gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 15 – 2019 / 2020


Crónica dedicada ao Feminino, em especial aos encontros que se disputaram neste fim-de-semana, para a PO.09.

Felizmente que pelo menos um jogo por semana têm sido transmitidos pela Andebol TV, mas continuamos com a esperança de que a continuidade seja estabilizada.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase – Resultados
12.ª Jornada
Dia 01-02-20
Benfica - Assomada (20H00)
15.ª Jornada
Dia 18-01-20
Alavarium 28 - 14 SIR 1.ª Maio/CJB (J/Comentado)
ABC 28 - 24 Assomada (J/Comentado)
ARC Alpendorada 20 - 29 Juventude Lis (J/Comentado)
Benfica 28 - 32 Maiastars (J/Comentado)
Dia 26-01-20
Madeira SAD 21 - 16 CA Leça
CS Madeira 21 - 21 Colégio Gaia
16.ª Jornada
Dia 25-01-20
ARC Alpendorada 17 - 22 SIR 1.º Maio/CJB
Madeira SAD 25 - 30 Colégio Gaia
ABC 24 - 28 Benfica
Juventude Lis 18 - 23 Alavarium
CS Madeira 30 - 17 CA Leça
Assomada 26 - 28 Maiastars

Fim-de-semana, onde se disputaram os jogos das equipas Insulares, relativas à 15.ª Jornada, e realizou-se ainda a 16.ª Jornada completa, realizando.se assim jornada dupla para as equipas da Madeira, e para as Continentais que com elas jogaram. Num total de 8 jogos, tivemos infelizmente 2 encontros com o registo de ocorrências disciplinares. Apenas um encontro registou resultado diferenciado em relação ao verificado va jornada homóloga da 1.ª volta (CS Madeira / Colégio Gaia). Hoje não falaremos sobre as estatísticas nesta prova, mas que a vergonha continua, é uma das verdades.

Madeira SAD 25 – 30 Colégio Gaia

No Pavilhão do Funchal, com uma boa assistência realizou-se um dos principais encontros do fim-de-semana, com a equipa do Madeira SAD a sofrer nova derrota diante o Colégio Gaia, foi um encontro razoavelmente bem disputado, e onde a grande figura do jogo, foi na nossa opinião a guarda-redes Isabel Cardoso do Colégio Gaia, que esteve muito acima das colegas de posto no Madeira SAD, que foram alternando na baliza, o jogo foi decidido através das faltas técnicas, que deram normalmente transições rápidas e golo, destacando-se a boa atitude defensiva do Colégio Gaia, onde duas atletas além da já referida estiveram na nossa opinião uns furos acima das colegas, a Neide Duarte (10 golos), e a sempre lutadora Helena Soares (6 golos). Madeira SAD que comandou o marcador até cerca dos 21 minutos, quando permitiu a igualdade a 10 golos, mas sem demonstrar a eficácia, quer defensiva, quer atacante que se esperava, chegando a ter 3 golos de vantagem (8-5 - 11 minutos, por exemplo), mas ao sofrer um parcial de 4-0 entre os minutos 19 e o minuto 23, permitiu que o Colégio Gaia, passasse para a frente do marcador, situação que nunca mais perdeu, chegando ao intervalo a vencer por 15-13, com Renata Tavares a não concretizar um livre de 7 metros aos 30 minutos de jogo, com mérito para Isabel Cardoso. No segundo tempo, pouco se alterou, e no Madeira SAD, apenas Ana Carolina Silva (5 golos), e Mariana Azevedo (5 golos), e Odete Tavares com uma total entrega quer a defender quer a atacar deram um ar da sua graça, mas o marcador foi sempre favorável ao Colégio Gaia, que após um parcial de 3-0, chega aos 22-17, aos 44 minutos, momento em que o Madeira SAD, faz um Time OUT, e passa a defender em 3:3, sistema que não resultou, com o Colégio Gaia, a solicitar de imediato um Time OUT, para prepara a sua equipa para este sistema defensivo, e aos 57 minutos vence pela maior diferença registada, 29-23, para terminar com um diferencial de 5 golos. Encontro dirigido pela dupla de Lisboa, constituída por André Gameiro, e Renato Marques que realizaram uma arbitragem bem positiva. No dia seguinte a equipa da Madeira, defrontou o CA Leça, e venceu embora não tenha tido o jogo fácil, no jogo em que acertava calendário, pois este encontro era relativo à 15.ª Jornada, a equipa madeirense que na prática construiu o resultado nos primeiros 30 minutos, ao chegar ao intervalo a vencer por uns claros 15-7, para estranhamente no segundo tempo apenas concretizar 6 golos, face à determinação da equipa adversária. Ana Carolina Silva com 6 golos, e Mariana Azevedo com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Madeira SAD, por sua vez, as melhores marcadoras do Ca Leça, não ultrapassaram os 3 golos (Beatriz Barros, Catarina Oliveira, Mariana Brito, e Beatriz Prata), com os resultados obtidos nos jogos que disputou o Madeira SAD, continua no 2.º lugar da classificação, mas em termos pontuais, têm várias equipas próximo de si, e na nossa opinião está a realizar uma prova além das expectativas.

