gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 09 – 2019 / 2020


Crónica dedicada ao Feminino, em especial aos encontros que se disputaram neste fim-de-semana, onde se realizou jornada dupla na PO.09.

Esperamos que pelo menos um jogo por semana seja transmitidos pela Andebol TV, mas continuamos com a esperança de que a continuidade seja constante.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
8.ª Jornada
Dia 30-11-19
SIR 1.º Maio/CJB 22 - 22 ABC
Assomada 19 - 21 CA Leça
Alavarium 22 - 23 Madeira SAD
Juventude Lis 18 - 19 Maiastars
Benfica 26 - 28 Colégio Gaia
ARC Alpendorada 30 - 27 CS Madeira
9.ª Jornada
Dia 01-12-19
Maiastars 19 - 17 SIR 1.º Maio/CJB
CA Leça 17 - 21 Benfica
ARC Alpendorada 25 - 26 Madeira
ABC 27 - 24 Juventude Lis
Colégio Gaia 33 - 20 Assomada
Alavarium 29 - 20 CS Madeira

Embora nos custe, e não é por cansaço, mas sim por vergonha que referimos vagamente a “história” das estatísticas nesta prova, que envergonham quem é adepto da modalidade, mas pelos vistos e pelos factos, não envergonham quem têm responsabilidades na mesma. Infelizmente ninguém confere nada, verifica-se que conforme nos alertou um nosso leitor, o artigo referente às mesmas no Regulamento Desportivo da PO09, é inócuo e sem validade, pois refere os seniores masculinos, e nunca os seniores femininos, e assim não/vai o Andebol Feminino. As duas jornadas que se realizaram este fim-de-semana, felizmente são uma prova da vitalidade da modalidade no género, e que em 12 encontros disputados, registou-se ocorrências disciplinares num.

Alavarium 22 – 23 Madeira SAD

Um dos mais importantes jogos que se disputaram este fim-de-semana, teve lugar no pavilhão do Alavarium, onde se defrontaram duas das melhores equipas do andebol feminino, mas que não proporcionaram um bom espectáculo de andebol, mas sim um espectáculo emotivo. Pois as falhas técnicas, foram muitas, e algumas vezes infantis, para um encontro entre estas duas equipas, que contam no seu plantel com algumas das melhores praticantes da modalidade, e deram emotividade e equilíbrio ao jogo, com o Alavarium comandar a maior do tempo nos primeiros 30 minutos onde chegou a ter vantagens de 3 golos, contando com duas atletas em excelente nível a sua guarda-redes Andreia Madail e Diana Oliveira (9 golos), mas permitiram sempre a recuperação do Madeira SAD, que aos 27 minutos de jogo, consegue pela 1.ª vez estar na frente do marcador (11-10), para o intervalo chegar com a equipa do Alavarium a vencer por 12-11, uma referencia neste período para a guarda-redes do Madeira SAD, Mónica Correia que entrou a substituir Lavinia Puscas (que regressou ao jogo no segundo tempo e também esteve bem), e esteve muito bem, e para Ana Carolina Silva que apesar de concluir o jogo com apenas 3 golos, foi um autêntico “quebra-cabeças” para a defesa da equipa aveirense. No segundo tempo tivemos na prática uma cópia do primeiro tempo com o Alavarium a chegar aos 3 golos de vantagem mais uma vez aos 43 minutos (18-15), mas o Madeira SAD com uma forte melhoria defensiva, faz um parcial de 5-0, e aos 53 minutos está na frente do marcador por 20-18, de referir a prestação desportiva de Marija Gedroit (7 golos), e da experiente Sara Gonçalves com 5 golos, velocíssima no contra-ataque, responde o Alavarium e iguala o marcador a 20 golos aos 55 minutos com o Madeira SAD, a meter mais ordem no jogo, a chegar aos 23-20, apesar da boa prestação também de Gracy Santos com 5 golos, o Alavarium, diminui o resultado final, aos 59,45, através de um livre de 7 metros, muito bem assinalado, e acompanhado com uma inevitável desqualificação. Venceu a equipa mais experiente e que soube ser mais paciente nos momentos decisivos. Dirigiu o encontro a dupla feminina do Porto, constituída por Flávia Santos e Sara Pinto, com uma prestação extremamente positiva. No segundo jogo da jornada dupla o Alavarium, defrontou o CS Madeira, e realizou um jogo de sentido único, começando a vencer por 3-1, chegou ao intervalo a vencer por 17-11, vantagem que lhe deu algum conforto para o segundo tempo, onde alargou a vantagem. No Alavarium, onde 10 jogadoras marcaram golos, Diana Oliveira, Kassia César, e Carolina Monteiro com 5 golos, foram as suas principais marcadoras. No CS Madeira, Maria Rodrigues com 9 golos, foi a melhor marcadora da equipa. Com estes resultados a equipa do Alavarium, passou a ocupar o 6.º lugar da classificação afastando-se do CS Madeira em termos pontuais, e estando cada vez mais longe dos primeiros lugares.

