 14:25

Vou-lhe explicar devagarinho!
A dita senhora não pode treinar na PO9 porque a exigência para treinar nesse escalão / prova é superior à qualificação da dita senhora, independentemente da qualidade da senhora. É como o senhor que sabe muito de medicina mas não é médico. Percebeu. Dito de outra maneira ,falta a senhora tirar o Curso, paga-lo ,ter aproveitamento ,estagiar e depois treinar. Percebeu. Tudo isto para estar em regime igualitário aos colegas treinadores. Depois a questão da qualidade logo se verá.

Anónimo disse...

Para ser claro e curto: as regras existem e é para cumprir. Ninguém tira o mérito á Osório nem á estrutura do Gil, mas tem que ser igual para todos. Na sua opinião então, até um pai que perceba de andebol e não tenha curso pode ser treinador na PO09?

Anónimo disse...

Anónimo das 18:16

Na minha opinião a qualidade deve sempre ser a prioridade e se eu for o Presidente de determinado clube é nisso que me vou basear para contratar um treinador.

Tal como acontece no futebol a Osório pode treinar a equipa normalmente. Na ficha é que não pode aparecer como treinadora, ou seja, as regras estão a ser cumpridas.

Anónimo disse...

ao anónimo 28 de setembro de 2022 às 20:23

Segundo o senhor pode contratar quem quiser mesmo não cumprindo a lei.
Tem tudo para ser um excelente presidente. Ou seja desde que a batota seja bem feita ,tudo bem. Por isso é que este país está como está. Pergunto-lhe então para que são os cursos e as aptidões que dão o direito ao agente de treinar. Pode ser que tenha sorte e a ASAE não vá ao seu clube e ver quem dá o treino, já que para a FAP vale tudo. Um dia destes um qualquer apresenta queixa no IPDJ e depois aqui del Rei.

Anónimo disse...

Anonimo das 20:23

No Gil Eanes ninguém está a violar a lei. A Osório na prática é a treinadora mas no papel está noutra função. Se a lei não fosse cumprida obviamente que neste momento não seria a Osorio a orientar a equipa.

É preciso também lembrar que muitas vezes esses cursos servem apenas para as federações ganharem dinheiro, ou seja, a qualidade apresentada no dia-a-dia deve sempre imperar perante um diploma que pouco ou nada diz sobre a qualidade de determinada pessoa.

Anónimo disse...

Mas Nao sera só no Gil… procurem na PO01! Com toda a certeza que esses dois estão já pre-inscritos no próximo curso e a desculpa será: estão a frequentar (quando ainda nem abriram as inscrições)

Anónimo disse...

Bem, mas a ficha de jogo apresenta dois treinadores: oficial B com grau 3 e oficial C com grau 1. Em que ficamos? Ou são todos oficiais? É que até para fazer a lista de participantes, o campo "treinadores" tem que ser preenchido, e neste caso com um treinador apto para a PO09. Certo?

Anónimo disse...

Esperem lá que não estou a entender. Então afinal dos quatro elementos presentes no banco, quem era o treinador Master Coach, cuja presença o regulamento da FAP obriga? Aliás, quem abrir o boletim oficial, fica logo esclarecido: não há Master Coach no banco do GIL.

Anónimo disse...

Já que ela é tão competente, vá tirar o curso pra ganhar mais competência.

Anónimo disse...

É como a obrigatoriedade de todos os anos comprar bolas oficiais novas. Só muda a cor e no entanto são 50 paus cada uma, além de serem exclusivas em determinada loja. Ridículo.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:40

Isso foi já explicado mais acima. A Osório está já inscrita para o proximo curso e como tal fica habilitada para estar inscrita como treinadora.

Anónimo disse...

Se o Gil Eanes não tem treinador qualificado, das 2, 1; ou a dita pessoa fez alguam acordo com a federação e pode acompanhar a equipa até ter grau de master coach ou entao tiveram algum apoio federativo para isto, pois é necessário ter um master coach no banco.

Ao anónimo de 28 de setembro de 2022 às 14:25; cá estaremos para ver quantas atletas do Gil Eanes chegarão a patamares superiores das seleçoes.

Anónimo disse...

Anonimo das 14:20

A situação com a Osório é essa. Eu acredito que algumas jogadores vão chegar ao patamar mais alto na FPA.

Anónimo disse...

Este sr.João Florencio, já na FinalFourteve um comportamento pouco digno.
Mas é o que temos, pois já se houve dizer mal por onde passou.

Anónimo disse...

Fora de tópico: para quando o sorteio da taça?

Anónimo disse...

Lamentavel é um clube como o benfica, contratar um pseudo treinador com estes principios, que são nenhuns!...a D. Irene pactuar com estes comportamentos e não chama-lo à razão!... lamentavel são os arbitros e delegados permitirem que este senhor, que de senhor não tem nada, desrespeite atletas, treinadores e dirigentes adversários, inclusive que os desrespeitem a eles próprios!...que ganhe vergonha do seu comportamento. qualquer dia vai haver alguém que vai perder as estribeiras.

Anónimo disse...

ALERTA CM:
O que se passou no passado sabado em alpendurada é muito grave. o Mr. Brousse como oficial de mesa deu um autentico show de como um oficial de mesa não se deve comportar e muito menos vestir a camisola do seu clube. Este senhor por diversas vezes contestou decisões dos arbitros, como é possivel alguém que está a fazer de oficial de mesa ter estes comportamentos. Por varias vezes a D. Rosa Pontes (delegada) o chamou atenção. O oficial de mesa por parte do alpendurada, chegou inclusive ameaçar abandonar a mesa, devido ao comportamento do Mr Brousse. A D.Rosa Pontes que é tão zelosa no cumprimentos das suas funções, terá feito algum relatório relativamente a isto? Duvido muito, depois é este o andebol que temos. Encobrem-se estes comportamentos e muitos outros, as amizades, as influências tratam de tudo. Tenha vergonha Mr. Brousse, já anda a mais neste desporto e não é de agora.

Anónimo disse...

Ao comentador do ARCA de 1 de outubro de 2022 às 11:03

Grave é o q se passa em Alpendorada sempre, tambores e publico na pandemia, pavilhão sem medidas de segurança, mesas e delegados todos a pactuar e a jantar no desportivo, se não nunca teria havido público (adeptos com tambores e a insultarem árbitros e equipas adversárias)...
não eram permitidas atletas q nasceram depois de 2001, conforme anexo 3 do comunicado 1, sem subidas de escalão, veja as atletas dos outros clubes Constança Benfica, as do alavarium, da sad, sao pedro, colegio, cale todas aptas a seniores com exceção da equipa do vale tudo ARCA ...
Até o treinador fugiu daí pelo valor dos dirigentes, o Sr Alexandre era treinadir, dirigente, roupeiro tudo ....

Anónimo disse...

Como é possível no CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO FEMININA, serem autorizados pavilhões como o do Alpendurada e do Colégio de Gaia? Estes pavilhões poem em constante perigo a integridade física das atletas. É assim que querem a tão propalada evolução do andebol feminino? A federação tão zelosa com alguns não faz nada ... ou outros valores mais altos se levantam?