gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 21 de dezembro de 2019

Crónica de Fim-de-semana – 36 – 2019 / 2020 – I

Crónica de fim-de-semana, relativa aos jogos em falta da 20.ª Jornada que se disputou (incompleta), relativo ao Andebol 1.

PO01 – Campeonato PLACARD Andebol 1 (1.ª Divisão Seniores Masculinos).

1.ª Fase
15.ª Jornada
Dia 18-01-19
Boa Hora – AA Avanca (16H00)
18.ª Jornada
Dia 12-02-20
SC Horta - ABC (21H00)
20.ª Jornada
Dia 21-12-19
Madeira SAD 23 – 27 AA Avanca
Águas Santas 29 – 34 Sporting
Vitória FC 14 – 28 Benfica
FC Gaia 27 – 24 Boa Hora
SC Horta 25 – 22 Boavista FC
FC Porto 34 – 25 ABC
Dia 25-02-20
Belenenses - Ismai (20H00)

Mais uma semana com duas jornadas, que termina com a disputa da 20.ª Jornada que hoje se disputou, com um encontro adiado (Belenenses / Ismai), aproposito deste encontro, importa referir estamos a entrar num período de diferimento de diversos jogos, nas mais variadas provas. Jornada onde se verificou a rectificação de 2 resultados em relação à jornada homóloga da 1.ª volta, e de terem sido baixas as presenças nos pavilhões o que até se compreende face às condições climatéricas. Agora o que não se compreende é que se façam estatísticas incompletas (provavelmente aparecerão depois). Terminou sem ocorrências disciplinares. E mais uma vez repetimos a nossa crítica ao calendário da prova, pois a sequência de jogos é tal que inevitavelmente se estão a criar situações, que em nossa opinião poderão prejudicar a Selecção Nacional, não só devido a possíveis lesões, como a forte carga competitiva, que os atletas levam para o Europeu.

Madeira SAD 23 – 27 AA Avanca

Jogo disputado no pavilhão Adelino Costa, em mais uma inversão de pavilhão, e que terminou com a vitória da AA Avanca, que assim rectificou o resultado verificado na jornada homóloga da 1.ª volta, desta fase. Tivemos um jogo, com alguns momentos de razoável, andebol, mas com um Madeira SAD, bastante limitado pela forma agressiva como a AA Avanca defendeu, e pelo mérito que teve em saber aproveitar todas as falhas técnicas cometidas pela equipa madeirense, que por sua vez apesar de ter uma defesa bastante aberta, para tentar aproveitar o individualismo que por vezes alguns jogadores da AA Avanca dão mostras caso de Gualter Furtado (na nossa opinião), Falhou em demasia, e depois de ter comandado o marcador até cerca dos 14 minutos (9-8), chegando a ter 3 golos de vantagem (6-3), permitiu que a AA Avanca, igualasse a 9 golos, e chegasse pela primeira vez ao comando do marcador por 13-12 aos 26 minutos, para passar em definitivo para o comando aos 28 minutos (14-13), chegando ao intervalo a vencer por 15-14, destacando-se com todo o mérito Nuno Carvalho (7 golos, 78% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), e o guarda-redes Luís Silva (30% de eficácia), sem esquecer o jovem Diogo Coelho (4 golos, 57% de eficácia), e as espaços Jenilson (4 golos, 100% de eficácia), que soube aproveitar e bem as diversas falhas do Madeira SAD, para executar bons contra ataques. No segundo tempo A equipa do Madeira SAD conseguiu manter o encontro com algum equilíbrio até cerca dos 34 minutos (igualdade a 16 golos), onde António Campos (27% de eficácia), foi um dos seus melhores elementos em conjunto com Ulisses Ribeiro (6 golos, 86% de eficácia), mas o ataque da equipa foi demasiado previsível perante a boa defesa da equipa da AA Avanca, apesar da qualidade de alguns dos seus jogadores como Elledy Semedo (5 golos, 63% de eficácia), que aos 44 minutos já vencia por 3 golos de vantagem (21-18), e continuou a defender bem, de tal forma que chega pela 1.ª vez aos 4 golos de vantagem aos 53 minutos (25-21), e conseguiu com grande abnegação perante uma equipa do Madeira SAD, que começou a dar mostras de algum cansaço e sem soluções no ataque. Jogo dirigido e bem (na nossa opinião), pela dupla de Aveiro, constituída por Ramiro Silva e, Mário Coutinho.