O Benfica / Colégio Gaia, disputado no Colégio Gaia, por inversão do pavilhão e que terminou com a vitória da equipa do Colégio Gaia, e num encontro disputado com grande equilíbrio, a equipa do Benfica, vencia ao intervalo por 12-11, no entanto nos segundos 30 minutos, a equipa visitada, reagiu da melhor forma, pois após igualar a 25 golos, assumiu o comando do marcador, e terminou por vencer o encontro. Cláudia Correia com 6 golos, foi a principal marcadora do Benfica, onde 10 atletas marcaram golos, com Maria Duarte e os seus 9 golos, a ser a melhor marcadora do Colégio Gaia. No segundo encontro da jornada dupla o Benfica deslocou-se a Leça da Palmeira, onde defrontou o CA Leça, num encontro onde não sentiu grandes dificuldades, comandando praticamente o jogo e o marcador durante os 60 minutos, chegando ao intervalo já a vencer por 11-7, para no segundo tempo chegar a ter 6 golos de vantagem (16-10, por exemplo), para terminar por vencer pelo mesmo diferencial que se registava ao intervalo, o que é demonstrativo da boa reacção da equipa do CA Leça, neste período. Beatriz Barros, com 5 golos, foi a melhor marcadora da equipa local, no Benfica, onde 10 jogadoras voltaram a marcar golos, foi Patrícia Rodrigues com 5 golos a sua principal marcadora. Com estes resultados, o Colégio Gaia, fica isolado no comando da Classificação, e o Benfica, para o 3.º Lugar da tabela classificativa.

Na Marinha Grande, realizou-se o SIR 1.º Maio/CJB / ABC, encontro que terminou numa igualdade, e que foi o reflexo daquilo que se passou durante o jogo, ou seja um equilíbrio constante, apesar da equipa local chegar ao intervalo a vencer por 11-10, mas sempre com a equipa do ABC a dar excelente réplica, conseguindo terminar numa perfeita igualdade. Patrícia Fernandes com 5 golos, foi a melhor marcadora do SIR 1.º Maio /CJB, com Nádia Gonçalves e os seus 7 golos, acompanhada por Inês Laranjeira com 5 golos a serem as melhores marcadoras do ABC. No segundo jogo desta jornada dupla a equipa da Marinha Grande, deslocou-se ao pavilhão do Maiastars, e num encontro de grande equilíbrio, chegou ao intervalo na frente do marcador por 10-12. No segundo tempo o equilíbrio continuou a ser anota dominante com a equipa maiata a igualar a 16 golos, para passar para a frente do marcador e terminar como vencedora, Ana Silva, e Souad Feraoune, ambas com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars, com Patrícia Fernandes a voltar a ser a melhor marcadora da equipa com 5 golos. Com estes resultados a equipa da Marinha Grande, mantém o mesmo lugar na tabela classificativa (8.º) em igualdade com o CS Madeira, com a Maiastars a isolar-se no 4.º lugar da classificação.

Em Alpendorada, o ARC Alpendorada, realizou, os dois encontros da sua jornada dupla com resultados diferenciados, no encontro relativo à 8.ª Jornada, defrontou o CS Madeira (jogo com ocorrências disciplinares registadas), que realizou uma boa primeira parte chegando ao intervalo na frente do marcador por 18-16, no entanto nos segundos 30 minutos a equipa visitada, teve uma excelente reacção, e consegue dar a volta ao marcador, vencendo este parcial por 14-9, e desta forma obteve a vitória no encontro, onde Viviana Rebelo com 7 golos, e Ana Dias com 6 golos, foram as melhores marcadoras do ARC Alpendorada, com Cláudia Aguiar com 7 golos, e Sandra Ramos com 6 golos, a serem as melhores marcadoras do CS Madeira. No jogo referente à 9.º Jornada, o ARC Alpendorada, defrontou o Madeira SAD, num jogo praticamente de sentido único, com as madeirenses a comandarem o marcador, de tal forma que ao intervalo venciam por 12-5, chegando por exemplo aos 23-18, já no segundo tempo, com a equipa da casa a reagir fortemente terminando perder pela diferença mínima. Catarina Mota com 7 golos, e Sara Barbosa com 5 golos, foram as melhores marcadoras do ARC Alpendorada, por sua vez Ana Catarina Silva com 8 golos, e Sara Gonçalves com 7 golos, foram as melhores marcadoras do Madeira SAD, com estes resultados o ARC Alpendorada, alcançou a sua primeira vitória na prova, não abandonando contudo o último lugar da tabela classificativa,

No Pavilhão Carlos Queiroz, realizou-se o Assomada / CA Leça, que foi u encontro com duas partes distintas, no primeiro tempo a equipa da Assomada, controlou o jogo e o resultado, chegando ao intervalo a vencer por 15-8. No segundo tempo, a equipa do CA Leça foi outra e deu a volta ao resultado, com um parcial de 13-4, realçando-se pela negativa, os 4 golos marcador pela equipa local, e assim o CA Leça terminou por vencer o encontro por 21-19. Miriam Almeida, e Edna Oliveira, ambas com 6 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada, com Inês Oliveira e os seus 5 golos a ser a melhor marcadora do CA Leça. No seu segundo encontro a equipa da Assomada, deslocou-se ao Colégio de Gaia, e num encontro praticamente de sentido único a equipa visitada chegou ao intervalo a vencer por 14-9, continuando no segundo tempo a dominar e a aumentar o diferencial. O Colégio Gaia com 13 jogadoras a marcarem golos, teve em Neide Duarte com 7 golos, a sua principal marcadora, por sua vez Miriam Almeida com 10 golos, e Maura Galheta com 5 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada, que com estas duas derrotas divide o último lugar da classificação com o ARC Alpendorada.

