gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 29 de agosto de 2021

Escalões Etários – Época 2021/2022 – XIV

ESCALÕES ETÁRIOS ÉPOCA 2021/202

Com a publicação do CO N.º 55 (23-03-21) a Federação informou, que devido ao impacto da pandemia, e ainda devido ao facto da maioria dos atletas estar sem competir ou com treino condicionado ou suspenso (eis uma verdade absoluta e que estamos em completo acordo), pelo segundo a sua intenção decidiu que não devia proceder ao ajustamento de idades para a época 2021/2022, criando ainda a categoria de Sénior Sub-20, todas estas decisões têm um caracter temporário (usando as suas palavras), e serão alvo de avaliação em 2022, para projetar as épocas seguintes. E diz ainda que estas decisões visam estabilizar a formação e o cumprimento de todas as suas etapas de desenvolvimento, assim como incrementar a captação de novos atletas para a modalidade nos escalões iniciais (Matéria que subscrevemos na sua totalidade). Felizmente toda esta matéria foi cumprida na totalidade e encontra vertida no Anexo III ao CO N.º 1 da presente época, embora com uma forma de apresentação diferente.

Assim os novos escalões são:

Comparando com o que estava em vigor, estas alterações obrigou a uma alteração significativa de alguns dos regulamentos das provas, existentes atualmente, bem como à criação de novos regulamentos para novas provas, de forma a conseguir enquadrar todas esta alterações. Neste novo enquadramento a única diferença existente em relação ao que foi comunicado pelo CO N.º 85 de 2019/2020, e que agora surge e bem o escalão de veteranos.

Assim verifica-se que em termos de Seniores, os femininos, sofrem alteração, pois eram desde 2002, e agora passam a 2001, assim neste escalão não se manteve o critério. Os escalões Sub-19 Masculinos, e Sub-18 Femininos deixam de existir e passam a estar enquadrados nos escalões de Seniores Sub-20, o escalão Sub-17 Masculino, passa a Sub-18, o Sub-16 Feminino passa a Sub-17, o escalão sub-15 Masculino, passa a Sub-16, o Sub-14 Feminino passa a Sub-15, o escalão Sub-13 Masculino, passa a Sub-14, o escalão Sub-12 Feminino, passa a Sub-13, os Minis passam a ter a designação de Sub-12 em Masculinos e de Sub-11 em Femininos (então publicada), é gora omissa, embora se mantenham as mesmas datas de nascimento mantendo aqui sim as mesmas datas, o mesmo se passa com os escalões de Bambis e Manitas, onde são omissas as designações de “Sub”, sendo que nos Manitas é lhes acrescentado a data de 2016, para ambos os géneros, no entanto as alterações não são tão poucas como isso, pois aquilo que a Federação fez na prática, foi alterar a designação das provas, e não mantendo os escalões, esta é a nossa opinião.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu que nunca paguei para jogar andebol e joguei nos escalões todos, pergunto.. Os clubes vão continuar a cobrar mensalidades aos séniores.. sub 20,?
Como é que vai ser o esquema competitivo neste escalão?
Será que este escalão agora criado vai ser prejudicado, devido ao facto de os principais clubes apostarem mais nas outras competições seniores. Alguns miúdos vão jogar nas equipas principais com muito pouco tempo de jogo outros em equipas B na 2 e 3 divisão.