gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 1 de março de 2020

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 20 – 2019 / 2020


Última crónica dedicada a esta Fase da Prova Feminina, em especial aos encontros que se disputaram neste fim-de-semana, para a PO.09, onde se registou o final da 1.ª Fase.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Felizmente que tivemos um jogo transmitido pela Andebol TV (embora sem comentários), mas continuamos com a esperança de que a continuidade seja estabilizada.

1.ª Fase – Resultados
21.ª Jornada
Dia 29-02-20
SIR 1.º Maio/CJB 23 – 19 Assomada
ABC 20 – 22 Madeira SAD
Alavarium 28 – 16 CA Leça
Juventude Lis 28 – 31 Benfica
Maiastars 28 – 21 CS Madeira
ARC Alpendorada 22 – 23 Colégio Gaia
22.ª Jornada
Dia 01-03-20
Juventude Lis 28 – 29 Assomada
ABC 19 – 28 CS Madeira
Colégio Gaia 26 – 32 Alavarium
SIR 1.º Maio/CJB 21 – 26 Benfica
Maiastars 17 – 23 Madeira SAD
CA Leça 22 – 22 ARC Alpendorada

Equipas apuradas para a Fase Final Grupo A, e pontos que transportam – Colégio Gaia (32), Madeira SAD (28), Alavarium (27), Benfica (25), Maiastars (25), e CS Madeira (24 pontos)

Equipas que disputam a Fase Final Nacional Grupo B, e pontos que transportam – SIR 1.ª Maio/CJB (21), ABC (20), CA Leça (18), Juventude Lis (17), Assomada (17), e ARC Alpendorada (14)

No fim-de-semana, de algumas decisões, não só na classificação final, em especial dos apurados para o Grupo, deveremos lembrar falta de comparência que foi aplicada ao Benfica, por utilização indevida de atleta, assim como o indeferimento do protesto do jogo (Benfica / Maiastars), tudo questões que marcaram esta fase final desta Fase da Prova, com o fim-de-semana, a ser disputado com uma jornada dupla para todos os intervenientes. Verificou-se ocorrências disciplinares em dois 2 encontros, e ainda se registou dois resultados diferenciados do verificado na 1.ª volta, sendo na nossa opinião. Que a grande surpresa da jornada foi a excelente vitória alcançada pelo Alavarium em Gaia. Temos pena mas temos de terminar com uma referência sobre as estatísticas nesta prova, mas que a vergonha continua, é uma das verdades.

ABC 20 – 22 Madeira SAD

Jogo disputado no pavilhão Flávio Sá Leite, que terminou tal como na 1.ª volta, com a vitória do Madeira SAD, num jogo, onde o equilíbrio, foi na nossa opinião a nota dominante em todo o encontro, onde se constata, que a equipa insular, não têm soluções táctica perante equipas que lhe colocam algumas dificuldades, e apenas o valor individual das suas atletas, e a grande experiência de outras conseguiram levar a equipa a vencer o encontro. Nos 30 minutos iniciais, a equipa do Madeira SAD, comandou o marcador, chegando a registar uma vantagem de 4 golos, mas o intervalo chegou com apenas um golo de vantagem 11-10, e com uma boa prestação de Ana Carolina Silva (2 golos), em especial na defesa, onde Lavinia Puskas na baliza evitou por vezes que mal maiores, e com o seu bloco central a actuar em termos defensivos, e colocar alguma “água fria” no entusiasmos e no bom jogo do ABC, que tinha em Rosa Gonçalves na baliza um dos seus principais suportes, e em Francisca João (3 golos), uma das suas melhores atacantes, que fazia jogar a equipa. No segundo tempo o ABC com uma equipa muito disciplinada em termos competitivos, equilibrou o jogo e o marcador, e com Rebeca Freitas (7 golos), em bom plano foi equilibrando o jogo e o resultado e aos 53 minutos registava-se uma igualdade a 17 golos, já com Mónica Correia na baliza do Madeira SAD, em bom plano, e com a experiente Sara Gonçalves (6 golos) a dar sequência, em especial aos contra-ataques da equipa insular, a grande melhoria de jogo que se verificou no Madeira SAD deve-se em nossa opinião em especial à prestação de Filipa Correia (3 golos), que levou a equipa entrasse no minutos final com 3 golos de vantagem (22-19). Com esta vitória a equipa do Madeira SAD, mantêm o eu segundo lugar na tabela classificativa, com o ABC, a ficar de fora do grupo dos 6 primeiros. Jogo dirigido pela dupla de Viseu, constituída por Dimas Carvalho, e António Almeida, que na nossa opinião e face à dificuldade do jogo, realizaram uma arbitragem positiva. O ABC defrontou no segundo jogo da jornada dupla a equipa do CS Madeira, e claudicou completamente, pois ao intervalo já perdia por 16-7, para terminar com um dos resultados mais dilatados da jornada, num encontro com ocorrências disciplinares. Nádia Gonçalves com 9 golos, e Estér Marques com 5 golos, foram as melhores marcadoras do ABC, que vai disputar o Grupo B, por sua vez Jéssica Gouveia com 10 golos, foi a melhor marcadora do CS Madeira.

