gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 12 de março de 2020

Covid-19 e o Andebol - I


EFEITOS DO COVID-19 NO ANDEBOL
(A MONTANHA “PARIU” UM RATO)

Depois nosso anterior texto, em que lamentávamos esta epidemia, e os seus nefastos efeitos na nossa modalidade, dando a conhecer na FAP, se realizava (11-03-20), uma reunião de um Grupo criado para o efeito, o que saudamos. Ficaremos a guardar as suas conclusões.

No entanto, todas as nossas expectativas, foram um rotundo “fracasso”, começando por não se saber quem constituía o referido Grupo, pois a FAP, limitou-se a divulgar dois documentos, sobre os quais iremos escrever, mas nunca divulgou quem decidiu.

Primeiro porque o CO divulgado refere na pratica as medidas divulgados no plano de contingência, e das quais transcrevemos, dando especial atenção às datas divulgadas.

Diz a FAP, no seu plano de contingência, que não é mais do que usar as recomendações da Direcção Geral de Saúde, e mais umas quantas medidas avulso, conforme a seguir descrevemos, no entanto alertamos desde já de que devermos ser a única modalidade colectiva de pavilhão que não suspende de imediato as provas, sejam elas quais foram, referindo somente as medidas no plano Desportivo, que se encontram enquadrada no Ponto 7, alínea G do referido documento:

G) Medidas preventivas já adoptadas e a adoptar:

i) Para todas as Competições oficiais e particulares - no geral e para cumprimento das Orientações específicas para Promotores de eventos; participantes em eventos e população em geral, relativas a Eventos de Massa:

https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circularesinformativas/
orientacao-n-0072020-de-10032020-pdf.aspx

Jogos que impliquem a presença prevista de espectadores superior a 1.000- adiamento, ou suspensão imediata, ou realizados à porta fechada;

Competições nacionais e regionais dos escalões de formação - desde os Manitas aos Juniores, inclusive: suspensão desde o dia 12 de Março até ao dia 5 de Abril 2020;

Curiosamente as PO04, PO05, PO06, e PO07, e PO11 são as afetadas, pois quer a PO08 quer a PO13, já tinham as datas alteradas por notícia publicada no Portal da FAP, em 11-03-20, passando o seu início 19-04-20. Continuamos convencidos, de que estas provas sofreram esta suspensão face à “pressão” de algumas Associações, a quem desde já endereçamos os nossos parabéns.


Competições nacionais de Seniores:

Determina-se, atenta a necessidade de salvaguarda de interesses de natureza pública- nomeadamente de saúde pública e segurança dos agentes desportivos e espectadores - que todos os jogos das competições nacionais de Seniores de Andebol, (Masculinos e Femininos) se realizem à porta fechada, desde a presente data até ao dia 18 de Março 2020;
Tal medida será reavaliada semanalmente.

Estranho pois a suspensão termina precisamente na data em que dois dos clubes participantes nas Competições Europeias, têm de disputar os seus encontros por antecipação (data já prevista), coincidências…

Estranha-se que neste ponto seja chamada a atenção para a Saúde Publica, quando para os escalões de formação não existe essa chamada, porquê? Na nossa opinião lamentável.

Notas:
Todos os jogos adiados ou suspensos serão reagendados para depois da última jornada previamente calendarizada;

Os jogos realizados à porta fechada terão dispensa de policiamento, devendo ser assegurado o regime do clube responsável pela segurança, regulamentarmente previsto;

Nos jogos realizados à porta fechada o acesso e permanência ao recinto desportivo será limitado às seguintes pessoas:
- Agentes desportivos inscritos pelos Clubes intervenientes e constantes na lista de participantes e boletim de jogo;
- Elementos dos quadros de arbitragem nomeados pelo CA da FAP;
- Elementos CROM, Director de campo e responsável de segurança, bem como funcionários do Clube visitado devidamente identificados;
- Elementos da Comunicação social devidamente credenciados;
- Elementos dos órgãos sociais dos Clubes intervenientes devidamente identificados;
- Elementos dos órgãos sociais da FAP e Associações;
- Forças de segurança, autoridades policiais e outras autoridades;

Pergunta-se o porquê da existência desta última alínea, quando se diz anteriormente que os jogos disputados à Porta fechada, estão dispensados de policiamento

Torneios de Selecções Regionais- adiamento;
Centros de Treino Regionais- suspensão imediata;
Selecções Nacionais (inclui variantes Andebol Praia e Andebol 4All) em análise;

Porquê uma situação destas ainda está em análise, quando, por exemplo já é do conhecimento publico que a IHF, mantêm os locais e as datas da realização dos Torneios de Qualificação Olímpica, respeitando as legislações locais.

Acções de Formação:
Acção de Formação Quadros Arbitragem- Luso (14 e 15 Março 2020) - cancelamento;
Acção de formação Treinadores/2.ª Concentração/ Selecções Femininas - Madeira (14 e 15 de Março 2020) - cancelamento;
Participações de dirigentes em organismos internacionais: adiamento ou suspensão;
Assembleia Geral FAP (Mês de Abril 2020) - eventual realização por videoconferência, nos termos legais e estatutários;

Não explicam, que esta AG, é para a aprovação de contas, relativas ao exercício de 2019, será que os 57 delegados estatutariamente previstos, têm condições para uma AG deste tipo ser realizada por videoconferência, não seria melhor, adiar a mesma.

Por que não suspender de imediato todas as competições, salvaguardando desse modo a saúde publica de todos os intervenientes.


Extraordinário, a FAP, emitiu já hoje (12-03-20, cerca das 15H30) e depois de este texto estar feito e para publicação um novo Comunicado, em que suspende todas as competições de Seniores Masculinos e Femininos, desde a presente data atá ao dia 29-03-20. Decisão tomada em articulação com a Secretária de Estado da Juventude e Desportos. Finalmente uma decisão acertada. 

O Administrador

1 comentário:

Anónimo disse...

Não fossem os apertos que levaram, e certamente que não tinham tomado esta decisão