Águas Santas 29 – 34 Sporting

No pavilhão do Águas Santas, num encontro com menos público do que seria de esperar (provavelmente as condições atmosféricas, justificam as fracas assistências que se registaram). Foi um encontro onde o Sporting, iniciou a comandar o jogo, defendeu bem e atacando a preceito, chegando a ter 7 golos de vantagem a última da quais aos 17 minutos quando vencia por 14-7, mas a equipa maiata, com uma rectificação de processos e uma maior atitude dos seus jogadores, e com uma melhoria substancial na ligação entre o 1.ª linha Pedro Cruz (10 golos) e o seu pivô Francisco Fontes (6 golos), e ainda de Vasco Santos (5 golos), foi progressivamente diminuído a diferença chegando aos 3 golos com se atingiu o intervalo, apesar a boa prestação, no Sporting Carlos Ruesga (8 golos) foi um dos seus principais elementos juntamente com Valdez (6 golos), e com Frankis Carol (5 golos), em bom plano, de referir a boa prestação do guarda-redes Craig Macclelland, que substituiu Henrique Carlota por lesão deste ainda na 1.ª parte, o intervalo chegou com o resultado a favor do Sporting por 18-15. No segundo tempo nada se alterando, o Sporting, continuou a comandar o jogo e o marcador, chegando agora aos 6 golos de vantagem, como por exemplo aos 54 minutos quando vencia por 33-27, e com Manuel Gaspar na baliza que esteve bem, com uma referência final para Tiago Rocha $ golos) e Luís Frade (4 golos), pena este encontro não apresentar a folha resumo das estatísticas. Dirigiu o encontro a dupla de Aveiro, constituída por Rúben Maia, e André Nunes, que apesar de alguns lapsos em especial na lei da vantagem, e na falta do atacante, consideramos que realizaram uma tarefa positiva.

FC Porto 34 – 25 ABC

Jogo disputado no Dragão Arena, felizmente com uma boa assistência, que foi disputado com grande energia, e onde se registaram alguns regressos à competição que saudamos, como são os casos de Alexis Borges, Angel Hernandez, e de António Areia. Foi um jogo onde o ABC com muito menos recursos humanos que o FC Porto, deu a réplica possível, em especial nos primeiros 13 minutos (8-7, a favor do FC Porto), realizando uma actuação pausada no ataque e com uma defesa aberta na tentativa de criar dificuldades ao no ataque ao FC Porto, aos 17 minutos já perdia por 10-7, maior diferença que se registou nos primeiros 30 minutos, e aos mesmo tempo tentava não cometer faltas técnicas, apesar de existirem algumas, e com um Atleta como André José (5 golos, 50% de eficácia, 1 em 3 de 7 metros), a quem auguramos um grande futuro, a comandar o jogo, juntamente com Francisco Silva (5 golos, 83% de eficácia), e com o experiente Humberto Gomes (30% de eficácia) na baliza até aos 50 minutos de jogo, a tentarem dar a réplica possível, chegando ao intervalo a perder por 16-14. No FC Porto, onde Alfredo Quintana esteve enorme (apesar dos 21% de eficácia), defendendo pelo menos 3 livres de 7 metros, e com Rui Silva (5 golos, 63% de eficácia), e Miguel Martins (7 golos, 78% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros) em grande plano, não só a marcar, como a jogar e a fazer jogar, a equipa do FC Porto foi naturalmente distanciando-se no marcador, em especial após começar a usar o seu sistema de 7 jogadores de campo, quando atacam, onde André Gomes com 4 golos (80% de eficácia), e o jovem Miguel Pinto (3 golos. 60% de eficácia), estiveram muito bem numa equipa onde 12 jogadores concretizaram golos, sendo de destacar os 3 golos de António Areia (75% de eficácia). Vitória e resultado sem qualquer surpresa, bem no diferencial registado, que chegou a ser de 10 golos, aos 53 minutos (31-21), aos 57 (33-23). Dois factores negativos neste encontro a interrupção do jogo aos 42 minutos, por motivos que apenas os árbitros o podem dizer, porque mais ninguém nem os comentadores do Porto Canal, podem dizer qual foi o motivo. O outro factor negativo na nossa opinião são os comentários esses sim a roçarem o ridículo, dos próprios comentadores e analistas do jogo, no Porto Canal, todos sabemos que a isenção num canal de Clube é difícil de existir, pois a paixão sobre põe-se muitas vezes à razão. Mas pensamos que existem limites. Seja em que canal for. Dirigiu este encontro a dupla Internacional da Madeira, constituída por Duarte Santos e Ricardo Vieira, que não foram felizes em especial na sanção progressiva, e nas faltas do atacante, nos primeiros 30 minutos, mas acabam por realizar uma arbitragem, sem interferência no resultado.