Na Marinha Grande, realizou-se o SIR 1.º Maio/CJB / Assomada, que terminou com a vitória da equipa local, que confirmou o resultado da primeira volta, num encontro onde a equipa da Assomada entrou bem, chegando a estar na frente do marcador, por exemplo aos 6-5, para a equipa visitada, rapidamente colocar-se na frente do marcador após um parcial de 3-0 (8-6), e nunca mais largar o comando do jogo, que apesar de tudo foi sempre disputado com grande equilíbrio, e o intervalo chegou com a equipa do SIR 1.º Maio/CJB a vencer por 11-9, para no segundo tempo chegar a ter 5 golos de vantagem como por exemplo quando vencia por 20-15. Carolina Gomes com 6 golos, foi a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB, com Edna Oliveira com o mesmo número de golos a ser a melhor marcadora da Assomada. A equipa local, já está afastada dos 6 primeiros lugares. No segundo encontro desta jornada dupla, a equipa da Marinha Grande, defrontou como visitada o Benfica, que também realiza o seu segundo encontro do fim-de-semana, e voltou a perder, depois de ter realizado um primeiro tempo de grande equilíbrio, conforma demonstra o resultado ao intervalo que era uma igualdade a 14 golos, para o Benfica se impor no segundo tempo e garantir, o 4.º lugar na classificação que lhe dá acesso à Fase Final Nacional. Barbara Ferreira com 7 golos, Carolina Gomes, e Neuza Valente, ambas com 5 golos, foram as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB, Cláudia Correia com 8 golos, e Giza Marques com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Benfica

Um dos encontros que despertava mais atenção disputava-se no Municipal da Maia, era o Maiastars / CS Madeira, que acabou por ser o único resultado, onde se verificou alteração em relação ao ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, ao terminar com a vitória do Maiastars, foi um encontro com algum equilíbrio, embora a equipa local tenha comandado o marcador n maior parte do tempo de jogo, de tal forma que chegou a ter cinco golos de vantagem, quando vencia por 14-9, mas uma boa reacção da equipa da Madeira, levou a que o intervalo chegasse, apenas em 15-13. No segundo tempo a equipa insular fraquejou, perante a determinação das locais e o diferencial foi-se alargando, chegando ao diferencial final, num encontro onde as duas equipas já se encontram apuradas para a Fase final grupo A. Maria Cerqueira com 9 golos, e Ana Silva com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars, Cláudia Aguiar, e Sara Sousa, ambas com 6 golos, foram as melhores marcadoras do CS Madeira. A equipa Maiata, defrontou na última jornada desta Fase da prova, a equipa do Madeira SAD, e voltou a perder, um encontro em que desta vez as madeirenses não deram muitas hipóteses, e ao intervalo já venciam por 11-7, para no segundo tempo aumentarem do diferencial. Souad Feraoune com 5 golos, foi a melhor marcadora da equipa maiata, com Marija Gedroit e os seus 8 golos a ser a melhor marcadora do Madeira SAD, jogo com as duas equipas apuradas para a disputa da Fase Final Nacional Grupo A.

