gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 8 de março de 2020

Crónica de Fim-de-semana – 51 – 2019 / 2020 – I

Crónica de fim-de-semana relativa ao Andebol 1, que disputou a última Jornada da 1.ª Fase da Prova. 

PO01 – Campeonato PLACARD Andebol 1 (1.ª Divisão Seniores Masculinos).

1.ª Fase
26.ª Jornada
Dia 07-03-20
Belenenses 33 – 27 Vitória FC
FC Gaia 34 – 38 Águas Santas
SC Horta 23 - 31 Madeira SAD
Boavista FC 18 – 26 Sporting
Boa Hora 19 – 27 Benfica
ABC 29 – 22 Ismai
FC Porto 38 – 19 AA Avanca

Apurados Fase Final Grupo A, e pontos que transitam – FC Porto (39), Sporting (38), Benfica (34), Belenenses (29), Águas Santas (28), e ABC (27).

Disputam a Fase Final Grupo B, transitando com os seguintes pontos – FC Gaia (27), Madeira SAD (25), Ismai (23), Boa Hora (23), AA Avanca (22), SC Horta (22), Boavista FC (16), e Vitória FC (15).

Sorteio da Fase Final Grupos A, e B, no dia 11-03-20, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal.

Disputaram-se os jogos relativos á última jornada desta 1.ª Fase da prova, onde ficaram definidas as equipas que irão disputar o Grupo A (define o Campeão Nacional), e o Grupo B (na prática, define as descidas de visão). Dois encontros geravam grande expectativa, pois iriam definir o 6.º apurado para o Grupo A (ABC / Ismai, e FC Gaia / Águas Santas). Apenas u dos encontros teve resultado diferente do ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta (ABC / Ismai), do mesmo modo apenas em um encontro se verificaram ocorrências disciplinares. E finalmente face aos resultados verificados acaba por ser o ABC o último apurado para a Fase Final Nacional Grupo A. Pena termos um encontro sem estatísticas realizadas (SC Horta / Madeira SAD).

FC Gaia 34 – 38 Águas Santas

No pavilhão do FC Gaia (jogo com ocorrências disciplinares), que se encontrava completamente cheio de um animado publico que nunca deixou de apoiar a equipa visitada, num bom jogo de andebol, que foi emotivo e bem disputado. O FC Gaia, uma equipa jovem recheada de bons valores, e o Águas Santas uma boa equipa, onde a experiência de alguns jogadores fizerem a diferença. Jogo de grande equilíbrio e até alternâncias no marcador até cerca dos 20 minutos, quando se registava uma igualdade a 10 golos, para de seguida a equipa maiata passar para o comando do marcador e do jogo, de onde nunca mais saiu, chegando ao intervalo a vencer por 18-13, já neste momento destacasse mais uma vez Pedro Cruz (16 golos, 89% de eficácia, 5 em 6 de 7 metros)) e Nuno Silva na baliza com 23% de eficácia no Águas Santas, assim como Martim Costa (10 golos, 77% de eficácia), e André Sousa (6 golos, 75% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros) no FC Gaia. No segundo tempo, aos 37 minutos o Águas Santas chega aos 7 golos de vantagem (24-17), maior vantagem em todo o encontro, resultado que não servia nem de perto nem de longe ao FC Gaia, que inicia uma boa recuperação, em especial através de Mário Silva (6 golos, 75% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), com grande eficácia nos livres de 7 metros, mas nunca baixar a diferença para menos de 2 golos, como por exemplo aos 53 minutos quando os maiatos venciam por 30-28, mas a ansia dos jogadores do FC Gaia, levou-os a cometer algumas faltas técnicas que lhe foram fatais, e com o resultado em 34-29, aos 55 minutos o Águas Santas altera a sua forma de atacar e passa a jogar com 7 jogadores de campo, e terminar como vencedor, e assim o FC Gaia, não foi apurado para o Grupo A da Fase Final, uma palavra para Mário Lourenço do Águas Santas com grande eficácia (9 golos, 82% de eficácia). Jogo dirigido e bem pela dupla Internacional da Madeira, constituída por Duarte Santos e Ricardo Vieira.