Na Luz por inversão do pavilhão, disputou-se o Vitória FC / Benfica, perante uma fraquíssima assistência, e com a ausência do técnico Luís Monteiro do Vitória FC, sendo esta equipa comandada por um dos históricos com clube, Francisco Bacalhau. O Vitória iniciou bem o jogo, tal forma que fez, um parcial de 2-0, com a equipa do Benfica a marcar o seu primeiro golos, apenas aos 7 minutos de jogo, o equilíbrio ainda se manteve até cerca dos 12 minutos (igualdade a 3 golos), mas o 1.ª linha do Benfica Petar começou a fazer a diferença, e o Vitória FC sofre um parcial de 5-0 (incluindo o golo da igualdade), e aos 19 minutos de jogo já o Benfica vence por 7-3, depois o resto do jogo apenas se refere ao ataque do Benfica que foi progressivamente dilatando a sua vantagem, chegando so intervalo a vencer por 15-5. O Segundo tempo não difere muito do primeiro, com o Benfica a gerir os seus jogadores, e mesmo assim a aumentar o diferencial final. Alan Lima na baliza do Vitória FC (21% de eficácia), foi um dos seus principais elementos, mas com o seu melhor marcador a não passar dos 3 golos (Egic, 50% de eficácia), no Benfica com Gustavo Capdeville na baliza a chegar aos (44% de eficácia), e com 10 jogadores a marcarem golos, Petar com 6 golos (67% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), a ser o seu principal marcador.

No Pavilhão do FC Gaia, realizou-se o FC Gaia / Boa Hora, que foi um dos encontros que terminou com o resultado diferenciado em relação ao verificado na 1.ª volta. Foi um encontro de grande equilíbrio, e até algumas alternâncias no marcador, com o resultado ao intervalo a ser de 15-14, a favor do FC Gaia, que reflecte na totalidade o equilíbrio verificado. No segundo tempo aos 44 minutos verificava-se uma igualdade a 18 golos, e só a partir deste momento o FC Gaia passou a comandar em definitivo o jogo e o marcador chegando a ter 5 golos de vantagem (26-21, aos 56 minutos, por exemplo), com o Boa Hora a reagir e a diminuir até final a diferença no marcador. No FC Gaia, Martim Costa com 9 golos (60% de eficácia), e André Sousa (7 golos, 54% de eficácia, 2 em 4 de 7 metros), foram os seus melhores marcadores, bem acompanhados por Diogo Ribeiro na baliza com 43% de eficácia, com Miguel Moreira na baliza do Boa Hora a chegar aos 34% de eficácia, e com Salvador (7 golos, 58% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), e Tiago Figueiredo (5 golos, 63% de eficácia), a serem os melhores marcadores do Boa Hora.

