gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Planeamento Desportivo – Época 2019/2020 – XXXVI


Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2019/2020

Em 16-08-19, publicamos um texto, sobre as provas não fixas referenciadas pela FAP através dos CO, N.º 17, N.º 24 e N.º 25 (09-09-19), da presente época, já com a indicação das Associações responsáveis por zona, e com a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respectivo modelo competitivo.

Na altura dissemos “Prova que manteve o mesmo número de zonas previstas (7), no entanto verifca.se o desaparecimento da Associação de Castelo Branco, o que não deixa de ser um forte sinal de preocupação, tal como na PO12, verifica-se o facto de Vila real, deixar de estar junto a Braga, e passar a estar junto Porto (esta alteração merecia, no mínimo uma explicação), e como sinal positivo o reaparecimento de (2) novas Associações (Guarda, e Portalegre) com um previsível aumento do número de Associações (previsíveis), de 11 em 2018/2019, para 12 (previsíveis). Esperamos que o aparecimento destas duas novas associações seja um motivo que provoque um aumento do número de praticantes, o que na nossa opinião seria bastante saudável. Regulamento Desportivo, que no seu Modelo Competitivo, estranhamente limita o número de participantes a 28 Clubes (duvidamos que não se queira dizer equipas), pois os clubes podem ter mais de uma equipa, na 2.ª Fase, onde serão constituídas Zonas Geográficas, pois toda a estrutura da prova, será divulgada em oportunidade, através de CO.” Tudo isto se referia a uma análise ainda que sumaria da PO13

PO13 – Campeonato Nacional de Iniciados Femininos

Constatava-se na altura, a total manutenção do número de zonas (7), embora o número de Associações a participar, tinha verificado uma ligeira subida, passando de 11, para previsíveis 12. Mas eis que agora somos surpreendidos com o CO N.º 45 de 22-11-19, que altera substancialmente estes dados sem qualquer justificação.

Agora apesar de mantermos as mesmas Zonas, a sua constituição e apuramentos foi completamente alterada, passando a ser zonas de 4 clubes, a serem agrupadas geograficamente, mas não informa da sua constituição, lamentável.

Assim e segundo o CO N.º 45

Tudo isto com base nos CO, N.º 24 e 25, agora, até os apuramentos foram completamente alterados, sem qualquer justificação e passam a ser os seguintes:

1.º Classificado de cada zona
Melhor 2.º Classificado das zonas 1 a 3
Melhor 2.º Classificado das zonas 4 e 5
Melhor 2.º Classificado das zonas 6 e 7
1.º Classificado da AA Madeira
Organizador

Alterando substancialmente o que se descrevia nos CO já referidos, sem uma única referência aos mesmos.

Voltamos a referir o que se disse na altura:

“O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Desportivo da prova, quer através do CO N.º 25 da presente época, é um modelo que não sofreu fortes alterações em ralação modelo aplicado na época passada, incluindo o número de equipas apuradas para a 2.ª fase que era o mesmo (18).” Agora o número de apurados passa para 12, numa forma totalmente diferenciada ao inicialmente divulgado.

Assim

Os clubes para a Fase Final (12 equipas), sendo esta Fase Final designada e bem na nossa opinião como Encontro Nacional, mantemos sobre esta designação o que na altura dissemos.

Não vamos referir a distribuição das Associações por zona geográfica, nem os apurados por cada zona inicialmente previstos, pois tudo o que existia no CO N.24, deixou de ser verdade.

Agora existe uma calendarização das Jornadas para esta segunda Fase, que é a seguinte, e que foi divulgada pelo CO. N.º 45 de 22-11-19, o que em nossa opinião significa que não existirão concentrações, e os jogos em cada zona será disputados no sistema casa/fora.

1.ª Jornada – 29-03-20
2.ª Jornada – 19-04-20
3.ª Jornada – 26-04-20
4.ª Jornada – 03-05-20
5.ª Jornada – 10-05-20
6.ª Jornada – 17-05-20

A Fase Final, será realizada de 18 a 21-06-20, sendo posteriormente dadas as informações julgadas convenientes, veremos.

O Analista

Sem comentários: