gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Arbitragem – 2020/2021 - I

ÉPOCA INICIA-SE COM OS TESTES FÍSICOS E ESCRITOS

 

Segundo os procedimentos divulgados pela Circular n.º 01 do CA de 07-07-20, é divulgado o programa do chamado CFIE para o mês de Agosto de 2020, que face á situação em que se vive neste momento, obriga a uma profunda alteração de procedimentos. Mas mais uma vez esta matéria não é divulgada no Portal da FAP.

Assim a parte teórica será realizada online através da plataforma ZOOM, como Vêm sendo normal em todas a actividades da Federação realizadas, desta forma.

Assim o Calendário para os testes Escritos e Físicos, indicado foi e será o seguinte:

Os testes físicos e escritos serão realizados antes da época desportiva iniciar, sendo realizados nos seguintes dias:

a)      Nos Açores nos dias 8 e 9 de agosto;

b)      Na Madeira nos dias 15 e 16 de agosto;

c)      Na região Norte nos dias 22 e 23 de agosto;

d)     Na região Sul nos dias 29 e 30 de agosto.

Os observadores e delegados terão igualmente de participar no CFIE através de sessão síncrona na plataforma Zoom e realizar os testes escritos nas datas supra-mencionadas

Recorda ainda o CA, que é obrigatória a presença dos quadros de arbitragem, na competente acção de formação. Uma chamada de atenção onde estamos em completa sintonia, pois normalmente existem alguns “esquecidos”.

Mas não entendemos é como primeiro se realizam testes escritos, e apenas um mês depois de vão realizar as acções teóricas sobre a arbitragem.

Através da Circular N.º 2 do CA de 16-07-18, são divulgados os locais e os quadros de arbitragem a estarem presentes em cada local, para realizarem testes Escritos e Físicos, assim:

  • Faial (Açores) na data já indicada, 4 árbitros.
  • Funchal (Madeira) na data indicada, 7 árbitros
  • Fermentões em 22-08-20 – 16 árbitros
  • Zona Metropolitana do Porto (1.ª Sessão), em 23-08-20 – 19 árbitros
  • Zona Metropolitana do Porto (2.ª Sessão), em 23-08-20 – 24 árbitros
  • Porto Mós, em 29-08-20 – 25 árbitros
  • Odivelas, em 30-08-20 – 23 árbitros

Intencionalmente, colocamos o n.º de árbitros convocados (Todos Nacionais), e que perfazem um total de 118, o que comparado com o que se diz no relatório da actividade de 2019 da FAP, que reportava a existência de 128 quadros Nacionais, algo não está bem, e já na devida altura referimos tal facto.

A Nota N.º 2 da referida circular que diz textualmente “NOTA 2: Não está prevista qualquer outra sessão de testes para além das presentemente anunciadas, pelo que a falta a este 1.º momento impede a actuação dos QA até ao 2.º momento de testes, que ocorrerá como habitualmente em Dezembro ou Janeiro próximos.” Apenas esperamos que seja totalmente cumprida, assim como esperamos que já estejam em dia os pagamentos aos quadros de arbitragem, deforma a iniciar-se uma época, totalmente limpa.

Através da Circular N.º 3 do CA da FAP, é mais uma vez referido que a parte teórica será realizada através da plataforma ZOOM, com seguinte calendário.

  • As sessões para os árbitros dos níveis 4 e 3, observadores e delegados decorrerão nos dias 1, 3, 8 e 10 de Setembro, com início às 21H00 e termo pelas 23H00.
  • As sessões para os árbitros dos níveis 2 e 1, decorrerão nos dias 29 de Setembro, 1, 6 e 8 de Outubro, com início às 21H00 e termo pelas 23H00.

Todos os quadros de arbitragem têm obrigatoriamente de assistir a todas as sessões do CFIE para ficar aptos a desempenhar as respectivas funções na época 2020/2021.

Importante a parte final desta circular, fazendo votos para que os resultados das acções sejam divulgados a tempo e horas de forma clara, para todos os intervenientes na arbitragem Nacional, apesar de a circular ter uma parte final, que nos leva a concluir, que o aceder às sessões teóricas é feita por convite, situação completamente absurda e incompreensível, “Oportunamente, serão enviados pelo Conselho de Arbitragem os convites para poderem aceder às sessões do CFIE.”. Então só quem o CA entender é que terá acesso a estas sessões, o pretendem com este tipo de actuação!!!

O Regras

4 comentários:

Anónimo disse...

Malta, não sejam azelhas, só vos fica mal.
Todas as ações pelo Zoom são sujeitas a convite! Se fosse uma janela aberta poderia entrar qualquer pessoa de qualquer lado do mundo e poderia perturbar as sessões!
Com certeza que o Conselho de Arbitragem vai enviar o “convite” para todos os quadros!

Peres Pires disse...

Já estão definidas as classificações.
Uma vez mais o Conselho de Arbitragem faz o que quer e como quer e a APAOMA remete-se ao silêncio.
Pois, estou a pertir do princípio que a associação de classe ainda existe.

Anónimo disse...

tesTES FISICOS NOS ACORES GRANDE FIM DE SEMANA QUE PASSARAM DOIS DIRECTORES DO C. A. , UMA HORA DE TESTES E OS DOIS DIRECTORES PASSARAM FIM DE SEMANA NO FAIAL QUE VALE E QUE OS CLUBES PAGAM ESTAS MINI FERIAS

Anónimo disse...

Mar da desesperança é o que é o c arbitragem! Tenham vergonha na cara! O que vale é que agora nem podemos ir aos pavilhões. Chulos a aumentar e a fazer fretes! Maldita a hora que dois filhos meus começaram no Andebol! Se as tv não transmitirem...