gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 12 – 2019 / 2020


Crónica dedicada ao Feminino, em especial aos encontros que se disputaram neste fim-de-semana, para a PO.09.

Esperamos que pelo menos um jogo por semana seja transmitidos pela Andebol TV, mas continuamos com a esperança de que a continuidade seja constante.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
12.ª Jornada
Dia 18-01-20
CA Leça - Colégio Gaia (19H30)
Dia 01-02-20
Benfica - Assomada (20H00)
13.ª Jornada
Dia 04-01-20
Assomada 25 - 26 Alavarium
CA Leça 21 - 25 ABC
ARC Alpendorada 22 - 31 Benfica
Colégio Gaia 31 - 22 Maiastars
Dia 12-01-20
SIR 1.º Maio/CJB - Madeira SAD (15H00) 23/24
Juventude Lis - CS Madeira (12H00)

Com alguns jogos em atraso relativos à 12.ª jornada (1.ª jornada da 2.ª Volta) desta Fase da prova, iniciou-se a disputada 13.ª jornada, que também teve dois jogos adiados, que são os normais devidos à existência de jornada duplas, quando intervêm as equipas da Madeira. Embora com alguma relutância, mas com um sentimento de vergonha, pois a modalidade merecia mais, que referimos vagamente a “história” das pseudo estatísticas. Infelizmente, agora o que se verifica, é que surgem os relatórios finais, mais vazios de conteúdo, não servindo para nada, e assim não vai o andebol feminino. Nos jogos disputado este nesta 13.ª jornada, tivemos a um resultado alterado em relação ao verificado na jornada homóloga da 1.ª volta, e tivemos um dos encontros com resultado mais dilatado com ocorrências disciplinares registadas.

ARC Alpendorada 22 – 31 Benfica

No Recinto do Alpendorada, que esteve bastante bem emoldurado de público, tivemos um encontro, onde a diferença de opções dos seus técnicos foi fundamental, para o desfecho final. Jogo equilibrado apenas nos primeiros 7 minutos (igualdade a 2 golos), depois o encontro passou a ter sentido único, com o Benfica a passar para o comando do jogo e do marcador, e a chegar aos 15 minutos já a vencer por 7-4, com algumas jogadoras a destacarem-se como Patrícia Rodrigues (5 golos), Joana Resende (4 golos), Claudica Correia (7 golos), e a sua guarda-redes Agatha Silva, que fez grande diferença apesar da boa prestação de Patrícia Silva, na baliza do Alpendorada, e de Ângela Pessoa (4 golos), e em especial de Leonor Gonçalves (5 golos) na 1.ª linha da mesma equipa, mas eram insuficientes face às variadas opções de que dispunha a equipa adversária, que soube sempre aproveitar e bem as falhas técnicas da equipa do Alpendorada, e desta forma o intervalo chegou com a equipa do Benfica a vencer por uns claros 17-9. No segundo tempo, apesar da equipa local ter equilibrado mais o encontro pois enquanto o Benfica geriu o seu plantel rodando o mesmo o ARC Alpendorada, com determinação foi equilibrando o jogo, apesar de ter chegado a estar com um resultado de 30-19 (50 minutos), maior diferença registada durante todo o encontro. Uma referência para a jovem ponta do ARC Alpendorada, Catarina Mota (4 golos). Encontro dirigido pela dupla feminina do Porto, constituída por Flávia Santos e Sara Pinto, que realizaram uma arbitragem bastante positiva, com poucas falhas em especial na lei da vantagem.

No Pavilhão do Colégio Gaia, realizou-se o Colégio Gaia / Maiastars (encontro com registo disciplinar), encontro que se esperava de maior equilíbrio, mas que na verdade o mesmo apenas existiu nos primeiros 30 minutos, quando a equipa visitada chegou ao intervalo a vencer por 15-13, para as maiatas, claudicarem por completo no segundo tempo, verificando-se um dos resultados mais desequilibrados da jornada, com esta vitória o Colégio Gaia, apesar de ter menos um jogo disputado, consolidou o comando da classificação nesta fase da prova, tendo neste encontro 11 jogadoras a marcarem golos, com Neide Duarte com 11 golos, sido a sua principal marcadora, no Maiastars, Ana Silva com 7 golos, e Souad Feraoune com 5 golos, foram as suas melhores marcadoras. O único encontro onde se verificou alteração de resultado em relação ao verificado na 1.ª volta, foi no CA Leça / ABC, que desta vez terminou com a vitória da equipa do ABC, que já vencia ao intervalo por 11-9, para se manter no comando do jogo e do marcador durante os segundos 30 minutos, terminando como vencedora, de alguma forma inesperada, face à igualdade ocorrida na 1.ª volta. Maria Santos com 5 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça, no ABC onde 10 atletas concretizaram golos, Francisca João com 7 golos, foi a sua principal marcadora. Com esta vitória o ABC continua na discussão dos lugares de paramento para o Grupo A da Fase Final. No Pavilhão Carlos Queirós, realizou-se o Assomada / Alavarium, um dos jogos mais equilibrados da jornada, que terminou com a vitória do Alavarium pela diferença mínima, num encontro que ao intervalo, registava a mesma diferença e a favor da mesma equipa (11-10), o que reflecte o equilíbrio que o mesmo foi disputado, chegando a equipa da Assomada nos minutos finais a estar na frente do marcador, para ceder perante a experiente equipa visitante. Edna Oliveira com 9 golos, Maura Galheta, e Ana Varela, ambas com 5 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada, por sua vez, Diana Oliveira com 10 golos, e Carolina Monteiro com 7 golos, foram as melhores marcadoras do Alavarium.

Classificação após estes encontros – 1.º Colégio Gaia (-1 jogo) (34 Pontos), 2.º Madeira SAD (-1 jogo), e Benfica (-1 jogo) (32 pontos, 4.º Alavarium (29 pontos), 5.º Maiastars (27 pontos), 6.º ABC (25 pontos), 7.º CS Madeira (-1 jogo) (24 pontos), 8.º SIR 1.º Maio/CJB (-1 jogo) (23 pontos), 9.º Juventude Lis (-1 jogo) (18 pontos), 10.º CA Leça (-1 jogo) (18 pontos), 11.º Assomada (-1 jogo), e ARC Alpendorada (17 pontos). 

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

O Alpendorada está sempre a somar pontos! Já que consideraram o Sporting equipa do ano, não querem por o Solha como treinador também?