No Flávio Sá Leite em Braga, realizou-se o ABC / Ismai, único encontro onde foi alterado o resultado, em relação ao verificado na 1.ª volta, e que terminou com a vitória do ABC, que desta forma, é a sexta equipa apurada para a disputa do Grupo A, na Fase Final. Jogo disputado com equilíbrio até cerca dos 10 minutos, quando se verificava uma igualdade a 6 golos, depois o ABC passou para o comando até final do encontro, chegando ao intervalo a vencer por 17-12. Nos segundos 30 minutos, o Ismai, têm uma boa reacção, e aos 43 minutos coloca o resultado em apenas 1 golo de diferença (20-19),para o ABC voltar a entrar no jogo, e ir aumentando a diferença até final, e com esta vitória conjugada com a derrota do FC Gaia, garantir o seu apuramento para o Grupo. Hugo Rocha com 7 golos (78% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e André Rei com 6 golos (75% de eficácia), foram os melhores marcadores do ABC com Humberto Gomes na baliza a chegar aos 27% de eficácia, no Ismai, total destaque para os dois guarda-redes, Manuel Borges (36% de eficácia), e Ricardo Castro (20% de eficácia), pois os seus melhores marcadores, não passaram dos 4 golos.

Na Horta, realizou-se o encontro entre as duas equipas insulares o SC Horta / Madeira SAD, jogo onde a equipa Madeirense, comandou praticamente durante todo o tempo chegando ao intervalo já na frente do marcador por 15-10, para sem abrandar muito no segundo tempo aumentar o diferencial, num encontro que serviu em especial par angariara pontos para a Fase seguinte da prova, Bruno Landim com 8 golos, foi o melhor marcador do SC Horta, por sua vez no Madeira SAD, que terminou o encontro com 11 jogadores a concretizarem golos, teve em Cláudio Pedroso com 7 golos o seu melhor marcador.

No Dragão Arena, tivemos o FC Porto / AA Avanca, que terminou com o resultado mais dilatado da jornada, com o resultado ao intervalo a ser de 20-9, e a dar a indicação perfeita do que se iria passar no resto de tempo de jogo. Encontro de sentido único com o FC Porto, a ir progressivamente aumentando o seu diferencial, de tal foram que aos 15 minutos de jogo, vencia por 8-1, resultado completamente esclarecedor, no segundo tempo, foi gerir o plantel e consolidar tácticas de jogo, de tal forma que 14 jogadores concretizaram golos, dos jogadores de campo apenas Fábio Magalhães, não marcou, sendo Iturriza com 6 golos (100% de eficácia), o seu principal marcador. Com Thomas Bauer na baliza a chegar aos 41% de eficácia. Na AA Avanca, Gualter Furtado com 6 golos (mas apenas 43% de eficácia), foi o seu melhor marcador, tendo utilizado os 3 guarda-redes inscritos, com Emanuel Ribeiro a chegar aos 32% de eficácia, e Tiago Rocha aos 33% de eficácia.

No Municipal de Pedrouços, realizou-se o Boavista FC / Sporting, que embora sendo um encontro praticamente de sentido único, com o Sporting no comando do jogo, não teve tantas facilidades como as esperadas, apesar de aos 14 minutos de jogo vencer por 6-1, para chegar ao intercalo a vencer por apenas 10-8. No segundo tempo, entrou com outra dinâmica e foi aumentando progressivamente do diferencial, que no final se cifrava em 8 golos, maior diferencial registado em todo o encontro. Cláudio Silva na baliza do Boavista FC com 32% de eficácia, foi um dos grandes obstáculos ao ataque do Sporting, enquanto, Tiago Costa (6 golos, 86% de eficácia, 5 em 5 de 7 metros), e José Silva com 5 golos (83% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), foram os seus melhores marcadores. NO Sporting com 11 jogadores a marcarem golos, Tiago Rocha com 5 golos (83% de eficácia), foi o seu principal marcador, com os dois guarda-redes utilizados a terem as seguintes eficácias, Cudic (36%), e Skok (44%).