No Municipal de Pedrouços, por inversão de pavilhão mais um, disputou-se o SC Horta / Boavista FC, que foi mais um encontro disputado com grande equilíbrio, e com a vitória da equipa insular a repetir a vitória obtida na 1.ª volta, apesar de ao intervalo estar em desvantagem por 13-10, depois de aos 25 minutos de jogo, termos uma igualdade a 10 golos. Nos segundos 30 minutos tivemos o SC Horta em recuperação e aos 44 minutos voltamos a ter uma igualdade, agora a 18 golos, que se repetiu aos 50 minutos, desta vez a 21 golos, para de seguida a equipa insular passar a comandar o jogo e o marcador. Este foi talvez o resultado de maior surpresa da jornada. Pedro Silva com 7 golos (78% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), e Pavel Hernandez com 5 golos (45% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros, foram os melhores marcadores da equipa insular, que teve em Lucas Santana na baliza com 40% de eficácia, um dos seus principais elementos. No Boavista FC, apesar da boa prestação na baliza de Cláudio Silva (32% de eficácia), e de Gonçalo Ferreira com 8 golos (62% de eficácia), e de Tiago Costa com 5 golos (63% de eficácia) serem os melhores marcadores, não foram suficientes para dar a vitória à sua equipa.

Classificação após a realização destes jogos – 1.º Sporting, e FC Porto (59 pontos), 3.º Benfica (52 pontos), 4.º Belenenses (-1 jogo) (42 pontos), 5.º Águas Santas, e FC Gaia (40 pontos), 7.º Madeira SAD (39 pontos), 8.º Ismai (-1 jogo), e ABC (-1 jogo) (37 pontos), 10.º AA Avanca (-1 jogo) (33 pontos), 11.º Boa Hora (-1 jogo) (32 pontos), 12.º SC Horta (-1 jogo) (28 pontos), 13.º Boavista FC (26 pontos), 14.º Vitória FC (24 pontos).

O Banhadas Andebol

19 comentários:

Anónimo disse...

Calem os papagaios do Porto Canal. Chega.....

Anónimo disse...

ESTÁ Á VISTA QUE ALGO DE GRAVE SE ANDA A PASSAR NO NOSSO ANDEBOL! ONTEM A DUPLA MADEIRENSE QUE, É CONSIDERADA PELO CA\FAP COMO MELHOR, DEU BARRACADA DA GRANDE! CERTAMENTE QUE NÃO ERA PARA AJUDAR O ABC! ENTÃO O SPORTING PASSA A VIDA A DIZER QUE ELES LHE TIRARAM UM CAMPEONATO E,AGORA ASSISTIMOS A TENTATIVA CLARA DE FAZER ENERVAR O PORTO? A CENA RELACIONADA COM SEGURANÇA FOI TRISTE! SEIS SEGURANÇAS PARA UMAS DEZ MULHERES? HAVIA ASSIM TANTO PERIGO? JOGO PARADO ONDE ATÉ SE VIU BEM, OS JOGADORES DO ABC A RIREM E ENCOLHEREM OS OMBROS, DIZ BEM DA TEATRALIZAÇÃO PARVA! NÃO ENGANARAM NINGUÉM E JUNTANDO ESTE EPISÓDIO A OUTROS COMO, A TENTATIVA DE NEM LIGAR AO GRAVE CASO "CASHBALL" E,TERMOS UMA FEDERAÇÃO QUE ESTA SEMANA CONSIDEROU O SPORTING, COMO "MELHOR EQUIPA NACIONAL", NÃO DEVE HAVER AQUI INOCÊNCIA!!!
QUEM TEM MAIS PÚBLICO? QUEM DÁ MAIS JOGADORES Á SELECÇÃO PRINCIPAL DESTA NAÇÃO? QUEM MAIS PRESTIGIA O ANDEBOL VENCENDO JOGOS COM POTÊNCIAS DO ANDEBOL A NÍVEL EUROPEU?
JÁ TUDO É FEITO Á DESCARADA MAS, NÃO ESTAMOS A DORMIR! HÁ COISAS QUE SÃO COINCIDÊNCIA! HOUVE CRITÉRIOS QUE, NÃO SÃO PARA RIR POIS, O CARNAVAL É SÓ EM FEVEREIRO! PARECE É QUE ANDA ALGUÉM A OFERECER PRENDAS E GRANDES! ERA FÁCIL ATÉ DIZERMOS QUE, ESTE DUO É SIMPATIZANTE DO BENFICA, SABEMOS BEM DISSO. POR ACASO NÃO SENDO IMPOSSÍVEL ELES AINDA GANHAREM ALGO, ACHAMOS QUASE UM MILAGRE.