Em Leiria, realizou-se o Juventude Lis / Benfica, que tal como na primeira volta terminou com a vitória do Benfica, que construiu o resultado no primeiro tempo ao chegar ao intervalo a vencer por 15-12, pois a equipa de Leiria apesar da excelente réplica dada no segundo tempo, nunca conseguiu, diminuir a diferença no resultado, chegando ao final do encontro com a mesma diferença. Apesar de tudo a equipa do Benfica encontra-se entre as equipas já apuradas para a Fase Final Grupo A. Carolina Justino com 9 golos, e Joana Espinha com 5 golos, foram as melhores marcadoras da Juventude Lis, com o Benfica a ter apenas cinco jogadoras a marcarem golos, sendo Cláudia Correia com 12 golos, e Adriana Lage com 7 golos, as suas melhores marcadoras. Em Leiria, voltamos a ter jogo, agora referente á última jornada, com a equipa da Juventude Lis a defrontar a Assomada, e a voltar a ser derrotada, agora pela diferença mínima, com o resultado ao intervalo a ser já favorável à equipa da Assomada por 14-11, com a equipa da Juventude Lis no segundo tempo a reagir, muito bem mas a não ser suficiente para levar de vencida a equipa da Assomada, encontro entre duas equipas que vão disputar o Grupo B. Maria Nunes, e Carolina Justino, ambas com 7 golos, foram as melhores marcadoras da Juventude Lis, Maura Galheta com 8 golos, e Nádia Fernandes com 6 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada,

O encontro mais equilibrado da jornada, foi surpreendentemente o ARC Alpendorada / Colégio Gaia (jogo com ocorrências disciplinares), que terminou com a difícil vitória da equipa do Colégio Gaia, pela diferença mínima, e que a equipa local se superiorizou nos primeiros 30 minutos, chegando ao intervalo a vencer por 12-10, para a equipa do Colégio Gaia, apenas fazer valer os seus argumentos no segundo tempo, e desta forma continuar na frente da tabela classificativa, com somente uma derrota. Ana Neves com 5 golos, foi a melhor marcadora do ARC Alpendorada, Neide Duarte, e Maria Duarte com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Colégio Gaia. Em Gaia, tivemos um dos mais importantes jogos da jornada, o Colégio Gaia / Alavarium, que foi o único encontro da jornada, que sofreu alteração em relação ao ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, com o Colégio Gaia a sofrer a sua segunda derrota na prova, e o Alavarium a confirmar o seu terceiro lugar nesta Fase da prova. Numa primeira parte de grande equilíbrio que chega ao intervalo com uma igualdade a 14 golos, no segundo tempo a equipa local apesar da boa entrada em jogo, não foi capaz de suster o ímpeto do Alavarium, que depois de assumir o comando do marcador, nunca mais o largou até final do encontro. Sara Andrade com 6 golos, foi a melhor marcadora do Colégio Gaia, Carolina Monteiro com 9 golos, e Grecy Santos com 8 golos, foram por sua vez as melhores marcadoras do Alavarium.

No pavilhão do Alavarium, tivemos o Alavarium / CA Leça, que terminou com uma clara vitória da equipa do Alavarium, no resultado mais dilatado da jornada, e onde a superioridade da equipa local nunca esteve em dúvida, com o resultado ao intervalo, a ser já de 13-9, no segundo tempo a diferença ainda aumentou, e terminou com um resultado, que na nossa opinião, não era certamente esperado, com esta vitória a equipa do Alavarium, garantiu pelo menos o terceiro lugar na classificação. No Alavarium, que teve 11 jogadoras a marcarem golos, Carolina Monteiro com 7 golos, foi a principal marcadora do Alavarium, mo CA Leça, as suas melhores marcadoras, não ultrapassaram os 3 golos (Maria Santos, Ana Frade, Filipa Ventura, e Madalena Barbosa). O CA Leça, recebeu em Leça da Palmeira o ARC Alpendorada, para disputarem, o seu segundo jogo do fim-de-semana, que terminou numa igualdade, tal como o jogo da primeira volta, neste encontro a equipa do ARC Alpendorada, vencia ao intervalo por 12-9, mas equipas visitada, reagiu bem, e conseguiu chegar á igualdade, no decorrer do segundo tempo. Maria Santos com 10 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça, com Sara Barbosa e os seus 6 golos, a ser a melhor marcadora do ARC Alpendorada.