No pavilhão Acácio Rosa, tivemos o Belenenses / Vitória FC, que terminou como se esperava com a vitória da equipa da casa, perante uma animada réplica do Vitória FC, que terminou esta fase da prova apenas com uma vitória. Surpreendentemente ou talvez não tivemos um jogo de grande equilíbrio até cerca dos 20 minutos, quando se registava uma igualdade a 11 golos, e só a partir deste momento o Belenenses assumiu o comando do jogo e do marcador, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 17-14. No segundo tempo e apesar da boa réplica da equipa do Vitória FC, o diferencial foi aumentando para o Belenenses, controlar na parte final, e evitar algumas surpresas. Diogo Domingos com 10 golos (77% de eficácia), e Bruno Moreira com 6 golos (76% de eficácia), foram os melhores marcadores da equipa visitada, com Roney Franzini na baliza a chegar aos 36% de eficácia. Gonçalo Grácio (83% de eficácia), e Joaquim Nazaré (71% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), ambos com 5 golos, foram os melhores marcadores do Vitória FC, que teve em Alan Silva na baliza o seu guarda-redes mais eficaz (38%).

No pavilhão Fernando Tavares, disputou-se o Boa Hora / Benfica, que foi um encontro inicialmente equilibrado, e até com alternâncias no marcador, mas esta situação, apenas durou até aos 14 minutos quando se registava uma igualdade a 4 golos, pois a partir desse momento o Benfica assumiu o comando e o controlo do jogo, embora sempre com uma animada réplica da equipa do Boa Hora, de tal forma que resultado ao intervalo era apenas de 10-9 a favor do Benfica. No segundo tempo tudo se alterou e a equipa do Benfica foi progressivamente aumentando a diferença. Salvador com 7 golos (54% de eficácia) foi o melhor marcador do Boa Hora, que teve me Miguel Moreira na baliza com 35% de eficácia, o seu melhor elemento, no Benfica onde 10 jogadores marcaram golos, Pedro Marques com 7 golos (78% de eficácia), foi o seu principal marcador, com Miguel Espinha na baliza a chegar aos 34% de eficácia.

Classificação final da 1.ª Fase – 1.º FC Porto (77 pontos), 2.º Sporting (75 pontos), 3.º Benfica (67 pontos), 4.º Belenenses (57 pontos), 5.º Águas Santas (56 pontos), 6.º ABC (54 pontos), 7.º FC Gaia (53 pontos), 8.º Madeira SAD (49 pontos), 9.º Ismai (46 pontos), 10.º Boa Hora (45 pontos), 11.º AA Avanca (44 pontos), 12.º SC Horta (43 pontos), 13.º Boavista FC (32 pontos), 14.º Vitória FC (30 pontos).

O Banhadas Andebol

5 comentários:

Anónimo disse...

Vejam com atenção o jogo do Abc Ismai na andebol Tv
Observem o que jogaram os 2 melhores jogadores do Ismai
Por algum motivo não renovaram certo
Ser apurado assim não custa nada

Anónimo disse...

Quais são os jogadores a que se refere?

Anónimo disse...

Mas o Abc ja nos habituou a isto , ou ja se esqueceram dos acordos nos anos anteriores com madeira sad, madeira sad esse que e uma vergonha nao ser apurado com o dinheiro que gasta de todos os portugueses.

Anónimo disse...

aqueles que são se longe os melhores e que não renovaram

Anónimo disse...

Parabéns ao treinador do Ismai que com um grupo de trabalho de qualidade fez a miséria que fez
Mais vale apostar na Presidência que na qualidade da equipa mas atenção que vai ser cada vez pior