Anónimo disse...

pergunto, que vai fazer a federação aos senhores que ofenderam e de que maneira a federação e os seus órgãos sociais, aos senhores comentadores do Porto Canal, e se vai continuar a permitir que aquela bagunça tenha continuidade.

Anónimo disse...

Ridícula a actuação da dupla de árbitros no jogo do Porto. A encomenda da FAP estava feita mas não foi suficiente. Claramente a dupla dos arranjinhos da Calçada da Ajuda.

Anónimo disse...

O clube que se lamenta publicamente de apenas receber 335 mil euros do governo regional da Madeira com mais esta derrota corre sério risco de não se apurar para o Grupo A. Percebe-se agora a vontade do senhor Fidalgo em sair e as insinuações do mesmo junto dos responsáveis do Benfica para substituir o Resende.

Anónimo disse...

Cuspir num árbitro, se for uma mulher pode. Ridículos.

Anónimo disse...

Sou simpatizante do FCPorto, mas achar que haja uma encomenda para o ABC ganhar, nem que fosse o maior roubo de igreja. Muita diferença entre as duas equipas.
Agora os comentadores devem manter uma postura de elevação SEMPRE e não incitar a um ambiente pouco saudável. Devem defender a sua equipa com nível e não atacar tudo e mais alguma coisa.
A melhor notícia que o Porto Canal me podia dar era que estes dois sujeitos estavam dispensados de comentar os jogos do Porto.
Metam os olhos no canal do Avanca.

Anónimo disse...

É de extrema importância que os srs comentadores sejam processados. Coragem no CA da FAP é o que se pede. Chamarem palhacos aos arbitros exige no minimo um pedido de desculpas da porto canal e a dispensa imediata com processo dos seus intervenientes.
Caso nao aconteça deve o CA e a FAP agir judicialmente.

Anónimo disse...

O mestre da tática Paulo Fidalgo, que coitadinho só levou 330 mil € apenas para a equipa sénior, já tá a provar do próprio veneno.

Paulinho, essa tentativa de fazer a cama ao Resende é feia e não é a nem sequer dar luta ao Avanca que lá vais.

Pequenino...

Anónimo disse...

É vergonhosa a qualidade ética e profissional de dois papagaios no Porto Canal que se limitam a destilar veneno e estrume da boca pra fora... ofendendo, denegrindo e insultado agentes desportivos sem que sejam tomadas medidas para acabar com este discurso típico de futeboleiros nojentos que roçam o incitamento ao ódio e à violência gratuita no desporto em Portugal!

Anónimo disse...

Incrível este Campeonato a Máfia que lá anda isto já para não falar da seleção onde quem la vai são os afilhados e amigos dos afilhados quando se deixa de fora um Pedro Cruz e outros !!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Algo se esta a passar no andebol esta, mas ha muitos anos, quanto a esta dupla de madeirenses pois se calhar estao a precisar de levar mais um tratamento como levaram ha uns anos em belem, bonito espetaculo que deram, que vale e que o presidente do conselho de arbitragem diz que o nivel esta bem melhor so se for na arrogancia que estes madeirenses tem. mas isto deve ser um mal da ilha pois paulo fidalgo coitadinho so tem 350 000 euros do povo portugues para andar a brincar ao andebol

Anónimo disse...

A podridão no andebolzeco tuga se calhar até já passou o futebol...
E ainda digo mais! Como é possível se os pagamentos a árbitros corruptos, comprovados em escutas s eram de 2000 euros?
Agora já as escutas são puras?Há apito esverdeado!!!
"Melhor equipa do ano" porquê?
Só falta descobrir como faz o sporting para comprar aqueles rapazes balcânicos todos...
Para um clube que nem enche o pavilhão... só pode ser Milagre de S.Varandins!
Quando acabarem os mistérios ides disputar a fruteira de mesa da 2ª. Circular!
Os comentadores da Porto Canal podem ter estado mal mas, pior é os jogos em Alvalade, no Pavilhão do gato verde, começarem sempre depois da hora... e os comentadores do projecto Tv sporting, nem saberem de Andebol...
Então estes dois arbitros é que nos deram o 7º. titulo não é?...
Bom ano mas não sejam cordeiros compele de leão...