O CS Madeira, que defrontou o CA Leça (encontro com ocorrências disciplinares), no primeiro jogo, que realizou no fim-de-semana, venceu com grande facilidade, realizando um encontro praticamente de sentido único, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 16-10, confirmando toda a sua superioridade no segundo tempo, onde dilatou o resultado para números não imagináveis. Num encontro onde 10 jogadoras do CS Madeira concretizaram golos, Cláudia Aguiar com 11 golos, foi a sua principal marcadora, Inês Oliveira com 5 golos, foi a melhor marcadora do CA Leça. Mas o melhor estava reservado para o dia seguinte onde o CS Madeira, defrontou o Colégio Gaia, que na véspera tinha levado de vencida o Madeira SAD, e ao empatar esse encontro, realizou o único resultado que foi diferente do ocorrido na 1.ª volta, embora esse também tenha sido o jogo de grande equilíbrio, e desta vez conseguiu travar a carreira vitoriosa do Colégio Gaia, que apesar de tudo entrou melhor no jogo chegando a estar na frente do marcador, mas permitiu sempre que a equipa madeirense recuperasse, igualasse e por vezes até comandasse o marcador, mas o intervalo chegou com a equipa do Colégio Gaia na frente do marcador por 11-10. O equilíbrio verificado nos primeiros 30 minutos, continuou a verificar-se no segundo tempo, e desta forma o encontro terminou numa perfeita igualdade. Jéssica Gouveia, com 6 golos, e Cláudia Aguiar com 5 golos, foram as melhores marcadoras do CS Madeira, num encontro onde Catarina Ruela com 5 golos, foi a melhor marcadora do Colégio Gaia. Com os resultados de fim-de-semana, o Colégio Gaia, continua isolado e com alguma vantagem no 1.º lugar da classificação, enquanto o CS Madeira, está completamente inserido na discussão pelos lugares de acesso à Fase Final Grupo A.

No pavilhão de Alpendorada, realizou-se o ARC Alpendorada / SIR 1.º Maio/CJB, que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória da equipa da Marinha Grande, num encontro onde a equipa visitada ofereceu a réplica possível, chegando ao intervalo a perder por apenas um diferencial de 3 golos, 10-7. No segundo tempo o encontro continuou com relativo equilíbrio, embora os valores individuais da equipa visitante tivessem feito a diferença. Viviana rebelo com 6 golos, foi a melhor marcadora do ARC Alpendorada, com Barbara Ferreira e os seus 7 golos, a ser a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB. Com esta nova derrota a equipa visitada continua em último lugar da tabela classificativa, enquanto a equipa da Marinha Grande, continua a manter o 6.º lugar da classificação, lugar que está a ser bastante discutido.