Em Leiria, tivemos um dos mais equilibrados, encontros da 8.ª jornada, o Juventude Lis / Maiastars, de tal forma se reflectiu o equilíbrio do jogo, que ao intervalo se registava uma igualdade a 10 golos, mas o equilíbrio voltou a manter-se num encontro bastante defensivo, com a equipa maiata, a conseguir vencer pela diferença mínima. Joana Oliveira com 7 golos, foi a melhor marcadora da Juventude Lis, e Ana Silva com 10 golos a ser a melhor marcadora do Maiastars. No segundo jogo da jornada dupla, a Juventude Lis deslocou-se ao Flávio Sá Leite, para defrontar o ABC, e em mais um jogo de grande equilíbrio, chega ao intervalo na frente do marcador por 13-1, mas o ABC com uma forte reacção no segundo tempo deu a volta ao marcador terminando como vencedor, Nádia Gonçalves, e Rebeca Freitas, ambas com 7 golos, foram as melhores marcadoras do ABC, por seu lado, Carolina Justino com 8 golos, foi a melhor marcadora da Juventude Lis. Com esta duas derrotas a Juventude Lis fica isolada no 9.º lugar da tabela classificativa.

Classificação após estes encontros – 1.º Colégio Gaia (25 pontos), 2.º Madeira SAD (24 pontos), 3.º Benfica (23 pontos, 4.º Maiastars (21 pontos), 5.º ABC, e Alavarium (19 pontos), 7.º CS Madeira, e SIR 1.º Maio/CJB (16 pontos), 9.º Juventude Lis (15 pontos), 10.º CA Leça (14 pontos), 11.º Assomada, e ARC Alpendorada (12 pontos).

O Noticias

8 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo, o jogo Alpendurada-Madeira sad ao intervalo estava 12-15 e não com a diferença que o senhor refere de 7 golos (12-5) e a entrada do ultimo minuto o jogo estava empatado...

Anónimo disse...

Mais uma jornada com resultados que dá para rir, como é que equipas como o Alavarium, Benfica, Madeira Sad e Sir 1º Maio, com os orçamentos que têm fazem estes resultados?!...Alavarium em 6º, o Sir em 8º, isto só dá para rir!...o Benfica perde com o Colégio, tem vitórias tangenciais contra equipas muito mais fracas, a Sad igualmente, com vitórias à rasca, ainda agora em casa da fraca equipa do Alpendurada. Campeonato muito competitivo, do 5º ao último 7 pontos de diferença. Agora as potências (Benfica, Colégio, Sad) que se ponham a pau, pois o Maia está ai para as curvas...

Anónimo disse...

Mas quem disse que a Alpendurada é fraca?

Infelizmente não tem tido a sorte que o Madeira SAD e o Benfica tem tido...

O Maia está para as curvas.... a ver vamos se deixam de ter ajudinhas dos Srs. do apito

Anónimo disse...

Ninguém fala da arbitragem do Colegio vs Benfica ? Mais Sr comentador do Banhadas nunca se chegou ao empate a 25. Quando nao se vê ou não se sabe nao se desinforma. O Benfica está em desvantagem 24 20 e recupera até aos 25 24 e depois foi o que foi o campo inclinou...

Anónimo disse...

Força ABC!

Anónimo disse...

Pois não relamente não tem tido muita sorte o senhor Brás fala em redes sociais de arbitragens e passa impune , devem ter gasto tudo ano passado quando combinam jogos e eram levados ao colo quase todos os fins de semana. Este fim de semana vejam só como foi obtida a vitória contra o cs Madeira, vergonhoso

Anónimo disse...

Vê-se mesmo que as Toupeiras estão muito mal habituadas, pois desta vez nem com a ajuda dos do costume foram capazes de ganhar ao Colégio de Gaia. Concordo que a arbitragem deveria ter sido referida, para uma vez mais se constatar o famoso colinho, mas não foi necessário pois eles são tão burros que passaram o jogo na BTV e assim toda a gente pôde ver o empenho que a FAP tem tido em fazer das Toupeiras campeãs nacionais. Eles depois do jogo devem-se ter arrependido de ter anunciado que iam passar o jogo, pois alteraram a hora da transmissão várias vezes, até dá para rir.
O colégio está de parabéns, pois foi muito mais equipa e fez da humildade, espirito de equipa e entrega ao jogo as suas principais armas para ganharem a uma equipa de Toupeiras arrogantes a quem chamam de craques

Anónimo disse...

Paulo Brás, podes identificar-te no comentário das 15:27 seu dragãozito!