Anónimo disse...

Todo o país sabe o que é o tal porto canal, até os surdos e cegos.Aquilo é pago por todos!!!
Vergonha das vergonhas!!!Jogaram para ganhar e o ABC foi inferior, nada se viu de invulgar. Agra é mau é na fábrica de vinho a martelo Oporto, andarem a querer fazerem-se de vitimas!!!
O Sporting está no topo e de tão assustados ladram,ladram e nada dizem!!!
Preocupem-se é com o que a Câmara do Porto cidade gasta por exemplo na Natação!!!
A cidade só tem aquele clube que foi fundado á menos anos???
Sou do Sporting mas, não me baixo nem faço acordos táticos com lampionagem ou clubes regionais!!! Não temos dirigentes? Mas não quero Papas no clube.Quero vencer sem desonestidade!!! Mudem a vossa sede para a Rua Escura!!!

Anónimo disse...

O Madeira Sad só se mostra com os grandes que agora até só são dois.
Andam a gastar do nosso pilim para terem aquela pseudo-equipe a, fazer propaganda á região mais bem paga e sustentada desta pseudo-nação! O Fidalgo nunca valeu um chavo e, anda sempre á espreita dum "grande". Era melhor tentar ganhar uns joguitos com os mais fracotes, senão ainda vai de Catamaran para o contonente! Vive um conto de fadas porque há parvos nestes contribuintes todos! Veio para férias?

Anónimo disse...

Até cascaram no Paulo Faria os gaijos da porto canal. Andam raibosos? Já se esqueceram do tempo em que o porto andebol, era levadinho ao colo com a mania da descentralização e de, serem o emblema duma região? Não! São, isso sim o clube duma parte da cidade portuense! A tal onde nem há uvas e, existe um vinho internacional! A tal que se acha a capital do norte! Ao menos em Braga há vinho verde duma região! Não metam o ABC ao barulho e insultem um seu bom jogador, assim como do Sporting e Àguas Santas! E acrescente-se um homem e treinador! O tempo de virem a Braga mandar dentro do nosso pavilhão já lá vai! As piadas porcas sobre juniores, são apenas um exemplo que, nos reconhecem como clube de formação de Andebol! Esta dupla de árbitros foi muito protegida pelo CA tal como, as duas Andorinhas das manas Sá! Bastidores á porto, sabemos bem! Perderem um Campeonato nacional naquelas masmorras das Antas antigas, no tempo do mestre Donner, ficou-vos atravessado na garganta! No ABC não fazemos fretes a ninguèm!
Sem Cubanos são uma equipa normal. Esse favor ainda é do tempo em que o porto andebol, controlava a Federação!
J A - Sócio do ABC e que não come ovos estrelados ao peq. almoço.

Anónimo disse...

O Sporting com ares angeliquais vai enganando tudo e todos! Algo anda a acontecer! Não é só aquela sorte do futebolas. E as expulsões evitadas ao favolas e á cunha. Cunhas? Pelo menos no Andebol eles jogam á vontade mas outros são analisados à lupa e, as arbitragens severas fazem-se notar! A provocação no jogo com os amarelados de Braga, foi um recado? Como a Federação gostou deste investimento na modalidade, aceleram! Já agora no caso da Selecção que vai ao Euro... podiam distinguir a equipa leonina que, é quem mais jogadores dá!...

Anónimo disse...

Porto infelizmente alinha pelo mesmo padrão de manobras, habilidades e artistices com que acusa os seus rivais por isso não têm moral nenhuma pra darem lições seja a quem for... ofendem, injuriam, provocam, troçam, instigam, difamam e humilham através dos seus papagaios asquerosos no Porto Canal todos os agentes desportivos, clubes, entidades e demais intervenientes na modalidade que não prestem vassalagem à quadrilha do camarote no Dragão!

Anónimo disse...

muito frustrado neste mundo bloguista, aproveitem o natal para acalmar.

com tanto comentário vocês realmente só dão importância

inspira, respira, inspira, respira

força na tecla