gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Planeamento Desportivo – Época 2020/2021 – XX

Provas Nacionais Não Fixas - Época 2020/2021

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje iremos analisar duas provas que já eram não fixas, a PO10, que sofreu alterações no seu modelo competitivo, e a PO11, ambas relativas ao género feminino. Estas provas pela responsabilidade de organização, pelas Associações, passando posteriormente a ser da Federação, pensamos nós. Mas teremos de esperar pelos CO’s sobre a estrutura das provas e sobre as delegações de competências de cada Associação

PO10 – Campeonato Nacional Seniores Femininos 2.ª Divisão

Verifica-se através do seu Regulamento específico, que apenas o seu modelo competitivo sofreu alterações em relação ao Regulamento da última época, no entanto algumas dessas alterações são significativas, embora tenhamos de esperara pela data limite das inscrições nesta prova conforme o descrito no CO N.º desta Época (31-08-20).

1.ª Fase – Na prática poderá ser igual à anterior, mas agora foi incluída uma frase, que poderá dar plenos poderes à FAP, para decidir, se delegará competências ou não, e omite ainda a possibilidade da existência de Fases Intermédias.

Fase Final - Será constituída por uma Zona única, que jogarão TxT a 2 voltas, mas é omisso por exemplo o número possível de participantes, nesta Fase, tendo sido eliminada a possibilidade de a equipa que ficaria coloca em 3.º Lugar na Fase Final, ir disputar com o 10.º Classificado da PO09 (na nova versão com o 12.º classificado), jogos de apuramento no sistema casa/ Fora, apesar de se esperarem que surjam mais equipas a disputar a prova, recordamos que a última participação nesta prova foi de 25 equipas, esperemos que esta alteração provoque um aumento do número de equipas, o que a corresponder será um forte incentivo no sector feminino. Esta prova, que no seu Regulamento Desportivo sofre várias alterações, como por exemplo a inclusão das equipas B, o que consideramos positivo, mas nunca especifica em lado nenhum se estas poderão ou não participar na Fase Final, ou é lacuna ou é intencional, e desta forma presumimos, que as mesmas poderão estar presentes na Fase Final, apenas lhes estando vedado o acesso de subida caso as equipas A, se mantenham na mesma divisão. Também se pode verificar, pelo seu texto, que apenas se registam duas subidas de divisão pelo que o aumento de equipas ocorrido na PO09, é para manter na próxima época, e sobre esta prova mantemos os comentários já produzidos, na sua análise.

PO11 – Campeonato Nacional Sub-18 Femininos

Mais uma vez chamamos a atenção para o facto de a designação de Sub-18, não corresponder ao limite das idades dos participantes, sobre as idades dos participantes consultar o Anexo III (17, e 16 anos). Nesta prova já deixou de existir a frase de “ possível delegação”, o que significa que a mesma será efectiva. Sendo o seu modelo competitivo igualmente alterado conforme se poderá constatar, existindo 3 Fases.

1.ª Fase - Esta prova, nesta fase será constituída com delegação de competências, que apenas teremos conhecimento após o a data limite já mencionada, esperando que as mesmas, seja, geográficas.

2.ª Fase – Será constituída por 3 zonas geográfica, que se disputarão no sistema de TxT a duas voltas, sendo os primeiros classificados de cada zona para a Fase Final, Os 2.º’s classificados serão apurados para uma Fase de Apuramento, que será disputada com o Representante das Regiões Autónomas, em regime de concentração no sistema de txT a 1 volta, apurando-se o 1.º Classificado para a Fase Final. Perguntamos, e se participarem equipas das duas Regiões, teremos uma Fase de Apuramento com 5 equipas, ou estamos em termos Regulamentares a excluir já uma Região.

Fase Final – Será disputada em regime de concentração a 1 volta no sistema de TxT, sendo o vencedor desta Fase, declarado Campeão Nacional.

Recordamos que na época anterior, tivemos a previsão de 10 Associações (esperamos que exista uma real correspondência).

No entanto, e respeitando as datas referidas nos respectivos Comunicados Oficiais emitidos até ao momento, em que escrevemos este texto, apenas se poderá ter a confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 31-08-20, mas o que tivemos até ao momento, foi "zero" em termos de informação. Veremos então, se não existem desagradáveis surpresas (esperamos que não, pois seria bom sinal). Aguardamos com expectativa qual será o número de participantes nestas provas, e sua divisão em Zonas Geográficas na 1.ª Fase, para elaborar uma análise mais completa.

O Analista

2 comentários:

Anónimo disse...

Henrique Silva: a ausência de informação sobre as equipas B da PO10 é intencional!
Aqueles gajos são mal intencionados!
Desde que tu saíste passou a imperar a "má intenção"!
Fazes muita falta!

Santos disse...

Não percebo porque a federação insiste em não dar prioridade à competitividade. É uma questão cultural porque nos 10 campeonatos de pavilhão não há um abaixo das 12 equipas.

I Divisão: 8.
II Divisão: 6.
III Divisão: 8+8+7.
Total: 37 equipas de 2019/20.

Faz sentido o 32º classificado do ranking EHF ter 12 equipas na I Divisão? A Polónia está em 14º com 8 equipas e tem o quadruplo da população.