No Flávio Sá Leite, tivemos o ABC / Benfica, que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória do Benfica, que já se apresentou com seu reforço (Jelisaveta Markovic) inscrito no Boletim de Jogo, mas mais uma vez com a ausência de Joana Resende. Apesar do encontro se iniciar com algum equilíbrio, que durou até uma igualdade a 10 golos, para a formação do Benfica realizar de imediato um parcial de 7-1, e chegar ao intervalo a vencer por 17-11. No segundo tempo a equipa do ABC, que voltou a entrar bem no jogo, com determinação e garra, volta a igualar o jogo agora a 20 golos, chegando inclusive a estar na frente do marcador, mas o Benfica, conseguiu travar o ímpeto do ABC, regressar ao comando do marcador e terminar como vencedor. Nádia Gonçalves, e Rebeca Freitas, ambas com 8 golos, foram as melhores marcadoras do ABC, no Benfica onde 10 jogadoras marcaram golos, Cláudia Correia com 8 golos, foi a sua principal marcadora. Após este encontro o Benfica, está claramente inserido na discussão pelos lugares de apuramento para o Grupo A da Fase Final, enquanto a equipa do ABC, ainda não está afastada da discussão por esse apuramento (na nossa opinião).

Em Leiria, realizou-se o Juventude Lis / Alavarium, que terminou tal como na 1.ª Volta com a vitória do Alavarium, diante uma equipa que está a realizar uma prova aquém do esperado. Neste encontro a equipa da Juventude Lis, até entrou bem no encontro comandando o mesmo nos momentos iniciais, no entanto permitiu que a equipa do Alavarium reagisse, e igualasse o marcador pela primeira vez a 7 golos, no entanto a equipa da Juventude Lis, reage bem e chega ao intervalo na frente do marcador por 12-10. No Segundo tempo a equipa do Alavarium, entra melhor no jogo, e consegue passar em para a frente do marcador, conseguindo de seguida controlar essa vantagem, que lhe terminar o encontro como vencedor. Nicole Fonseca, e Carolina Justino, ambas com 6 golos, foram as melhores marcadoras da equipa da Juventude Lis, Grecye Santos com 9 golos, e Diana Oliveira com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Alavarium. Com esta vitória a equipa de Aveiro, continua a ocupar o 3.º lugar da classificação, com a Juventude Lis, também a continuar no mesmo lugar da classificação (9.º), e na nossa opinião dificilmente chegará a um dos lugares de acesso ao Grupo A da Fase Final.

No Pavilhão Carlos Queiroz, realizou-se o Assomada / Maiastars (encontro com ocorrências disciplinares), que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória da equipa maiata, num encontro quase sempre disputado com grande equilíbrio, de tal forma que o resultado ao intervalo era uma igualdade a 14 golos. Nos segundos 30 minutos, o equilíbrio voltou a ser una constante embora a equipa maiata tenha conseguido vencer por margem que esteve longe de ser confortável. Ana Varela com 9 golos, Edna Oliveira, e Maura Galheta, ambas com 7 golos, foram as melhores marcadoras da Assomada, com Ana Silva com 8 golos, e Josefina Rodrigues com 5 golos, a serem as melhores marcadoras do Maiastars. Com esta vitória a equipa maiata está completamente inserida no apuramento para o Grupo A da Fase Final, enquanto a equipa da Assomada, está na nossa opinião completamente fora dessa discussão.

Classificação após estes encontros – 1.º Colégio Gaia (45 Pontos), 2.º Madeira SAD (39 pontos), 3.º Alavarium (38 pontos), 4.º Benfica (37 pontos), 5.º Maiastars (36 pontos), 6.º SIR 1.º Maio/CJB (33 pontos), 7.º CS Madeira (32 pontos), 8.º ABC (30 pontos), 9.º Juventude Lis (26 pontos), 10.º CA Leça, e Assomada (22 pontos), 12.º ARC Alpendorada (20 pontos).

O Noticias

6 comentários:

Anónimo disse...

O colégio de gaia, na sua caminhada vitoriosa, luta interessante pelo 6º lugar,no grupo final, alpendurada a ficar numa posição muito difícil.

Anónimo disse...

Não acham estranho que desde há uns tempos para cá existam tantos jogos com problemas disciplinares?
Perguntem à Federação o que se passa!

Anónimo disse...

Arbitros com 11 meses de atraso...

Anónimo disse...

Não sei se são os árbitros, ou os clubes sem dinheiro, para pagar as atletas,objectivos a ficarem pelo caminho, é no que dá.

Anónimo disse...

árbitros, atletas, treinadores...

Anónimo disse...

É mentira, mentira... os árbitros já receberam até ao final de Março 2019 por isso andas atrasado nas contas, oh ressabiado!