Classificação final da 1.ª Fase – 1.º Colégio Gaia (61 Pontos), 2.º Madeira SAD (55 pontos), 3.º Alavarium (54 pontos), 4.º Benfica (50 pontos), 5.º Maiastars (49 pontos), 6.º CS Madeira (47 pontos), 7.º SIR 1.º Maio/CJB (42 pontos), 8.º ABC (39 pontos), 9.º CA Leça (35 pontos), 10.º Juventude Lis (34 pontos), 11.º Assomada (33 pontos), 12.º ARC Alpendorada (28 pontos).

O Noticias

11 comentários:

Santos disse...

Qual foi a jogadora e regulamento que levou o Benfica a perder 3 pontos?

Infelizmente para o desporto português, neste caso o andebol, os dirigentes do Benfica continuam a dar com uma mão e a tirar com outra quando gerem as equipas femininas.

Que sentido faz não reforçar a equipa para atacar o título? Vai-se perder 1 época inteira para poupar quanto? 10, 20, 30 mil euros?

As equipas técnicas raramente são de qualidade, é quase tudo à base do menor esforço.

Adorava estar errado, mas parece que já está tudo preparado para não inscrever a equipa na Europa... Por um lado investe-se, por outro corta-se as pernas às equipas por meia dúzia de euros.

Anónimo disse...

Como é possível uma estrutura profissional como a do Benfica perder um jogo por erro dos seus dirigentes e ninguém se demite!!!
Este resultado com o Assomada tira o SLB da discussão do título...e está tudo bem!!!
Enquanto o Carlos Cruz nos masculinos e a Irene nos femininos andarem lá nada se vai ganhar...
Limpem-nos e coloquem sangue novo, sff

Anónimo disse...

Que jogo é que vocês viram afinal?

O Abc x Sad teve comentários.
O Colégio x Alavarium teve comentários.

Por sinal, bons comentários.

Anónimo disse...

Ai Benfica, Benfica a quem estás entregue!!!

Anónimo disse...

As ocorrências disciplinares pelos vistos não dão em nada... acho que podem bater à vontade pois nunca há castigos.

Nem sei porque é os árbitros se estão a chatear a preencher relatórios, as sanções não existem.

Anónimo disse...

AO anónimo de dia 1 às 19:43:

"Que sentido faz não reforçar a equipa para atacar o título? Vai-se perder 1 época inteira para poupar quanto?" ....

Mas isto anda tudo doido? O Benfica é a equipa que mais se reforçou, aliás fizeram uma equipa para o campeonato da 1ª divisão com todas as contratações que fizeram...

O problema do Benfica é que não basta ter excelentes jogadoras, mas haver alguém que ponha aquilo a jogar andebol, pois é cada uma por si.

Ou alguém acha que o Benfica se tivesse não tem o melhor plantel?

É uma vergonha uma equipa com aquelas jogadoras estar no lugar que está.

Anónimo disse...

Eu gostava que me explicassem como é que o Alavarium faz jogos que faz e depois quando vai à Madeira perde copiosamente com o CS??
Coisa estranha não?

Entretanto aquilo é mais o novo Ílhavo, só la faltam as 2 brasileiras que saíram do SIR/CJB; que iam deixar o andebol e afinal estão desertinhas para jogar

Anónimo disse...

Tenham em atenção as duplas de arbitragem para o grupo B da 1ª Divisão. São clubes com o mesmo mérito dos ditos "grandes". Nomeiem árbitros de qualidade por favor.

Anónimo disse...

Esta fase final,grupo a, vai ser interessante, no grupo B, Juve, Cale Assomada, o ALpendurada, a ter que correr atrás do prejuízo, pois parte com alguma desvantagem.Vamos ver o que dá o sorteio.

Anónimo disse...

Quanto às arbitragens, continuem a nomear árbitros do Porto para as equipas do Porto, árbitros de Aveiro para as equipas de Aveiro e o resto logo se vê.

Quanto à dupla internacional Madeirense, os Srs. (se os podemos chamar assim) são muito importantes para apitar jogos do feminino... por isso nem vale a pena nomeá-los.

Anónimo disse...

Aos criticos do S.L.Benfica, eu bem sei que gostariam de lá estar é um Clube muito grande. Agora, tendo o plantel que tem e aonde desde o inicio do Campeonato perdeu duas jogadoras influentes na equipa e há tres semanas perdeu outra jogadora, querem milagres? Ou querem que o Clube tenha ajudas arbitrais e ser levado ao colo como são outros? O que não seria se isso acontecesse.